Ração com frango e gripe das Aves

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RAFALINDO
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:17 am

quarta out 19, 2005 4:59 pm

Boa tarde!
Perdoem-me a ignorância, se de facto estou a dizer algo de absurdo!
Mas será que é seguro continuar a comprar ração com base em frango para os nossos amiguinhos, com esta história da gripe das aves?
Agradeço esclarecimentos dos mais entendidos.
Cumprimentos a todos
Carla
:oops:
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta out 19, 2005 8:40 pm

Penso que será seguro, tal como é seguro para nós comer carne de frango.

As entidades sanitárias dizem que não há perigo de contágio da gripe das aves para os humanos, se a carne destas estiver bem cozinhada.

Penso que o mesmo se pode aplicar aos animais, além de ainda não haver casos registados em Portugal.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
RAFALINDO
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:17 am

quinta out 20, 2005 8:50 am

Obrigada pela sua resposta, mas ainda não estou completamente esclarecida (ou descansada).
Na maioria das vezes, as rações não são fabricadas no país.
A doença das "vacas loucas" também se transmitiu aos animais devido ao consumo de rações fabricadas noutros países feitas a partir de carnes contaminadas.
Cumprimentos
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 20, 2005 8:53 am

Bom dia,

Por enquanto o virús morre quando sujeito a altas temperaturas, temos vindo a ser alertados para o facto de não haver perigo no consumo da carne. É uma questão de acreditar ou não.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta out 20, 2005 9:00 am

Pelo que sei o vírus não se transmite pela carne embora ela tenha que ser bem cozinhada, mas sim pelo contacto com as aves doentes.

Sei que na Inglaterra a caça com os cães foi proibida.

Agora se mesmo assim tem dúvidas, em vez de ração de aves compre outra ração, é simples... :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 9:03 am

imarcelo Escreveu: Agora se mesmo assim tem dúvidas, em vez de ração de aves compre outra ração, é simples... :)
Aqui entra o busilis, não há no mercado rações isentas de carne de ave. A veterinária da minha cadela fez uma busca enorme, para tentar encontrar uma ração sem carne de aves, porque ela faz alergia. Só vegetariana, todas as outras, numa percentagem maior ou menor, utilizam carne de aves. A ração vegetariana, continúa a pecar pela falta de sabor apelativo, bem tentei, mas a cadela mandou-ma comer a mim. :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

quinta out 20, 2005 9:04 am

No que diz respeito à gripe das aves, o virus transmite-se por via aérea, ou seja, através das vias respiratórias. Há perigo de contágio, tanto para humanos como para animais, se manipular "tocar" num animal vivo, numa carcaça (por exemplo, a depenar) ou em ovos, existe o perigo de inspirar e estar a ser contaminado pelo virus. No caso da carne que compra no talho, desde que seja bem cozinhada, não representa perigo de maior.

O mesmo acontece com a ração para os cães. Passa por todo um processo de confecção, a altas temperaturas, o que não permite a sobrevivência do vírus...

Relativamente aos cães, eles também não estão 100% seguros. Tal como nós, podem ser infectados. Evitem que os vossos cães tenham contacto com aves "selvagens". Atenção que as primeiras aves migratórias já chegaram a Portugal!! Cuidado na praia, com as gaivotas que se aproximem, cuidado com os pombos, pardais, tordos e por aí fora....

E se tiverem aves em casa, protejam-nas para que não entrem também em contacto com outras aves. As aves têm uma resistência baixa ao vírus, e morrem em poucas horas. Eu tenho piriquitos e rolas brancas e é comum as pombas e os pardais irem comer os restos. Fiz uma protecção em plástico para não haver contacto.

Cuidado sobretudo as pessoas que vivem em zonas mais "campestres", não deixem os cães à vontade, a correr no meio do campo, porque podem ter contacto com aves. E muita atenção à caça!!! Nesta altura, é mesmo de evitar!!!

