Apuramento de responsabilidades, o q diz a lei?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

segunda out 17, 2005 11:55 am

olá!

Venho-vos colocar uma questão!

Passou-se o seguinte: dois dos meus gatos andam a vontade na rua, pois moro no campo e tenho bastante espaço para eles andarem a vontade.O gato é castrado e a gata tb está esterelizada, apesar do terreno ñ ser vedado eles muito, mas muito raramente se aventuram para longe.
O que se passa é que a minha vizinha tem um gato que ñ é castrado e de vez em quando lembra-se de aparecer e fazer estragos, ontem foi um dia desses, pois atrirou-se à minha gata e ficou um bocado "mal tratada".
Ora hoje ela foi a veterinaria (ainda ñ sei novidades) e vamos ver quanto vai ser a despesa... :?
O q eu queria saber é se ha alguma lei ou alguma coisa que diga quem é responsavel nestas situações!!! :evil: É q ñ é a primeira vez q o gato faz estragos e nos temos despesas por isso!
Se calhar muitas pessoas vão dizer q devia-os ter em casa, tudo bem, e tenho uma, alias duas, por motivos q agora ñ vêm ao acaso.Mas os outros dois estam habituados a terem esse espaço e à noite ficam sempre em casa.Andam apenas durante o dia a vontade deles por assim dizer e no territorio deles( nosso terreno).

Será q a minha vizinha ñ teria q pagar as despesas q somo obrigados a ter por causa do gato dela?
Última edição por Rafacavaleiro em segunda out 17, 2005 1:57 pm, editado 1 vez no total.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda out 17, 2005 12:11 pm

Não sei bem se a lei é igual para cães e gatos, mas de qualquer modo acho que iria ser dificil provar que foi AQUELE gato e não outro a fazer os estragos :? .

Espere mais um pouco, pode ser que por aqui passe alguém mais informado!

Xuga

P.S.- Uma sugestão: Mude o título do tópico para algo mais apelativo, do género "Apuramento de responsabilidades, o que diz a Lei". ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 17, 2005 1:26 pm

Rafacavaleiro Escreveu: olá!

Venho-vos colocar uma questão!

Passou-se o seguinte: dois dos meus gatos andam a vontade na rua, pois moro no campo e tenho bastante espaço para eles andarem a vontade.O gato é castrado e a gata tb está esterelizada, apesar do terreno ñ ser vedado eles muito, mas muito raramente se aventuram para longe.
O que se passa é que a minha vizinha tem um gato que ñ é castrado e de vez em quando lembra-se de aparecer e fazer estragos, ontem foi um dia desses, pois atrirou-se à minha gata e ficou um bocado "mal tratada".
Ora hoje ela foi a veterinaria (ainda ñ sei novidades) e vamos ver quanto vai ser a despesa... :?
O q eu queria saber é se ha alguma lei ou alguma coisa que diga quem é responsavel nestas situações!!! :evil: É q ñ é a primeira vez q o gato faz estragos e nos temos despesas por isso!
Se calhar muitas pessoas vão dizer q devia-os ter em casa, tudo bem, e tenho uma, alias duas, por motivos q agora ñ vêm ao acaso.Mas os outros dois estam habituados a terem esse espaço e à noite ficam sempre em casa.Andam apenas durante o dia a vontade deles por assim dizer e no territorio deles( nosso terreno).

Será q a minha vizinha ñ teria q pagar as despesas q somo obrigados a ter por causa do gato dela?
Se os estragos que o gato fez foi dentro da sua propriedade, SIM. Tem direito a indemnização pelos estragos.. nomeadamente consultas e tratamentos efectuados no seu animal.
Se os estragos... foram feitos fora da sua propriedade, portanto ou dentro da propriedade da sua vizinha ou outra, penso que NÃO pois os gatos estavam em igualdade de circunstâncias... andavam, ambos, em liberdade numa propriedade que não a sua... e ía ser pouco provável conseguir provas de qual deles começou a luta...!

Se for caso de tentar reaver os montantes gastos no vet, guarde sempre os recibos e peça ao vet um relatório dos ferimentos causados pela luta.

