Prevenir a Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quarta out 12, 2005 1:10 pm

LuMaria Escreveu:
patbarbosa Escreveu: Há tempos li noutro "sitio" qualquer coisa sobre uma planta denominada citronela, que tem um odor que afasta esse malvado mosquito....
Afasta os mosquitos e afasta os cães. Os animais odeiam o odor da citronela. Convém ter cuidado onde se coloca, por exemplo, nunca nas camas.
Antes afastasse os cães também, e eu teria as minhas lindas e viçosas. O meu dálmata come-as e tenho que as ter sempre protegidas ou adeus citronelas de java :?

Raio de cão, que quer ficar a cheirar bem por dentro...eu bem lhe digo que os mosquitos mordem é a pele, mas ele não acredita em mim :roll:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quarta out 12, 2005 1:20 pm

JUMP Escreveu:
mosquito01 Escreveu: Não, melga é o vulgar mosquito fêmea.

A "sandflie" é o flebótomo que transmite a Leishmaniose.

Quanro à dirofilariose, existe prevenção e não vacina (são coisas diferentes).
ok, flebótomo, ok, mas fiquemos por melga, sempre nos trás a imagem do dito.....o que é bem mais que conhecido, para que não se fique a pensar algum mosquito especialmente raro.

quanto á dilo, ok o termo vacina não se aplicará, mas também é uma verdade que se o associarmos ao quadro de vacinação normal, esta prevenção n nos passará ao lado.
Não se pode chamar melga ao flebotomo. As melgas são visiveis a olho nu, enquanto os flebotomos são tão pequeninos, que só muito dificilmente se vêem. Isto não quer dizer que não existam "aos magotes".... simplesmente não se podem chamar de mosquitos, porque não o são!

E o problema de os chamarmos de melgas ou mosquitos, reside no facto de as pessoas os associarem a "colecções de água", riachos, lagoas, etc. (local de que os mosquitos precisam para viver).

Enquanto que os flebotomos, não precisam de água, mas sim de matéria orgânica para as suas posturas. Assim, o facto de as pessoas se afastarem da água, pode evitar a dirofilariose, mas não a leishmaniose! (é claro que não é o unico factor!)

Quanto à dirofilariose ter vacina, não acha que as pessoas devem ser bem esclarecidas? Imagine a pessoa ir ao vet e insistir que existe vacina quando tal não é verdade!
O que existe , na realidade, é prevenção!
mosquito01
Membro Veterano

quarta out 12, 2005 1:23 pm

susanalapa Escreveu:
LuMaria Escreveu:
patbarbosa Escreveu: Há tempos li noutro "sitio" qualquer coisa sobre uma planta denominada citronela, que tem um odor que afasta esse malvado mosquito....
Afasta os mosquitos e afasta os cães. Os animais odeiam o odor da citronela. Convém ter cuidado onde se coloca, por exemplo, nunca nas camas.
Antes afastasse os cães também, e eu teria as minhas lindas e viçosas. O meu dálmata come-as e tenho que as ter sempre protegidas ou adeus citronelas de java :?

Raio de cão, que quer ficar a cheirar bem por dentro...eu bem lhe digo que os mosquitos mordem é a pele, mas ele não acredita em mim :roll:
Pois as nossas estão em canteiros em cima dos muros (acima da altura a que os cães chegam), senão tambem já não existiam! ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta out 12, 2005 1:39 pm

susanalapa Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Bom... cada cão é cada cão. A minha também come tabasco, piri-piri caseiro e até se lambe... :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mosquito01
Membro Veterano

quarta out 12, 2005 1:41 pm

LuMaria Escreveu:
susanalapa Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Bom... cada cão é cada cão. A minha também come tabasco, piri-piri caseiro e até se lambe... :roll:
É verdade!!!! :roll: Temos lá uma maluca que adora limão, uisky, e tudo o que tenha sabor bem forte!
Até pode espirrar, raspar a boca a seguir, mas vem sempre pedir mais.... :D
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 12, 2005 1:46 pm

