Gerbo, dúvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta out 14, 2005 2:52 pm

Oi.

Comprei um Gerbo para o meu mano (o Sparky :p ) e ele está cá à uma semana. Ele está no aquário da turtle (o verde e transparente do meu albúm) mas queria tirá-lo de lá antes que ele roe-se o suficiente para fugir.
Tenho uma gaiola de viveiro duplo desocupada, mas tem um pouco de ferrugem (as grades em vez de brancas estão amareladas) por estar na rua. Queria saber se isso faz mal ao gerbo ou se o posso por hoje lá (vou limpar-lhe a gaiola com a ajuda do meu mano). Penso que pintando com uma tinta não tóxica posso resolver o assunto, mas onde encontro essa tinta para pintar a gaiola?

Outra coisa, tenho-lhe dado cartão para ele roer, que rói num instante, mas gostava de saber o que lhe posso dar mais para que os dentes não cresçam muito. Troncos de ameixoeira, pessegueiro ou vide dão? São naturais e sem químicos ;)

É verdade, o bebedouro está a pingar, é normal ou está avariado? um outro que tive também pingava e como as aparas ficam em pó quando se molham, fica tudo desfeito rapidamente e ele espalha tudo para cima da comida :roll:

Thanks, e espero respostas rápido :oops: :p
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sexta out 14, 2005 8:50 pm

1. Eu punha o gerbo na gaiola dos pássaros, desde q ele não seja demasiado pequeno para passar pelas grades. E não pintava.

2. Devias ter comprado DOIS gerbos. Eles gostam de companhia, mas agora pode ser tarde demais...

3. Se o bebedouro pinga sempre, das duas uma ou está estragado ou sujo. Experimenta lavá-lo e depois colocar uma tigela pequena ( mesma pequena... ) por debaixo para apanhar a água q vá caindo.

4. Quando as aparas acabarem compra outro litter q os gerbos são geralmente alérgicos às aparas.
sportinguista
Membro Veterano

quarta out 19, 2005 1:16 pm

Oi. Sorry não ter respondido antes, mas tenho tido trabalho na escola :(

1. Eu coloquei-o na gaiola :oops: Limpei-a com uma escova de aço e ficou mais branquinha, apesar de a ferrugem não ter saído :?

2. Ainda vou a tempo? Ele tá cá desde dia 6, e como está sozinho o dia todo... Mas não sei é maxo ou fêmea, e não quero crias ;)

3. Não sei se está estragado.. acho que lhe falta uma peça, porque quando o montei saltou qualquer coisa e não encontrei :oops: Tenho um comedouro interior de pássaro a apanhar a àgua (que não é assim muita) e que limpo todos os dias.

4. Já comprei. São umas pedrinhas para roedores que comprei no continente, mas ele faz xixi no piso de cima e se ponho lá ele manda tudo cá para baixo e suja tudo :roll: Já pus uma banheira de pássaro com litter e pus lá as caganitas e um bocado de cartão com xixi lá dentro, no sítio onde ele fazia, mas agora faz noutro local :roll: :oops: Ele agora molha o cartão do piso de cima :roll: (quando arranjar o programa, ponho aqui umas fotos da gaiola e das minhas invenções :oops: )

Ele agora já não se assusta tanto, mas de vez em quando dão-lhe uns vaipes e fica doido :oops: :lol:
sahara
Membro Veterano

quarta out 19, 2005 1:28 pm

Bom, os gerbos são mesmo um bocado movimentados por isso é q têm mais interesse que os hamsters, acho eu. Se bem q eu gosto de todos...

Os gerbos têm q ser «emparelhados» até às 6 semanas mais ou menos, a não ser q seja um macho e aí pode juntar-se um bébé, se tiveres uma gaiola dupla para fazeres a «aproximação».

As pedras para roedores não sei o q são. Há vários litters aceitáveis. aparas e pedras de gato não são aceitáveis.

O bebedouro...eu diria q se consegues garantir q o gerbo tem sempre água disponivel e não fica com a gaiola ensopada, podes manter esse. Se já o lavaste por dentro e ele verte muito...compra outro!

Não te esqueças de colocar coisas para ele roer: madeira e cartão.
Ah! e os machos têm testículos...
sportinguista
Membro Veterano

quarta out 19, 2005 7:52 pm

O litter são umas pedrinhas mt pequeninas da Friskies...

Ele tem a casinha seca, não verte muito, só uma pinguita de vez em quando, mas constante, acho. Agora com a coisinha a apanhar a água não dá problema nenhum.