Leo

PS - esqueci-me de desejar as melhoras do bichano :oops:
Última edição por leonildecarvalho em segunda out 17, 2005 1:29 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Marisette
Registado: segunda mai 16, 2005 5:19 pm

segunda out 17, 2005 1:26 pm

Bem sobre esse tipo de leis tb n sei nada. se calhar so se apuram responsabilidades se por exemplo o gato provocar ferimentos ás pessoas tal como acontece com os cães, mas eu no seu caso dava uma palavrinha á vizinha pois para alem de a sua gata poder contrair doenças atraves da saliva dos outros gatos(qdo andam á porrada) é mto incomodativo termos despesas á conta dos outros. se fossem o contrario provavelmente tb n gostariam...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 17, 2005 1:53 pm

Marisette Escreveu: Bem sobre esse tipo de leis tb n sei nada. se calhar so se apuram responsabilidades se por exemplo o gato provocar ferimentos ás pessoas tal como acontece com os cães, mas eu no seu caso dava uma palavrinha á vizinha pois para alem de a sua gata poder contrair doenças atraves da saliva dos outros gatos(qdo andam á porrada) é mto incomodativo termos despesas á conta dos outros. se fossem o contrario provavelmente tb n gostariam...
Quando acontece nos cães, também há direito a imdeminização depois de provado qual o infractor...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rafacavaleiro
Membro Veterano

segunda out 17, 2005 2:40 pm

:evil: Que ira!!!Realmente é uma situação muito complicada!! É que tem lógica que o dono do animal seja responsavel pelos danos q ele possa causar, quer seja em pessoas ou animais, ñ é?Mas parece q ñ é assim tão facil como com os cães, por poder ser um animal "perigoso", o gato ñ é propriamente um animal perigoso, ñ quer dizer q um cão seja...mas percebem o q estou a querer dizer né. Segundo a vet q atendeu a minha xana é um bocado complicado "obrigar" a dona a assumir as despesas do tratamento por isso mesmo... E os estragos foram feitos na minha propriedade, e o q mais me irrita é q ñ é a primeira vez, para ñ falar das consequencias do ataque! :evil: Para evitar confusões nunca falamos muito a séria com a minha vizinha, quando vinha em conversa lá diziamos q o gato dela tinha feito isto e aquilo mas pronto nada de mais, mas agora já começa a passar das marcas e vou dar uma palavrinha a ela como disse a Marisette, pq ñ consigo ficar calada com isto assim!Sinceramente ñ tou a contar q ela me pague alguma coisa mas pelo menos ñ fico calada!e vamos lá ver o q isto vai dar. :?

Em relação ao estado da Xana, teve q levar alguns agrafos em duas feridas e ta cheia de picadas das unhas, e tem alguns arranhoes causados por cedros por onde ela passou quando tentava fugir dele. :( Já ta a ser medicada e pronto, lá tá a pobrezinha de funil na cabeça. :( :?

Obrigada a todos pelas respostas.

Como a texuga sugeriu mudei o titulo do topico.assim fica melhor e é mais explicito. :)
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

segunda out 17, 2005 3:08 pm

Perigoso ou não, o dono é sempre responsável pelos estragos cusados por um animal seu numa propriedade alheia. Nem que fosse partir-lhe um vidro, ou rasgar-lhe um cortinado. Tente chamar a sua vizinha à razão mas não deixe de fazer valer os seus direitos. As melhores da bichaninha.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda out 17, 2005 4:26 pm

Olá boa tarde,

Sendo um terreno sem gradeamento ou muro, ou seja, estando em aberto, parece-me muito dificil provar aonde estavam os gatos quando lutaram. A não ser que hajam por exemplo fotos, ou eventualmente, testemunhas. Se bem que a dona do outro gato também possa testemunhar que se passou tudo no terreno dela. Parece-me uma situação um pouco complicada de resolver. Talvez fosse boa ideia, fazer as coisas com calma, porque isto de vingança de vizinhos às vezes traz consequências menos boas para os nossos próprios animais. Quem sabe consegue fotografar o gato a andar no seu terreno e apresentar uma queixa. Mas parece-me tudo um pouco dificil de resolver.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Rafacavaleiro
Membro Veterano

segunda out 17, 2005 5:05 pm

pois é luMaria, é muito complicado e nem queria estar a entrar por esse caminho pq ai é q ha confusão. Se bem q é muito dificil ter acontecido alguma coisa no terreno dela pois o gato dela ñ para em casa e o terreno q ela tem é minusculo e é ocupado principalmente por casas. :? Daí o gato se estender para terrenos alheios, para alem de ñ ser castrado o q faz com q tenha q ter um territorio maior para ele... Se ela castrasse o gato já era uma grande ajuda, e é isso q vou tentar fazer-lhe ver, pq é quase impossivel obriga-la por lei a pagar as despesas.Se a pessoa tiver bom senso nem é preciso recorrer a leis coisa q hoje em dia é muito dificil. :?
Como disse tenho q agir com calma e apresentar queixa ñ é a melhor decisão, pois nem iam fazer caso de mim ñ adiantando nada e só me ia dar dores de cabeça e quem sabe ainda sobrava para os pobres animais q ñ tem culpa nenhuma nem dos donos q têm. :? Vou falar com ela para ver no q dá.

