Nebulosa Escreveu:A CBKC proibe o cruzamento entre irmãos completos, assim como tu deve saber o imbreeding mais proximo (pai com filho) é um tiro no escuro pois é comum muitos filhotes nascerem com má formação, mortos ou com problemas mentais (como minha beagle) além de que, no imbreeding proximo se algum dos cães tiverem problemas como APR ou o "gene" do albinismo, isso vai concerteza aparecer nos filhotes, pois o inbreeding assim como firma as boas caracteristicas, também firma as más.
Minha beagle não ganhou pedigree pois foi o cruzamento acidental entre irmãos inteiros, ela tem sérios problemas tanto de saúde quanto de temperamento sendo extremamente agressiva.
Te aconselho a dar uma estudada sobre o inbreeding (pai com filho filho com filho) e vais ver os problemas que isso pode causar
Frequentes mal-formações?
Quantos e quantos campeões proveem que pai-filho ou mesmo entre irmãos de ninhada...
Como a Nebulosa diz, o inbreeding fecha a linha, aumentando a concentração dos mesmo genes, obrigando alguns "escondidos" a se manifestarem e a outros a "aumentarem" o seu leque de acção. Tão simples quanto isto.
A nivel de caracter, em geral ou mantem-se ou aumenta o que já se tem, seja a dominancia seja a timidez.
Problemas mentais nepias ... aliás, também ja agora, gostava que me dissessem o que é, um cão problemas mentais.
Mal-formações e problemas mentais são apenas mitos ... ainda estou para ver estatisticas fiaveis sobre esse tema.
Por isso, aconselhava também a Nebulosa a esquecer um pouco as regras do CBKC e a pesquisar um pouco mais.
No caso do Serra o inbreeding foi, e ainda é, praticado pelos pastores e até hoje problemas de caracter não os há.
Se todos os problemas de caracter /mas-formaçoes viessem de inbreeding ...
E se por um lado o in-breeding tem este problema (trazer ao de cima certas coisas más) o out-crossing não é melhor, pois tb nc sabemos o que a combinação pode originar. Por essa logica muitos problemas de caracter também poderiam advir de out-cross.
Pode e não pode, mas muito raro.PauloSantos Escreveu:
A consaguinidade não pode ser também uma das causas de uma anormal agressividade nos cães ?
E em geral quando está associada à consaguinidade está também associada a fracos nervos, a individuos nervosos e inseguros, o que não parece de maneira nenhuma ser o caso.
Às tantas se prestar um pouco de atenção, até poderá ver algum beneficio, pois, pelo menos eu, acho interessante tentar saber de onde vem a tal agressividade.sclourenco Escreveu:Serviu imenso a discussão sobre se a agressividade provém da consanguinidade ou não...
Não me leve a mal, não sei a idade que tem, mas se tiver oportunidade pergunte a alguém que viva no campo, que já tenha alguma idade, se algum dia um cão deles mostrou algum tipo de agressividade. E se sim, como resolviam a questão ...sclourenco Escreveu:Pode ser que outros membros queiram participar de uma forma mais construtiva do que até ao momento. De momento, as hipóteses apresentadas estão de parte, mas agradeço na mesma.
Nanci