CASTRAÇÃO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
IsabelNeves
Membro Júnior
Registado: segunda jun 17, 2002 10:32 am

terça dez 17, 2002 9:53 am

Bom dia a todos

Este tema já foi aqui muito falado, mas o meu gatinho vai ser castrado no dia 27 deste mês, e a vet disse que ele no pós operação, vai ter que usar aquela coisa tipo abatjour durante 4 dias mais ou menos sempre, mas como é que ele vai dormir com aquela coisa na cabeça citadinho, eles conseguem dormir com aquilo???? :o :o :o
Outra dúvida menos preocupante, é que o caixote fica sem terra e fica com páapeis tipo com jornais, deve ficarum perfume :oops: :oops: :oops: , mas isso é um mal menor ostava mesmo era de saber pelas vossas experiencias em relação aquela coisa na cabecita

Isabel
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

terça dez 17, 2002 10:05 am

Bom dia Isabel,

Não te preocupes com o "abat-jour" porque eles rapidamente se habituam a ele. A minha gata tb usou abat-jour durante muitos dias depois da esterilização e não a incomodava muito. Dormia connosco na cama normalmente e corria pela casa. Só a comer é que tinha alguma dificuldade porque a tigela dela é de plástico e ela empurrava-a com o abat-jour quando tentava comer. Mas era divertido ver a tigela a andar e ela atrás dela, eh eh :lol:

A recuperação dos gatos é bem mais rápida e simples que a das gatas por isso não te preocupes :)
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

terça dez 17, 2002 11:08 am

:D

Olá Isabel

Não te preocupes, eles conseguem fazer tudo com o colar! No primeiro dia estranham e esperneiam um bocadinho mas depois habituam-se ;)

Nunca cedas à tentação de lho tirar pois a língua deles é como nós sabemos uma lixa e num piscar de olhos já está a lamber e a rebentar os pontos resultantes da operação :o

4 dias não são nada o meu Quico usou 1 semana e meia e há aqui gatinhos na arca que usaram durante muito mais tempo !

Durante essa altura dormia conosco como é hábito, comia normalmente mas como tem um WC daqueles fechados com portinha, e claro não cabia lá, tivemos que tirar a tampa durante esse período, de resto não tivemos que alterar mais nada à rotina normal dele.

Ah, claro que demos uma dose extra de mimo. :D

Espero ter ajudado, boa sorte vais ver que tudo corre pelo melhor ;)

Marradinhas do Quico

Lizzie
IsabelNeves
Membro Júnior

terça dez 17, 2002 11:36 am

Obrigado pelas vossas respostas, fico mais descansada sabendo que eles se adaptam rapidamente, imagino no 1º dia :? vai ser só esperniar..mas há que ter paciência, o meu tb dorme na cama connosco mais comigo, pq adormece com a cabeça deitada no meu braço ou na minha almofada.. :oops: é muito fino e amamar, com aquela coisa na cabeça...mas o que interessa é que ele recupere depressa

Bêjos a todos
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça dez 17, 2002 12:44 pm

Isabel

Penso que deves saber que deves prender o colar com uma coleirinha. Ajusta-a ao pescoço de modo a que o gato não consiga puxar o colar, mas sem o asfixiar. A Olívia era perita a puxar o colar e ainda o conseguiu tirar algumas vezes, e o que eu me fartava de rir de a ver a andar para trás. :lol: :lol: :lol:
Eles adaptam-se bem a comer e deves retirar a parte de cima das casas de banho cobertas. Mas 4 dias é pouquíssimo para o mais de 1 mês da Olívia. :( :(
Beiinhos
Elsa Pereira
IsabelNeves
Membro Júnior

terça dez 17, 2002 1:36 pm

Se calhar percebi mal.... :oops: quem falou com a vet foi o meu marido e depois contou-me, se calhar os 4 dias são os dias em que o caixote não pode ter areia... :o quando lá for eu pergunto tudo outra vez á vet...eu não sei se nos deixam assistir á operação mas eu não quero ver até me arrepia só depensar :? fico com ele o tempo de levar a anestesia, pq ele já vais estar nervoso por estar no vet, mas tb deve fazer uma certa impressão vê-los a adormecer, não sei se o fazem de repente ou se vão ficando molinhos.. :( .....logo se vê nem quero pensar muito nisto ,m mas definitivamente não vou olhar para o "trabalhinho a ser feito... coitadinho do meu bigodes... :cry:

Isabel
anokas123
Membro Veterano

terça dez 17, 2002 2:31 pm

Isabel,

Não te preocupes. Uma castração é um procedimento muito simples, em nada comparável a uma esterilização numa gata que é uma operação de barriga aberta e por isso o pós-operatório das gatas é mais demorado.