Protejam-se e protejam os vossos animais!!!
imarcelo
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 9:09 am

À partida se uma ração, diz que é de coelho, borrego, ou carne de vaca, eu acredito, agora se realmente todas as rações têm aves, é um problema !

Quando foi da doença das vacas loucas eu não dava rção que contivesse carne de vaca. Às tantas andou sempre a comê-la e eu sem saber.

Já não digo nada!

:roll:
<p>Isabel</p>
<p>&nbsp;</p>
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

quinta out 20, 2005 9:20 am

Atenção que a gripe das aves e a doença das vacas loucas não têm nada a ver, em termos de transmissão...

Mais uma coisa: muito cuidado com os "có-cós" das aves, porque as fezes também são uma forma de transmissão do vírus!!!

Apesar dessa medida em Inglaterra (proibir caça com cães) ser uma salvaguarda para os cães e para os donos que lidam com eles, o grande problema está em que o caçador vai tocar na ave, e isso é suficiente para inalar o vírus!! E parece-me que essa proibição foi decidida antes de se falar na pandemia, mas não tenho a certeza se se trata da mesma medida.
LuMaria
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 9:23 am

imarcelo Escreveu: À partida se uma ração, diz que é de coelho, borrego, ou carne de vaca, eu acredito, agora se realmente todas as rações têm aves, é um problema !

Quando foi da doença das vacas loucas eu não dava rção que contivesse carne de vaca. Às tantas andou sempre a comê-la e eu sem saber.

Já não digo nada!

Imarcelo, tem de ler os rótulos. Por exemplo, eu compro ração de borrego, mas não tem só borrego, também tem uma percentagem de carne de aves. Vem nos rótulos informativos. ;)
imarcelo
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 9:47 am

LuMaria Escreveu:
imarcelo Escreveu: À partida se uma ração, diz que é de coelho, borrego, ou carne de vaca, eu acredito, agora se realmente todas as rações têm aves, é um problema !

Já não digo nada!

Imarcelo, tem de ler os rótulos. Por exemplo, eu compro ração de borrego, mas não tem só borrego, também tem uma percentagem de carne de aves. Vem nos rótulos informativos. ;)
Claro, isso tudo bem! Estava a ver é se haveria por exemplo frango num rótulo que não o referisse por exemplo, quem diz frango outra coisa qualquer, e isso sim era preocupante.

:)
<p>Isabel</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta out 20, 2005 4:46 pm

A veterinária da minha cadela fez uma busca enorme, para tentar encontrar uma ração sem carne de aves, porque ela faz alergia
ai, há, há. segundo um vet a carlota é alérgica a todo o tipo de carnes. durante um tempo, comeu uma ração hipoaler~´enica. não era vegetrariana. lá gostar, não gostou nada. acho que era a dermatosis
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 4:50 pm

anjjazul Escreveu:
A veterinária da minha cadela fez uma busca enorme, para tentar encontrar uma ração sem carne de aves, porque ela faz alergia
ai, há, há. segundo um vet a carlota é alérgica a todo o tipo de carnes. durante um tempo, comeu uma ração hipoaler~´enica. não era vegetrariana. lá gostar, não gostou nada. acho que era a dermatosis
O que se pretende é uma alimentação isenta de carne de aves. Não se pretende nenhuma ração de tratamento que não possa ser utilizada na base do sempre. E até agora, só mesmo a vegetariana. Mas espero que haja algo...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta out 20, 2005 4:56 pm

Não se pretende nenhuma ração de tratamento que não possa ser utilizada na base do sempre.
a carlota só deixou de comer essa ração, porque custava os olhos da cara e a coceira continuava :roll:
anjjazul
LuMaria
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 4:59 pm

anjjazul Escreveu:
Não se pretende nenhuma ração de tratamento que não possa ser utilizada na base do sempre.
a carlota só deixou de comer essa ração, porque custava os olhos da cara e a coceira continuava :roll:
E como é mesmo o nome correcto da ração? É que fiz uma pesquisa por esse nome e não encontrei nada. Se der para descobrir eu agradecía ;)
Responder

Voltar para “Cães”