Sou um assiduo leitor destes foruns já há algum tempo embora esta seja a minha primeira mensagem.
Comprei um Golden Retriever já há algumas semanas, chama-se Tobias e tem neste momento 14 semanas.
Antes demais vou apresenta-lo com algumas fotos:

Estou naquela fase de devorar toda a literatura que tenha a palavra cão.

Tenho lido muita coisa sobre a educação do canito, mas tenho ainda uma duvida sobre a qual ainda nao consegui ler a resposta.
Segundo entendo, a educação básica deverá começar por volta dos 6 meses. Nesta fase a educação centra-se essencialmente em explicar os comandos básicos ao cão (sentar, deitar, andar junto, fica) e aqui o método de transmitir aquilo que queremos é fundamental.
A minha dúvida centra-se em perceber qual é o melhor método para depois da educação básica, conseguir que o canito nos obedeça principalmente quando mais precisamos, ou seja, quando estiver excitado e por exemplo for atravessar uma estrada ou ver outro cão e correr descontroladamente na sua direcção.
Qual o melhor método de ensino para uma obediência "incodicional"?
O que tento fazer é que ele goste de me obedecer e vou recorrendo as festinhas e biscoitos, mas em situações de stress ou excitação esse incentivos por vezes não são suficientes.
Vou dar um exemplo pratico para tentar transmitir a minha ideia. Numa situação em que chamo o canito e ele não vem ou faz-se de surdo como repreende-lo ?
BlackMind