Nos gatos, o processo é bastante simples, não leva pontos sequer, e ao fim de 3 ou 4 dias o gato está como novo :-)
IsabelNeves
Membro Júnior

terça dez 17, 2002 3:02 pm

Eu sei que sim que é muito simples, pelo que a ver já nos disse e pelo que tenho lido aqui, mas e até já li mensagens de pessoas que dizem não ter coragem para o faazer e não percebia muito bem pq, mas agora que o vou fazer brevemente olho para ele e já me dá um pena... :cry: ele que é um doce e aquilo depois deve doer...enfim já sei que estou as er lamechas, maso que é que querem os nossos meninos são uns queridos e quando não estão bem nós tb não estamos, é só um desabafo, pq sei que entendem o que eu sinto se o dizer a algyém que não tenha gatos vão olhar para mim como se fosse maluiqnha, alias já olham por eu ser tão babada com ele.. :oops:

Isabel Neves
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

terça dez 17, 2002 4:31 pm

Ola , acho que o metodo de castração de Portugal deve ser meio precario
porque quando eu catrei meu gato ele nao precisou de abajour , nem precisou dar pontos onde foi feita a incisão...
O mesmo aconteceu com minha cachorra , quando foi castrada nào precisou de abajour , mas obviamente levou pontos no local da incisão...

Boa sorte na castração do seu filhote!!!!
anokas123
Membro Veterano

terça dez 17, 2002 4:47 pm

[quote=anokas123]
Nos gatos, o processo é bastante simples, não leva pontos sequer, e ao fim de 3 ou 4 dias o gato está como novo -)
[/quote]
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

terça dez 17, 2002 5:06 pm

Não Camie o método de castração dos machos em Portugal não é precário. :)

O meu Quico tinha um testículo interno daí ter sido aberto como as gatinhas, obviamente nesse caso teve de levar pontos.

Imagino que a situação da Isabel também seja semelhante se a vet a alertou para a necessidade de usar o colar por 4 dias ...

Marradinhas do Quico

Lizzie
IsabelNeves
Membro Júnior

terça dez 17, 2002 5:24 pm

Não, ele não tem esse "problema" os testiculos dele estao "fora", ams tenhoquase a certeza que a vet falou em pontos...já não percebo nada, :oops: ele tem tudo BEM á vista espero qe seja fácil

Isable
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça dez 17, 2002 8:08 pm

olá

o melhor é falar mesmo bem com a vet. que coisa mais esquisita... o gato ter de usar um colar após a castração. nenhum dos meus gatos nem gatas levaram tal coisa nesse tipo de operação. aliás no gato´a operação é tão simples e eles recuperam de um dia para o outro. o serafim até veio logo acordado e começou a comer mal chegou a casa :D :D :D

anjaazul
IsabelNeves
Membro Júnior

quarta dez 18, 2002 9:20 am

:o pois..pelo que tenho lido aqui pareceu-me sempre que era uma recuperação super simples, tipo ficar dorido mas cintinuar coma vidinha deles... não sei tenho que falar pessoalmente com a vet. Já agora aquela "história dos papeis no ciaxote em vez da terra, é normal?? Descilpem mas quem não sabe tem que perguntar tudo... :oops:

Já agora, mais uma dúvida, ontem quando cheguei a casa o malandreco tinha puxado de cima do movel uma daquelas bolsas de trazer á cintura do meu marido e aquilo estáva tudo molhado.... :o cheirei mas sinceramente não sei seria chichi ou....o menino em desespero terá 2pensado" que era uma gata e cá vai disto??? ;) ;) Se era chichi não tinha assim um cheiro forte como tenho ouvido dizer que eles têm nestaaltura do campeonato, sera que que.....?? Eles fazem essas "coisas" :D ainda por cima como se não bastasse fazer o que fez foi-se lá efregar, e tinha o pelo ded um dos lados da cabeça todo molhado ..estáva tãoengraçado parecia que tinha posto gel :D :D :D aquele menino anda "sorinado" nem come como deve ser...ai ai as hormonas...

Isabel
xana0
Membro
Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
Contacto:

quarta dez 18, 2002 9:41 am

Eu tb estava com pena dos meus meninos qd foram castrados,mas compreendi que era para o bem deles.Eles foram operados num sábado de manhã(tinham os dois os testiculos de fora portanto tiveram apenas um corte nos mesmos),tive tempo de ir a casa e passadas três horas a vet ligou-me para os ir buscar pq estavam impacientes,coitadinhos... :(
Mal chequei já estavam perfeitamente acordados e não precisaram do "abajour",pq não foram "abertos".Nesse dia lambiam-se bastante e tinham aquela zona cor-de-rosa,mas tomaram antibiótico durante 3 dias e tudo correu bem ;) .
A recuperação é bastante rápida,no dia seguinte já se sentavam sem problemas.O que eu chamo de "abajour" só é necessário quando têm de ser "abertos" e isso acontece quando um dos testiculos não está acessível.
Convém fazer a operação num veterinário de confiança...
Espero ter ajudado,e boa sorte
Responder

Voltar para “Gatos”