PASTOR ALEMÃO - UM BECO SEM SAÍDA?
repetida
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Ainda bem que voltaste. É sempre um prazer rever-tejcsousa Escreveu:
Na verdade, há cerca de ano e meio, após algumas acusações que me foram feitas, resolvi abandonar este forum, tendo apagado as minhas intervenções aqui feitas até essa altura. De modo que a responsabilidade das reticências é apenas minha. Tomei essa decisão desgostoso com o rumo que o forum tomava na altura. Hoje, penso que foi uma decisão errada, pois acabei por facilitar o caminho àqueles que me acusaram. De modo que resolvi voltar a participar. Tão simples como isto...
José Carlos

Saudações
-
- Membro
- Registado: quinta set 15, 2005 9:41 pm
Não tenho mais nada para lhe dizer, quando não se quer ver a realidade , não vale a pena,mas já agora não sendo um clube reconhecido pela wusv como consegue que tenha um Alemão a julgar a Sieger em Portugal ,deve saber que tem de ser com o sim da wusv.
bjs
fim
bjs
fim
Olhe, Cristina, para quem diz que os outros "falam, falam, falam e não fazem nada", deixe-me dizer-lhe que com mensagens deste tipo está a enveredar pelo mesmo caminho...cristina100 Escreveu: Não tenho mais nada para lhe dizer, quando não se quer ver a realidade , não vale a pena,mas já agora não sendo um clube reconhecido pela wusv como consegue que tenha um Alemão a julgar a Sieger em Portugal ,deve saber que tem de ser com o sim da wusv.
bjs
fim
Afinal, pode concretizar as acusações que me faz (suponho que sejam acusações...)?
- que realidade é que eu não quero ver?
- que críticas é que me viu fazer ao novo e ao velho clubes?
- em que é que se baseou para me pedir que "respeite a raça"?
Enfim, esta é uma discussão que me parece um bocado sem sentido e em que você me imputa actuações menos próprias com alguma ligeireza e sem concretizar...
Eu percebo que você esteja de alma e coração com o novo clube e respeito isso. Eu tenho bons amigos na direcção do novo clube, sei o esforço que fazem e as excelentes intenções que os movem. Mas não nasci ontem e a avaliação que faço da situação diz-me que enquanto a novo clube não fôr oficialmente reconhecido pela WUSV, todos os regulamentos que tenha, e com os quais concordo, de pouco servirão, apesar das boas intenções que acredito serem as da sua direcção. Até essa altura, manterei a minha posição de me manter de fora como até aqui, respeitando posições como a sua mas pedindo também respeito pelas minhas.
Se vem o Heiz Sheerer julgar a sieger, óptimo, é um bom juiz e um criador experiente. Para mim, nada mais do que isso. Pode significar (e acredito que signifique) que o SV apoia o novo clube, mas como lhe disse antes, a mim o que me interessa são documentos oficiais, boas intenções não me servem de nada.
Eu não sei se a cristina, para além de sócia, ocupa algum cargo no novo clube, e esta discussão/comparação entre o clube novo e o clube velho não me interessa, até porque não acho que seja este o lugar apropriado para a fazer, e até porque os foristas que assumidamente se assumem como membros da direcção do novo clube aqui no forum se abstêm de nela participar.
Eu apenas disse que me inscreverei no clube que seja OFICIALMENTE reconhecido pela WUSV, e adopte os seus regulamentos por forma a que os cães portugueses possam concorrer nas monográficas estrangeiras sem precisar de pedir por favor aos clubes respectivos.
Quando isso acontecer REALMENTE, entregarei a minha proposta de admissão ao clube que me proporcionar essas condições. Se não ma aceitarem, também não virá daí mal ao mundo. As poucas ninhadas que fiz até agora foram feitas no cumprimento integral dos regulamentos de cria do clube espanhol, portanto já vê que não me limito a falar, falar, falar - cumpro NA PRÁTICA regulamentos que ainda não estão em vigor em Portugal...
