Gata com tumores (já não sei o que fazer!)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta nov 11, 2005 12:00 pm

Olá a todos.

Vim a este fórum porque preciso desesperadamente de conselhos, de preferência da parte de quem já tiver passado pelo mesmo...

Tenho uma gata com cerca de 12 anos.

Em Março de 2004 foram-lhe detectados tumores mamários. Foi operada, retiraram-lhe alguns tumores (já não me lembro quantos) e correu tudo bem.

Cerca de um ano depois (ou seja, em Abril/Maio deste ano) reparamos que os tumores tinham voltado. Como a situação estava a repetir-se, o veterinário aconselhou-nos a retirar todo o tecido mamário em duas operações: uma operação para o lado direito, outra para o esquerdo. Na radiografia os tumores pareciam não ter metástases.

Os maiores problemas começaram na primeira operação. Algo correu mal e a gata esteve em coma algum tempo...

Como é compreensível, apanhamos um grande susto e decidimos não fazer a segunda operação, com medo que a gata morreresse.

Mas um dos tumores cresceu desmesuradamente. Está do tamanho de uma bola de ping-pong :-( Começou a sangrar e infectou. Pensámos que o tumor tinha rebentado.

Voltamos ao veterinário, que nos disse que o tumor não tinha rebentado, mas sim que a infecção se devia ao facto de a gata se lamber naquela zona.

Desinfectou-lhe a ferida, disse para fazermos o mesmo duas vezes por dia e para lhe pormos um colar (impedindo que ela continue a lamber-se) e receitou-lhe antibióticos.

Fizemos tudo o que ele disse. Entretanto, passaram 10 dias, a caixa de antibióticos já acabou e a gata não está melhor.

Só me apetece chorar porque presumo que tenha dores, custa-me imenso vê-la a sofrer e ainda por cima todo o dia com aquele colar à volta do pescoço.

Por favor aconselhem-me: devo operá-la?

Obrigada.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 11, 2005 12:37 pm

A minha gatinha foi agora operada com 17 anos. Felizmente está a recuperar muito bem. Retiraram-lhe as maminhas todas. Tenho medo, que volte a manifestar-se mas agora não quero pensar nisso. Um dos tumores também já estava enorme e quase a abrir. O veterinário disse que ou era operada, ou tería poucos meses de vida e com sofrimento. Optei por operar e... :D Tou muito feliz. Esta fase já está. O resto, o tempo dirá. Boa sorte ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

sexta nov 11, 2005 3:23 pm

Se a sua gatinha está a sofrer, mais cedo ou mais tarde vai ter que tomar decisões. Mesmo com o risco que a cirurgia envolve, a minha opinião é que deve fazer tudo para resolver a questão. Não é fácil colocarmo-nos na pele dos outros, há sempre muitos factores condicionantes, mas eu faria a cirurgia. Pelo menos tinha a certeza que teria tentado tudo.
Troque impressões com o vet e, se necessário, procure a opinião de outro.

Boa sorte para a sua bichaninha!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta nov 11, 2005 4:08 pm

Tambem já passei por esse experiência.

Para a gatinha não se lamber pode fazer-lhe uma especie de body com uma toalha velha ou outra coisa.

Na minha resultou e no fim acabou por ter vários.
nikotina
Membro Júnior
Registado: terça jun 08, 2004 10:51 am

sexta nov 11, 2005 4:42 pm

A minha gatinha tem treze anos, neste últimos três já foi operada 4 vezes
a primeira à barriga, a segunda tirou uma maminha e vários tumorzinhos,1 ano depois tirou tumores, da axila nesta operação reagiu mal à anestesia mas lá se recompos, a última operação foi em setembro, mal tinham passado 6 meses porque dois tumores rebentaram e a vet. achou que entre ficar com a feria exposta e operar era melhor operar,dois meses depois já tem mais, agora vais ser avaliada novamente. Cada 6 meses na gata correspondem a dois anos numa pessoa,cada vez mais cedo aparecem os tumores,prefiro sempre tentar a operação enquanto sentir que ela fica com qualidade de vida. :| :| :|
É sempre bom consultar outro vet
lagutrop
Membro Veterano

sexta nov 11, 2005 4:57 pm

Quando a minha foi operada eu pedi ao meu vet para fazer como se ela fosse dele.

Tirou-lhe as duas cadeias mamárias de uma vez só apesar de ter só carocinhos em duas maminhas

Depois disso teve ainda quatro anos e meio de vida feliz e cheia de qualidade.
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

sexta nov 11, 2005 5:08 pm

Tenho visto alguns tópicos referindo problemas de gatas com tumores mamários.

Eu tenho três bem jovens mas começo a ficar alarmada.

Alguém sabe dizer se esta patologia é comum em gatas jovens, ou ocorre em animais mais idosos? E há alguma coisa que evite ou retarde o aparecimento de tumores?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 11, 2005 5:36 pm

elisil Escreveu: Tenho visto alguns tópicos referindo problemas de gatas com tumores mamários.

Alguém sabe dizer se esta patologia é comum em gatas jovens, ou ocorre em animais mais idosos? E há alguma coisa que evite ou retarde o aparecimento de tumores?
os veterinários têm-me dito que a idade avançada contribui e muito para estes problemas. No caso da minha que só se manifestou agora (E ela faz uma revisão de 6 em 6 meses aproximadamente), pensa-se que é mesmo da idade avançada. Mas pode contribuir a alimentação, a poluição, o não ser esterelizado... Sei que cada vez aparecem mais casos de cancro nos animais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano

sexta nov 11, 2005 7:19 pm

[quote=elisil]
Tenho visto alguns tópicos referindo problemas de gatas com tumores mamários.

[/quote]

A melhor maneira de evitar, embora não saiba se será a 100%. é esterilizar as gatas todas.

È um bocadito caro eu sei, que tambem tenho uma para fazer, mas vale a pena.
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

sexta nov 11, 2005 9:45 pm

Conforme escrevi à LuMaria:
Realmente é uma maravilha duma notícia
Seria tão bom se fosse sempre assim.
Às vezes não corre bem, mas a operação na tentativa de dar boas condições de vida vale mais do que esperar algum tempo e depois ver o animal definhando e sofrendo, tendo que finalmente abatê-lo.
Estou feliz por vocês.

CRIE CORAGEM, É CAPAZ DE VALER À PENA - E BOA SORTE PARA QUALQUER DECISÃO QUE TOMAR.
Responder

Voltar para “Gatos”