Ele reu quase todo o cartão que eu tinha em casa!!! Rolos de papel, caixas de cereais (até os meus cereais estão só no saco porque a caixa está no fundo da gaiola...) caixas de ovos (esta noite ficou metade duma em fanicos, falta a outra), até a caixa do litter antigo dele eu vou arranjar para lhe dar... :roll: E tem uma barrita tipo as de pássaros, mas de roedores e uma pedra que comprei na loja, mas ele prefere cartão. Ainda não vi bem se roeu o pauzinho de vide, mas já desceu de andar :roll:

Por agora fica sozinho, pois ainda não sei se é maxo ou fêmea, nunca tá quieto para ver :p

Outra coisa, ele passa a vida a escavar no cartão do fundo (tive de por cartão por cima das grades do fundo da gaiola e do 1º andar, para ele não se magoar), isso faz-lhe mal? Estou a pensar em por um bocado de terra num tupperware pequeno, regar e depois secar, para ficar dura e depois ponho, para ele cavar lá... Sempre faz um buraquito :p

Sò mais uma coisinha :oops: Eles (gerbos) não gostam muito da roda, pois não? Nunca o vi a andar na dele, nem sequer a roê-la (o bigodes, um gerbo que tive, destruí-a todas as rodinhas e casas de plástico que lhe dáva-mos :p Optá-mos pela roda de metal e pela casa de cerâmica :p saudades... :( )

isto de ter um gerbo e idade suficiente para perceber tudo (eu tive o bigades com 6/7 anos :oops: ) dá trabalho a quem sabe :oops: :p
sahara
Membro Veterano

quarta out 19, 2005 8:07 pm

pois, acho q podes fazer essas coisas todas q ele apreciará...
sportinguista
Membro Veterano

domingo fev 05, 2006 2:34 pm

oi de novo :p

o Sparky continua doido, mas já vem ter comigo quando me aproximo da gaiola. Para o apanhar é que é um sarilho :roll:

Estão agora dois gerbos na loja de animais ao pé de mim, e a senhora (que não gosta nada de "ratos" :p ) quer ver-se livre deles, mas ninguém os compra :? ainda não sei se são machos, mas se forem posso comprà-los e pô-los numa das metades da gaiola (com a grade ao meio) para se habituarem os três? Fiz isso com um casal de piris e após uma semana e meia separados juntei-os e agora já andam aos beijinhos :D

o meu quase de certeza que é macho. se se habituarem podem dar-se bem ou é completamente impossível e o meu está "condenado" à solidão? :(
sportinguista
Membro Veterano

segunda fev 13, 2006 2:17 pm

oi de novo.
Fui buscar o macho (o castanho) à uma semana à loja e a fêmea foi para a irmã de uma colega minha, que queria um hamster (sabem como são os mais novos, querem tudo igual aos mais velhos :roll: ). Já juntei os meus, mas não se dão muito bem então ficam separados.
ontem voltei a juntá-los, mas num tabuleiro neutro. O Sparky continua armado em mauzão e "eriça-se" todo :roll:

agora tenho outro problema: a irmã da minha colega decidiu que queria um hamster igual ao da minha colega (uma fêmea siberiana) e já não quer mais o gerbo... Assim a Tita tem de sair de lá, mas acho que ainda "aguenta" mais uns dias... o facto de a mãe não gostar de "caudas" não ajuda (ainda não percebi qual o fetiche" das pessoas por caudas, tipo "ai eu gosto muito de hamsters mas é sem cauda :roll: ")

Bem, a minha maãe não me vai deixar ter mais um, de certeza, até porque isso implica mais uma gaiola, por isso tenho de arranjar uma nova casa para esta menina tão bonita, cinzentinha :roll:

Se a volto a por na loja a senhora passa-se :oops: haviam de ver a cara de felicidade quando a levei :(
Alguém interessado da zona de Lisboa/Cascais?
sportinguista
Membro Veterano

segunda fev 13, 2006 10:34 pm

só uma pergunta: os gerbos podem ficar na rua? Quer dizer, num telheiro abrigado e com a gaiola tapada com mantas, claro :-P É que a minha mãe teve a ideia maluca d eme deixar ficar com a menina, desde de que fossem todos recambiados para o telheiro, onde estão os piris, tb tapados :roll:

Não lhes faz mt mal :oops: :oops: :?: :?:
Responder

Voltar para “Exóticos”