Micoses

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lenavieira
Registado: segunda out 10, 2005 10:08 am

segunda out 10, 2005 11:01 am

Nunca tive animais. Agora a minha filha e eu conseguimos convencer o pai, ao fim de 3 anos, a deixar-nos arranjar um gatinho. No principio de Setembro fomos buscar um gatinho de 2,5 meses dos que são abandonados e uma senhora recolhe num gatil e oferece a quem cuidar deles. Queriamos salvar pelo menos um animal. O Felix já estava desparasitado mas ainda não tinha levado a vacina porque estava um pouco constipado. Antes de entrar em casa levei-o a um veterinário mesmo à porta que lhe receitou antibiótico (6 injecções todos os dias) e uma pomada para os ouvidos para limpar... Não se via mais nada e o gato era bonitinho. Levámos para casa, demos banho e começou a andar pela casa toda inclusive saltava para a cama da Pipa de vez em quando, embora dormisse na "casinha" dele. Passado cerca de 1 mês tanto a mim como a minha filha apareceu-nos umas borbulhas redondas e vaermelhadas. Dermatologista. "Tinha". Veterinário: "Tinha". Ligeiramente nas orelhas... Comprimidos para o Felix, banhos com Nizoral e dermofix para todos. Um susto muito grande. O pai começa imediatamente com histerismos: "Isso é um fungo, agora a casa toda está cheia de esporos que vão eclodindo e nunca mais nos vemos livres disto porque não desaparecem com nada. Casa toda aspirada, lavada, roupas lavadas, lençóis e toalhas para o lixo, brinquedos do gato fora, comprar outros... Só se mexe no gato com luvas descartáveis e avental, para a criança é um tormento. Betadine para lavar as mãos. Gato só na cozinha, corredor e casa de banho, onde não há tapetes, chão lavado várias vezes ao dia...Isto foi no inicio de Outubro, a minha borbulha desapareceu, as da Filipa quase, mas, hoje, levanto-me e vejo mais duas borbulhas e as da Filipa de novo... O que faço? Como desinfectar a casa? Onde será que estão os malditos "esporos", fungos ou lá o que é? Juro que começo a fiicar com "raiva" do gato. E a Pipa diz amargurada: Mãe, o gato está a crescer tanto e eu sem poder tocar-lhe, quando estiver bom já é tão grande que já não brinca nem eu posso com ele ao colo. No meio do desespero tive uma ideia: Trocar por outro parecido?
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

segunda out 10, 2005 11:36 am

Eu compreendo o seu desespero: também tenho crianças em casa e imagino o que tem sido o seu tormento. Mas POR FAVOR não troque o seu gatinho. Ele confia em vós, vocês são a família dele, não faça isso!

O ideal, digo eu na minha ignorância, seria fazer uma verdadeira quarentena ao seu gato, limitando o acesso até estar tudo sanado. Quanto à casa, consulte alguém especializado em desinfestações. antigamente também havia "tinha", e nem sequer havia os meios que há hoje, e também se conseguia controlar o avanço.

Mas não abandone agora o seu gatinho, logo quando precisa mais de vós.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda out 10, 2005 11:41 am

lenavieira Escreveu: No meio do desespero tive uma ideia Trocar por outro parecido?
Isso não é uma ideia é uma crueldade!!!

Desculpem-me mas o dia inteiro a ler barbaridades, às vezes não me contenho!!!! :( :(

:roll: :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 10, 2005 11:53 am

Já lhe enviei PM. Por favor, trocar o gatinho por causa de tinha é uma ideia disparatada. Trata-se e cura-se bem. Por favor trate do bichinho.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda out 10, 2005 12:55 pm

Veja este tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Para si aplique nizoral pomada, coloque a pomada e depois um penso por cima e deixe ficar, por exemplo durante a noite, vai ver que passa num instante.