Cumprimentos
José Carlos
Olá, Jaime.boerboelfan Escreveu:Ainda bem que voltaste. É sempre um prazer rever-tejcsousa Escreveu:
Na verdade, há cerca de ano e meio, após algumas acusações que me foram feitas, resolvi abandonar este forum, tendo apagado as minhas intervenções aqui feitas até essa altura. De modo que a responsabilidade das reticências é apenas minha. Tomei essa decisão desgostoso com o rumo que o forum tomava na altura. Hoje, penso que foi uma decisão errada, pois acabei por facilitar o caminho àqueles que me acusaram. De modo que resolvi voltar a participar. Tão simples como isto...
José Carlos:)
Saudações
É bom saber que continuas por aqui.
Abraço.
José Carlos
-
- Membro Veterano
Olá José Carlosjcsousa Escreveu:Olá, Jaime.boerboelfan Escreveu:Ainda bem que voltaste. É sempre um prazer rever-tejcsousa Escreveu:
José Carlos:)
Saudações
É bom saber que continuas por aqui.
Abraço.
José Carlos
De vez em quando venho cá para ver se a " poeira " já assentou e voltamos a ter um fórum com interesse como o que tinha antes.

Um abraço
[quote=jcsousa]
Já aqui levantei a questão noutro tópico de cruzar as duas linhas (bleza e trabalho). Embora pareça uma ideia sedutora, confesso que ainda não arrisquei. Há alguns riscos que gostaria de pesar bem antes de me lançar nessa aventura, que vai implicar certamente algumas perdas, seja em termos de darácter seja em termos de estrutura. É um passo que deve ser muito bem ponderado antes de ser dado. Mas já estive mais longe de o dar...
Cumprimentos
José Carlos
[/quote]
JCSousa,
Pode dar-nos uma ideia de quais os riscos envolvidos? De que forma é que uma cruza deste tipo afectaria negativamente o carácter dos descendentes? As linhagens já estão assim tão separadas que dentro das de trabalho já não existem animais de estructura comparável à das linhagens de beleza?
Para todos os forenses:
Apesar de haver uma série de colorações admitidas pelo estalão, parece-me haver uma preferencia pelo amarelo de dorso negro, nas linhagens de beleza e por cães de outras côres nas linhagens de trabalho.
Estão de acordo? ...e porquê?
Se estes assuntos já foram debatidos, agradeço que me indiquem os links.
Já aqui levantei a questão noutro tópico de cruzar as duas linhas (bleza e trabalho). Embora pareça uma ideia sedutora, confesso que ainda não arrisquei. Há alguns riscos que gostaria de pesar bem antes de me lançar nessa aventura, que vai implicar certamente algumas perdas, seja em termos de darácter seja em termos de estrutura. É um passo que deve ser muito bem ponderado antes de ser dado. Mas já estive mais longe de o dar...
Cumprimentos
José Carlos
[/quote]
JCSousa,
Pode dar-nos uma ideia de quais os riscos envolvidos? De que forma é que uma cruza deste tipo afectaria negativamente o carácter dos descendentes? As linhagens já estão assim tão separadas que dentro das de trabalho já não existem animais de estructura comparável à das linhagens de beleza?
Para todos os forenses:
Apesar de haver uma série de colorações admitidas pelo estalão, parece-me haver uma preferencia pelo amarelo de dorso negro, nas linhagens de beleza e por cães de outras côres nas linhagens de trabalho.
Estão de acordo? ...e porquê?
Se estes assuntos já foram debatidos, agradeço que me indiquem os links.
Bom dia.
Em minha opinião, o principal problema em cruzar as duas linhas é a forte possibilidade de nas primeiras ninhadas haver perda de homogeneidade nos cachorros. Por outro lado, potenciando-se com este tipo de cruzamentos algum ganho de temperamento, também existem riscos de se perder progressos importantes conseguidos nestes anos nas linhas de bleza, em termos de estrutura.
