Afinal - Serra da Estrela Agressivo, como ficou ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 20, 2005 7:27 pm

Suri Escreveu:
Cara CindelP nem todos nascemos com especial aptidão para educar um cão e por vezes precisamos de ser ensinados. E há por aí mt boa gente que tem cães e nada sabe do assunto.
Eu não sou uma dona pipi nem criadora de caca, concordo com a necessidade da palmada correctiva dada na ocasião certa, mas daí a concordar com o dar pancada a um cão sem pensar em alternativas.. vai uma grande distancia para mim.

Sempre que haja uma alternativa ao bater, eu tento.
O meu 1º cão foi recolhido da rua, tinha um feitio muito complicado, e muito conseguimos dele com truques e formas de o levar a aprender a comportar-se.
Claro que por vezes tivemos de recorrer ao castigo fisico, mas nada mais que uma ou duas palmadas.

Pela minha formação cientifica concordo que medicar um cão é por vezes necessário.
Nem sempre os donos têm o sangue frio para educar o cão e há cães menos equilibrados.

Sou da opinião de que se dispomos de formas de controlar uma situação então porque é que não as utilizamos todas com o maior equilibrio possivel?

Cumprimentos
Suri
Ora nem mais ;)

Toda esta discussão nasceu por eu discordar com UM método sugerido...

Obrigado Suri

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta out 20, 2005 9:16 pm

De facto, não entendo certa gente. Não sabe lidar com o cão, pergunta o que pode ser feito, é-lhe dito o que pode ser feito, não concorda, se não concorda é porque percebe e sabe lidar com o cão, se sabe lidar com o cão porque pergunta? :roll:
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quinta out 20, 2005 9:29 pm

SeaLords Escreveu: De facto, não entendo certa gente. Não sabe lidar com o cão, pergunta o que pode ser feito, é-lhe dito o que pode ser feito, não concorda, se não concorda é porque percebe e sabe lidar com o cão, se sabe lidar com o cão porque pergunta? :roll:
ou trabalha com estatistica ou apetece-lhe uma pescadinha de rabo na boca....
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta out 20, 2005 10:37 pm

SeaLords Escreveu: De facto, não entendo certa gente. Não sabe lidar com o cão, pergunta o que pode ser feito, é-lhe dito o que pode ser feito, não concorda, se não concorda é porque percebe e sabe lidar com o cão, se sabe lidar com o cão porque pergunta? :roll:
É não é?? Afinal não sou o unico a não entender.

Ainda para mais com uma afirmação no género: Agressividade=Consanguinidade...

Mas o que mais me preocupa é o facto de pessoas que EU achava "Que diziam alguma coisa de jeito", ao contrário de uma grande maioria, se revelarem desta maneira...

Mas pronto... quem sou EU???

Sou apenas um "misero" membro deste fórum que cada vez é menos assíduo pelas razões algures citadas pelo PauloC.

Beijinhos fofos. (desculpa lá nelsonk, pelo plágio)...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta out 21, 2005 8:42 am

Para todos aqueles que não entenderam a minha posição em relação à sugestão da CindelP, eu volto a explicar:

Eu não concordo que se bata num cão com um FERRO e se deixe o cão a passar FOME durante 3 dias no sentido de o "amansar" e ponto final.

Eu por pedir sugestões tenho de aceitar de braços abertos a 1ª sugestão que me dão? Não sou livre de discordar? Será assim tão difícil de perceber que eu, apesar de ter pedido um conselho, não concordar com o método sugerido???

E Fang, eu digo sim coisas de jeito, mas quando as coisas seguem por certos caminhos, eu prefiro ignorar para não me irritar. Só lamento é que vocês não percebam e não aceitem a minha opinião/posição.

Sealords, eu normalmente até gosto de ler os seus posts, mas honestamente o seu comentário à minha posição, mais uma vez, não percebo. E o cão, mais uma vez refiro, não é meu... Cão meu não faria isto, de certeza absoluta, mas eu educo-os desde pequenos nunca os deixando chegar ao ponto onde este chegou. Mas isto sou eu...

Vocês faziam o que a CindelP sugeriu? E depois, quando o cão se virásse a vocês, o que é que faziam? Abatiam? Ou acham que isso nunca acontece? Já vi, infelizmente, alguns casos desses, em que o feitiço se vira contra o feiticeiro...

Eu só precisava de várias opiniões para me ajudarem a perceber o porquê da atitude do cão, e não estou a dizer, que a consanguinidade era igual a agressividade, como eu referi logo de inicio, PODERIA SER UMA DAS CAUSAS, não conheço o passado do cão nem os "abusos" de cruzamentos "inbreeding" que houveram nas gerações anteriores.