Se fizer bem as coisas, cura isso rapidamente, ....
;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 10, 2005 2:16 pm

lenavieira Escreveu: No meio do desespero tive uma ideia Trocar por outro parecido?
Ora que bela ideia...não "hajam" dúvidas... :roll: :evil:

Entretanto, o outro pode aparecer com uma disenteria que borra tudo e todos e logo se troca também :evil:

Assim sucessivamente até encontrar um que não dê chatices, como por exemplo, um peluche. :roll:

Mas, vocês, ainda acreditam no "Pai Natal"? :roll: :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tusca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 21, 2005 11:05 am

segunda out 10, 2005 2:28 pm

N a quero ofender, longe de mim. Mas esta sua afirmação: "troca-lo por um parecido", é mto infeliz! :|
logo agora q este amiguinho precisa de si... :|
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda out 10, 2005 3:18 pm

Ola,
De facto essa ideia da troca não é la muito feliz, vamos acreditar que foi apenas um desabafo e que não tem em mente concretizar essa "ideia".
Como ja alguns foristas lhe disseram a tinha é tratavél, tenha um pouco de paciencia e siga as recomendações á risca que o gatito cura-se.
Quanto ao facto da sua filha dizer que o gato esta a crescer e que daqui a pouco não lhe pode pegar ao colo, acho que lhe deve explicar que isso é inevitavel, mesmo que o gatito estivesse bem e ela pudesse pegar-lhe no presente momento, ele daqui a uns meses poucos ja está adulto.
Explique-lhe que eles não são propriamente peluches para andarem no colo para ca e para la, alias quem lhe garante que mesmo que ele estivesse saudavel quereria andar ao colo? HA gatos que não gostam de colo, que não gostam de ser agarrados...
Convém que a sua filha tenha isso muito presente não va o gato crescer e a sua filha querer ter um eterno bébé em casa, como fará nessa altura? Troca o adulto por um bébé?
Acho que com calma deve fazer ver estas coisas á sua filha para daqui a uns meses não haver problemas serios, e começar a rejeitar o gato porque ele creseceu.
O gato não é um brinquedo para a sua filha, deve ser encarado como um membro da familia é bom nunca esquecer isso.
Cumprimentos e as melhoras do gatinho
Meelkart
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 8:40 pm

segunda out 10, 2005 5:58 pm

Sinceramente trocar o gatinho só pq está doente! Já viu se cada que um animal fica doente as pessoas os trocassem????????????
Imagine a quantidade de animais que andariam por aí abandonados. Além disso não é nada que não se trate.

Quando se tem animais sente-se amor por eles?
Gosta assim tão pk do seu gato para o abandonar qd ele + precisa de si?
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
MissCool
Membro Júnior
Registado: segunda jul 04, 2005 2:39 pm

terça out 11, 2005 11:53 am

Bom dia.

Por favor, não pense em abandonar o gatinho. Acredite que qualquer animal que ajude estabelece consigo uma relação ainda mais especial.

Mas respondi especialmente para lhe falar da minha experiência: eu tenho dois gatitos que encontrei em Junho e que em Julho apareceram com uma forte micose. Foram banhos, cremes e afins e a situação estava cada vez pior: estavam quase sem pêlo!! Por fim tivemos que fazer um tratamento sistémico, via oral com um medicamento carissimo mas que resultou lindamente: em 3 semanas estavam curados e o pelinho já estava a crescer... Eu ainda não tenho crianças minhas, mas vão muitas lá a casa e além de nós existiam outros animais que podiam ficar contaminados. Foi dificil mas temos de ajudar os nossos bichinhos: arranje um local para pô-lo de quarentena e vai ver que consegue controlar a situação...

Boa sorte!
MissCool
Membro Júnior
Registado: segunda jul 04, 2005 2:39 pm

terça out 11, 2005 11:54 am

Bom dia.

Por favor, não pense em abandonar o gatinho. Acredite que qualquer animal que ajude estabelece consigo uma relação ainda mais especial.

