Desparasitação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo dez 15, 2002 8:06 pm

Olá

Estou elaborar páginas complementares do site dos whippets sobre saúde, higiene, alimentação, etc. e surgiram-me algumas dúvidas que gostaria de por à consideração dos forenses habilitados na matéria.

Hesitei em colocar este tópico, dado tratar-se de um site pessoal. Mas atendendo que o conteúdo em si pode interessar à generalidade das pessoas, embora o tema já aqui tenha sido debatido, enchi-me de coragem, ou melhor, de lata, e aqui vai uma parte do texto que me suscita dúvidas, especialmente no que respeita a CHAMPÔS INSECTICIDAS e outros produtos do género usados na desparasitação.

Desparasitação
Entende-se por desparasitação o combate a parasitas externos como pulgas e carraças e parasitas do intestino.

Pulgas
Especialmente nas estações quentes é difícil evitar estes bichinhos indesejáveis, principalmente as pulgas.
A solução consiste em pulverizar o corpo do cão com determinados produtos ou depositar umas gotas de um líquido próprio no pescoço do animal. Existem também coleiras com efeito insecticida. Estes dois últimos processos têm o inconveniente de poder causar alergias ao cão por serem demasiado tóxicos.
Alguns produtos à venda em lojas especializadas ou nas clínicas veterinárias, como o Front Line ou Ectokill, ao serem aplicados ao longo do pêlo do animal e por todo o corpo, têm um efeito repelente e simultâneamente impedem que o parasita se reproduza. Produzem um efeito mais de morte lenta do que imediata do parasita.
Nunca devem ser aplicados no mesmo dia do banho, mas sim dois a três dias antes ou depois do banho. O efeito mantém-se por cerca de um mês, mas nos casos em que haja uma grande infestação nos locais habitualmente visitados por muitos cães (jardins e outros espaços públicos), a aplicação do produto deve ser feita de duas em duas semanas no mínimo.

Mesmo assim, por vezes a praga é difícil de combater e nestes casos deve atacar-se o parasita com outros recursos, como seja, usar um champô insecticida no banho, precedido de produtos que lhe provocam a morte imediata. Aplica-se primeiro este produto pelo corpo todo e procede-se depois a uma escovagem do animal, a qual obriga, juntamente com o insecticida, a remover os parasitas. De seguida ensaboa-se com o champô, que tem um efeito semelhante ao insecticida e enxagua-se muito bem para remover totalmente estes produtos. Numa segunda fase do banho deve usar-se o processo descrito no capítulo Higiene (ver Higiene), usando um amaciador para evitar a desidratação da pele e do pêlo.
Esta “barrela” , por ser relativamente agressiva, só deve ser feita esporadicamente e em casos limite quando os cães estão mesmo muito infestados de parasitas.

Os espaços normalmente habitados pelo cão devem ser bem limpos, aspirados e desinfectados, porque as pulgas depositam os seus ovos em carpetes, tapetes, cobertas, tecidos, etc. Não adianta muito desinfestar o cão se o ambiente onde vive é um viveiro de pulgas.
Para o efeito existem produtos especialmente concebidos para desinfectar esses locais.
IMPORTANTE: Deve evitar-se apanhar as pulgas com os dedos ou, se isso acontecer, deve lavar-se as mãos de imediato, porque a pulga normalmente é portadora de ovos da ténia.

Em determinadas zonas onde o Ectokill ou o Front Line são usados por muitas pessoas e já algum tempo, os parasitas criam defesas e ficam imunes a esses produtos. Por isso não é de estranhar que algumas pessoas afirmem que com o produto X obtêm resultados excelentes e outras digam exactamente o contrário.

Carraças
Os produtos usados para as pulgas são exactamente os mesmos dos utilizados no combate às carraças.
As carraças normalmente estão instaladas em ervas e arbustos e alojam-se no pêlo do cão quando este roça ou se espolinha nessa vegetação.
O processo de as remover merece alguns cuidados. A carraça ao sugar o sangue do animal crava-lhe umas pinças na pele para melhor se agarrar. Por isso, ao puxar-se, que é a tendência normal da pessoa inadvertida, o parasita oferece resistência e deixa ficar essas garras na pele do cão, ocasionando infecções que podem ser graves.
Um processo de remover o parasita consiste em aplicar sobre ele éter embebido em algodão em rama para o “adormecer” e então extraí-lo com uma pinça mas sem exercer muita força. O sítio da picada deve ser depois desinfectado com álcool e Betadine.
Ou então, em vez do éter, aplicar um produto insecticida que cause primeiro a morte do parasita para então o retirar em seguida.

