Deixar de fumar!!! (dicas)

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

sábado out 29, 2005 4:39 pm

Viva,

Posso dizer, sem problemas, que tirei daqui algumas dicas... quem sabe se vocês não tiram também... Imagem

Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, fique tranqüilo(a), pois a maioria dos fumantes falham várias vezes antes de conseguir parar com sucesso. Não encare suas tentativas frustradas como uma prova de que você não consegue parar... ao invés disso, encare-as como parte do processo para se tornar uma pessoa não fumante.
As informações abaixo irão te auxiliar durante o caminho e também, ajudar você à ter certeza de que esta será a última vez que você vai precisar parar de fumar. Lembre-se: VOCÊ PODE!!! VOCÊ CONSEGUE!!!

Dicas de como parar de fumar


O passo mais importante à dar é o primeiro passo: admitir que você tem um vício. Quando te perguntaram por que você fuma, você pode ter respondido: "Ah, eu gosto de fumar!!" ou então "É opção minha fumar..."A indústria do tabaco introduziu-nos a idéia de que fumar é uma questão de escolha pessoal. Como dá pra perceber, a coisa não é muito "escolha pessoal", como eles sugerem não... Faça esta pergunta pra você e responda com toda sinceridade: "Eu sou dependente do tabaco? Eu realmente faço uma escolha pessoal quando eu fumo?" Você pode considerar o fato de que você precisa ter sempre um cigarro à mão. Estudos mostram que a nicotina é um vício tão difícil de largar quanto o uso de cocaína ou heroína. Assim, o primeiro passo é admitir pra você mesmo(a): "Eu sou fraco(a) em relação ao cigarro" Admitir isso pode parecer trivial pra você, mas pra muitos é algo muito significante no processo de parar de fumar. Dizendo aos fumantes que fumar é uma questão de escolha pessoal, a indústria do cigarro mascara a dimensão do alto poder de dependência que seu produto causa. Se fumar é uma escolha, então porque você quer ajuda para parar de fumar ? A indústria do cigarro usa esta máscara, para manter milhões de consumidores comprando seus produtos mortais. Admitir que você fuma mais por vício do que por escolha pessoal, irá te motivar a seguir para os próximos passos: obter controle sobre você mesmo e tornar-se um(a) não fumante. Esta aceitação irá ajudar você a se manter um(a) não fumante no futuro. Nos meses e anos seguintes depois que você parou, quando o desejo de fumar ocasionalmente bater à sua porta – e ele irá – lembre-se: "Eu tenho um vício e eu sou fraco(a) diante do cigarro" Dizer isto à você mesmo nos momentos que a vontade aparecer, vai lhe ajudar a ter forças para dizer não, mesmo que seja "só um" cigarrinho. Se você conseguir fazer isto por apenas cinco minutos e não fumar, você controla a vontade e ela desaparece. Desta maneira, você consegue se manter livre, sem fumar, pro resto da vida.
Existem duas fases distintas, mas IGUALMENTE IMPORTANTES no processo de parar:

1ªFase—Parando com ajuda
2ª Fase — Se manter não fumante e não ter recaídas

1ª Fase:

Parando com ajuda
No processo de parar, pessoas que possuem grande sucesso na vida geral, geralmente buscam ajuda... e muita ajuda.
Por exemplo: elas podem ler como manter a saúde e ir ao médico quando estão doentes. Nos negócios, um executivo pede ajuda à um advogado para escrever contratos, pede ajuda à um especialista em marketing, para cuidar do marketing e contrata uma agencia de publicidade para cuidar da propaganda e assim vai... O fato é que pessoas que têm sucesso, buscam ajuda.
Infelizmente, 80% dos fumantes que param, fazem isso sem participar de nenhum programa – e estudos mostram que 95% destes ex-fumantes falham e voltam à fumar. É a mesma média dos reincidentes no uso de heroína. Se o fato de não seguir um programa, acarreta em 95% de chances de falhar, considere o fato de pedir ajuda desta vez.
Se você já falhou repetidas vezes no passado, tenha em mente que a maioria dos fumantes falham várias vezes antes de parar definitivamente. Não encare suas tentativas frustradas como uma prova de que você não consegue parar... ao invés disso, encare-as como parte do processo para se tornar uma pessoa não fumante.
Eu com certeza já falhei – 11 vezes. Toda vez que eu falhei, perdi mais um pouco da fé que eu poderia parar. Assim, toda vez que eu parava, era cada vez mais difícil para me motivar e marcar uma data para parar. Eu comecei a sentir que era caso perdido.
Minha missão aqui é restaurar a fé em você mesmo(a). Você CONSEGUE parar. Mesmo que você tenha falhado várias vezes no passado, entenda que isto é normal. Você não está sozinho(a).
Você precisa adquirir sua decisão de volta e tentar novamente. VOCÊ É CAPAZ!!!
Adquira ajuda – muita ajuda. Entre num bom programa, ou melhor ainda: faça a combinação de vários programas.
Entre em contato com clínicas de tratamento anti-tabaco ou com o INCA - Instituto Nacional do Câncer. O Inca possui um programa de combate ao fumo. Ou então, ligue para o "Disque pare de fumar: 08007037033"
Existem outros métodos eficazes, como o uso de adesivos ou chicletes de nicotina, o inalador de nicotina e o Zyban. Os adesivos ou chicletes de nicotina estão disponíveis em qualquer farmácia. Já o Zyban ou o inalador de nicotina exigem prescrição médica.
Compre um livro sobre como parar de fumar, ou um programa motivacional em fita cassete, disponível em uma boa livraria e escute as fitas no seu carro. Para parar de fumar, qualquer coisa ajuda!!!
Se você quiser, entre em contato com os narcóticos anônimos da sua cidade. Eles possuem bastante conhecimento em como auxiliar você à parar de fumar.
Não vá achando que estes programas irão tornar tudo muito fácil. Nenhum deles faz isso – mas eles IRÃO reduzir sua angústia em 15% a 50%, dependendo do quão dependente você é psicologicamente X fisicamente.
Ninguém aqui está prometendo que vai ser fácil – não vai. Então, coloque a sua decisão e força de vontade pra cima, porque você vai precisar!!! Comprometa-se com você mesmo(a)!!! Lembre-se: você CONSEGUE!!!
Não pergunte coisas como "Este programa funciona ?" melhor do que isto, é você se perguntar: "Eu estou disposto(a), pronto(a) à fazer o que tem que ser feito?" Você sabe o que tem que fazer, certo? Eu tenho certeza que sim.
O seu inconsciente
O que é o inconsciente ? Num famoso estudo, o cientista russo Pavlov tocava um sino toda vez que ele alimentava seu cachorro – após uma certa repetição, o cachorro passou a salivar toda vez que ele tocava o sino – mesmo se não tivesse comida nenhuma lá. O cachorro fez uma associação inconsciente entre o toque do sino e a comida.
Os anúncios de cigarro atingem o nosso inconsciente. Estes anúncios criam uma associação inconsciente entre o consumo de cigarros e força, imagens positivas de atração, pessoas saudáveis, esportes radicais, como surf ou alpinismo, imagens bonitas de algum lugar, hipismo, cowboys, masculinidade e feminilidade e por aí vai.
O inconsciente do fumante faz repetidas associações de prazer com o ato de fumar – observar a fumaça subir devagar, colocar um cigarro na boca, tragar e soltar a fumaça, mexer com um cigarro apagado – muito disto faz parte do vício psicológico que o cigarro causa. Quem para de fumar geralmente tem a sensação que perdeu um grande amigo.
Para a maioria dos fumantes, o vício é metade psicológico, metade físico. Estudos mostram que esta relação varia em cada indivíduo. A parte física do vício é devida à nicotina. Do aspecto psicológico, a mente consciente do fumante diz "Eu vou parar de fumar." Mas, a mente inconsciente foi condicionada durante anos, que o ato de fumar dá prazer e é só nisso que ela consegue focar. O inconsciente diz "Me dá um cigarro – agora!" Ela reconhece apenas o que dá prazer, sem se importar com o que é certo ou errado e ignora as intenções da mente consciente. Inclusive, existem clínicas especializadas em terapia de aversão, que lidam justamente com este fator psicológico de prazer que o cigarro proporciona.
Durante o processo de parar de fumar, um novo hábito vai se formando: o hábito de não ser fumante. O inconsciente do ex-fumante gradualmente vai se acostumando com a condição de não ser mais fumante e o desejo de fumar vai indo embora com o tempo.

