Como começar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta out 19, 2005 2:49 pm

7 dias é pouco para um aquário ciclar, mesmo muito pouco !

Eu não aconselho a introdução de peixes antes dos 15 dias e mesmo assim não é tempo sufeciente para garantir que o aquário já tenha condições.

A habituação dos peixes foi bem feita, portanto não é por aí que o peixe morreu.

É também preciso ter em conta que alguns destes peixes são apanhados no meio selvagem, sendo a sua sobrevivência em aquários muito baixa, pois dificilmente estes correspondem aos parâmetros do seu local de origem.
Adicionalmente o peixe pode já ter vindo com problemas da loja.

De qualquer forma, como o aquário não está à suficiente tempo a ciclar, não se pode dizer qual a causa da morte do peixe.

Não introduzas mais peixes antes de passar pelo menos 1 mês.
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

quarta out 19, 2005 5:44 pm

Se quiseres mesmo um ciclo bem feito aconselho-te a fazeres o que a Mariabogas te indica, espererares um mês, caso contrário, ao final de 15 dias podes sempre por uns platys que são peixes super resistentes e que te vão ajudar a acelerar a ciclagem do aquario.
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

quarta out 19, 2005 5:45 pm

Se quiseres mesmo um ciclo bem feito aconselho-te a fazeres o que a Mariabogas te indica, espererares um mês, caso contrário, ao final de 15 dias podes sempre por uns platys que são peixes super resistentes e que te vão ajudar a acelerar a ciclagem do aquario.
_Ocean_
Membro Júnior
Registado: quinta ago 04, 2005 12:06 pm

quarta out 19, 2005 11:14 pm

Na loja dos animais disseram-me para esperar 5 dias e que qd conseguisse estabelizar o Ph podia logo por peixes. Tenho-me guiado pelas dicas deles. Já agora talvez me saibam responder, tenho por enquanto apenas 2 Neons e reparei que um deles é esguio mas o outro tem uma barriga bem proeminente. Será que um é macho e outro é femea ou nao tem nada a ver?
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 9:36 am

O interesse das lojas é vender. Se te morre um peixe, eles deduzem que vais logo comprar outro para substituir o 1º e por aí fora.

As dicas que te estou a dar é anos de enganos, lêr e ouvir pessoas que estão à mais tempo em aquariofilia do que eu.

Um aquário leva imenso tempo a estabelizar. Um de água salgado, por exemplo, só aos 6 meses começa a estabelizar e só ao fim de 2 anos começa a ter as condições ideais e manter o ecossistema perfeito.

Um de água doce passa por muitas fazes, a primeira do ciclo e criação da colónia de bactérias. Depois, se tiveres plantas, que eu vivamente recomendo, começa a estabelização à volta destas.
Provavelmente ha-des passar pelo aumento de algas, pelo excesso de comida e restos, por doenças introduzidas por novos habitantes ... e só ao fim de por volta 6 meses, é que começas a verificar que passam 15 dias e o aquário mantem a água limpa, plantas verdes e viçosas, peixes saudáveis e nem sequer lhe tocaste.

Um aquário após a sua montagem inicial, deve ser deixado quieto, devendo-se fazer trocas parciais de água semanalmente, manutenção do filtro, e principalmente, observação por forma a detectar folhas ou peixes mortos, restos de comida, sinais de doença, alterações de comportamento dos peixes, ...

Um aquário só é verdadeiramente bonito após, cerca de 1 ano, em que os peixes cresceram, as plantas estão saudáveis e está um ecossistema criado e equilibrado.

Portanto decide os peixes, as plantas, a decoração e depois mantem o que tens, não esquecendo que uma nova introdução significa <<perigo>> para os habitantes que lá estão.

Quanto aos teus neons, pode estar a acontecer 2 coisas, ou realmente tens uma fêmea e macho, estando a fêmea cheia de ovos. Ou tens um peixe doente !
_Ocean_
Membro Júnior

quinta out 20, 2005 2:46 pm

entao assim que devo fazer?
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 4:00 pm

Estar quieto !

Se fôr uma doença, já está num estado avançado, portanto nada a fazer.

Ovos, também nada podes fazer, pois os ovos de neon só sobrevivem em condições muito particulares (podes investigar na net)

De resto, é esperar e vêr.
_Ocean_
Membro Júnior

quinta out 20, 2005 4:57 pm

e eu q pensava q ter um aquario era relaxante... coitadinho do meu peixinho... desta é q o meu bebe nasce antes do tempo...
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 21, 2005 9:46 am

Um aquário é relaxante e se as pessoas aprendessem a estarem quietas e esperar com muita paciência.

Mas a impaciência normalmente gere as pessoas e então dá-se as asneiras e a desistencia.

Eu também fui assim, mas aprendi !
_Ocean_
Membro Júnior

sexta out 21, 2005 11:06 am

Eu nao estou a pensar em desistir. :?
Eu estou em casa de baixa de parto e vou ser mamã daqui a um mês por isso tenho tempo para cuidar das coisas. Se por acaso vir que os peixes nao estao bem de saude por minha causa, prefiro doar a alguem q cuide bem deles e começar do inicio. Deixar ciclar o aquario como dever ser desta vez.
Apenas me preocupo com a saude dos meus animais, sejam eles qual forem.
Tive um peixe de àgua fria q viveu 4 anos, tenho um passarito q já tem 10, tive um gato q viveu quase 15 anos. Eu estimo todos os meus animais e se for melhor para eles( os peixes) nao estar neste aquario farei o que for preciso.
Apenas segui os concelhos do dono da loja que pensei serem os mais correctos. :|
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 21, 2005 11:25 am

Agora o melhor é mesmo dar tempo ao tempo.

Se verificar que mais algum peixe apresente sintomas de doenças, então outra acção pode-se fazer.

Sintomas:
1- Apáticos
2- Escuros ou esbranquiçados
3- Fungos
4- Barbatanas a desfiarem
5- Pontos brancos
6- Barrigas encovadas ou dilatadas
7- Olhos esbranquiçados
8- Respiração ofegante
_Ocean_
Membro Júnior

sexta out 21, 2005 1:54 pm

Estive a verificar e eles estao normalissimos.
Continuam super activos e sem alteraçoes, apenas um dos neons tem a barriga grande mas continua super activo e alimenta-se normalmente.
_Ocean_
Membro Júnior

segunda out 24, 2005 2:22 pm

os peixes continuam sem alteraçoes quer a nivel fisoco quer a nivel comportamental. será seguro introduzir novos peixes?
Responder

Voltar para “Peixes”