Novo Hobby! Porquinhos!!! (FOTOS)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

domingo out 09, 2005 2:29 pm

Olá!

Ando a pensar dedicar-me a um novo hobby! ter Hamsters!
Mas como ainda não percebo muito do assunto vim aqui pedir conselhos!

1.º Eu queria saber quais são os mais dóceis e que não teêm muita tendência para morder!
Eu gosto daqueles que são castenhos claros, e brancos/cinzentos, como se chamam esses? É que numa revista já vi Hamster Sírio e num site hamster siberiano! É igual? É que na revista aparece Hamster Sírio e depiois aparece outro tipo chamado Hamster Siberiano!

2.º Será qe posso ter um casal numa gaiola do tipo 55 comp. 30 largura 40 altura (+ ou -)?
Consegue-se diferenciar os sexos?

3.º O que é que preciso de comprar para eles ficarem bem num novo ambiente?

4.º Com que devo forrar a gaiola para evitar , ao máximo , os maus cheiros? Com que grequência limpar a gaiola?

Cumprimentos ;)
Última edição por lovingcats7 em segunda out 17, 2005 4:33 pm, editado 3 vezes no total.
Ryhion
Membro Júnior
Registado: quinta set 08, 2005 4:14 pm

domingo out 09, 2005 3:23 pm

Bem hà 1 ano que não tenho hamsters, mas vou responder a algumas questões.

2-Sim com uma gaiola dessas estão há vontade mas CUIDADO: nessas gaiolas grandes as grades podem ser muito largas e eles fogem.
É dificil diferenciar os sexos.

3-Gaiola, não percisa de ter muitos tubos, algodã etc... resumindo o básico

4- Forrar com Liter das lojas de animais, ou areia para gatos, embora aconselhe mais o 1º
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo out 09, 2005 4:34 pm

Eu tb já não tenho hamsters há algum tempo, mas tive vários, fiz criação etc. Eram um amor que me deixaram mtas saudades.

lovingcats7 acho que tb te vais apaixonar e surpreender por estes "bichinhos" ;)

1º Pela minha experiência não existe uma raça mas dócil que outra, é como com qualquer outro animal, cada um tem a sua personalidade! E depois é carinho, paciência, atenção e dedicação por parte do dono e eles tornam-se num "cãozinho autêntico"! Claro que o hamsters tem de ser respeitado, principalmente quando está a dormir não incomodar ;) espera que ele venha até ti.
Apreciam a companhia dos donos, mas não gostam muito de ser de ser agarrados e maçados com voltas mas mãos.

São animais mais nocturnos, por isso à noite é quando estão mais "espertinhos" e de dia dão umas sonecas. Óptimos para um dono que está o dia fora, nem dão pela falta.

Cheguei a ter um (o último que tive) que era ao contrário, estava acordado de dia e dormia quase a noite toda, acho que era por gostar de me acompanhar quando estava com ele!!!

2º concordo com o/a Ryhion. Cuidado com a abertura das grades!

Um casal junto está constantemente a fazer filhos, o que não é nada aconselhável para a mãe hamster e por uma data de outros motivos que deves tão bem compreender ;)

Podes sim optar por ter dois machos ou duas fêmas que sejam de preferência irmãos - da mesma ninhada. Assim dão-se lindamente com a companhia um do outro ;)
Só um cuidado: se um hamster for retirado da gaiola para ter contacto com outro hamster qualquer - para acasalar por exemplo - o outro puderá já não o aceitar de volta (por causa do cheiro) e a coisa pode mesmo ficar feia :( . Mas isso já é outra história que por agora não importa (acho?!?).

Para diferenciar os sexos?! Quando são pequenos é mais complicado mas os machos quando adultos possuiem os testículos (saídos para fora) o que permite a identificação mais precisa. No fim, deixo-te aqui uns sites que explicam com mais pormenor este aspecto ;)

3º Tb concordo com Ryhion. Apenas o essencial. Nada de mtos objectos que depois só complicam a limpeza etc. Com dois hamsters então nem é necessário mta coisa, eles chegam-se ;) Mas um roda ou 2, é indespensável para se exercítarem e não ficarem gorditos :lol: além de que ficam mtos giros a correr nela!
Depois há nas lojas mais com objectos, que servem para esconderijos que eles adoram. Na época que eu os tinha nem havia nada disso, então dava-lhes os tubos dos rolos do papel higiénico para eles brincarem e tb arranjei uns troncos de arvore de fruta (sem químicos) e era assim a festa!

4º Vou tentar explicar como eu tinha. Não aconselho nada a espalhar o litter pela gaiola fora, é isso que povoca os cheiros, porque o hamster pode não fazer o xixi apenas a um canto e sim pela gaiola fora, tb não é mto práctico para limpar. Então eu colocava uma banheira daquelas de passáros com o litter de gato e eles (todos) aprenderam a ir lá fazer o xixi, facilimo de mudar ;)
Como tinha várias gaiolas, só assim! senão era insuportável!
Cheguei mesmo a colocar uma rede fininha encaixada no fundo da gaiola, deixando uma pequena altura, para os cocos cairem para baixo , para o tabuleiro e não estar em contacto com eles, assim tirava o tabuleiro para lavar e pronto!
Digo-te que eles eram mto assiados ;) não gostavam nada de porcaria. Havia quem não acreditasse até ver, que eles até se levantavam do ninho meio-ensonados para irem fazer as suas necessidades :p um mimo!!!