Dicas quentes

Faça de tudo, para seguir estas dicas, o máximo que você puder. Estas dicas são usadas pelas técnicas de maior credibilidade no combate ao fumo. Elas são amplamente aceitas como parte essenciais e necessárias para parar de fumar.
Só o uso do Zyban, ou dos adesivos de nicotina sem que se siga estas dicas, diminuirá bastante a chance de você parar de fumar para sempre desta vez.

•RESPIRE PROFUNDAMENTE TALVEZ ESTA SEJA A TÉCNICA MAIS PODEROSA E IMPORTANTE Toda vez que você sentir vontade de fumar, faça o seguinte três vezes:

Encha o pulmão de ar o máximo que você conseguir e vá soltando o ar bem devagar. Comprima os lábios, de forma que o ar saia de uma maneira bem devagar.

Enquanto você expira, feche os olhos e deixe seu queixo cair gradualmente sobre o seu peito. Deixe toda tensão sair do seu corpo. Relaxe, solte o corpo....

Esta é a variação de uma técnica antiga de yoga e é MUITO centralizadora e relaxante. Se você praticá-la, você pode usá-la em qualquer situação estressante da sua vida no futuro. E, esta técnica irá lhe auxiliar bastante quando a vontade de fumar vir lhe perturbar; principalmente nos primeiros dias. A técnica de respiração profunda será vital para você. Releia este ponto e tente a técnica. Inspire e expire três vezes. Veja você mesmo(a)!!!

•Nos primeiros dias, beba MUITA água e sucos, para ajudar a limpar a nicotina e outras substâncias do seu.

•Lembre-se que a vontade de fumar dura apenas alguns minutos e depois passa. As vontades vão sendo cada vez menos freqüentes à medida que os dias vão passando.

•Faça o máximo que você puder para ficar longe de bebidas alcoólicas, café e açúcar durante a primeira semana (ou nas primeiras semanas), pois estas substâncias estimulam a vontade de fumar. Evite comidas gordurosas, pois o seu metabolismo irá diminuir um pouco quando na ausência de nicotina e você pode ganhar peso, mesmo que você coma a mesma quantidade de comida que você comia antes de parar de fumar. Disciplina na alimentação é extremamente importante agora. Ninguém disse que adquirir novos hábitos seria fácil.

•Belisque coisas que tenham baixa caloria, como cereais, maçã e cenoura. Masque chicletes ou chupe balas de canela.

•Aumente o tempo das suas refeições; coma devagar, mastigue muito bem os alimentos.

•Depois do jantar, ao invés de fumar um cigarro, tome uma xícara de chá de menta ou chupe uma bala de menta.

•Vá para a academia, tome uma sauna, faça exercícios. Mude sua rotina normal – arrume um tempo para andar ou fazer um cooper leve no quarteirão ou num parque local.

•Procure nas páginas amarelas, sobre cursos de Yoga e faça uma aula – vale a pena! Faça uma massagem, tome um banho demorado – mime à você mesmo(a).