LuMaria Escreveu:
Esse é mais o departamento da Kiara. Eles têm a chamada divisão de tarefas. Ele trata do jardim e ela da cozinha
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

quarta out 12, 2005 2:07 pm

Oh pá.... pensava que eram só os meus.....

a minha Pitucha, principalmente, come a salsa toda dos canteiros :? .... e depois "daquilo dar a volta" vai deixar no tapete da entrada :? Coitadita, gosta de deixar presentes à dona :D

Mas para resolver o problema de ter tudo o "que é verde" comido, comecei a semear os restos das sementes dos piriquitos... aquelas ervitas da alpista crescem num instante e segundo o vet não lhe fazem mal nenhum....

E uma erva que se chama arruda? Deus!! Aquilo tem um cheiro de morte!! Essas elas não comem, mas esfregam-se todas e ninguém consegue chegar perto!!!!!

Pode ser que o "mosquito" também não goste!! :D
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 12, 2005 2:11 pm

patbarbosa Escreveu:
E uma erva que se chama arruda? Deus!! Aquilo tem um cheiro de morte!! Essas elas não comem, mas esfregam-se todas e ninguém consegue chegar perto!!!!!

Pode ser que o "mosquito" também não goste!! :D
Atenção que a arruda é venenosa para os cães. Eu também tenho, mas nessa eles não tocam.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

quarta out 12, 2005 3:30 pm

:o Não sabia que era venenosa :o mas dessa eles também não gostam :D ....com aquele cheiro deve ter cá um sabor. mas basta correrem ou brincarem junto à planta, ficam com um cheiro que só lá vai com banhinho... :o
ogiM
Membro
Registado: terça jul 19, 2005 12:25 pm

quarta out 12, 2005 8:14 pm

[quote=mosquito01]
[quote=ogiM]
, tive um cão que morreu exactamente á uma semana por ter sido picado por um mosquito, não era o da leshmania nem o da Dirofilariose, era um que transmiitia um parasita que andava na corrente sanguinea e que o fazia perder sangue e enfraquecer, não me lembro o nome, mas ele usava o advantix e nem sequer estava numa zona de risco, mas mesmo assim foi picado.
[/quote]

Por trabalhar em parasitologia, gostaria de saber com que parasitose morreu o seu cão.

E atenção com o advantix, pois este só funciona durante 15 dias a 3 semanas e sai com a água.

E depois, o que considera zona de risco?
[/quote]

Boa noite!

Eu não sei exctamente o nome do mosquito nem da doença que este lhe transmitiu, posso lhe dizer que foi detectado por acaso, foi feita uma recolha de sangue para fazer o teste da dirofilariose que deu neativo ,mas o vet, por curiosidade, anilisou o sangue ao microscopio e foi ai que detectou o parasita. Segundo nos explicou, é um parasita que só anda na corrente sanguinea. Quanto a sintomas, ele tinha diarreia há já quase um mes e não parava de maneira nenhuma, estava a perder sangue nos cócós, mas não nos era preceptivel, começou a emagrecer gradualmente e a andar com dificuldade e de repente, de um dia para o outro, deixou de se conseguir levantar e de comer. Nesta altura, o vet que o acompanhava resolveu interna-lo, foi para um hospital veteinario foi lá que detectaram o parasita, mas ainda deeraram algum tempo a descobrir o que era, porque a nivel de rins e figado estava tudo bem, todos os exames que lhe faziam não demostravam nada de anornal, a não ser o facto de estar com metade da quantidade de sangue que deveria ter e, claro, a magreza exessiva, num mes perdeu 4 kg, mas os vets não conseguiam saber porque isto estava a acontecer. Depois, lá descobriram e ele começou a fazer o tratamento, mas ainda esteve algum tempo sem comer e isso deixou-o muito fraco e começou a ter convulsões, não se conseguiu saber ao certo porque, mas falou-se em meningite e no facto de o calcio estar um pouco baixo. Apesar disto, começou a melhorar e veio para casa com vigilancia de 24h sobre 24h, visitas diarias ao vet e analises semanais, depois de estar em casa começou a melhorar a olhos vistos, mas de um momento voltou a piorar, foi para o vet e o nivel de glicose estava baixissimo, devido ao facto de ter um sopro cardiaco, não havia uma maneira rapida de lhe aumentar a glicose, isto fazia com que pudesse ter novas convulsões, poderia não sobreviver e se oobrevivesse não sabiamos em que estado ficaria, pois já tinha tido convulsõe antes, perante este isto, tivemos de tomar a "tal" terrivel decisão, despedimo-nos dele e ele fcou lá com o meu namorado que assistiu e que depois o levou para o enterrar-mos e mais tarde fiquei a saber que antes de morrer voltou a ter convulsões.
mosquito01
Membro Veterano