Espero ter ajudado nalguma coisa e aqui ficam uns sites para pesquisares mais:

Perguntas e respostas frequentes sobre hamsters aqui na arca:
http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=201

Outros:
http://www.amigohamster.kit.net/
http://www.hcasadocriador.hpg.ig.com.br/
http://www.hamster.hpg.ig.com.br/
http://www.petwebsite.com/hamsters.asp
http://www.hamsters-uk.org/

e mtos outros...

Boa Sorte :D :D
lovingcats7
Membro
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

domingo out 09, 2005 8:43 pm

Pois! Estive a ver outros tipos de roedores e acho que vou optar por adquirir um porquinho, mas tenho outras dúvias!

1.º Será que posso manter um numa gaiola do tipo que mencionei anteriormente?
2.º Se comprar um adulto será que ele se vai adaptar bem a mim e a um novo lar? Ou é preferível comporar ainda pequeninos? O meu problema é arranjá-los pequenos! Não sei onde!!!
3.º Quando soltam os vossos porquinhos teêm de ter cuidado para ver se eles não fazem necessidades ou eles fazem só quando estão na gaiola? É que em princípio iria pô-lo no meu quarto e assim teria de ter cuidado ou mesmo tirar os tapetes quando o soltar!
4.º Conseguesse distinguir os sexos facilmente?

Cumprimentos

;)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 09, 2005 9:31 pm

lovingcats7 Escreveu: Pois! Estive a ver outros tipos de roedores e acho que vou optar por adquirir um porquinho, mas tenho outras dúvias!

:o :o :o
lovingcats7
Membro

domingo out 09, 2005 10:07 pm

Nyara

Eu queria aventurar-me agora no mundo dos animais exóticos, porque de resto já tenho quase tudo!!!
Primeiro pensei em hamsters (que são assim os mais normais) , mas não conhecia os porquinhos da índia.
Encontrei um site e achei-os lindos! Por isso acho que me podia virar para estes!

Cumprimentos ;)
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 09, 2005 10:28 pm

Claro tás no teu direito :D

Eu acho os porquinhos adoráveis tb já tive um, no geral toda a classe dos roedores é irresistível ;)

Porque não pesquisares mto sobre os vários animais deste tipo e depois visitas algumas lojas de animais, para puderes vê-los ao vivo e depois te decidires! Acho que só interargindo com eles pode saber o que atraí mais.

É que dentro desta categoria (e para a gaiola que tens) tb um coelhinho anão, ou uma chinchila ou um gerbo ...tem mto por onde escolher!

Quanto às suas questões sobre os porquinhos, haverá de certeza foristas mais habilitados que eu para ajudar ;)
pukapookie
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 7:10 pm
Contacto:

domingo out 09, 2005 11:02 pm

Olá!

A gaiola quanto maior possível, melhor, porque os porquinhos devem de ter espaço para correr e exercitarem-se, mas como o vai soltar no quarto, axo q não há problema.

Um porquinho adulto é tão carinhoso como um bebé, tem é q lhe dar a devida atenção para o porquinho ganhar a sua confiança.

Normalmente os porquinhos tem locais especificos para as suas necessidades, mas isso n impede q o façam noutros locais. Se adoptar um porquinho bebé pode tentar ensiná-lo a fazer as necessidades sempre dentro da gaiola, mas com moderação, porque os porquinhos são animais muito sensiveis.

Os sexos são distinguidos facilmente. O macho tem o sexo em forma de "i" e a fêmea em forma de "Y". Se tiver dúvias pode consultar http://www.ninho.net/portal/index.php?o ... &Itemid=53
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

segunda out 10, 2005 3:56 am

Boa noite!!!!

Se queres uma opinião, se fosse eu, agora, entre os dois escolhia um porquinho...eu tive hamsters durante muito muito tempo e sem sombra de duvidas que são maravilhosos mas depois de eles teres morrido optei por ter porquinhos, bem eu tive uns asares e já me morreram 4, agora só tenho um, o meu moloko lindo do coração :lol: e ando completamente apaixonada pelo meu bichinho, eu passo muito tempo no atelier, onde ele esta, e tenho sempre a solta, ele é de mais é incrivel o nivel de inteligencia e dedicação que eles demonstram o meu parece um cachorro autentico...depois de as meninas dele terem morrido ele mostrou-se muito antisocial, eu abria-lhe a gaiola e ele metia-se la dentro de novo o que não era NADA normal, pensei mesmo em comprar-lhe outra nina mas não queria sofrer outra desilusão e como estou sempre com ele decidi não arranjar..mas passado una tempos ele mudou, muito, agora está sempre perto de nós, pede festas, brinca, dorme ao nosso colo, corre para nós quando têm medo...etc....