•Peça ajuda aos colegas de trabalho, amigos e familiares. Peça à eles paciência. Deixe claro para eles que você está parando e você pode ficar nervoso(a) ou chato(a) por alguns dias. Se você não pedir ajuda, com certeza você não vai receber nenhuma. Quando você pede ajuda, você fica espantado(a) como isto vai te auxiliar. Dê uma chance – tente e veja!

•Peça para amigos e membros da família não fumarem na sua frente. Não se acanhe em pedir. Isto é mais importante do que você pode imaginar.

•No dia que você parar, esconda todos os cinzeiros e destrua todos os seus cigarros – de preferência com água, assim não vai dar pra você fumar.

•Escreva 10 coisas boas de ser um não fumante – e 10 coisas ruins sendo fumante. Faça isso. Realmente funciona.

•Não se engane dizendo que fumar não era gostoso – de fato era. É como perder um grande amigo – não tem nada de errado sentir a perda. Sinta esta perda, não se preocupe, está tudo bem. Sinta e você se cura, a vida continua – você pode!

•Várias vezes ao dia, repita pra você mesmo(a) a afirmação "Eu sou um(a) não fumante" Muitas pessoas que param, se vêem como fumantes que não estão fumando por uma temporada. Eles têm a auto-imagem do fumante que ainda quer um cigarro. Repetir a afirmação em silêncio " Eu sou um(a) não fumante" vai ajudar a mudar a imagem que você tem de você mesmo(a) e, se parece bobeira pra você, saiba que isto é muito útil. Então, use!!!

•Talvez esta seja uma das dicas mais valiosas. Na fase 2, o período que começa algumas semanas depois que você parou, a vontade de fumar vai persistir consideravelmente. No entanto, é de vital importância entender que de tempos em tempos você será surpreendido(a) com o desejo de "só um cigarrinho". Esta vontade vai aparecer quando você menos espera, principalmente durante momentos de tensão ou de alegria (como numa festa, ou nas férias). Se você não estiver preparado(a) para resistir, aceitando "só um" cigarro, você vai com certeza voltar a fumar. Lembre-se deste segredo: quando estes ataques surpresa aparecerem durante a fase 2 – e eles com certeza irão aparecer – faça a respiração profunda e agüente por cinco minutos, que a vontade vai passar.
Concluindo, pegue toda informação e suporte que você puder, para tornar o processo de parar de fumar mais fácil. NÃO TENTE parar sozinho(a). Peça ajuda, o máximo que você puder.

Parar gradualmente ou abruptamente ?

Esta é uma escolha pessoal. Faça tudo aquilo que você achar que vai ser melhor pra você. Tem pessoas, que acham melhor parar abruptamente. Às vezes, isto não pode funcionar com você.

2ª Fase

Mantendo-se sem fumar e sem ter recaídas
Este é o maior segredo que eu posso partilhar com você e provavelmente, a informação mais importante desta página.

Depois que o desejo de fumar ficar cada vez menos freqüente, ataques surpresas podem aparecer depois de algumas semanas ou meses na sua nova vida de não fumante.
Quando estas vontades fora de controle aparecer (e elas sempre aparecem em momentos inesperados), se você fizer a respiração profunda (veja acima) e, se você SE SEGURAR POR 5 MINUTOS – a vontade VAI EMBORA, a vontade passa.

NOTA AOS NÃO FUMANTES

Se você mora com um fumante ou é amigo(a) íntimo(a) de um fumante, não pentelhe o fumante em relação ao seu hábito de fumar! (Você pode reclamar dele(a) fumar dentro de casa ou perto de você, porque a fumaça te faz mal – mas não pentelhe a pessoa para ela parar de fumar. Percebeu a GRANDE diferença ?)

Apenas três vezes por ano, você pode pedir calmamente – MUITO calmamente, para a pessoa que mora com você parar de fumar – de uma maneira MUITO angelical e doce.

