Novo ataque do JN

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta dez 12, 2002 3:37 pm

Imagem

From: Gonçalo Graça Moura
Date: quinta-feira, 12 de Dezembro de 2002 15:33:52
To: [email protected]
Subject: ainda os cães

Caro Provedor,

Mais uma vez lhe escrevo, certo que mais uma vez vou ficar sem resposta... mas o JN faz gáudio na sua campanha contra os cães, e desta vez foi uma raça da qual creio que não há nenhum exemplar em Potugal e que é utilizada hoje em dia como animal de companhia...

Falo, infelizmente, da infeliz (desculpar-me-á a redundância) legenda da imagem publicada pelo JN na rubrica "à volta do planeta" do passado dia 10 de dezembro, sobre o bedlington terrier, em que só faltou dizer que comiam criancinhas... Caro Provedor, porquê este ataque cerrado? será apenas um piscar de olhos ao Dr. Rui Rio? as listagens de raças a que o JN faz constantemente referência são demasiado idênticas às da pouca saudosa proposta de lei 256/VII da autoria do mesmo autor do "há corrupção na câmara do porto, nunca lá fui, nunca contactei mas como toda a gente diz que há é porque há"... ao fim de 9 meses de mandato só foram descobertos dois casos menores...

Permita-lhe que lhe pergunte se a linha de orientação do JN vai assestar armas a seguir sobre as raças portuguesas, nomeadamente sobre os podengos, que por razões funcionais têm um temperamento parecido com o dos terriers, ou se vai atacar os serras da estrela, ou os cães de água (afinal um cão que saiba nadar é um perigo porque pode vir dar amonas nas piscinas públicas), essa raça portuguesa mais apreciada no estrangeiro do que cá?

No fundo, meu caro Provedor, aquilo que eu gostaria de saber e que sei que tal como esta missiva vai ficar sem resposta é porque é que o JN tem medo dos cães? porque é que há tanta raiva contra o melhor amigo do homem? ou não há notícias suficientes e ao exemplo do "Das Bild" da Alemanha é necessário fabricar um novo inimigo público n.º1? lembro o meu caro Provedor que o "Das Bild" foi condenado pela alta autoridade da comunicação social alemã por levar ao incitamento à violência... até cães-guias de cegos foram atacados enquanto a imprensa fechava os olhos... para não falar de cães apedrejados à frente de crianças e mesmo de animais imolados pelo fogo... espero que por cá não aconteça isso...

Não estou zangado com o JN, estou triste e desiludido... conseguiram alterar o mais velho axioma do jornalismo para "um cão que morde um homem é notícia... depois de vermos de que raça é..."

Gonçalo Graça Moura
Canicultor

Representante em Portugal da DogsAtRisk
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta dez 12, 2002 3:52 pm

agora já se consegue ver a imagem
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta dez 12, 2002 3:54 pm

Realmente Gonçalo,
É de uma pessoa se revoltar :evil: :evil: :evil: :evil: ~

Quando é que vão parar com esta porcaria, com a hipocrisia do sensacionalismo, com a moda da notícia barata para apelar aos instintos mais básicos de quem não é conhecedor e não se interessa por saber a verdade :evil: :evil: :evil:

Diga o que é preciso fazer para contribuir para a extinção destas porcarias para ajudarmos a dignificar os nossos queridos amigos de 4 patas :( :( :(
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta dez 12, 2002 3:56 pm

só agora consegui ver afoto e o comentário é mesmo NOJENTO :evil: :evil: :evil: :evil: nunca comprei o jornal de noticias mas não vou comprar NUNCA :x :x :x :x
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quinta dez 12, 2002 3:59 pm

Por um lado é bom que se chamem perigosos atodos os cães...o que é verdade!
Por outro é mau.

Descobri este site..e acho que vis gostar..

ja agora a associação esta air pra frente...depos te dou mais noticias..

http://www.ovcharkadogs.com/foxfire_index.htm
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

quinta dez 12, 2002 4:07 pm

Bem, é de muito mau tom esta "notícia" publicada num conhecido diário rotulado como um dos melhores do país... Melhores só se for na secção política ou económica porque na secção sencionalismo, é do mais rasco que há (e desculpem não encontrar outro termo que melhor se adapte).
Apenas frases light para falar daquilo que não conhecem, e o pior: expôr aos milhões de leitores que têm e que para o resto da vida vão acreditar fielmente em tudo o que esses senhores publicaram.

Fez muito bem em enviar o e-mail. Vou-lhe seguir o exemplo.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta dez 12, 2002 4:09 pm

Gonçalo, parabéns pelo seu mail.

Realmente, e como diz a Pakika, isto está cada vez pior. Só a título de curiosidade há uns dias atrás tinha aqui uma revista com um Rott na capa e passa aqui um colega meu que olha para a dita e exclama: "Xiiii, esse é um daqueles muita maus, né?"..... e ainda por cima este meu colega tem uma Cocker. Agora pergunto eu, se até as pessoas que gostam e que convivem com cães, começam a recear as tão afamadas "raças perigosas" que futuro se avizinha?