Agora respondendo ao que perguntas-te...
...A gaiola não me parece mal, se o soltares e tal acho que é na boa...
eu acho preferivel um mas novo mas penso que se encontrares um maior com um pouco mais de paciencia e dedicação não deve fazer muita diferença, eu quando comprei os meus como prefiria novinhos pedi nas lojas da zona para me telefonarem quando tivessem e foi o que eles fizeram...quando solto o meu ele só faz no jornal que ponho no chão, eu habituei-o pondo comida no jornal e quando ele fazia eu mostrava-me chateada e ponha-o em sima do jornal numa cerca, depois soltava-o e ele já sabe como é, ele corre isto tudo anda nos puf´s dorme nos cobertores e só faz no jornal...quanto á distinção dos sexos é cm já te explicaram...

Espero que faças uma boa escolha... ;)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda out 10, 2005 10:34 am

Olá,

Entre porquinhos e hamsters prefiro os primeiros. De entre os roedores os meus preferidos são os porquinhos e os coelhos anões, até porque são os de mais fácil manutenção e mais carinhosos. Dos hamsters já tive uma fêmea bem carinhosa, a Julieta que morreu há pouco tempo já idosa, mas os filhos dela sairam na maioria com um carácter diferente da mãe e era muito dificil pegar neles, normalmente mordiam.

Os porquinhos são muito mais dóceis e adoptam normalmente uma posição muito mais estática quando se pega neles, não mordem e ficam quietos e com o tempo habituam-se a ser manuseados pelas pessoas.
Não há raças mais doceis que as outras, e varia com o gosto da pessoa.
Se se escolher um de Pêlo Comprido terá que se ter um pouco mais de trabalho, pois o pêlo deve ser escovado e aparado, principalmente ao pé da área genital.

Em relação à gaiola está no mínimo dos mínimos e o melhor era ser maior, a não ser que o porquinho passe longos periodos fora dela com supervisão do dono.

Em relação aos sexos, consegue-se diferenciar bem se se tiver uma certa prática.

Existe um grande mito com os maus cheiros. Os porquinhos não cheiram mal. Se a gaiola for limpa de 3 ou 4 em 4 dias não haverá nenhum problema. Por experiência o areão para gato misturado com o feno ao fim de alguns dias de não ser limpo emite um odor um pouco desagradável, por isso prefiro aparas de madeira.

Comedouros para depositar o feno e tirar todos os vestigios de vegetais frescos e fruta dados no dia anterior permitem uma maior higiene e limpeza da gaiola.

Cumprimentos,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

segunda out 10, 2005 11:35 am

Já se disse quase tudo: e em definitivo não se pode ter um porquinho numa gaiola de hamster, mesmo que ele caiba!
Menos de 70cm de lado é para esquecer!

Eu também gosto mais dos porquinhos, aliás, cá em casa há várias espécies e os porquinhos recolhem o consenso geral.

Se a ideia é ter um animal numa gaiolinha, eu aconselharia um par de gerbos ( não necessáriamente um casal, que eles criam muito, mas pode ser um par de irmãos ).

Em relação aos hamsters: os sírios são os grandes; os «russos», winter-white ou campbell são pequenos, também designados por hamsters anões. Todas as espécies referidas são passiveis de ser domesticadas, mas isso depende da personalidade deles...
lovingcats7
Membro

segunda out 10, 2005 1:17 pm

Obrigado a todos!!!

Vou ver com calma qual prefiro e ver nas várias lojas os que mais gosto!

Cumprimentos ;)
_Juh_
Registado: domingo out 09, 2005 12:29 am

segunda out 10, 2005 4:36 pm

Boa sorte com seu hamster ^^! Eu já tive 3 hamsters, o ultimo que eu tive fugiu :| ...agora tenho uma coelhinha muito fofa =]!Coelhos também são ótimos pets ;) !O ruim do hamster é que a urina dele cheira (e muito), mas uma limpeza diaria da conta!Eu já tive hamster Sírio,Chinês e um Camundongo(pelo menos pra mim, o Camundongo é o mais manso,a minha hamster "camundonga" nunca me mordeu)
_Juh_
Registado: domingo out 09, 2005 12:29 am

segunda out 10, 2005 4:36 pm

Boa sorte com seu hamster ^^! Eu já tive 3 hamsters, o ultimo que eu tive fugiu :| ...agora tenho uma coelhinha muito fofa =]!Coelhos também são ótimos pets ;) !O ruim do hamster é que a urina dele cheira (e muito), mas uma limpeza diaria da conta!Eu já tive hamster Sírio,Chinês e um Camundongo(pelo menos pra mim, o Camundongo é o mais manso,a minha hamster "camundonga" nunca me mordeu)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça out 11, 2005 11:01 pm

Olá,

Se ainda estás à procura de porquinhos e gostas dos mais normais, os tricolores de pelo curto, podes contactar a sahara, ela tem porquinhos para adoptar. É só uma ideia.

Cumprimentos,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”