Mais uma vez obrigada pelas respostas, eu vou dando noticias.
Rafacavaleiro
Membro Veterano

terça out 18, 2005 2:52 pm

Boa tarde

Pois é, já falei com a minha vizinha! E como eu estava a espera ñ manisfestou qualquer interesse em pelo menos ajudar nas despesas. A primeira resposta q deu foi: " Ó rafaela, o que é que queres que eu faça ao gato?Só se eu o prender ou leva-lo para qualquer lado"
:evil: Há pessoas q ñ deveriam ser chamadas de pessoas... :? Bem eu tentei-lhe fazer ver q se gosta do animal uma solução viavel era ela castrar o gato (ela salvo seja). Já ajudava bastante.Era essa a ideia dela quando ele era novinho, ou pelo menos dizia ela, mas deixou-se ficar.E melhor o gato andar todo arranhado do q gastar dinheiro. :? O pior é q eu gastei dinheiro, e continuo a gastar por causa do gato dela!! :evil:
Enfim, pelo menos falei com ela , fiz-lhe ver o nosso lado e espero q ela pense bem no assunto e resolva castrar o gato, q já era um bom principio. Já agora pergunto-vos, o gato pode ser castrado em qualquer idade ñ é?O ideal seria quando tem entre os 6 e 8 meses né?mas penso q ñ haja problema... É q o gato dela já tem 2 anos e meio mais ou menos...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça out 18, 2005 3:01 pm

Rafacavaleiro Escreveu: Boa tarde

Pois é, já falei com a minha vizinha! E como eu estava a espera ñ manisfestou qualquer interesse em pelo menos ajudar nas despesas. A primeira resposta q deu foi: " Ó rafaela, o que é que queres que eu faça ao gato?Só se eu o prender ou leva-lo para qualquer lado"
:evil: Há pessoas q ñ deveriam ser chamadas de pessoas... :? Bem eu tentei-lhe fazer ver q se gosta do animal uma solução viavel era ela castrar o gato (ela salvo seja). Já ajudava bastante.Era essa a ideia dela quando ele era novinho, ou pelo menos dizia ela, mas deixou-se ficar.E melhor o gato andar todo arranhado do q gastar dinheiro. :? O pior é q eu gastei dinheiro, e continuo a gastar por causa do gato dela!! :evil:
Enfim, pelo menos falei com ela , fiz-lhe ver o nosso lado e espero q ela pense bem no assunto e resolva castrar o gato, q já era um bom principio. Já agora pergunto-vos, o gato pode ser castrado em qualquer idade ñ é?O ideal seria quando tem entre os 6 e 8 meses né?mas penso q ñ haja problema... É q o gato dela já tem 2 anos e meio mais ou menos...
Infelizmente há muitas pessoas que pensam dessa forma, o gato é para andar na rua e é o salve-se quem puder :x ...

Quanto à castração, não há problema algum em castrá-lo com 2 anos, a única questão é que a agressividade pode não passar como nós gostariamos... Um gato com 2 anos já tem manias e vícios, e isso por vezes não desaparece com a castração. Mas isto não é regra! ;)

Quanto ao título do tópico ;) ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Rafacavaleiro
Membro Veterano

terça out 18, 2005 3:26 pm

olá texuga

é verdade, obrigada pela sugestão do titulo.Realmente fiz o topico um bocado a pressa e ñ tinha ideia nenhuma mais sugestiva para o titulo. E a sua deu jeito. :) ;)

Pois é, a gato até podia andar na rua se a pessoa tivesse condições para ele andar a vontade, terreno vedado e assim... mas pronto... Ainda ha muita gente q pensa assim como ela.
Em relação à castração, apesar de ñ passar a agressividade o gato perde aquela vontade de andar atras das gatas ñ é?Seria meio caminho andado para ele ñ andar por aí à procura de gatas. ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta out 19, 2005 9:08 am

