Cadela rejeita cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 10, 2005 5:54 pm

Bullie Escreveu:
Nynf Escreveu: -cruzar uma cadela cuja mãe foi má mãe está fora de questão
Aqui entra um factor que é as directivas de selecção pessoais de cada um. Não necessáriamente melhores ou piores. Mas parece-me a mim que esta será um pouco radical.

Uma cadela é má mãe porque a sua progenitora também o foi? Não me parece que uma coisa implique necessariamente a outra. Uma cadela com bom potencial mas cuja a mãe foi uma má mãe ficaria à partida logo "eliminada" para reprodução para ti? Para mim não. "
Para mim sim ;) Como muito bem disseste cada plano de criação obedece a directivas de selacção pessoais. Esta é uma delas. 8)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta nov 10, 2005 5:57 pm

Então vamos la a mais umas questões que esta coisa do fenotipo e genotipo levantou-me mais algumas duvidas.
Qualquer pessoa que tenha um cachorro pode leva-lo a uma expo para ser avaliado certo? Imaginemos então que esse cachorro tem um excelente fenotipo e é campeao, mas cujo genotipo é fraco.
Há o risco por exemplo desse cão poder passar doenças ás crias?
O facto de ser filho de campeão não me dá qualquer garantia que um cachorro da ninhada não tenha doenças geneticas?
Ou seja sendo apenas avaliado o fenotipo nas expos, na verdade a garantia de vir a ser um bom progenitor é muito pouca!
Um cão para ser campeão não lhe são exigidos por exemplo os despistes de displasia, na propria expo, antes de lhe atribuirem o titulo?
(se as questões forem parvas não me deem nas orelhas)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta nov 10, 2005 6:10 pm

bita322 Escreveu: Há o risco por exemplo desse cão poder passar doenças ás crias?
O facto de ser filho de campeão não me dá qualquer garantia que um cachorro da ninhada não tenha doenças geneticas? Não
Ou seja sendo apenas avaliado o fenotipo nas expos, na verdade a garantia de vir a ser um bom progenitor é muito pouca! Garantia, não é nenhuma
Um cão para ser campeão não lhe são exigidos por exemplo os despistes de displasia, na propria expo, antes de lhe atribuirem o titulo? Não sei, mas mesmo que sejam, pode não manifestar e ter o gene
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta nov 10, 2005 6:20 pm

bita322 Escreveu: Então vamos la a mais umas questões que esta coisa do fenotipo e genotipo levantou-me mais algumas duvidas.
Qualquer pessoa que tenha um cachorro pode leva-lo a uma expo para ser avaliado certo?
Sim. Desde que esse cão esteja inscrito num Livro de Origens reconhecido
bita322 Escreveu:Imaginemos então que esse cachorro tem um excelente fenotipo e é campeao, mas cujo genotipo é fraco.
Há o risco por exemplo desse cão poder passar doenças ás crias?
Se as tiver herdado dos seus pais (doenças genéticas), mesmo que estes não padecessem delas mas fossem apenas portadores (estivesse no genotipo).
bita322 Escreveu:O facto de ser filho de campeão não me dá qualquer garantia que um cachorro da ninhada não tenha doenças geneticas?
Na sequência da resposta anterior... se houver historial dessa mesma doença nas gerações antecedentes mais próximas do cão, não. A não ser que se trate de alguma doença para a qual se possa fazer um despiste. Por exemplo, há muitos anos, no Bull Terrier havia o problema da surdez hereditária, e que tinha uma maior preponderância em exemplares completamente brancos. Sendo relativamente fácil detectar se um exemplar é ou não surdo, esses indíviduos foram afastados da reprodução. Hoje, ainda que muito raramente, por vezes podem surgir individuos surdos, mas a ausência de surdez ao longo de várias gerações dá-lhe garantias relativamente elevadas de que os descendentes dessa linhagem não sofrerão da mesma, uma vez que, imaginemos, ao fim de 10 gerações, a probabilidade estatistica de esses cães serem portadores do gene causador da surdez e ela nunca se manifestar (permanecer sempre escondida no genotipo é muito remota)

bita322 Escreveu:Ou seja sendo apenas avaliado o fenotipo nas expos, na verdade a garantia de vir a ser um bom progenitor é muito pouca!
Qualquer criador que ao vender-lhe um cachorro lhe diga que "este vai ser um campeão", mente! Conforme a nynf explicou, a probabilidade de vir a ser um bom exemplar de exposição pode ser maior se este possuir várias gerações de ascendentes cujo valor tenha sido reconhecido. Mas nada é garantido. O que um bom criador lhe pode garantir é que adquire um cão típico, mas nunca um cão com as qualidades suficientes para ser um campeão. Se assim fosse, esses ficariam sempre em casa do criador não acha?
bita322 Escreveu:Um cão para ser campeão não lhe são exigidos por exemplo os despistes de displasia, na propria expo, antes de lhe atribuirem o titulo?
(se as questões forem parvas não me deem nas orelhas)
Não. Pegando no caso da displasia, por exemplo, é algo que se revela no próprio cão (fenotipo), e pode se apresentar em diferentes graus de gravidade. Um cão com um elevado grau de displasia, muito dificilmente viria a ser campeão, uma vez que os andamentos são afectados e esses também são avaliados.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta nov 10, 2005 6:28 pm

