Moderador: mcerqueira
Elsa Escreveu: É verdade.. em relação aos shampoos secos em pó, só utilizo para cães de pêlo comprido e/ou volumoso do tipo nórdico ou até nos encaracolados, precisamente para manter esse efeito tufado. Nos outros cães é preferivel aplicar os shampoos secos liquidos e passar com uma toalha turca. Também existem uma toalhitas da JP héry do tipo das dodot, para limpar, perfumar e hidratar o pêlo. Eu confio mais nestas do que nas dodot, pois são mesmo para cão ( respeita o ph e tem óleos que são absorvidos pelo pêlo do cão não o deixando gorduroso). São especialmente úteis nos cães de pêlo raso.
Um efeito indesejável que tem os shampoos em pó é que nos cães de cor escura, ficam esbranquiçados, implicando por isso, uma escovagem mais profunda até recuperarem a cor.
Existe sim, é o Démêlant Félin Eclat .olá fiquei muito sensibilizada com todas estas perguntas e respostas gostava de saber se existe para gatos esse tal produto ?
É dificil só pela foto saber exactamente a textura do pêlo do seu cão. Vou supor que é um pêlo cerdoso.Já agora também gostava de fazer uma pergunta à Elsa...
O meu SRD tem o pêlo semi-longo meio cerdoso. Torna-se um bocado difícil explicar, pois ele tem um sub-pêlo muito denso e macio e tem o outro semi-longo mais solto. Se ajudar, veja s.f.f uma das fotos dele no meu albúm, pois gostaria de saber que tipo de champô ou outros produtos de manutenção do pêlo me aconselha. Desde já, o meu muito obrigado.
O Dobermann também não tem subpêlo.Eu já agora aproveito a boleia do Jcachorro e também coloco uma dúvida.
Por princípio, como a Elsa referiu, os produtos e processos para o doberman e para o whippet são os mesmos. No entanto, chamava a atenção de um pormenor que não sei se entrou com ele em consideração. É que o whippet não tem sub-pêlo. Não sei se o mesmo acontece com o doberman e se isto é ou não relevante.
OláOs pêlos cerdosos necessitam de fazer stripping de 3 em 3 meses de forma a provocar a queda artificial destes pêlos. O pêlo duro morre no foliculo mas não cai sozinho, temos que ser nós a puxá-lo manualmente. Se não o fizermos, o cão começa a coçar-se e a mutilar-se causando posteriormente dermatites ou piodermites.
Essa tarefa deve ser feita por um profissional.