Estou a pensar em esterelizar as minhas três gatas, mas a vet é de opinião que o faça após ocorrer o primeiro cio, embora me dissesse que poderia fazer antes, no caso de ter gatas a conviver com gatos não castrados.
Como as minhas estão em casa e não há gatos por perto acho que poderemos aguardar. A dúvida que me surgiu é em relação ao comportamento durante o cio. Segundo sei, as gatas alteram o comportamento, ficando em stress e miando insistentemente. No entanto, pelo que já li e observei, os gatos dormem muitas horas durante o dia. A pergunta é: o sono fica alterado durante o cio? Passam a dorminr menos horas? Têm períodos de calma, ou mantêm-se a miar durante horas? E se as mantivesse em maior actividade durante o dia, mantendo-as mais tempo acordadas, será que diminui a vígilia nocturna?
Parece um pouco estranho todas estas perguntas, mas quero estar o mais informada possível. Não quero arranjar problemas com a vizinhança causados pelas minhas gatas, nem quero que a família se sinta incomodada (o "pai" das gatas já resmunga quando as ouve aos saltos de noite...)
Obrigada desde já a quem tiver paciência para me responder.