Mas claro, vocês gostam de isolar as palavras ou expressões de cada um ao vosso gosto, assim fazem como os jornalistas, tiram-nas do contexto original e o sentido da mesma expressão ou frase dá uma volta de 180º. Aí meus amigos, não há nada a fazer... :roll:

De qualquer modo, e apesar de este pequeno desentendimento se centrar na opinião de UMA forista, eu também li a opinião de outros que, assim como eu, discordaram da opinião da mesma e deram também eles sugestões, tão válidas como as da CindelP. Para mim, as opiniões dos foristas, desde que com o objectivo de ajudar, têm todas o mesmo peso. Houveram inclusivamente foristas que se dirigiram a mim, muito educadamente, por pm a darem as suas sugestões.

Obrigado mais uma vez,

Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sexta out 21, 2005 9:04 am

texuga Escreveu: ....Eu não concordo que se bata num cão com um FERRO e se deixe o cão a passar FOME durante 3 dias no sentido de o "amansar" e ponto final....

Mas claro, vocês gostam de isolar as palavras ou expressões de cada um ao vosso gosto, assim fazem como os jornalistas, e o sentido da mesma expressão ou frase dá uma volta de 180º. Aí meus amigos, não há nada a fazer... :roll:

....Texuga
8)

não se deve cuspir para o ar.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 21, 2005 9:06 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 1:11 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

sexta out 21, 2005 9:14 am

Sinceramente CindelP acho que a Sr.ª(sem ofensa) meteu os pès pelas mãos!
Agora acho que, não é insultando os restantes membros que vai revolser alguma coisa!
A CindelP sugeriu fome e sovas com paus, ferros e etc, e eu na minha modesta opinião não é assim que se resolve o comportamento de um cão!
O maximo que vai conseguir não é o cão pensa duas vezes para a proxima vez,mas sim ele ficar-lhe com imenso medo!
è muito diferente um cão nos obdecer por querer algo em troca do que uma cão nos obdeçer por medo!

cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 9:21 am

SeaLords Escreveu: Eu por acaso também não concordei com a sugestão da CindelP. Neste caso, em que já está provado que os donos são incapazes, sugeria o abate pura e simples.

Não concorda com deixar o cão passar fome? Pois eu acho uma excelente maneira do cão perceber que depende do dono e, portanto, está abaixo dele na hierarquia. Não concorda bater com um ferro? Pois dar uma palmadinha é que é perfeitamente ineficaz e arrisca-se a que o cão se volte e arranque um braço.

Não duvido que tenha recebido muitas sugestões, muitas delas muito cor-de-rosa e pitchupitchu. A questão é: serão eficazes? Pois ...
Não, muitas das sugestões não são de todo eficazes, muito menos as pitchupitchu, essas então eram ouro sobre azul... para o cão, claro!

Quem vai ter de ter mão naquele cão, vai ter de ser precisamente a atacada, ou seja A donA, infelizmente duvido que ela consiga :roll:
Tenho pena desta situação...

Mas isto são apenas uns conhecidos meus e mais amigos da minha irmã que pediram sugestões...

Obviamente que a "palmadinha" nunca vai funcionar neste caso, mas um ferro :roll: ...
JUMP Escreveu: não se deve cuspir para o ar.
Não percebi esta sua intervenção...
Eu não isolei nada, apenas referi a sugestão que a CindelP deu para ESTE cão.

Cumprimentos,

Texuga
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 21, 2005 9:23 am

SeaLords Escreveu: Eu por acaso também não concordei com a sugestão da CindelP. Neste caso, em que já está provado que os donos são incapazes, sugeria o abate pura e simples.
Sei por experiência própria que às vezes métodos "violentos" são os necessários. Mas também sei, que ficam muitas dúvidas no ar para se poder fazer um diagnóstico. Ninguém conhece o animal, o grau de agressividade ficou um pouco dúbio. Não se pode avaliar o grau de agressividade deste cão pelas palavras da Xuga. Também sei, que não é agarrar e bater no animal com ou sem ferro, deixá-lo passar fome assim sem mais nem menos. Terá de ser gerido por uma pessoa que saiba o que está a fazer e de certeza este não será o caso. Porque se a pessoa não soube educar o cão até agora, não é de repente com dois ou três conselhos que o vai saber fazer. Portanto aquilo a que se arrisca é que o ferro, a mão e quem sabe o braço vão para o caneco.
Também não acredito em animais irrecuperáveis, claro que haverá excepções.
Sugerir o abate de um animal que não se conhece também me parece irresponsável, mesmo vindo de uma pessoa que me merece todo o respeito.
E Xuga, o interesse é ajudar o cão e os donos, penso que a Cindel o podería fazer, se bem que agora deve ter perdido a vontade.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta out 21, 2005 9:38 am

Tal como já foi referido n vezes, a técnica das sovas e da fome é apenas para casos extremos. Por mais que me custe a admitir, muito dificilmente ensinamos um cão que um comportamento é terrivelmente mau apenas com jogos psicológicos. Não suporto ver um animal a ser agredido mas, de facto, estou a ver que nada melhor para desencorajar comportamentos drásticos rapida e eficazmente do que medidas igualmente drásticas. O cão até pode ficar com algum medo do dono, e daí? Quando for hora de bricadeira, isso passa-lhe rápido.

