[b]MONOPÓLIO DO CLUBE PORTUGUES FELINICULTURA[/b]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

C.P.F. monopolizado??

Votação encerrada em domingo jan 12, 2003 1:56 pm

C.P.F. em decadência?!?!
3
100%
C.P.F. real ou farsa?!?!
0
Sem votos
C.P.F. p/qualquer um?!?!
0
Sem votos
C.P.F. p/qualquer um?!?!
0
Sem votos

Total de votos: 3
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

sexta dez 13, 2002 1:56 pm

Um grande OLÀ a todos os ke desde já se encontram a ler este meu "desabafo"...
Komo já é sabido tenho duas gatas, uma persa e outra comum, desde muito cedo ke comecei a competir nas exposições com a Bia(persa), e após muitas e muitas exposições, posso concluir ke: a corrupção, o monopólio e até mesmo a degradação xegou já aos nossos "melhores amigos"!!
Nos concursos kem ganha são sempre os mesmo, o ke conta é o apelido do criador e se o "companheiro" até nem se saiu bem, coloca-se a tabuleta de -vende-se- como se de um simples objecto se trata-se!!!!
Tudo se ignora e nada vale...eu, desisti, kuando vi em várias vezes a minha Bia não pontuar face a outros exemplares menos qualificados...
Amigos, o monópolio é completo!!! Kem tem bons exemplares não deixa cruzar ou então coloca preços de cruza irreais...dentro de alguns anos teremos uma raça dominada por grandes senhores de concursos !!!
A minha indignação perante o C:P:F ke nada faz para combater o monopólio e sim, se deixou controlar por estes senhores desocupados e endinheirados!!!

Estou muito indignado...Um alerta para todos os ke pensam em adquirir esta raça com fins de competição!! :x :evil:
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta dez 13, 2002 2:11 pm

Boa Tarde.
è sempre complicado falar de corrupção, porque simplesmente a sua gata pode nao ser t/ bonita, mas acho que se ganha sempre o mesmo tambem não esta bem, porque senão quem fosse repetente não ia a exposição porque já sabia que ia preder.
Mas em relação a venderem os animais so porque eles não ganham é que eu acho muito mal, como todos sabem eu gostaria de ir a uma exposição com a minha gata, mas as vezes tenho medo que ela não se sinta bem e eu gosto muito que ela tenha "espaço" e talvez ela se ache na obrigação de o fazer.
Tipo os cães fazem para receber algo em troca....... :?
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

sexta dez 13, 2002 2:36 pm

Não entendi lá muito bem! Não são os juízes que avaliam os gatos?! Ou terão eles indicações para beneficiar algum exemplar? Os juízes não são todos diferentes em cada exposição? Mas se ganham não será por mérito? Nas exposições caninas penso que é assim que funciona! Nunca fui a nenhuma exposição felina mas tenciono dar uma vista d'olhos este fim de semana na Figueira para ver como as coisas se processam (já agora alguém sabe o local preciso da exposição?). Tenho uma gatinha que pretendo levar a exposições mas se não me agradar a forma como são feitas as avaliações nem lá apareço! Não são precisos títulos para gostarmos dos nossos animais!

A. Palhares
MINIEMIX
Membro
Registado: segunda out 14, 2002 9:35 am

sexta dez 13, 2002 2:37 pm

Olá,
pois infelizmente já ouvi falar dessa maldade!!!! se o criador tem um bom nome no mercado, está garantido!! e com uma boa cunha ganham tudo............. :(
não é correcto.............mas mais uma vez digo que infelizmente é assim mesmo.
:evil:
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta dez 13, 2002 2:54 pm

vão me perdoar por dar a minha opinião, pois como conhecedor de gatos sou um excelente criador de cães (adoro os gatos mas os meus cães infelizmente cresceram sem gatos e, por isso não me é possível ter um).

