Transportes públicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Yola_Kandinsky
Membro
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am

terça out 11, 2005 1:01 pm

Se alguém me se souber dizer, gostaria de saber quais as medidas necessárias, para que um cão possa andar nos transportes públicos e se pode andar em todos.

Sei que é necessário andarmos com o boletim de vacinas do mesmo e que este tenha as vacinas em dia.

Também sei que se deve fazer uso das caixas transportadoras, mas visto a minha cocker não caber nas mesmas, isso está fora de questão.

Há uns dias atrás, numa ida ao veterinário, tive de recorrer a uma mochila, pois não a queriam deixar entrar no táxi assim de qualquer maneira e só me deixaram entrar porque não era para muito longe.

E quanto ao ançaime, é necessário para todos os cães, ou só para os ditos "potencialmente perigos" (já vi rafeiros bem mais perigosos, mas pronto!).

Faço-vos estas perguntas todas, porque até a própria lei, não é clara quanto ao assunto.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça out 11, 2005 1:19 pm

Quanto eu sei, a lei não é clara, e cada transportador pode interpretar à maneira que lhe convêm.

Existem transportadores rodoviários de passageiros por ex, que transportam os animais, condicionados mas........ nas bagageiras. O que para mim é impensável.

Em relação aos transportes públicos julgo ser obrigatório o uso de açaime para qualquer raça,excepto cães- guias.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
arca_user
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 5:15 pm

terça out 11, 2005 1:23 pm

eu nao a posso ajudar,pois també é uma coisa que eu gostava de saber!!!!

e se for cachorrinhos?

desculpe estar a fazer a pergunta no seu topico...
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça out 11, 2005 1:38 pm

arca_user Escreveu: e se for cachorrinhos?

desculpe estar a fazer a pergunta no seu topico...
Cachorrinhos têm de ser acondicionados dentro de uma transportadora ;)

Quanto a táxis a lei Decreto-Lei n.º 251/98
de 11 de Agosto artigo 19º diz:

Artigo 19.º

Transporte de bagagens e de animais

1 - O transporte de bagagens só pode ser recusado nos casos em que as suas características prejudiquem a conservação do veículo.

2 - É obrigatório o transporte de cães guia de passageiros invisuais e de cadeiras de rodas ou outros meios de marcha de pessoas com mobilidade reduzida, bem como de carrinhos e acessórios para o transporte de crianças.

3 - Não pode ser recusado o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados, salvo motivo atendível, designadamente a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 11, 2005 3:36 pm

Isto é uma grande seca, é o que é, para quem anda com os 4 patas nos transportes. Barcos e comboios pagam meio bilhete e ninguém chateia (por norma). Não esquecer o açaime na mala e claro, ter o cão preso.
Metro é uma cruz. Trela, mais açaime, não pagam bilhete, mas toda a gente faz uma cara tão feia que até assusta.
Autocarros, só dentro de caixa, arrastar um cão médio dentro de uma transportadora é milagre. Portanto, fora de hipótese, a não ser para gatos e cães pequenos. Por norma os motoristas fazem cara feia, paciência! Meio bilhete também. Táxi, o normal é empandeirarem os pobres dos bichos para a bagageira, tá mal, mas é assim mesmo. Costumam cobrar a bagagem.
É a vida cá por Portugal :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quinta out 13, 2005 2:14 am

Tens razão LuMaria!
Quando a minha cadela tinha uns 3 meses, não podia andar no chão da rua, mas leva-la tanto tempo ao colo cansava... Uma vez apanhei o autocarro, e como ela era pequena e preta, o condutor não a viu. Depois fui ao vet, e aseguir tinha aula, quis voltar pra casa de autocarro pra poder pô-la em casa, e passou um autocarro e ela vinha ao colo perguntei se podia entrar, ele disse que não, e eu disse que pagava o bilhete normal, e ele disse que não havia bilhetes para cães e disse para eu sair porque estava atrasar... Esperei indignada pelo proximo e a historia repetiu-se. Fui para a escola com a cadela ter a aula que me faltava e depois tive de ir a pé para casa.

Já andei de metro com a minha cadela (não se paga) e tive de pôr açaime. Muita gente fica longe, mas há sempre os aventureiros que querem dar-lhe festas e a cadela deita-se no chão do metro de barriga pra cima a pedir festas e apartir daí já vêm pra dar festas e já acham piada. Mas dentro do metro tiro-lhe o açaime se não a cadela não respira. É uma Rottweiler!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Yola_Kandinsky
Membro
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am

quinta out 13, 2005 9:21 am

Obrigada a todos pelas vossas respostas.

Fiquei admirada como me deixaram levá-la no táxi depois de tanto alarido e nem se quer paguei os tais 1,50 euro de taxa.

Quanto ao metro, já tinha muitas vezes visto cães no mesmo e até os próprios seguranças a exigirem a um rapaz que colocasse o ançaime na sua pit bul.

Estava mais curiosa quanto aos autocarros, porque vejo muitas vezes aqui na minha zona uma rapariga a transportar o dela dentro de uma sacola de ombro própria para cães. Mas perguntava-me muitas vezes como seria com cães de porte maior. Agora fiquei a saber que não é. É pena que assim seja.

Estar apenas limitada a comboio e metro é muito mau. E nem se quer me imagino a pôr a minha Yara na bagagueira de um taxi ou o que quer que seja.

Quanto ao uso do ançaime também já estava mentalizada disso, quis apenas me certificar.

A lei no nosso país é muito pouco clara e nada favorável para os nossos animais, já era altura de a alterarem.

Mais uma vez obrigada a todos!
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

quinta out 13, 2005 9:32 am

Nos comboios, até 5kg não paga nada, desde que vá de trela. A minha veio de Viseu dentro de um saco que é uma caminha com alças.

Se forem maiores, pagam meio bilhete e têm de ir de trela e açaime.

Quanto à transportadora, os meus tios viajam frequentemente de avião levam a cocker deles sempre na box.... e cabe.... e isto tanto para o avião como depois para o táxi do aeroporto até casa (ainda é longe). No avião, claro que pagam fortunas para trazer a "Princess" mas o táxi cobra apenas a taxa da bagageira e nunca reclamaram porque vai devidamente acondicionada.

Nos autocarros, sinceramente, não sei...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 13, 2005 9:59 am

Eu é que pagava para ver a minha SB numa transportadora no autocarro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Acho que largava uma gargalhada... Ou melhor ainda, numa sacola de ombro :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas fora de brincadeiras, de comboio já andei com os 2 cães e não tive problemas, paguei foi os 2 meios bilhetes. De táxi nem vale a pena tentar... De metro penso que só na hora de ponta é que iria ser um pouco complicado, e da autocarro, até levava a transportadora para me rir!!! :D

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sábado out 15, 2005 2:52 pm

Eu as unicas 2 vezes que andei de transportes publicos com as minhas cadelas, foi de 2 vezes que avariei e foi necessário chamarem um taxi para me transportarem ao destino. De ambas as vezes foram impecaveis e não meteram qualquer entrave ao transporte dos caes, alias a Margot é de grande porte ( Dogue alemão ) e apenas tive o cuidado de colocar um lençol nos bancos ( um dos taxis, era um mercedes novinho daqueles de transporte particular sem qualquer indicação de taxi, com banquinhos em pele ) mas elas portaram-se que nem umas verdadeiras ladies
Responder

Voltar para “Cães”