Também eu estou consigo no que for preciso.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta dez 12, 2002 4:35 pm

Olá

Não achem estranho esta legenda. Qualquer dia um repórter deste jornal passa por mim quando andar a passear os meus cães e já está. Mais uma raça perigosa: o whippet.

Excelente carta a do Gonçalo. Parabéns.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta dez 12, 2002 4:49 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Oh Nel,
então não sei o que dirão quando virem o Oscaar :o :o :o
As pessoas já passam para o outro lado da rua a comentar: " Já viste bem o ar dele? Olha só para aquele olhar, é mesmo perigoso!!".
O que vale é que me contenho para não responder, pois pode crer que se abrisse a boca, a vontade é mesmo por a mão na anca, calçar o chinelo e dizer das boas :roll: :roll: :roll:

Por enquanto vou-me contendo, até ao dia..........
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quinta dez 12, 2002 5:11 pm

Qual é a raça do oscar..

Nuno :o

:idea: colque um lenço ao pescoço a dizer (adoro pessoas)

Eu ando com um no meu pit e ajuda...
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta dez 12, 2002 5:12 pm

Portugal segue os bons e os maus exemplos, doutros países, com uma diferença: sempre com vários anos de atraso.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quinta dez 12, 2002 5:35 pm

Só para partilhar um episódio onde se nota um certo racismo (sim, é mesmo a palavra certa) das pessoas em relação aos cães.

Tinha ido à praia com minha namorada e levei os cães, o Nubi e a Lucy (uma pastor alemão preta, da idade do Nubi, pertença da minha namorada).

Ela, a Lucy, é muito brincalhona e muito meiga. Não faz mal a uma mosca.

Acontece é que quando o Nubi ia ter com as pessoas que passavam para pedir festas, estas (normalmente) davam, quando era a Lucy (que por vezes ia com o Nubi) as pessoas afastavam-se com medo, e ainda faziam comentários tipo "deixar um cão destes à solta na praia...sabe-se lá o que pode fazer." etc.

Isto baseado apenas no aspecto da cadela! Só porque é toda preta e tem um aspecto "mais de lobo".

E ela (como o Nubi) ia ter com as pessoas de orelhas em baixo e a abanar a cauda.

Que as pessoas não quisessem fazer festas tudo bem, mas faziam ao Nubi e vinha a Lucy e quase que fugiam logo...

Até parece que há cães de primeira e cães de segunda...

Fico feliz por as pessoas aceitarem o Nubi, mas fiquei furioso pela atitude de rejeição face à Lucy.

Isto aconteceu não com uma nem com duas pessoas, foram várias a repetir a cena.

Não compreendo.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta dez 12, 2002 5:43 pm

Ora aqui está uma linda notícia! Ainda bem que existe o JN para porteger os pobres cidadãos indefesos contra estas peste que são os cães (leia-se feras perigosas)!:o :o :o

Agora pergunto eu: e quem é qu nos protege contra notícias deste género que surgem a torto e direito na comunicação social; contra esses pseudo-jornalistas que escrevem não importa o quê, sem se preocuparem em verificar a veracidade do que escrevem? :evil:

Que sociedade é esta que preza os valores da mediocridade, ignorância e sensacionalismo? Será que não há nada a fazer? Já falta pouco para termos notícias como "Homem morde cão em legítima defesa"!!!

Junto a minha indignação à vossa!!!! :x :x :x

Rute
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

quinta dez 12, 2002 6:52 pm

O meu contributo, apesar de duvidar que sirva para alguma coisa:

Caro Provedor,

Neste momento já coloco em causa se a sua função servirá para alguma coisa.

Já nem falo da publicidade duvidosa que nos salta à vista quando abrimos o site JN nem da quantidade de janelas que tanto irrita o leitor, acabando por o afastar...

A gota de água foi mesmo a paupérrima notícia que um vosso colaborador, a roçar a fronteira entre a demência e a mais pura ignorância, publicou sobre cães. Cães que estão alinhados para um desfile de beleza, são tratados como máquinas assassinas. Não compreendo.

Infelizmente o vosso respeito pelos leitores (no meu caso, passo a ex-leitor), é mínimo se existe sequer, pelo que nem vou esperar por uma resposta, muito menos uma correção a tal atrocidade jornalística. Peço apenas que justifique a sua posição como Provedor e alerte quem de direito para a "parvónia" que está a tornar-se a comunicação social portuguesa, a começar pelo JN.

Passe bem.

Angelo Faria

PS: O suposto escriba que não se atravesse na frente do meu cão, pois sendo um Golden (conhecido por ser dos mais sociáveis), sou bem capaz de o atirar contra as nádegas do ignorante.
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quinta dez 12, 2002 9:41 pm

Alguém sabe quem foi o mentecapto que escreveu aquela legenda?

cumprimentos

joseluis
Responder

Voltar para “Cães”