Estes riscos obrigam a seleccionar com muito cuidado o reprodutor proveniente de linhas de trabalho, escolhendo um exemplar com Kkl 1, mas não só - haveria que fazer um estudo exaustivo das linhas de sangue desse exemplar, que são linhas diferentes das de beleza, e portanto das quais temos menor conhecimento. O estudo das progénies também é dificultado, uma vez que, a ter reproduzido antes, o terá feito com exemplares das mesmas linhas, pelo que é complicado saber como se comportará em termos de reprodução um exemplar de linhas de trabalho cruzado com um exemplar de beleza.
São bastantes problemas que há para resolver, pelo que é uma decisão complicada e com um grau de incerteza elevado quanto aos resultados.
Penso que poderá ser uma boa solução, a escolha de uma fêmea de linhas de trabalho, com uma boa estrutura, para cruzar com um macho de linhas de beleza com bom temperamento. No entanto há, como disse, o risco de as primeiras ninhadas perderem bastante em termos de anatomia. Para minimizar esse risco (que apesar de tudo continuará sempre a existir nas primeiras gerações) a selecção da fêmea exigirá um estudo muito sério.
Quanto à questão que põe sobre a cor de moda - o negro-afogueado - aí a minha opinião é bastante mais segura: desde que a cor seja uma das previstas no estalão, não vejo qualquer inconveniência em que não seja negro-afogueado. De resto, um dos cães que mais me impressionou foi o Timo v. Berrekasten, um cão cinza.
Em minha opinião, o principal problema em cruzar as duas linhas é a forte possibilidade de nas primeiras ninhadas haver perda de homogeneidade nos cachorros. Por outro lado, potenciando-se com este tipo de cruzamentos algum ganho de temperamento, também existem riscos de se perder progressos importantes conseguidos nestes anos nas linhas de bleza, em termos de estrutura.
Estes riscos obrigam a seleccionar com muito cuidado o reprodutor proveniente de linhas de trabalho, escolhendo um exemplar com Kkl 1, mas não só - haveria que fazer um estudo exaustivo das linhas de sangue desse exemplar, que são linhas diferentes das de beleza, e portanto das quais temos menor conhecimento. O estudo das progénies também é dificultado, uma vez que, a ter reproduzido antes, o terá feito com exemplares das mesmas linhas, pelo que é complicado saber como se comportará em termos de reprodução um exemplar de linhas de trabalho cruzado com um exemplar de beleza.
São bastantes problemas que há para resolver, pelo que é uma decisão complicada e com um grau de incerteza elevado quanto aos resultados.
Penso que poderá ser uma boa solução, a escolha de uma fêmea de linhas de trabalho, com uma boa estrutura, para cruzar com um macho de linhas de beleza com bom temperamento. No entanto há, como disse, o risco de as primeiras ninhadas perderem bastante em termos de anatomia. Para minimizar esse risco (que apesar de tudo continuará sempre a existir nas primeiras gerações) a selecção da fêmea exigirá um estudo muito sério.
Quanto à questão que põe sobre a cor de moda - o negro-afogueado - aí a minha opinião é bastante mais segura: desde que a cor seja uma das previstas no estalão, não vejo qualquer inconveniência em que não seja negro-afogueado. De resto, um dos cães que mais me impressionou foi o Timo v. Berrekasten, um cão cinza.
Ao BOERBOELFAN
Ainda que não seja o local apropriado, gostaria de perguntar ao boerboelfan, se comprou o boerboel cá em Portugal ?
Também tenho 1 PA, mas ultimamente tenho andado a consultar
vários sites sobre esta raça e constato que as suas caracteristicas
temperamentais sao muito silmilares ao PA, ou seja, bom cão
de guarda, fácil de treinar, bom cão de família, mas só encontro
canis na Holanda, Africa do Sul, e em vários paises escandinavos e
que também são magníficos cães.