Quanto ao facto de um felinicultor que tenha um bom gato não o disponibilizar para cruzar noutros gatis (assumo que seja este o plural de gatil), parece-me razoável, eu faço o mesmo com os meus cães se acho que a fêmea candidata não tem a qualidade miníma que eu acho necessária para o beneficiamento da raça... por outro lado um reprodutor exessivamente utilizado pode ser pernicioso para a raça causando excesso de inbreeding e reduzindo a base genética da raça.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
miguelanjos
Membro

sexta dez 13, 2002 6:32 pm

O que acontece com os gatos de raça, é que como sabem os gatos têm um código genético e a cruza desse mesmo código vai dar um tipo de animal que à partida já se sabe...tão importante ou mais do que o código genético é o nome do criador, (ex: Gatil d'Aroeira; Solar de Marilú), que acompanha o L.O.P. e todo o registo genético do bixano.
è certo e sabido que no que respeita a exposições existem desde logo os resultados mal nos dão o caderno com os diferentes adversários e respectivos criadores, logo, se temos uma cor rara ou sem criadores conhecidos e "amigos" do C.P.F. as hipoteses de ganhar são mais que muitas, mas se tivermos um concorrente de nome, podemos arrumar as botas e pensar que tudo é desportivo.
Regra geral nas exposições, mesmo que se leve espirito desportivo, desde logo se sente uma pressão muito grande, quer para os animais, quer para as pessoas pois mesmo antes dos juízos, as avaliações já estão feitas e os pensamentos negativos são mais que muitos...é complicado quando nos deparamos com veteranos que usam todo o tipo de batota para ganhar, que trabalham o animal para ser tudo menos natural...Deixamos de concorrer quando "crescemos" e presinti que a Bia também queria parar, senti que estava cansada e farta de mãos alheias...comentários menos graciosos e olhares importunantes!!! Continuo a ser sócio porque quero cruzar a minha fofa e registar a sua descendencia, mas chega de miragens...ganhou o que tinha de ganhar, pontuou mais do que alguma vez esperei...adoro-a, tanto que lhe ofereci a Thais como companhia!!!

Conselho:para quem quiser concorrer, tenha muito amor pelos seus companheiros e faça-o com calma, pois o amigo que têm em casa não será o mesmo que verão na exposição...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta dez 13, 2002 8:11 pm

Concordo com o Gonçalo, também não conheço o meio felino, uma razão pela qual não votei na sondagem, mas não posso deixar de referir que não tem razão na parte das cruzas. Os meus cães só cruzam com que eu entendo que deve cruzar, não há obrigação nenhuma de cruzar ou com animais que não considero ter qualidade ou com quem pura e simplesmente não me apetece... Quanto ao preço da cruza ser caro é fácil, só paga quem quer...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 14, 2002 12:19 am

miguelanjos Escreveu: O que acontece com os gatos de raça, é que como sabem os gatos têm um código genético e a cruza desse mesmo código vai dar um tipo de animal que à partida já se sabe...tão importante ou mais do que o código genético é o nome do criador, (ex Gatil d'Aroeira; Solar de Marilú), que acompanha o L.O.P. e todo o registo genético do bixano.
Não percebi nada disto desculpe lá...
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sábado dez 14, 2002 10:42 am

Tambem não..... :o :?:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 19, 2003 11:22 am

Então, depois do seu desabafo não disse mais nada.
Começa a ver que a criação de gatos não é exactamente 2 mais 2 pois não ?
;)
miguelanjos Escreveu: Um grande OLÀ a todos os ke desde já se encontram a ler este meu "desabafo"...
Komo já é sabido tenho duas gatas, uma persa e outra comum, desde muito cedo ke comecei a competir nas exposições com a Bia(persa), e após muitas e muitas exposições, posso concluir ke a corrupção, o monopólio e até mesmo a degradação xegou já aos nossos "melhores amigos"!!
Nos concursos kem ganha são sempre os mesmo, o ke conta é o apelido do criador e se o "companheiro" até nem se saiu bem, coloca-se a tabuleta de -vende-se- como se de um simples objecto se trata-se!!!!
Tudo se ignora e nada vale...eu, desisti, kuando vi em várias vezes a minha Bia não pontuar face a outros exemplares menos qualificados...
Amigos, o monópolio é completo!!! Kem tem bons exemplares não deixa cruzar ou então coloca preços de cruza irreais...dentro de alguns anos teremos uma raça dominada por grandes senhores de concursos !!!
A minha indignação perante o CPF ke nada faz para combater o monopólio e sim, se deixou controlar por estes senhores desocupados e endinheirados!!!

