Comportamento de cadelas-mais opiniões p.f.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta out 27, 2005 10:22 am

Tenho duas cadelas, uma de raça Retrivier de Labrador e outra de raça Pastor Alemão. Gostava de saber pq é que quando chamo a cadela Labrador, a cadela Pastor Aemão lhe morde ligeiramente no pescoço. Este comportamento repete-se quando lhes atiro um objecto para elas irem buscar, a P.A. não deixa a outra agarrar o objecto mordendo-lhe no pescoço e rosnando. Como poderei evitar este comportamento (se é que é evitável)?
Leila
Membro Júnior
Registado: terça jan 15, 2002 3:29 pm

quinta out 27, 2005 10:30 am

Bom dia,

Na minha modesta opinião, é tudo uma questão de liderança.
O pastor alemão é sem dúvida uma raça dominante.
A sua PA ao rosnar e tentar morder o pescoço da Lab está a impor-se.
Tente não interferir nas relações de dominância delas e não castigue a PA, pois senão as coisas poderão tornar-se mais complicadas.

Eu tenho um problema semelhante entre 3 raças dominantes, não soube contornar a situação e agora tenho que as manter afastadas.

Mas existem no fórum pessoas entendidas que lhe poderão dar umas luzes de como proceder.

Desejo que tudo se resolva,
Leila
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta out 27, 2005 10:53 am

Dominância e ciúmes...o problema é que não devemos interferir.Lá em casa é um pandemónio na altura dos cumprimentos, só ignorando é que acalma, mas se chamo alguma das cadelas o cão vai-lhes logo ao pescoço (sem magoar).

Tenha paciência...porque eu já tentei tudo e não adiantou nada, pelo contrário tem tendência a piorar.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 27, 2005 11:02 am

Na minha modesta opinião, e sendo possuidora de um cão altamente dominante, nunca dê mais à Labradora do que à PA. Se há festas, é SEMPRE para as duas, de preferência primeiro para a PA. assim evita "guerras"...

Mas nestes casos mais vale não interferir, a PA é a líder e a Labradora é submissa... Antes assim do que serem as duas dominantes e lutarem constantemente pela liderança!

No nosso caso, em altura de cumprimentos, eu faço a um dos cães e o meu marido faz ao outro, depois trocamos! :D

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
npereira
Registado: quarta out 05, 2005 8:45 am

quinta out 27, 2005 3:36 pm

boas, existem aqui muitas pessoas que lhe saberão dar concelhos e que tem muito mais experiencia do que eu, mas deixo-lhe a minha experiência do que se passou no mês passado.
Eu tenho 2 cadelas, a adulta é muito ciumenta e a mais nova é muito dominante.
O mês passado a mais nova teve o primeiro cio, que considero ter influenciado o comportamento delas.
O que se passou é que se começaram a pegar com muita frequencia e com gravidade pois saíam ambas magoadas.
Na altura comecei a tratar as duas de modo diferente. dava prioridade á mais nova, como se fosse ela a lider, aqui disseram-me que nao o devia fazer.
que deviam ser elas a defenir a hierarquia delas, mas nao estava disposto as perder uma delas no processo.
Tambem me aconselharam a afasta-las coisa que nao me agradava.
Tive que lhes mostrar que quem mandava era eu e que nao lhes admitia aquele tipo de comportamento.
Quando percebo que vao para se pegarem mando-lhes um berro e elas afastam-se se nao resultar tenho de as ir soltar e levam porrada.
Hoje andam ambas soltas e no mesmo espaço. O assunto nao esta resolvido mas foi minorado.
npereira
Registado: quarta out 05, 2005 8:45 am

quinta out 27, 2005 3:37 pm

boas, existem aqui muitas pessoas que lhe saberão dar concelhos e que tem muito mais experiencia do que eu, mas deixo-lhe a minha experiência do que se passou no mês passado.
Eu tenho 2 cadelas, a adulta é muito ciumenta e a mais nova é muito dominante.
O mês passado a mais nova teve o primeiro cio, que considero ter influenciado o comportamento delas.
O que se passou é que se começaram a pegar com muita frequencia e com gravidade pois saíam ambas magoadas.
Na altura comecei a tratar as duas de modo diferente. dava prioridade á mais nova, como se fosse ela a lider, aqui disseram-me que nao o devia fazer.
que deviam ser elas a defenir a hierarquia delas, mas nao estava disposto as perder uma delas no processo.
Tambem me aconselharam a afasta-las coisa que nao me agradava.
Tive que lhes mostrar que quem mandava era eu e que nao lhes admitia aquele tipo de comportamento.
Quando percebo que vao para se pegarem mando-lhes um berro e elas afastam-se se nao resultar tenho de as ir soltar e levam porrada.
Hoje andam ambas soltas e no mesmo espaço. O assunto nao esta resolvido mas foi minorado.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quarta nov 09, 2005 10:00 am