Se você tocar no assunto mais de três vezes por ANO, então você é uma pessoa muito pentelha!!! Credo!!! E o seu namorado ou namorada, vai ficar tão BRAVO(A) com a situação, que vai continuar fumando, só pra sacanear você.
Se a sua namorada ou namorado está te pentelhando, não caia na armadilha de machucar você mesmo(a), continuando a fumar e descarregando toda a sua raiva nele(a). Ao invés disso, deixe-o(a) saber como você se sente.
Boa sorte e coragem!

Deixe também a sua dica!! ;)
VitorN

segunda out 31, 2005 8:56 am

Anonymous Escreveu: E ainda fumas??
Há mais de 2 anos que não 8)
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

segunda out 31, 2005 9:26 am

Olá bom dia

Já tentei pelo método da redução de cigarros por dia, não deu em nada porque quando dei por mim estava a fumar tanto ou mais do que antes.

Agra quero levar isto a sério e fui à farmácia, deram-me uma série de dicas, mas seja o que for que tente tomar, adesivos, pastilhas ou liquido no cigarro, nada é mais importante que a vontade de querer mesmo deixar de fumar.

Portanto força de vontade acima de tudo, e é por aí que eu vou começar, vamos ver se consigo.!! :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Visitante

segunda out 31, 2005 9:35 am

Vai ser excelente ouvir fumadores e ex-fumadores, principalmente ex-fumadores. Já odeio este vicío, sinto-me quase uma janada quando me apercebo que sou das poucas pessoas fumadoras quer no trabalho quer no meu grupo de amigos. QUERO DEIXAR ESTE VICIO! E acredito na redução. A ver vamos! Obrigado Vitor ;)
LuMaria

segunda out 31, 2005 9:37 am

Anonymous Escreveu: Vai ser excelente ouvir fumadores e ex-fumadores, principalmente ex-fumadores. Já odeio este vicío, sinto-me quase uma janada quando me apercebo que sou das poucas pessoas fumadoras quer no trabalho quer no meu grupo de amigos. QUERO DEIXAR ESTE VICIO! E acredito na redução. A ver vamos! Obrigado Vitor ;)
Sou eu. Caneco para isto :evil:
Visitante

segunda out 31, 2005 9:39 am

Olá,

Eu recorri as pastilhas de nicotina (Nicorete), pra mim foi uma grande ajuda, é incrível, comes uma quando tiveres muita vontade de fumar e passados uns segundos perdes a vontade.

O método de reduzir pra mim não deu :?
VitorN

segunda out 31, 2005 9:40 am

Fui eu que escrevi isso. Se eu apanho o WEB, não sei o que lhe faço :evil:
Visitante

segunda out 31, 2005 12:27 pm

Eu vou começar com consultas no hospital, a ver se é desta que vai....vitorn eu fui o guest que perguntei se ainda fumavas....parabéns e obrigado...
imarcelo

segunda out 31, 2005 12:30 pm

Isto está uma confusão que ninguém se entende, e enquanto não estiver resolvido não adianta andar por aqui.

Lamento, até um dia deste pessoal, pode ser que quando cá voltarmos já tenhamos deixado de fumar.... que saudades vou ter vossas :(
VitorN

segunda out 31, 2005 12:55 pm

Anonymous Escreveu: ....vitorn eu fui o guest que perguntei se ainda fumavas....
Eu quem??? :D
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

segunda out 31, 2005 1:31 pm

Anonymous escreveu:

....vitorn eu fui o guest que perguntei se ainda fumavas....


Eu quem???
Ferve a confusão...

Imagem
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 11, 2005 5:55 pm

Imagem Desde as 14 Horas que não fumava um cigarro.

VIVA EU! Tou muito feliz!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

sexta nov 11, 2005 6:03 pm

LuMaria Escreveu: Imagem Desde as 14 Horas que não fumava um cigarro.

VIVA EU! Tou muito feliz!
4 horas sem fumar é muito bomImagem
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

sexta nov 11, 2005 6:04 pm

E já agora, parabéns ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”