Olá a todos. O meu nome é Cristina e adquiri uma iguana à muito pouco tempo. Sempre gostei destes animais mas, como não tinha grandes condições para ter um, nada fiz para alimentar essa minha paixão. Contudo, à uns tempos atrás, descobri uma iguana verde, numa florista que estava para venda à mais de um ano, enfiada num aquário para peixes e sem condições quase de se movimentar(incrível, não é?). Alimentada apenas a ração durante a vida toda, sem iluminação suficiente, e com os donos do estabelecimento a não gostarem do bicho! O cúmulo é que nunca lhe limparam o terrário improvisado! Fiquei cheia de pena do bicho. Durante uns tempos de indecisão, fui visitá-la à florista. Levava-lhe fruta e fazia-lhe festas. Acabou por começar a reconhecer-me.
Como mudei recentemente de casa, e como consegui convencer o meu marido a adoptar a Iguy, mandamos fazer um terrário com 1,20 cm de largura, 80cm de comprimento e 1,40 cm de altura. Cortamos uma pernada de uma arvore do jardim e aparafusámo-la no interior. O Iguy está connosco apenas à uma semana, mas é muito nansinho (achamos que é um macho!). Deixa fazer festas e agarra-se sem problemas.
Apesar de ter lido tudo o que foi possível encontrar sobre iguanas na net, e ter adquirido um manual sobre iguanas (em inglês, claro!) agradecia que o pessoal experiente me desse alguns conselhos, para lhe podermos proporcionar uma vida minimamente digna, coisa que nunca teve.
Obrigado
Novata nisto!
Moderador: korbe
Ola Cristina é de louvar a tua decisao e tudo o q fizeste, é bom ver q te preocupaste com o animal sem condicoes e q agora tás a tratar dele, olha eu n te posso ajudar mto pk tenho uma Iguana á uma semana e tal, sem duvida é um animal espetacular e cada dia nos fascina mais e mais...Mtos parabens mais uma vez pelo teu acto de "salvar" esse animal tao especial. Beijos.
Olá Cristina. Tb eu te quero dar os parabéns e felicitar-te pela tua atitude, de facto não se entende bem determinadas pessoas que deixam o animal sofrer assim. Em relação a conselhos, sabes que á medida que o teu Iguy vai crescendo vai nessecitando de espaço o idela é um terrário de 2,00 de largura por 2,00 de altura e 1,50 de profundidade, mas como é complicado ter assim uma coisa tão grande...lá reduzimos um bocadinho. Depois tens que colocar as lâmpadas ideais,com raios UVB e UVA para de dia e preocupares-te com o aquecimento(cerca de 28º) dentro do terrário e a mantinha de aquecimento para o teu rapazola fazer a digestão bem feitinha. De noite coloca uma lâmpada para para aquecer mas tem que ser de ultra-violetas, as iguanas não vêem esses raios logo para elas está escuro. Depois vem a humidade, que elas tanto precisam, existem uns aparelhos que fazem nevoeiro que é o ideal para criar humidade no terrário já que transofrma a água em nevoeiro e depois com uma ventoinha espalha-se o nevoeiro e já tá. E por fim a comida, verduras, nada de alface, eu costumo comprar mecedónia nos hipermercados e dou e misturo uma frutinha e tal... e a minha Rita lá vai vivendo a vida dela.
Boas sorte e beijocas
Boas sorte e beijocas
-
- Membro
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras
só queria fazer uma correcção à resposta anterior...
de noite não se deve colocar lâmpada Ultravioleta mas sim lâmpadas de Cerâmica que se vendem em lojas de animais que apenas emitem calor e não luz (não estou seguro se emitem radiação infravermelha, essa sim imperceptivel para as iguanas)
Queria também desejar as maiores felicidades ao Iguy por ter encontrado alguém que agora cuide dele/a
de noite não se deve colocar lâmpada Ultravioleta mas sim lâmpadas de Cerâmica que se vendem em lojas de animais que apenas emitem calor e não luz (não estou seguro se emitem radiação infravermelha, essa sim imperceptivel para as iguanas)
Queria também desejar as maiores felicidades ao Iguy por ter encontrado alguém que agora cuide dele/a
-
- Membro
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 Grand Danois, 2 yorkshire, 1 papagaio, 1 arara, iguana, periquitos, mandarins, canarios, caturras
só queria fazer uma correcção à resposta anterior...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Cuidao que a macedonia, tem demasiada cenora e não tem grande valor para uma iguana, e geralmente tem nabo que é toxico para iguanas, quanto á mantinha, a iguana deve receber o calor de cima e nunca de baixo, a lampada de ceramica é realmente a melhor opção...marcioafm Escreveu: Olá Cristina. Tb eu te quero dar os parabéns e felicitar-te pela tua atitude, de facto não se entende bem determinadas pessoas que deixam o animal sofrer assim. Em relação a conselhos, sabes que á medida que o teu Iguy vai crescendo vai nessecitando de espaço o idela é um terrário de 2,00 de largura por 2,00 de altura e 1,50 de profundidade, mas como é complicado ter assim uma coisa tão grande...lá reduzimos um bocadinho. Depois tens que colocar as lâmpadas ideais,com raios UVB e UVA para de dia e preocupares-te com o aquecimento(cerca de 28º) dentro do terrário e a mantinha de aquecimento para o teu rapazola fazer a digestão bem feitinha. De noite coloca uma lâmpada para para aquecer mas tem que ser de ultra-violetas, as iguanas não vêem esses raios logo para elas está escuro. Depois vem a humidade, que elas tanto precisam, existem uns aparelhos que fazem nevoeiro que é o ideal para criar humidade no terrário já que transofrma a água em nevoeiro e depois com uma ventoinha espalha-se o nevoeiro e já tá. E por fim a comida, verduras, nada de alface, eu costumo comprar mecedónia nos hipermercados e dou e misturo uma frutinha e tal... e a minha Rita lá vai vivendo a vida dela.
Boas sorte e beijocas