Olá!
Na minha opinião, acho que não há razão para tanto alarme. Acho que uma luta de vez em quando não faz mal nenhum aos cães. Pelo contrário, penso que eles até necessitam disso para se tornarem mais fortes. Mas atenção! Falo de uma luta suave e controlada para evitar ferimentos com gravidade. Além disso, [b] sou completamente contra as lutas de cães![/b]
Ainda para mais, sendo o boxer um cão naturalmente energético, a luta é uma boa forma de libertar essa energia. E arrisco mesmo a dizer que eles gostam disso.
Por outro lado, se um cão experienciar uma luta, um dia mais tarde se for confrontado com outros cães que o queiram agredir, ele já terá bases para se saber defender. Pois, se assim não for, um dia em que o cão tenha que se defender de outro, poderá adoptar uma postura de submissão e isso é suficiente para lhe provocar danos muito graves, e quem sabe irreversíveis!
Isto aconteceu a uma cadela boxer de um amigo recente. Sempre foi muito mimada e impedida de desenvolver brincadeiras mais agressivas com outros cães. Então um dia que conseguiu soltar-se para a rua e foi agredida por um cão vadio muito mais fraco que ela, e mesmo assim saiu com ferimentos graves e teve que ser operada, para além do facto de não poder engravidar mais.
Portanto na minha opinião, mesmo sendo desagradável ter que deixar o nosso cão lutar um pouco, é importante que le o faça, para aprender a defender-se e alimentar também um pouco o seu ego, o que o torna mais confiante.
Nos 9 meses que o meu Tommy passou sob a minha tutela, apenas o deixei lutar duas vezes, de entre as inúmeras situações que se proporcionaram para a luta, pois alguns cães vadios na aldeia onde vivemos são muito maus. Isto aconteceu aos 9 meses e aos 11 meses, respectivamente. Da primeira vez, ele ganhou medo e tentou fugir. mas eu encoragei-o a enfrentá-lo. Claro que estive sempre a controlar, para que a luta nao tomasse proporções difíceis. Nem sequer pretendia que o Tommy vencesse ou perdesse, isso era-me completamente indiferente. O que me interssava nessa experiência, era perceber se ele sabia defender-se ou não. E por acaso safou-se mal. Saiu dali com um pequeno corte na cabeça e na pata esquerda dianteira, mas nada que o incomodasse, pois uns minutos depois ja andava feliz como sempre foi.
Como vivo na aldeia e tenho um jardim bastante grande, o Tommy arranja sempre maneira de se escapar para a rua de vez em quando. Como decerto vocês compreendem, por força das circunstâncias tive de o submeter à experiência de luta, pois se um dia ele for atacado por outro cão e eu não estiver por perto para evitar a luta, o resultado pode ser muito mau.
Há duas semanas atrás o meu irmão de oito anos foi dar uma volta com o Tommy e apareceu um vadio que o atacou. Desde o início dou instruções explícitas ao meu irmão para o soltar imediatamente se tal suceder. Naquele momento, eu apercebi-me da cena e fiquei a espreitar por entre uns arbustos, para não interferir na situação, a não ser que fosse mesmo necessário! O resultado foi bastante positivo: o Tommy deu duas rosnadelas bem potentes de aviso, mas mantendo uma postura defensiva. Gostei imenso disso, pois foi bom saber que ele não queria atacar. A meu ver, estava só a dizer ao outro cão: "não te metas, senão vais-te magoar".
Contudo uns momentos depois, o cão vadio tentou atacá-lo, mas o tommy venceu-o facilmente mesmo tendo um porte menor. E quando o vadio se deitou de costas no chão com as patas para o ar, o Tommy largou-o e veio-se embora pois deve ter entendido que a luta estava ganha. Nenhum deles ficou com ferimentos, o que foi óptimo.
Espero que tenham compreendido a mensagem que estou a tentar transmitir. Nunca fui a favor da agressividade seja em animais ou humanos, ok? Simplesmente digo que ás vezes isso é necessário para que os cães aprendam como se defender em situações de perigo.
O meu Anuk foi mordido por um Labrador
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Hmmm
Nenhum dos meus cães é incentivado por mim para lutar, nem para um dia estarem preparados para uma eventual luta em que eu não os possa defender.
Mas discuto consigo a sua atitude apesar de diferente da minha.
Nenhum dos meus cães é incentivado por mim para lutar, nem para um dia estarem preparados para uma eventual luta em que eu não os possa defender.
Mas discuto consigo a sua atitude apesar de diferente da minha.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 31, 2005 3:41 pm
- Localização: Anuk, Nikita, Inka e Luna ( boxer e Pastor alemão )
Rita, tenha a mesma opinião que tu...
Mesmo tendo visto que o Anuk teve medo quando foi atacado, nunca o ia incentivar a fazer o mesmo, prefiro salvagurda-lo dessas coisas, pois somos nos que temos que defender os nosso animais!!!
Mesmo tendo visto que o Anuk teve medo quando foi atacado, nunca o ia incentivar a fazer o mesmo, prefiro salvagurda-lo dessas coisas, pois somos nos que temos que defender os nosso animais!!!
-
- Membro Veterano
Yep,nevess Escreveu: Rita, tenha a mesma opinião que tu...
Deus me livre de incentivar um dos meus cães e este depois ficar magoado jamais me perdoaria.
Prefiro que sejam mariquicas ou não saber.
Mas sao opiniões.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
nevess Escreveu: Nem mais!