Agora sim.. pode-se chamar um forum.. Tudo com interesse de aprender e pessoas com experiencia com a paciencia de explicar.. Nada de :roll: ou criticas.. Obrigado Nynf e Bullie.. Muitas dessas coisas não sabia.. ;)
bita322
Membro Veterano

quinta nov 10, 2005 6:32 pm

Obrigada Bullie.
Acho que por hoje não me surge mais nenhuma duvida ( e voces ja fartinhos de me aturar ;-)
Não estou a pensar em adquirir um cachorro tão cedo, mas estas coisas tem que se ir aprendendo com o tempo e não adquirir a informação na vespera de comprar o canito.
Cumps
barzov
Membro Júnior
Registado: sexta jul 11, 2003 12:03 am

quinta nov 10, 2005 10:53 pm

"Agora sim.. pode-se chamar um forum.. "
pq? este forum tem categoria ou grau?

"Tudo com interesse de aprender e pessoas com experiencia..."
aqui tudo tem interesse, principalmente as resposta às perguntas expostas! Sem criticas!

" Nada de ou criticas.. "
Se tiver cuidado com isto:"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 11, 2005 9:09 am

barzov Escreveu: "Agora sim.. pode-se chamar um forum.. "

aqui tudo tem interesse, principalmente as resposta às perguntas expostas! Sem criticas!

Se tiver cuidado com isto"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!
Falta-me aqui o smilye a bater palmas a esta sem dúvida muito enriquecedora participação ;) Parabéns!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta nov 11, 2005 9:26 am

nynf Escreveu:

Se tiver cuidado com isto"O mal Nanci é que quem sofre nisto tudo são as crias... Não as pessoas que cometem estes erros ... " "Há-de existir sempre historias destas.. " podera ser um começo!
Falta-me aqui o smilye a bater palmas a esta sem dúvida muito enriquecedora participação ;) Parabéns!
Imagem Voilá!
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta nov 11, 2005 9:35 am

Ahhhhhhh.... :? ok.. desculpe la.... Tou muuuuito mais esclarecido.

Nao me digam que isto vai pegar moda outra vez Foi o Lemon e agora é este... Chega de Dr. Patux .. :?

:roll: :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta nov 11, 2005 10:42 am

Intervenções do Bullie e da Nynf - sucintas, informativas, excelentes...

Aproveito para puxar para cima.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 11, 2005 11:38 am

aisd Escreveu: Intervenções do Bullie e da Nynf - sucintas, informativas, excelentes...

E para partilhar conhecimentos não é preciso "pachorra" apenas boa vontade. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta nov 11, 2005 12:57 pm

LuMaria Escreveu:
aisd Escreveu: Intervenções do Bullie e da Nynf - sucintas, informativas, excelentes...

E para partilhar conhecimentos não é preciso "pachorra" apenas boa vontade. ;)
Especialmente pachorra de quem ouve as explicações e poder de encaixe para, por vezes, certas "verdades estabelecidas" caírem por terra.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
bita322
Membro Veterano

sexta nov 11, 2005 1:56 pm

biboquinhas Escreveu: Mais uma vez passo a explicar! Quando cheguei de manhã ao trabalho a minha colega d enome Margarida contou-me que tinham nascido os cãezinhos e que a mãe não os deixava mamar pois rosnava e recusava assim os cães! Eu como tenho uma cadela e uma gata e há anos que venho aqui ao forum a primeira coisa que fiz foi colocar aqui uma mesagem para saber se já passaram o mesmo e qual a justificação! simples curiosidade e vontade de saber mais de aprender! Mas podem ter a certeza de que a minha colega tem boca sim! Como vos disse o vet já foi lá a casa e está tudo bem, só queria a vossa opinião sobre o proquê da cadela rejeitar os cãezinhos, mas enfim voces continuam sem entender!
Ola biboquinhas,
Certamente aquando da visita do vet a sua colega obviamente que lhe perguntou qual a opinião dele para isto estar acontecer.
Gostaria muito de saber o que é que o veterinario lhe disse.
Provavelmente esse veterinario fez todo o acompanhamento da gravidez da cadela, certamente que tendo algum historico da cadela terá alguma opinião sobre o assunto.
Sendo que já por aqui foram dadas varias hipoteses seria interessante que se soubesse agora afinal qual é a opinião do vet.
Cumps
barzov
Membro Júnior
Registado: sexta jul 11, 2003 12:03 am

sexta nov 11, 2005 9:03 pm

elmariachi, nem vou comentar o " ...agora é este..." enfim!...

Concordo que a minha participaçao nao ter sido mt enriquecedora pelo facto de nao ter respondido a pergunta da biboquinhas mas, para ela mesma, as primeiras respostas dadas, tirando o mdofster até a lumaria, foram enriquecedoras para a pergunta dela????

Nao vale a pena alimentar este assunto pois nao vim para criar disturbios. Apenas penso que as coisas podiam ser simplificadas. Este forum é de todos, e todos podem expor suas duvidas, informaçoes...ridiculo ou nao, interessante ou nao, quem quer ajudar ou opinar, responde! quem nao quer ajudar, opinar mas sim criticar , censurar...abstem se!

Peço desculpa biboquinhas pois este assunto nada tem a ver como o TEU topico ;)
Responder

Voltar para “Cães”