Cão que não gosta de crianças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mariabogas
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

sábado nov 12, 2005 7:30 am

O que aconteceu:
Ontem fui à vet e estava lá uma senhora com um Rottweiler e disse-me para afastar o meu filho que a cadela era agressiva com as crianças.

Realmente quando passei com o meu filho junto da cadela ela mostrou-se agressiva e se a dona não a tivesse segura com uma trela ela tinha certamente agredido o meu filho.

Perguntei à senhora se a cadela tinha sido sempre dela e se tinha sofrido algo de alguma criança. A senhora disse que a tem + o irmão desde pequenos (tem agora 6 meses) e nunca tinha tido problemas com crianças.

O que acham que pode originar este tipo de compurtamento na cadela ? será problemas de personalidade ?

É o primeiro cão que encontro que se mostra agressivo com crianças. O máximo que tenho visto é afastarem-se, mas intenção de agredir nunca tinha assistido.
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado nov 12, 2005 10:06 am

mariabogas Escreveu: Perguntei à senhora se a cadela tinha sido sempre dela e se tinha sofrido algo de alguma criança. A senhora disse que a tem + o irmão desde pequenos (tem agora 6 meses) e nunca tinha tido problemas com crianças.
Não quero colocar em causa aquilo que a senhora lhe disse, mas...


Todos nós sabemos que aqueles adoráveis seres pequeninos a quem nós chamamos de crianças, quando não são devidamente acompanhados pelos Pais, conseguem ser extremamente crueis com os animais.

Muitos dos casos de cães que detestam crianças, começam exactamente por aí.
No entanto os Pais da criança, enquanto donos do cão, nunca admitem essa situação, e por vezes as consequências são aquelas a que você assistiu, e os acidentes acontecem.

O carácter do cão é moldado consoante o meio onde vive, pese embora o facto de poder existir um qualquer desvio comportamental, e é preciso lembrar que estamos a falar de um Rottweiler, cão que infelizmente alguns criam em qualquer vão de escada.

Eu tenho uma cadela de 5 anos e meio, que veio para minha casa com 1 ano e meio, ou seja, está comigo há 4 anos.

Esta cadela era do cunhado de uma colega de trabalho.

A dada altura, num dia em que a cadela se encontrava na rua presa com a trela a um poste, passou junto a ela um garoto com os seus 10 anos, e a cadela.... mordeu-lhe.

Foi um ai jesus... o dono quis desfazer-se de imediato da cadela (dá-la ou abatê-la), a minha colega, que adorava/adora a cadela ficou desesperada e pediu-me se eu ficava com ela.

Nessa altura o meu filho tinha 6 anos, e como é obvio, tive de pensar muito bem até me decidir a correr esse risco, ainda para mais, era a primeira vez que eu teria um Rottweiler.

Num fim de semana fui buscar a cadela, entendi ser desta forma porque estaria mais tempo em casa e poderia acompanhar melhor o comportamento dela, especialmente em relação ao miudo.

Foi amor à primeira vista... é um amor incondicional que já dura há 4 anos, ela é de uma meiguice com o meu filho que até parece que o adoptou como filho dela, é incrivel.

Então, mas afinal qual foi o motivo que levou esta cadela a morder numa criança ???
Ainda para mais, quando esta cadela tinha contacto com crianças, porque a minha colega tem filhos, um da idade do meu e uma menina pouco mais velha.

A explicação é simples:

A cadela vivia num pequeno terraço, relativamente baixo, o dono pouco ou nada lhe ligava, e ela coitadita, passava os dias com as patitas da frente em cima do muro, a observar quem passava.

Segundo a minha colega, que é a pessoa que mais cuidava da cadela, sempre que ela ia ao terraço, encontrava, paus, pedras, pedaços de plástico, etc, etc..


Dias após a criança ter sido mordida, já a cadela estava em minha casa, esse querido, pequenino e fofinho menino que levou a dentada numa perna, ia a passar junto ao local onde habitualmente a cadela se encontrava, e para espanto da minha colega que se encontrava por ali, o rapazinho apanhou umas pedras e outros objectos que por ali se encontravam, e fez aquilo que certamente fazia habitulmente quando por ali passava... atirou-as para o local onde se encontrava a cadela.