Rafacavaleiro Escreveu: Em relação à castração, apesar de ñ passar a agressividade o gato perde aquela vontade de andar atras das gatas ñ é?Seria meio caminho andado para ele ñ andar por aí à procura de gatas. ;)
:roll: Pois, isso em principio pode não se verificar. O meu macho iniciou a puberdade aos 6 meses, tanto que tive uma ninhada de um pai ainda com 8 meses, nem me apercebi de que se andava a passar uma grande pouca vergonha nas minhas costas. Resultado, de agressivo nunca teve nada, mas sempre que há uma gata com o cio no meu prédio ele entra em parafuso, não marca território, mas mia, quase come as janelas e qualquer objecto serve para...enfim... A veterinária diz que um gato castrado depois de ter tido o conhecimento da questão, normalmente tem tendência a continuar a querer gatinhas, mas pelo menos a situação aguenta-se bem. Claro que não acontece com todos, mas tem mais probabilidades de acontecer. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quarta out 19, 2005 1:45 pm

Texuga disse:

Infelizmente há muitas pessoas que pensam dessa forma, o gato é para andar na rua e é o salve-se quem puder :x ...

Deparamo-nos com esta situação, com excessiva frequência.
Isto passou-se comigo, ontem, quando fui ao Vet com uma das minhas gatas. Estava um rapaz com um gatão lindo, ao metermos conversa ficámos a saber que aquele bicharoco, tinha 5 Kgs. de peso, 80 cm de comprimento e... 5 meses de idade. No decorrer da conversa percebemos que o dono não tem intenção nenhuma de o mandar capar, o gato passa a maior parte do tempo no quintal, só tem aquele, portanto quando fôr adulto oa vizinhos que se arranjem com as suas gatas, ou gatos. Ainda lhe tentei dizer, que já faltava pouco tempo para o gato procurar acasalar. Poderá fugir, lutar com outros gatos, sei lá acontecerem os vários problemas que se sabe, mas o rapaz, olhou para mim como se fosse maluca e ficou-se na sua.

O gato é enorme, saberá defender-se, o problema não é dele :o :o :o

Mas aquela deslocação ontem ao Vet teve mais casos, estes com cães, ou por outra, com donos de cães. Estava uma Senhora com um boxer na rua, pela treta, porque dentro da sala estavam, os "portáteis" sem trela, completamente à vontade. Havia um caso de um cão ao colo da dona, somente porque deveria estar muito doente é que estava quieto e qual não é o meu espanto, quando a dona diz que o cão já tinha sido atropelado por dois carros seguidos, porque ao sair dali do Vet, ia tão assustado que fugiu, não sei se o estado dele era consequência desses atropelamentos, mas a trela? nem vê-la e quando era para entrar na sala do consultório, fugiu novamente e teve que ser agarrado :oops: Mais esta rapariga diz ter vinte e tal gatos e cinco cães :roll:

Talvez os Vet's devessem começar a exigir às pessoas que levem os seus animais seguros.

Um abraço
Isabel[/quote]
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quarta out 19, 2005 1:55 pm

Texuga disse:

Deparamo-nos com esta situação, com excessiva frequência.
Isto passou-se comigo, ontem, quando fui ao Vet com uma das minhas gatas. Estava um rapaz com um gatão lindo, ao metermos conversa ficámos a saber que aquele bicharoco, tinha 5 Kgs. de peso, 80 cm de comprimento e... 5 meses de idade. No decorrer da conversa percebemos que o dono não tem intenção nenhuma de o mandar capar, o gato passa a maior parte do tempo no quintal, só tem aquele, portanto quando fôr adulto oa vizinhos que se arranjem com as suas gatas, ou gatos. Ainda lhe tentei dizer, que já faltava pouco tempo para o gato procurar acasalar. Poderá fugir, lutar com outros gatos, sei lá acontecerem os vários problemas que se sabe, mas o rapaz, olhou para mim como se fosse maluca e ficou-se na sua.

O gato é enorme, saberá defender-se, o problema não é dele :o :o :o

Mas aquela deslocação ontem ao Vet teve mais casos, estes com cães, ou por outra, com donos de cães. Estava uma Senhora com um boxer na rua, pela treta, porque dentro da sala estavam, os "portáteis" sem trela, completamente à vontade. Havia um caso de um cão ao colo da dona, somente porque deveria estar muito doente é que estava quieto e qual não é o meu espanto, quando a dona diz que o cão já tinha sido atropelado por dois carros seguidos, porque ao sair dali do Vet, ia tão assustado que fugiu, não sei se o estado dele era consequência desses atropelamentos, mas a trela? nem vê-la e quando era para entrar na sala do consultório, fugiu novamente e teve que ser agarrado :oops: Mais esta rapariga diz ter vinte e tal gatos e cinco cães :roll:

Talvez os Vet's devessem começar a exigir às pessoas que levem os seus animais seguros.

Um abraço
Isabel[/quote]
Responder

Voltar para “Gatos”