Dúvidas sobre reprodução de Bettas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

terça out 25, 2005 9:08 pm

Olá a todos!

Alguém sabe de quanto a quanto tempo é k uma betta femea pode acasalar? Ou seja, se eu por exemplo juntar a fema com um macho e eles acasalarem, quanto tempo depois posso juntar a mesma femea mas com outro macho diferente?

Cumprimentos ;)
Última edição por lovingcats7 em quarta out 26, 2005 5:34 pm, editado 1 vez no total.
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quarta out 26, 2005 10:15 am

Uma beta fêmea é bastante fácil de vêr se estão prontas ou não, pois ficam mais redondas e aparece uma machina preta na cauda.

Para incentivar, pode-se colocar, com uma separação transparente, num aquário com um macho.

De qualquer forma, não é saudável um peixe estar permanentemente a fazer postura de ovos. Um periodo de descanso é sempre aconselhavel.
lovingcats7
Membro
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

quarta out 26, 2005 5:41 pm

Obrigado pela resposta ;)

Já agora, na vossa opinião, qual é o passo mais difícil na reprofuçõa de bettas? È k já li a teoria e parece-m bastante simples. Será que a compatibilidade macho/femea, será o mais difícil?
É que estou a tentar reproduzir bettas, mas ainda estou no princípio. Já meti a femea no akua junto do macho (meti-a num jarro de vidro) e como passado algum tempo (2-3 horas) o macho não começou a fazer o ninho de bolhas, larguei a femea por 15 minutos e meti um pouco de um ninho de bolhas feito por um outro macho!
Vamos ver se agora a construçõa do ninho vai avante!

Cumprimentos ;)
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 27, 2005 10:10 am

Sim, o mais difícil é mesmo o macho e a fêmea "atinarem" um com o outro.

Um dos processos de vêr se a fêmea está contente é para umas riscas que aparecem ao longo do corpo. Se forem verticais é porque está com medo, se forem horizontais é porque está interessada.

Mas quando a postura dos ovos há que vingar os alevins e isso é outro problema, pois a qualidade da água tem de ser mantida.

O que eu sugiro é que se faça num aquário sufecientemente grande para encher um terço de água e depois ir-se acrescentando água repousada aquando no nascimento dos alevins.

Tem de ser cuidado com as correntes de ar e diferenças de temperatura.
lovingcats7
Membro

sexta out 28, 2005 1:41 pm

Pois... não foi desta vez!

Fiz de tudo mas o macho nao fez o ninho! Eu tenho + dois machos mas queria mesmo reproduzir este pois ele é lindíssimo, é dakeles que teêm a cauda recortada (cauda em coroa?).
Agora puz um outro macho para ver se ele faz o ninho, mas como queria reproduzir com o o outro será k depois posso tirar este macho e pôr o outro? Será k ele assim poderá fazer a fecundação, com o ninho construído por outro?

Cumprimentos ;)
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 29, 2005 8:31 pm

Bem, houvi dizer que existem criadores que esterelizam os peixes para que estes não reproduzam e existe bastantes artigos sobre isso na net.

O meu conselho é deixares a fêmea escolher o macho e a partir dai criar com esse macho e fêmea.

Também se puseres num aquário dividido 2 machos e uma fêmea a proximidade de um rival, por vezes, é o sufeciente para trazer ao de cima os instintos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 17, 2005 12:57 pm

Boa tarde,
Para ver se uma fêmea está pronta a acasalar, para além da barriga dilatada, poderá reparar num pequeno pontinho branco saliente (ovopositor) na barriga.
Responder

Voltar para “Peixes”