Mas respondi especialmente para lhe falar da minha experiência: eu tenho dois gatitos que encontrei em Junho e que em Julho apareceram com uma forte micose. Foram banhos, cremes e afins e a situação estava cada vez pior: estavam quase sem pêlo!! Por fim tivemos que fazer um tratamento sistémico, via oral com um medicamento carissimo mas que resultou lindamente: em 3 semanas estavam curados e o pelinho já estava a crescer... Eu ainda não tenho crianças minhas, mas vão muitas lá a casa e além de nós existiam outros animais que podiam ficar contaminados. Foi dificil mas temos de ajudar os nossos bichinhos: arranje um local para pô-lo de quarentena e vai ver que consegue controlar a situação...

Boa sorte!
lenavieira

terça out 11, 2005 3:17 pm

PERDÃO!!!!

Por favor, não podem imaginar que eu pudesse abandonar o animal!!!

Desculpem-me, eu ainda não conhecia o suficiente deste site, acabei de me registar e como andava desesperada à procura de solução para o problema registei-me e enviei a mensagem imediatamente, tanto que agora já encontrei várias mensagens sobre este assunto que me ajudaram imenso, pelo menos a não achar que isto dos fungos é "tão horripilante" como me queria parecer. A todos os que me responderam o meu obrigado.
Mas ainda não consegui entender como é que passado quase 1 mês de estar a tratar o gato com comprimidos, banhos com nizoral 2 x /semana, pomada antifungica todos os dias de manhã e à noite, eu e a minha filha lavamos as mãos a toda a hora com betadine, esfregamos as unhas, tomamos banho com nizoral, pomos pomada todos os dias de manhã e à noite, não tocamos no gato sem luvas nem lhe pegamos sem avental ou bata, e ainda ontem nos apareceram mais duas ou três micoses. Ao Felix não, não se vê absolutamente nada nele nem sequer os veterinários viram antes, apenas conseguiram ver com uma lâmpada de ultravioletas que realmente aparecem uns pontinhos brilhantes nas pontas das orelhas mas à vista desarmada não se vê absolutamente nada, nunca teve nenhuma pelada nem nada parecido. Então como tenho no meu corpo e no da minha filha 3 ou 4 rodelinhas vermelhas, feitas de bolhinhas minusculas, com cerca de 1 cm de diâmetro em locais onde nunca tocou o gato, costas, peito, depois de ter praticamente deitado fora toda a roupa que usávamos quando o felix teria "fungos" e ainda não estava a ser tratado (felizmente era verão e estavamos de férias eram apenas t-shirts velhas). ??????????????
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça out 11, 2005 3:24 pm

Às vezes o sistema imunitário demora algum tempo a conseguir derrotar completamente as doenças que nos afectam mas com paciência e persistência os fungos hão de passar. Nada lhe garante que se o gato não estivesse na sua casa não tivessem tinha na mesma podem ter apanhado noutro lugar qualquer e até contagiado o gato :lol: (eu sei que parece estranho mas acontece).
Com paciência tudo há de se curar. Como complemento ao tratamento que já fazem podem experimentar pôr Aloe vera (o suco das folhas) nas zonas afectadas, normalmente acelera a cura.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça out 11, 2005 3:24 pm

Às vezes o sistema imunitário demora algum tempo a conseguir derrotar completamente as doenças que nos afectam mas com paciência e persistência os fungos hão de passar. Nada lhe garante que se o gato não estivesse na sua casa não tivessem tinha na mesma podem ter apanhado noutro lugar qualquer e até contagiado o gato :lol: (eu sei que parece estranho mas acontece).
Com paciência tudo há de se curar. Como complemento ao tratamento que já fazem podem experimentar pôr Aloe vera (o suco das folhas) nas zonas afectadas, normalmente acelera a cura.
lenavieira

terça set 19, 2006 9:52 am

Aqui estou eu de novo.

Obrigado a todos que me responderam mas principalmente a uaimori a quem peço mais um favor:

O Félix ficou sem tinha, pensava eu, quando em Janeiro deste ano, o veterinário disse que podia parar com os tratamentos (Nizoral - champoo e pomada, mycospor - pomada, fluvistatin - comprimidos, program - comprimidos, avocat - ampola, etc.) que já não era necessário. Realmente não se via absolutamente nenhuma lesão nem se notava que o gato tivesse comichão. Contentes que ficámos...