Resolvi, em relação ao problema das minhas cadelas, prender a dominante por uns minutos e levar a submissa junto dela. Foi o pior que podia ter feito. Pegaram-se as duas mesmo estando a outra presa, e nos dias seguintes ainda se pegaram várias vezes. Nenhuma se aleijou muito, por sorte. Agora a submissa anda sempre a fugir da dominante, e a dominante de vez enquando dá-lhe uma rosnadela. Só me posso aproximar da submissa com muito cuidado, para evitar conflitos. Para ir com elas à rua é difícil pois abro o portão mas só a dominante sai, a outra nem se mexe por mais que a chame e está sempre escondida na casota. Não sei se voltarão à normalidade, mas começo a pensar que o melhor é não estarem juntas.
VBR
Registado: quinta out 27, 2005 12:15 pm

quarta nov 09, 2005 11:49 am

blz...
bom, tenho 3 câes 2 SRD (um casal) que sao antigos (5 anos) e uma Pit bull de 2 anos, no começo foi muito difil pois a Zaira (a Pit) nao era filha deles e os dois a rejeitavam principalmente a femea, o macho num liga muito ele é o "machão" e com ele ninguem pode.. rsrss mas a femea mantinha uma certa hostilidade incomum quanto a ela. a Zaira foi crescendo e como é uma raça dominante logo foi mostrando as unhas literalmente... depois de meses de brigas (nada muito serio) a Zaira se estabeleceu a SRD é submissa a ela...
hoje em dia a Zaira num da muita bola p/ eles prefere ficar conosco... mas quando ponho comida tem que ser bem separado e quando vamos brincar tbm um de cada vez... temos que respeitar, os cães sao assim
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta nov 09, 2005 11:58 am

marciamachado Escreveu: Resolvi, em relação ao problema das minhas cadelas, prender a dominante por uns minutos e levar a submissa junto dela. Foi o pior que podia ter feito. Pegaram-se as duas mesmo estando a outra presa, e nos dias seguintes ainda se pegaram várias vezes. Nenhuma se aleijou muito, por sorte. Agora a submissa anda sempre a fugir da dominante, e a dominante de vez enquando dá-lhe uma rosnadela. Só me posso aproximar da submissa com muito cuidado, para evitar conflitos. Para ir com elas à rua é difícil pois abro o portão mas só a dominante sai, a outra nem se mexe por mais que a chame e está sempre escondida na casota. Não sei se voltarão à normalidade, mas começo a pensar que o melhor é não estarem juntas.
Acho que vai precisar de ajuda para este problema, que por enquanto parece solucionável. A meu ver, parece-me que não está a lidar correctamente com a situação. Antes de as separar procurava ajuda.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta nov 09, 2005 12:16 pm

Boas

As guerras entre cadelas são bem mais agressivas do que entre machos e não há ninguém que me convença do contrario. Especialmente se estiver a falar de cadelas inteiras e qdo em fase de cio se tornam bem mais dominantes e agressivas. Não é condição o que acabo de dizer pq tenho as minhas 14 cadelas esterilizadas e duas delas já me mataram uma outra mas entre 14 cadelas isto acontecer é uma percentagem bastante satisfatoria .

Aconselho a ter mta atenção pois as coisas podem vir a agravar-se e de que maneira. Aconselho a pensar na esterilização como uma solução viável e enquanto são novas.

Toda a gente sabe que sou viciadissima em esterilizações mas neste caso concreto nem estou a seguir-me pelo facto de evitar ninhadas mas sim para salvaguardar o bem estar fisico das suas cadelas. Espero sinceramente que nunca tenha que presenciar o cenario que eu presenciei com a minha cadela esventrada por outras duas .

Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
susanamurteira
Membro
Registado: sexta ago 19, 2005 12:50 am

quarta nov 09, 2005 5:51 pm

ola

eu tambem tenho esse problema com as minhas cadelas, a rott morde a labrador e é mais nova e desde que chegou cá a casa tem sido sempre assim as vezes ralho com ela mas não adianta grande coisa

e mesmo que lhe de mais atenção a ela(rott) ela vai na mesma morder a outra

nunca se pegaram a serio e as vezes a labrador até goza um bocado com a rott porque corre mais do que ela e começa a fugir e a fazer lhe fintas
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta nov 09, 2005 6:03 pm

susanamurteira Escreveu: ola

eu tambem tenho esse problema com as minhas cadelas, a rott morde a labrador e é mais nova e desde que chegou cá a casa tem sido sempre assim as vezes ralho com ela mas não adianta grande coisa

e mesmo que lhe de mais atenção a ela(rott) ela vai na mesma morder a outra

nunca se pegaram a serio e as vezes a labrador até goza um bocado com a rott porque corre mais do que ela e começa a fugir e a fazer lhe fintas
Isso nao sera pura brincadeira?? é que não se esqueça que sao caes.. e eles brincam assim mesmo... a mordiscar um no outro mas sem magoar.. E a fugirem como se tivessem a brincar a apanhada... ;) Penso que o seu caso não epreocupante nem deve castigar a rott... Repare se a labradora nao faz o mesmo de vez em quando... Dar umas mordiscadelas á rott
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta nov 09, 2005 9:44 pm

Também concordo que é uma questão de liderança, e subscrevo inteiramente o post da Siioux.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta nov 09, 2005 11:15 pm

marciamachado Escreveu: Resolvi, em relação ao problema das minhas cadelas, prender a dominante por uns minutos e levar a submissa junto dela. Foi o pior que podia ter feito.
Não tenha dúvidas.

marciamachado Escreveu: Agora a submissa anda sempre a fugir da dominante, e a dominante de vez enquando dá-lhe uma rosnadela. Só me posso aproximar da submissa com muito cuidado, para evitar conflitos. Para ir com elas à rua é difícil pois abro o portão mas só a dominante sai, a outra nem se mexe por mais que a chame e está sempre escondida na casota.
Agora já tem o problema mais ou menos resolvido . Entre elas já definiram quem manda e quem obedece. Agora deve respeitar essa hierarquia na relação com elas.

Saudações
susanamurteira
Membro
Registado: sexta ago 19, 2005 12:50 am

quarta nov 09, 2005 11:56 pm

é possivel que seja a brincar mas nunca vi a labrador a morder a rott

eu nunca a castiguei muito a serio so falo mais alto e ela pára mas logo que viro costas lá vai ela atras da Lara
a minha rott é muito ciumenta e quando se faz festas a labrador ela vem se meter sempre no meio

mas elas lá se entendem as duas
Responder

Voltar para “Cães”