Peço desculpa, mas já não "encontrava" o boerboelfan nestas andanças
à muito tempo e tinha muita curiosodade em lhe fazer a pergunta.
um abraço
Bairrada
Ainda que não seja o local apropriado, gostaria de perguntar ao boerboelfan, se comprou o boerboel cá em Portugal ?
um abraço
Bairrada
-
- Membro Veterano
Olá conversasconversas Escreveu: Ao BOERBOELFAN
um abraço
Bairrada
Vou-lhe responder aqui mas , por respeito aos demais foristas deste forum de PAs , se quiser trocar mais algumas impressões acerca do Boerboel poderemos , e terei muito gosto nisso , fazê-lo por PM .
O meu Boerboel não foi adquirido em Portugal. Veio da Bélgica.
Apesar de algumas características semelhantes ao PA há outras em que existe alguma divergência.
1 - Ambas as raças são bons cães de guarda . O Boerboel terá eventualmente a vantagem do porte que por si é altamente dissuasor. Acredite que não é fácil a alguém deparar-se com um cão com a imponência do Boerboel numa situação menos favorável. Além disso, o Boerboel tem um ladrar mais profundo e um rosnar verdadeiramente assustador.
2 - O PA tem a vantagem de ser mais ágil. Além do que tem maior fôlego em distâncias mais elevadas. O PA como sabemos é um trotador por excelência nunca se cansa. O Boerboel devido ao seu peso e tamanho não tem tanta registência.
3 - Ambos são bastante inteligentes e aprendem com facilidade. Porém existe uma diferença grande. O PA vive para agradar ao dono , executa para reconhecer o olhar de satisfação , a palmadinha , a festa do dono. Ao contrário o Boerboel não é tanto assim . Aprende com muita facilidade mas é teimoso. Parece que analisa todo o exercício e se questiona qual o interesse daquilo. Exige nesse aspecto muito mais do dono , essencialmente paciência.
4 - O Boerboel baba-se e ressona o PA não.
5 - O PA é relativamente fácil de controlar por uma pessoa média no caso de se ter de segurar o cão ( estamos a falar de 35 a 40 kg ) o Boerboel exige bastante esforço físico se isso suceder ( estamos a falar de 65 a 70 kg ).
6 - O pêlo do PA exige maiores cuidados que o do Boerboel.
7 - O Boerboel come muito mais que o PA.
8 - Ambos são muito dados á família mas o Boerboel é mais territorial relativamente á propriedade.
9 - O instinto intrínseco do Boerboel de defesa é mais desenvolvido que o do PA . Enquanto o segundo normalmente anlisa a situação o primeiro atira-se primeiro e pergunta depois

10 - Ambos são cães dominantes por isso exige cuidados no caso de se pretender juntar dois machos ou duas fêmeas destas raças.
11 - O PA atinge a maturidade ( mais ou menos 18 meses ) muito mais cedo que o Boerboel ( 2,5 a 3 anos ).
12 - O PA é um cão mais polivalente que o Boerboel.
Bom estas são algumas das comparações entre as duas raças .
Saudações
-
- Membro Veterano
Tens toda a razão . A única solução é experimentar e ir refinando os resultados e aprendendo com os erros.jcsousa Escreveu: Bom dia.
Um abraço
JCSousa,
Agradeço a sua explicação que me permitiu entender melhor todas as dificuldades que daí advêm. Certamente que se fosse fácil já teria sido tentado e até realizado com sucesso.
Aínda assim efectuar este estudo é um desafio interessante para um criador. Não?
Fica lançado o repto.
Agradeço a sua explicação que me permitiu entender melhor todas as dificuldades que daí advêm. Certamente que se fosse fácil já teria sido tentado e até realizado com sucesso.
Aínda assim efectuar este estudo é um desafio interessante para um criador. Não?
Fica lançado o repto.
Há vários criadores alemães que já utilizaram este método. O ultimo de que tenho noticia é o H. Buss, do afixo Lachernhain.Akbash Escreveu: JCSousa,
Fica lançado o repto.