Em Julho, o Felix começa a coçar-se atrás das orelhas. Só agora ele fez 1 ano. Como tem o pelo muito clarinho verifiquei bem atrás das orelhas e notei uma zona minima, com cerca de 0,5 cm junto do ouvido que estava escura, parecia sujo porque quando lavei saiu logo. Também ao longo da cauda a pele estava "suja". Veterinário com ele. A médica que estava nesse dia disse-me que parecia-lhe que fosse de pulga, mas realmente eram pontinhos muito mais pequenos do que o que a pulga faz, no entanto também poderia ser a tal de fenormona, na cauda... Mandou por qualquer tratamento que eu tivesse em casa do género de canesten, e observar.

Em Agosto as manchas tinham aumentado, isto é, tinha caido algum pelo junto das orelhas mas já havia nascido de novo, agora a mancha que parecia "sujo" (tal e qual como nas orelhas quando ele veio da ninhada que tinham dito que eram os excrementos dos ácaros e que havia sido tratado com uma pomada - são uns pontinhos minusculos e que saem quando raspados ou lavados) ia aumentando, ou antes, parecia uma gola à volta do pescoço que ia descendo e depois de passar pelos locais onde ia caindo algum pelo este voltava a crescer e parecia estar tudo bem, mas no dia que o lavava com Nizoral ficava completamente limpinho, no dia seguinte começavam a aparecer estes pontinhos e a alastrar.

Veterinário outra vez. Teste para identificar: fungos. Tratamento, continuar a manter o mesmo mais duas semanas, para evitar comprimidos.

Como era Verão e o pelo do Felix estava um bocado estragado, lembrei-me de tosquiá-lo, não fosse ter mais alguma coisa no resto do corpo que não se conseguisse ver. O vet concordou. A tosquia foi muito fácil, o Félix é muito meigo e ficou muito quietinho porque eu não ia deixar que o anestesiassem. Até se dignou brincar com uma mosca. Ficou muito bonito. O Sr. Costa que o tosquiou disse que lhe parecia tinha mas que já estava curada.

Neste momento, estou outra vez desesperada. Já consultei 3 médicos diferentes, em consultórios diferentes e estou baralhada.

A auréola escura vai alastrando, está agora no principio das costas, embora não volte a aparecer nos locais onde já teve. Só desaparece no dia em que o lavo com Nizoral, aí a pele onde estava a mancha escura fica cor de rosa mais vivo e a restante continua branca, mas reaparece no dia seguinte. Acontece que a cauda mantém a pele escura, não passa nem por nada, e além da mancha que vai alastrando pelo dorso agora também apareceu na barriga, mas em grande quantidade. A pele é branca, e fica com manchas castanhas - quando dou banho a agua e o pano ficam castanho escuro - constituidas por minusculos pontinhos.

Outra coisa que eu dei conta foi de que quando ponho a pomada

(já experimentei Dermofix, Canesten, Mycospor, Nizoral, Sertopic) ou spray, daí já ter experimentado tantas (durante 1 ano, experimentando por uma semana, de manhã e à noite todos os dias),

dá-me a sensação de que a pomada é que faz com que apareçam as manchas escuras. Sinceramente o que parece é que a pomada coloca na pele ácaros que estão a comer os fungos e quanto mais ponho mais aparece. Completamente disparatado?

Já não sei o que fazer mais, agora está com a barriga, a cauda e uma "gola" no dorso completamente castanho. O que será isto? Queria evitar a todo o custo os comprimidos novamente, mas... Claro que o meu marido não pára de me massacrar: Eu não te disse que os fungos se espalhavam pela casa toda e nunca mais saíam?

Eu deitei tudo fora, desde arranhadores, camas, brinquedos, até panos, toalhas, etc, Lavei a casa toda várias vezes ao dia, já não se aguentava o cheiro da lixivia, arranjei um desinfectante com um Sr. que tem um canil para polvilhar tudo depois de lavar, etc.

Ajuda-me?
Responder

Voltar para “Gatos”