Desparasitação interna
A desparasitação interna deve ser feita segundo orientação do veterinário.

Cachorros
Em relação aos cachorros deve ser cumprido um programa específico de desparasitação estabelecido pelo veterinário.

Cães adultos
Em relação aos cães adultos a desparasitação deve ser efectuada de seis em seis meses, período que corresponde ao ciclo de vida dos parasitas a combater.
Normalmente usam-se comprimidos, adquiiridos no veterinário, em doses proporcionais ao peso do cão. Por exemplo, um comprimido de Lopatol dá para um cão de dez kg.
No caso específico do whippet, cujo peso varia entre treze e dezassete Kg, administra-se um ou dois comprimidos se o cão pesar menos de quinze ou mais de quinze kg respectivamente.
MUITO IMPORTANTE: Todos os elementos do agregado familiar devem ser desparasitados com os medicamentos adequados e em simultâneo com o cão.

Quer dizer, resumindo e concluindo: o que estou a pretender é que me façam a revisão do texto. :oops: :oops: :oops:
Mas pode ser que se aprenda alguma coisa com isso... :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo dez 15, 2002 9:22 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 8:12 pm, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo dez 15, 2002 9:57 pm

então o strongold para ácaros, pulgas e outro tipo de "bicheza" não é bom? e o program?
anjaazul
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 15, 2002 10:39 pm

Olá SeaLords

Pois... armei-me em esperto e pumba! Levei nas orelhas, na tola, eu até nem digo onde mais.

Mas não estou arrependido de ter pedido a opinião. Muito pelo contrário.

Um princípio que tenho usado em toda a minha vida é o de fazer as coisas com um mínimo de seriedade e de rigor. Isto de a pessoa se desculpar que não vale a pena levar isto ou aquilo a sério porque é na brincadeira ou é pessoal e que ninguém tem nada com isso, é uma forma que considero detestável de declinação de respomsabilidades.
A partir do momento que decidi elaborar um site não sobre a minha pessoa mas sobre mim como amante da raça whippet, que é completamente diferente, tenho que assumir a responsabilidade de dignificar a raça. Custe o que custar. Isto, claro, dentro das minhas limitadas possibilidades.
Daí o pedir a ajuda no tópico que lancei, porque não me sinto seguro em muitas matérias.

Pelo que conheço da SeaLords contava com uma resposta sua. Cáustica nos modos, como é seu hábito (ou feitio... quero lá saber) mas talvez por isso mesmo com efeitos muito proveitosos. Pena é outras pessoas aqui do fórum não compreenderem a FORMA como expõe os CONTEÚDOS das suas mensagens. Não sabem o que perdem.
Uma vez mais o meu obrigado.

Anjaazul
Rapariga, com o teu estilo telegráfico (cáustico também, aqui para nós...) não percebi bem a tua observação. Referes-te a marcas de produtos?
Explica melhor... please. Deram-me aqui no fórum graduação de veterano, mas não tenho culpa disso. Olha que não passo de aprendiz...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo dez 15, 2002 11:55 pm

Normalmente à pastor alemão que cuido as carraças saiem a
"sangue frio"... nunca usei éter nem algo parecido... E as pulguitas... a sealords tem razão. Aquele som de elas a serem esborrachadas pelas unhas, é bom! :)
De onde tirou a informação que não se deve apanhar as pulgas e que os humanos também têm de ser desparasitados? Foi mesmo a primeira vez que "ouvi" algo assim.
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 16, 2002 9:11 am

KROZ Escreveu: Normalmente à pastor alemão que cuido as carraças saiem a
"sangue frio"... nunca usei éter nem algo parecido... E as pulguitas... a sealords tem razão. Aquele som de elas a serem esborrachadas pelas unhas, é bom! :)
De onde tirou a informação que não se deve apanhar as pulgas e que os humanos também têm de ser desparasitados? Foi mesmo a primeira vez que "ouvi" algo assim.
Olá Kroz
Numa das minhas visitas ao veterinário, estava um dos meus cães em cima daquela mesa que eles usam e às tantas vejo uma enorme pulga no lombo do bicho. A minha primeira reacção foi apanhá-la, mas o vet até me assustou: "não faça isso!!!!" Fiquei surpreendidíssimo e então ele disse-me que era muito PERIGOSO pegar nas pulgas porque normalmente são portadoras de ovos da ténia.
Bom, quem sou eu para por em causa a altercação de um médico veterinário? Estou a transmitir exactamente o que se passou.