A vantagem deles em relação a nós, para além de uma muito maior experiência e conhecimentos de criação, é o facto de terem ao seu dispôr um grande número de exemplares de trabalho, sendo a selecção muito mais fácil. Porque é complicado encontrar um optimo cão de linhas de trabalho com anatomia correcta face ao standard.
Cumprimentos
José Carlos
Tenho acompanhado atentamente os diversos artigos deste tópico, e não podendo ficar insensível a tudo que se tem dito, não pude resistir à tentação da minha intervenção, no entanto só vou expressar a minha modesta opinião pessoal de simples amador, pois nunca fui, não sou nem nunca serei um profissional de canicultura, no entanto esse facto não diminui em nada a minha grande dedicação e paixão pelo Pastor Alemão, pelo qual farei tudo que esteja ao meu alcance afim de contribuir para dignificar tão maravilhosa raça, e a Canicultura em geral.
Muito se tem falado em linhas de trabalho e linhas de beleza, e sobre este tema teríamos conteúdo que nunca mais acabaria, no entanto só quero frisar que o estalão da raça Pastor Alemão é só um único, a que um verdadeiro PA de raça terá que corresponder, e convém relembrar "que as principais características são: - temperamento estável, atenção, lealdade, autoconfiança, vivacidade e docilidade, assim como coragem aliada a uma elasticidade física e bom faro. Nervosismo, agressividade excessiva e timidez são faltas muito graves".
Todas estas características de temperamento têm que ser completadas com uma boa harmonia anatómica de acordo com o exigido pelo estalão da raça. Perante o exposto é totalmente falso e injusto fazer a diferenciação de linhas de trabalho e beleza, embora na Alemanha é certo que existe anualmente a Siegerhauptzuchtschau (monográfica anual de cria) e a Bundessiegerprufung (trabalho), como diversas outras no decorrer do ano, como também a Diensthundfurer, que é dedicada exclusivamente a provas de trabalho de entidades oficiais (polícia, etc.), assim como há o Agility, pastoreio, etc.
Em conclusão, teremos que reconhecer que há várias vertentes de trabalho que o PA pode fazer na sua versatilidade de cão inteligente de fácil aprendizagem, ou seja, treino típico desportivo, agility, condução de cegos, busca e salvamento em catástrofes, procura de droga, pastoreio, etc., e todos estes treinos terão características específicas diferentes.
Depois há que ter em conta a disponibilidade e as condições para efectuar tais treinamentos; Quem tem só um cão é fácil dedicar o seu tempo na educação do mesmo, mas quem tiver uma dúzia já será mais complicado. Eu falo por mim, que o tempo que me resta além do meu trabalho e dos meus compromissos é escasso para poder acompanhar e acarinhar todos os meus animais duma maneira justa, porque todos merecem igual tratamento e atenção da minha parte. Eu também não teria coragem para mandar um deles para longe afim de ser treinado, só por causa do objectivo de poder dizer que tinha um cão com provas de trabalho, no entanto não posso admitir que se diga que os cães de trabalho são superiores aos de beleza ou viceversa, para mim o que é fundamental é ter um animal de acordo com o estalão, com um carácter bem equilibrado, e tenho que salientar que nas exposições não é só avaliado o fenotipo morfológico do PA mas sim também o seu carácter, todo o PA que se mostre demasiado agressivo ou tímido o juiz tem obrigação de ter isso em conta e proceder à respectiva penalisação.
Quase todos os meus PA vieram da Alemanha, excepto aqueles que nasceram no meu canil, todos eles de linhas de grande potencial genético, no entanto foi-me impossível treiná-los no trabalho porque não tive nem tenho condições para tal, mas apesar disso sinto muito orgulho nos animais que possuo, e continuarei a dar o meu contributo enquanto puder a nível das exposições, e os resultados que tenho obtido falam por si e são a recompensa do meu trabalho nesse sentido, além da enorme satisfação que sinto no convívio com outros expositores e amigos na troca de ideias sobre a Canicultura Portuguesa.