quinta out 13, 2005 9:50 am

Sinto muito o que aconteceu ao seu cão. :cry:

Pelos sintomas que falou, não estou a ver de que parasita se tratou.

Parasitas sanguineos, não existem muitos transmitidos por mosquitos. Existem tambem transmitidos por carraças e por pulgas.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 13, 2005 10:00 am

mosquito01 Escreveu: Existem tambem transmitidos por carraças e por pulgas.
É verdade, às vezes não damos a importância devida a estes bicharocos. Uma vizinha tem um cão que apanhou um parasita transmitido pela carraça que se alojou na medula. Graças a tudo e mais alguma coisa o animal aguentou-se. Também deixou de andar e de comer. Atacou-lhe o sistema respiratório e o coração. Passado um ano começou a recuperar e hoje, apesar das sequelas, faz uma vida quase normal. O parasita mantém-se alojado na medula, inactivo. Não morreu, mas está como que adormecido. Devemos tentar tomar todas as medidas de precaução ao nosso alcance, pelo menos, para tentar evitar que elas aconteçam, se bem, que nem sempre se consegue.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta out 13, 2005 10:43 am

Há tambem o caso dos carrapatos ( não sei o que é), que se um mosquito sugar o sangue de uma cão com esse bicharoco e infectar outro cão saudável, este apresenta um quadro de diarreia, anemia grave que se não tratado a tempo pode provocar - lhe a morte.

Resumindo o que os mosquitos transmitem! Malvados bicharocos

:evil:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mosquito01
Membro Veterano

quinta out 13, 2005 10:50 am

imarcelo Escreveu: Há tambem o caso dos carrapatos ( não sei o que é), que se um mosquito sugar o sangue de uma cão com esse bicharoco e infectar outro cão saudável, este apresenta um quadro de diarreia, anemia grave que se não tratado a tempo pode provocar - lhe a morte.

Resumindo o que os mosquitos transmitem! Malvados bicharocos

:evil:
Nós por cá, carrapatos, não sabemos o que é.
Mas se for do Brasil, ainda tem mais doenças por aí, transmitidas por mosquitos do que nós. E não só por mosquitos....mas tambem por outros insectos.....
Lhau
Registado: terça mai 17, 2005 9:57 am

quinta out 13, 2005 2:30 pm

O meu Morgan, no sabádo passado faleceu de leish, tinha 6 anos, nós não sabiamos que a tinha, pois ele só estava conosco a 1 ano, a Vett tentou de tudo, mas ele não resistiu, pensamos que ele devia ter sido mordido quando cachorro e o parasita devia estar adormecido.

Mas fica aqui algumas coisas que me disseram depois de isto acontecer embora no meu caso já tenha sido um pouco tarde.
A doença nos animais não tem cura mas pode ser prevenida, é bom fazer-se uma exame por volta dos meses de Setembro a Novembro (melhor preguntar ao Vet), se for diagnosticada a tempo, os cães podem viver ainda muito tempo, existem casos em que basta um comprimido.
Responder

Voltar para “Cães”