Em relação à desparasitação de todos os membros da família, toda a vida ouvi dizer isso e foi confirmado tanto pelo veterinário como pelo próprio médico de família.
Mas isto tem a sua lógica. Independentemente de se ter ou não animais, as pessoas normalmente descuidam-se e não procedem à desparasitação, pelo menos uma vez por ano. Conheço pessoas que criaram anemias por causa disso. Os animais trazem da rua para casa sujidades, seja nas patas ou ingeridas por eles próprios, constituindo mais um veículo de transmissão de parasitas para além daqueles a que já estamos sujeitos, como saladas, fruta mal lavada, etc.

Antes de ter cães, cá em casa ninguém se desparasitava nem sequer havia essa preocupação. A partir do momento em que eles passaram a pertencer à família, de meio em meio ano toca a desparasitar: nós e eles.
Inconvenientes? Nenhuns.
Vantagens? Todas ou, no mínimo, isso dá um certo descanso. É um meio de prevenção como qualquer outro sem efeitos secundários significativos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda dez 16, 2002 10:43 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 8:13 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 16, 2002 11:24 am

Olá SeaLords

Mais uma vez obrigado pelos seus doutos comentários.
Sabe, meti-me aqui numa alhada muito grande e agora não posso voltar para trás. Só espero ainda não ter chegado ao meu nível de incompetência, aplicando aqui o tal princípio de Peter. Vou estar atento o mais possível e ser lúcido, o que às vezes não é fácil. Isto é muito mais difícil do que eu pensava, principalmente à medida que os assuntos se adensam. De facto, como a SeaLords diz, isto de criar uma página é fascinante, mas ao mesmo tempo sinto que estou a trabalhar sem rede.
E ainda por cima vem-me falar de corridas de galgos...
Deixe-me respirar...
Estou a brincar, evidentemente. Se não fosse a sua preciosa ajuda (e sempre a puxar, a puxar), o site provavelmente tinha-se ficado pela publicação de meia dúzia de fotografiazitas.
Assim é um desafio muito mais interessante.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 16, 2002 11:57 am

Eu uso o Frontline, uma vez por semana, o Program uma vez por mês e o Advantage, também uma vez por mês.
A cachorra veio cheia de ovos de pulgas do criador e só agora está livre delas (e a casa por acréscimo).
Já me disseram que o Stronghold substitui o Program e o Advantage.
Será verdade ?
Não encontro Stronghold em lado nenhum.
SeaLords
Membro Veterano

segunda dez 16, 2002 1:07 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 8:14 pm, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

segunda dez 16, 2002 1:39 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 6:58 am, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 16, 2002 2:15 pm

Sealords,

nós não sabemos se veio assim do criador.A ideia foi avançada pela assistente do vet tentando dar uma explicação para o facto de ao fim de 2 meses das aplicações que descrevi, a cadela continuar a ter pulgas.
Com tanto cão, pareceu-me razoável.E, de facto, não encontro outra explicação.Mas nem sequer falei do assunto com o criador.Não me pareceu que adiantasse.
De resto, já passou ! Agora está limpinha.
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 16, 2002 5:00 pm

SeaLords

Isto é mesmo como as cerejas. Vêm umas coisas atrás das outras e o perigo aqui é usar o princípio do "já agora" como se faz nas obras. Já agora que se fala de desparasitação, vamos explicar quem são os parasitas e já agora explicar o seu ciclo de vida e... pronto, já que se chegou a este ponto, já agora explicar em que circunstâncias se apanham e, já agora, ilustrar com uma fotografia ampliada do bichinho ...
Esta caricatura que estou a fazer não é tão caricatura como isso. É uma enorme tentação para um iniciado como eu querer meter tudo no site. Tenho que parar e reflectir para estabelecer prioridades.
Ou então a SeaLords elabora-me os textos... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda dez 16, 2002 5:32 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 8:15 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 16, 2002 5:50 pm

SeaLords
Claro que eu estava a brincar quando a desafiei a elaborar-me os textos. Não queria eu mais nada, não era? Bom, agora a sério, eu nem sequer estava a deitar o barro à parede. Estas coisas dão algum gozo a fazer e quando se tem a papa toda feita deixa de ter graça.
Mas repito, tenho que ter cautela com o entusiasmo. Nem tenho competência para fazer uma coisa muito elaborada nem faz sentido desenvolver determinados assuntos em detrimento de outros. Por isso é que devo parar para reflectir, para não construir a casa a começar pelo telhado.
Já visitei o site que me sugeriu, dei-lhe uma olhadela por alto e vou fazer uma revisão ao site para o aumentar mas de forma equilibrada.
Não me canso de lhe agradecer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”