Só tenho que pedir imensa desculpa do abusivo alongamento da minha intervenção neste fórum, mas acho que só pelo facto de um determinado cão ser campeão de trabalho ou campeão de beleza não é razão alguma para o catalogar melhor que os outros, pois que alguns há que embora nunca tenham sido apresentados a concurso, no entanto são portadores de qualidades excepcionais.
Obrigado pela vossa atenção
Muito se tem falado em linhas de trabalho e linhas de beleza, e sobre este tema teríamos conteúdo que nunca mais acabaria, no entanto só quero frisar que o estalão da raça Pastor Alemão é só um único, a que um verdadeiro PA de raça terá que corresponder, e convém relembrar "que as principais características são: - temperamento estável, atenção, lealdade, autoconfiança, vivacidade e docilidade, assim como coragem aliada a uma elasticidade física e bom faro. Nervosismo, agressividade excessiva e timidez são faltas muito graves".
Todas estas características de temperamento têm que ser completadas com uma boa harmonia anatómica de acordo com o exigido pelo estalão da raça. Perante o exposto é totalmente falso e injusto fazer a diferenciação de linhas de trabalho e beleza, embora na Alemanha é certo que existe anualmente a Siegerhauptzuchtschau (monográfica anual de cria) e a Bundessiegerprufung (trabalho), como diversas outras no decorrer do ano, como também a Diensthundfurer, que é dedicada exclusivamente a provas de trabalho de entidades oficiais (polícia, etc.), assim como há o Agility, pastoreio, etc.
Em conclusão, teremos que reconhecer que há várias vertentes de trabalho que o PA pode fazer na sua versatilidade de cão inteligente de fácil aprendizagem, ou seja, treino típico desportivo, agility, condução de cegos, busca e salvamento em catástrofes, procura de droga, pastoreio, etc., e todos estes treinos terão características específicas diferentes.
Depois há que ter em conta a disponibilidade e as condições para efectuar tais treinamentos; Quem tem só um cão é fácil dedicar o seu tempo na educação do mesmo, mas quem tiver uma dúzia já será mais complicado. Eu falo por mim, que o tempo que me resta além do meu trabalho e dos meus compromissos é escasso para poder acompanhar e acarinhar todos os meus animais duma maneira justa, porque todos merecem igual tratamento e atenção da minha parte. Eu também não teria coragem para mandar um deles para longe afim de ser treinado, só por causa do objectivo de poder dizer que tinha um cão com provas de trabalho, no entanto não posso admitir que se diga que os cães de trabalho são superiores aos de beleza ou viceversa, para mim o que é fundamental é ter um animal de acordo com o estalão, com um carácter bem equilibrado, e tenho que salientar que nas exposições não é só avaliado o fenotipo morfológico do PA mas sim também o seu carácter, todo o PA que se mostre demasiado agressivo ou tímido o juiz tem obrigação de ter isso em conta e proceder à respectiva penalisação.
Quase todos os meus PA vieram da Alemanha, excepto aqueles que nasceram no meu canil, todos eles de linhas de grande potencial genético, no entanto foi-me impossível treiná-los no trabalho porque não tive nem tenho condições para tal, mas apesar disso sinto muito orgulho nos animais que possuo, e continuarei a dar o meu contributo enquanto puder a nível das exposições, e os resultados que tenho obtido falam por si e são a recompensa do meu trabalho nesse sentido, além da enorme satisfação que sinto no convívio com outros expositores e amigos na troca de ideias sobre a Canicultura Portuguesa.
Só tenho que pedir imensa desculpa do abusivo alongamento da minha intervenção neste fórum, mas acho que só pelo facto de um determinado cão ser campeão de trabalho ou campeão de beleza não é razão alguma para o catalogar melhor que os outros, pois que alguns há que embora nunca tenham sido apresentados a concurso, no entanto são portadores de qualidades excepcionais.
Obrigado pela vossa atenção