no site do Hospital Veterinário do Porto vem uma explicação muito completa desta doença (se é que se pode chamar assim), e passo a citar:
"Os mastocitomas são as neoplasias da pele mais comuns nos cães, representando cerca de 16-21% de todas as neoplasias cutâneas. O
crescimento tumoral dos mastócitos pode ter várias denominações: tumor das células mastocitárias,
mastocitoma, ou sarcoma mastocitário. Se o tumor se espalhar, ou metastizar a doença pode ter a designação de mastocitose. Os sítios mais comuns de ocorrência desta neoplasia são a pele do tronco, períneo e
pernas. Outros sítios menos comuns incluem a cabeça e pescoço. É possível que mais do que um tumor se desenvolva ao mesmo tempo e em sítios diferentes.
O tratamento dos mastocitomas (senso geral) baseia-se tanto no grau, estadio e localização do tumor. O grau é determinado pela análise microscópica de uma biópsia do tumor.
Os tumores de grau I são normalmente benignos e são normalmente apenas tratados com cirurgia.Os tumores de grau II possuem uma malignidade moderada e são tratados com cirurgia agressiva, com amplas margens de recessão. Estes tumores possuem uma reduzida taxa de metastização. Os tumores de grau III são bastante agressivos e metastizam frequentemente.
Os tumores localizados nos membros possuem um melhor prognóstico, do que tumores localizados no tronco e pescoço, sendo que as neoplasia localizadas nas junções mucocutâneas (lábios, pálpebras, prepúcio, vulva) são os que possuem pior prognóstico."
"Não foi encontrado um padrão hereditário no mastocitoma e a sua etiologia (causa) é desconhecida"
Se quiser consultar esta informação, o site é o :
http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/52
Espero que tenha ajudado. Eu própria, quando soube o que é que o meu Sllash tinha, fui consultar, para saber melhor do que se trata.
Obrigado pelo apoio.