Estou muito indignado...Um alerta para todos os ke pensam em adquirir esta raça com fins de competição!! x evil
miguelanjos
Membro

segunda jan 20, 2003 10:47 am

Após todo este tempo, e depois de ler e reler todas as vossas opiniões, ([u]que aceito por mais fora da realidade que sejam[/u]), posso apenas reafirmar tudo o ke disse anteriormente, e a prova é que cada vez mais o numero de sócios activos no C.P.F., tem vindo a diminuir a tal ponto que até a revista que havia foi suspensa!!!
Tenho a [u]Bia [/u]e a [u]Thais[/u], por [b]Amor [/b]independentemente de todo o resto, se faço [u]voluntariado na L.D.A[/u]., por [b]Carinho [/b]e nada mais, se [u]retirei das ruas duas cadelinhas - a Gerusa e a Nanot[/u]- de raça indefenida em misero estado, foi por [b]Ternura [/b]e se [u]aceito todo o tipo de animais de gaiola [/u]que as pessoas se cansam è por [b]Sentimento[/b]...[u]o ke kero deixar claro é que Adoro todo o tipo de animais e defendo a selecção das raças mas de forma igualitária e sem exposições altamente corruptas! [/u][b]Para quem ainda duvida[/b], eis um conselho, que vá à próxima exposição de felinicultura e que fique 10min. a ver as avaliações, depois que escreva...
[b]A todos um muito obrigado p/vossos comentários e espero que o tema não morra por aki!!![/b]
Miguel
;)
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

segunda jan 20, 2003 11:17 pm

Miguel,
Só hoje vi o seu tema e não quero deixar de lhe dar uma palavrinha, palavrinha de alguém que andou nas exposições durante 12 anos.
1º - Que história é essa do código genético? Não estará você a falar da genética da cor?
Graças a Deus por ela, assim é mais difícil falsificar um Pedigree. Não vejo nenhum inconveniente em se dominar esta área.
2º Fui ver as fotos da sua gata, podemos ver que é uma Persa tartaruga, parece-me que diluída. Mas não consigo ver os olhos, o tamanho e posição das orelhas, o corpo, a cauda, as patas, em resumo. Não posso avaliar, pelas fotos se a sua gata é Persa para ir além do CAC. Para já está numa classe extremamente concorrida. Se tiver fotos mais esclarecedoras posso dar-lhe a minha opinião, isto se tiver algum interesse nela, claro.
Como deve saber, para um CAC exige-se determinada qualidade, para um CACIB exige-se mais, para um CAGCIB ainda mais e para um CACE já é para poucos.
Claro que se você está a fazer criação há muitos anos, tem investido em fêmeas, tem feito apuramento da raça, concorre não com umg ato mas com 5 ou 6, tem mais probabilidades de ganhar.
No entanto estou de acordo consigo numa coisa. O CPF está em decadência. O âmbiente entre expositores é de cortar á faca. Os Juízes convidados são sempre os mesmos que já conhecem os principais criadores e os gatos de maior qualidade. Foi por ter tido problemas com muitas das pessoas que hoje estão á frente do CPF que eu me afastei de vez. É que eu, enquanto dirigente ainda acreditava no Pai Natal.
No entanto, já em confronto com a Direcção da época, fui concorrer com o meu gato ao Campeão dos Campeões e ganhei, isto mesmo estando na lista negra! Logo, não me senti injustiçada, o meu gato foi classificado mesmo estando a dona de candeias às avessas com a Direcção do CPF.
O meu gato era o melhor e foi reconhecido como tal!
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

terça jan 21, 2003 9:11 am

Bem vinda de volta Aby :D
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

terça jan 21, 2003 10:50 am

Aby

Gostaria que (se não for pedir muito) que me explicasse como se chega aos título que mencionou (CAC, CACIB, CAGIB, CACE). É que segundo li num forum de um site estrangeiro, penso que variam de país para país. Em portugal como se chega lá?

Cumprimentos felinos
A.Palhares
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

terça jan 21, 2003 4:37 pm

Palhares,
Como o CPF é membro da FIFE, tem o regulamento igual a todos os clubes Europeus filiados na FIFE. Se Formos, por exemplo para o CFA (Americano) já tem um regulamento diferente, no entanto tocam-se em alguns aspectos. Daí o CPF reconhecer os pedigrees emitidos pelo CFA.

Para já aqui fica uma ajuda:
CAC (certificado de aptidão a campeão)
CACIB (certificado de aptidão a campeão internacional)
CAGCIB ( certificado de aptidão a grande campeão internacional)
CACE (certificado de aptidão a campeão da Europa)

Depois por p.m. explicarei mais em promenor cada certificado.
Responder

Voltar para “Gatos”