Melhor exemplo do que a minha cadela não há. Comigo, dona pipi adepta das recompensas, ela atira-se aos cães que passam sem pensar duas vezes e nenhum tipo de gritos ou comandos a detém até ela chegar ao seu destino. Só pára quando apareço perto dela. Ralho com ela e dou-lhe umas palmadas e pancadas no focinho. Ela baixa as orelhas e vai para casa. Se passar outro cão dentro de 5 minutos, faz o mesmo. Com o meu marido, o castigador da casa, podem desfilar cães à sua frente um dia inteirinho que ela não faz caso deles. No máximo põe-se em atenção mas basta o meu marido emitir um som qualquer e ela recua logo. Vão dizer-me que eu consigo resolver isto sem recorrer à agressão física? Por mais que gostaria de acreditar, não consigo.
texuga
Membro Veterano

sexta out 21, 2005 9:42 am

Óbvio que o tratamento tem de passar por agressão, mas não do modo como sugeriram... :?
Umas boas "treladas" na fronha com uma trela de cabedal também tem efeito imediato, mas mais uma vez digo que, visto este cão atacar SÓ a donA, terá de partir dela a acção/reacção...

Xuga
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta out 21, 2005 9:42 am

LuMaria Escreveu: Sei por experiência própria que às vezes métodos "violentos" são os necessários. Mas também sei, que ficam muitas dúvidas no ar para se poder fazer um diagnóstico. Ninguém conhece o animal, o grau de agressividade ficou um pouco dúbio. Não se pode avaliar o grau de agressividade deste cão pelas palavras da Xuga. Também sei, que não é agarrar e bater no animal com ou sem ferro, deixá-lo passar fome assim sem mais nem menos. Terá de ser gerido por uma pessoa que saiba o que está a fazer e de certeza este não será o caso. Porque se a pessoa não soube educar o cão até agora, não é de repente com dois ou três conselhos que o vai saber fazer. Portanto aquilo a que se arrisca é que o ferro, a mão e quem sabe o braço vão para o caneco.
Também não acredito em animais irrecuperáveis, claro que haverá excepções.
Sugerir o abate de um animal que não se conhece também me parece irresponsável, mesmo vindo de uma pessoa que me merece todo o respeito.
E Xuga, o interesse é ajudar o cão e os donos, penso que a Cindel o podería fazer, se bem que agora deve ter perdido a vontade.
100% de acordo Lu, Acho que esta aqui tudo dito.. ;)
SDPMG_
Membro
Registado: sábado jul 16, 2005 8:17 am

sexta out 21, 2005 10:06 am

texuga

Código: Selecionar todos

[code:1]Umas boas "treladas" na fronha com uma trela de cabedal[/code:1]
... com a própria trela :!: ... o que leva o cão à rua :o :o :o :o :o

sim senhora D.Texuga ...sim senhora :o

mil vezes um ferro :!: :p
Última edição por SDPMG_ em sexta out 21, 2005 10:11 am, editado 1 vez no total.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 21, 2005 10:09 am

um Serra da Estrela com 4 anos e com graves problemas comportamentais... [trecho excluído por motivos óbvios] ...

O cão morde aos donos em circunstâncias específicas, ou seja, morde quando eles estão a sair do carro, aparece surrateiramente e morde, quando eles saiem de casa, do mesmo modo, e já mordeu a dona quando esta lhe deu um bocado de comida à mão, deu o 1º pedaço de comida e quando ía dar o 2º ele atirou-se à cara.
Na minha modesta opinião, este cão, já passou a fase dos "paninhos quentes". Ou há ali uma mão muito firme para tentar alterar esse comportamento ou, a alternativa, é o abate.
A sugestão da Nanci, dos três dias sem comer e só come se vier com a bolinha baixa, não me choca minimamente. Pelo contrário, tendo em conta a última parte do texto que transcrevi, parece-me muito adequada e nem acho que seja um sofrimento atroz para o cão. Se pensarmos que há crianças em África que são obrigadas a suportar períodos bem mais longos do que esse, três dias de jejum não passam de uma dieta mais rigorosa.
Já na parte do castigo corporal e embora o mesmo me pareça incontornável (e quando a Nanci fala num ferro, com certeza que não é no sentido de fracturar a coluna ao animal...), a minha dúvida reside na capacidade da dona para a sua aplicação e atitude face à possível reacção inicial do cão. Se o cão se “virar” será que ela se aguenta?...
De qualquer modo, neste caso e, mais uma vez, na minha opinião, os fins (evitar o abate) justificam os meios.
Responder

Voltar para “Cães”