quinta out 20, 2005 9:04 am
No que diz respeito à gripe das aves, o virus transmite-se por via aérea, ou seja, através das vias respiratórias. Há perigo de contágio, tanto para humanos como para animais, se manipular "tocar" num animal vivo, numa carcaça (por exemplo, a depenar) ou em ovos, existe o perigo de inspirar e estar a ser contaminado pelo virus. No caso da carne que compra no talho, desde que seja bem cozinhada, não representa perigo de maior.
O mesmo acontece com a ração para os cães. Passa por todo um processo de confecção, a altas temperaturas, o que não permite a sobrevivência do vírus...
Relativamente aos cães, eles também não estão 100% seguros. Tal como nós, podem ser infectados. Evitem que os vossos cães tenham contacto com aves "selvagens". Atenção que as primeiras aves migratórias já chegaram a Portugal!! Cuidado na praia, com as gaivotas que se aproximem, cuidado com os pombos, pardais, tordos e por aí fora....
E se tiverem aves em casa, protejam-nas para que não entrem também em contacto com outras aves. As aves têm uma resistência baixa ao vírus, e morrem em poucas horas. Eu tenho piriquitos e rolas brancas e é comum as pombas e os pardais irem comer os restos. Fiz uma protecção em plástico para não haver contacto.
Cuidado sobretudo as pessoas que vivem em zonas mais "campestres", não deixem os cães à vontade, a correr no meio do campo, porque podem ter contacto com aves. E muita atenção à caça!!! Nesta altura, é mesmo de evitar!!!
Protejam-se e protejam os vossos animais!!!