Será que isto é normal????

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mariamena
Membro Veterano
Registado: quinta nov 28, 2002 6:12 pm
Contacto:

terça nov 01, 2005 12:04 am

--------------------------------------------------------------------------------

O meu aqua novo de 200L começou a ciclar na 4ºf da semana passada , ficou logo imediatamente uma névoa enorme como já referi noutro post anterior.

Fiz tudo o que os técnicos me mandaram, manter a luz acesa , plantar umas plantas , plantei logo o máximo , colocar uns peixitos do aqua de 60L, e ir alimentando os bichinhos , até aqui tudo bem.

Hoje é segunda à noite, disseram-me que em 8 dias já poderia colocar os restantes peixes , mas acontece o seguinte :

o amoníaco tem estado a subir , os nitritos também, os nitratos nem sei, e o pH cada vez mais alto . Consulto as tabelas , e sossegam-me, mas eu todos os dias adiciono bactérias nitrificadoras , para acelerar o processo .

Durante a instalação do aqua, foi misturado no filtro externo um desencadeador do processo de ciclagem ........

Isto é normal????

Será que até 4ºf estará tudo normalizado ???

Hei-de fazer um TPA antes de colocar os peixitos lá dentro , de quanto???

Obrigada

mena
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

terça nov 01, 2005 11:32 pm

Olá mena

Penso que não sou a melhor pessoa para lhe dar alguns conselhos, mas como ja passei pela situação que está a passar deixe-me dizer-lhe o seguinte.

Essa sua insegurança, e angustia irá dar conta de si, como me deu a mim....

Tenha calma, deixe o aquário em "autogestão" ou seja, deixe os peixinhos fazerem o seu serviço e o filtro trabalhar o tempo necessário a estabilizar essa agua toda.

Quanto mais medições fizer, mais tormentas irá ter. A única que a aconselho a fazer é a medição do ph. Se a zona onde mora tiver um ph alto, isso pode a longo prazo não ser benefico para os peixitos, mas com uma boa adaptação também não é por aí que irão morrer.

Quanto ás tpa's, de uma forma geral são sempre benéficas, mas no seu caso e visto essa agua ter poucos dias, pessoalmente não o faria. A névoa irá desaparecer e não é tóxica para os peixes nem para as plantas. Se possivel introduza plantas e peixes de fundo, e dê tempo ao tempo, aliás a aquariofilia é isso mesmo.... paciência, paciência, enfim acaba por ser stressante.

tenho um akuário com 240 lts e outro com 150 lts. Tenho unicamente discus, 2 bótias e umas corydoras. Tento acima de tudo dar-lhes uma boa alimentação. Desde Junho que não faço tpa's, limito-me a acrescentar a agua que vai evaporando. Dou vitaminas na comida congelada 2 a 3 vezes por semana, costumo desparasitá-los de 2 em dois meses. Desde Junho que nem isso faço. Estão tão bem, comem tão bem, com umas cores fantásticas que nem me atrevo a fazer-lhes nada. Quanto aos filtros, tenho dois filtros externos ligados a cada akua, simplesmente com leca e umas espumas, mais nada!!e pensar que gastei rios de dinheiro em substratos e bio balls e carvões activos e mais não sei o quê, que me impigiam nas lojas!!!

Mena, deixe estabilizar essa agua, não se preocupe tanto e vai ver que tudo irá correr bem.

Não se culpe se morrer um peixinho ou mais. Isso acontece e nem sempre o erro é nosso!!

Maria
<p><strong>MaRiA</strong></p>
mariamena
Membro Veterano
Registado: quinta nov 28, 2002 6:12 pm
Contacto:

quarta nov 02, 2005 12:54 am

Pekixa, Olá!!!!!!!

Já quis fazer o que me aconselha uma data de vezes , deixá-lo em autogestão e não fazer qualquer tipo de medição , é stressante e não foi para isso que me dediquei à aquariofilia , considero um hobby e por isso se me está a stressar , onde está o hobby?

Bem ou mal, errado ou não , vou seguir o seu conselho , não faço nada ............, os peixes estão com um aspecto saudável , nem andam à tona da água nem nada, mesmo com valores diferentes de zero nos amoníaco e nos nitritos , há pouco juntei sal .............para baixar a toxicidade dos nitritos . Também me parece não ser prudente neste momento fazer um TPA , lá se iam uma data de bactérias nitrificadoras , o que fiz à pouco foi abrir o filtro externo, para ver se aquilo estava sujo , como poderia estar se só está a trabalhar à uma semana ?, valha-me me deus :oops: , mas não mexi em nada, abri e fechei-o ............pelo menos treinei como trabalhar com um filtro exterior .

Bom Pekixa vou ver se consigo deixar andar , porque até tenho a experiência de quando me iniciei em aquariofilia foi com peixes de água fria, estavam sempre a morrer, quando deixei de fazer mudanças de água , desliguei de tudo , duravam 5 anos :lol:

Termino por aqui , mas deixo um Alerta aos outros aquariofilistas , não sigam os nossos conselhos , eu posso estar erradíssima , mas se estiver o ERRO já está feito , porque os peixes já estão no aqua felizes e contentes , pois...................o aqua anterior era de 60L . Estão lá há 8 dias, eu nem 4 dias esperei embora soubesse que o deveria fazer , ainda não morreu nenhum .

Um abraço "pekixa".

mena
Responder

Voltar para “Peixes”