A minha colega, segurou no menino, foi chamar a mãe dele, o menino levou umas palmadas no rabinho e.... e a explicação é tão simples como isto ;)

Portanto, aquilo que eu acho é que, nem sempre podemos confiar a 100% naquilo que certos donos nos dizem sobre a agressividade dos seus cães, porque obviamente ninguém quer admitir que além de não saber educar um cão, também não sabe educar um filho.
Última edição por PauloSantos em sábado nov 12, 2005 10:29 am, editado 1 vez no total.
dear
Membro Veterano
Mensagens: 663
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Localização: Labradores, Goldens
Contacto:

sábado nov 12, 2005 10:27 am

Está tudo dito! ;)

Tenho uma prima que sempre que está com a minha cadela tem a mania de gritar porque a cadela está ao pé dela, porque a cadela cheirou-a, porque a cadela deu-lhe uma lambidela na mão, etc... e estava sempre a dar palmadas na cadela. Cheguei ao pé da minha prima, dei-lhe uma palmada e disse-lhe que se depois a cadela lhe mordesse por ela lhe bater, que não viesse chorar pra minha beira, porque senão ainda levava outra palmada!
Agora quando vê a cadela ir ao pé dela, já encara aquilo doutra forma e não faz berreiro...
VBR
Mensagens: 10
Registado: quinta out 27, 2005 12:15 pm

sábado nov 12, 2005 11:34 am

blz Paulo....
essa tua historia só me faz lembrar, de uma amiga que cria uma cadela apbt que mordeu um mesmo garoto 3 vezes (absurdo né?! tbm acho) mas o "fofinho" como chamas, deve ter parentesco com este mesmo da tua historia pois fazia bem igual a ele... e assim foi 1,2,3... vezes
e ela tem filhos pequenos, outras crianças brincam com a cadela tranquilo... parece-me que a cadela só tem este "carinho especial" por este menimo.... por que sera hem ?!!!
susanamurteira
Membro
Mensagens: 127
Registado: sexta ago 19, 2005 12:50 am
Localização: 2 cadelas Lara(lab) e Alfa(rott) e 1 tartaruga

sábado nov 12, 2005 11:50 am

Eu tenho uma rott com 5 anos e tenho uma filha com 3

desde que ela nasceu que eu deixei sempre a minha cadela se aproximar do bebé para ela se ir habituando a uma criança em casa, claro que nunca deixei a minha filha sozinha com as cadelas( tambem tenho uma labrador)

São muita amigas quando chego a casa com a minha filha a cadela primeiro vai cumprimentar a menina e so depois é que se dirige a mim

agora com outras crianças não sei qual poderá ser a reacção dela, porque ja encontrei garrafas de plastico e latas de refrigerantes em casa e devem de ser uns putos que moram aqui ao lado porque elas latem muito quando eles passam.
Bronsom
Membro
Mensagens: 102
Registado: segunda abr 26, 2004 4:05 pm
Localização: 1 cachorrinha e 1 furão

sábado nov 12, 2005 1:34 pm

Eu tinha uma cadela que tinha muita raiva dos filhos do meu vizinho,nós morávamos em apartamento e no andar de cima moravam esses anjinhos e toda vez que passavam pela minha porta,gritavam,batiam na porta e faziam muito barulho só pra ouvirem a cadela latir.aconteceu que ela pegou uma raiva tão grande dessas crianças que podiam estar 20 crianças juntas que ela reconhecia eles e queria ir para avançar. ;) os animais não são bobos conhecem quem são os anjinhos :evil:
VandeCarvalho
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: terça nov 08, 2005 4:32 pm
Localização: Bull Terrier

sábado nov 12, 2005 2:16 pm

Eu concordo com o Paulo Santos, tenho um pastor alemao tambem que é um doce de criatura hoje tem 11 anos, mas quando ele era pequeno cerca de 6 meses tinha um filho da vizinha nada pequeno de uns 30 anos que colocava o escapamento da moto barulhenta dele na garagem de casa para fazer barulho pro meu cachorro e ainda jogava pedras no meu tyson, ai quase que eu matei ele de raiva....mas deixa pra lá, a criacao do cachorro é que vale e eles sabem muito bem quem morde, quem obedece.

boa sorte com o hottweiller
Suri
Membro
Mensagens: 169
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

domingo nov 13, 2005 5:20 pm

Aqui vai mais uma história de como as crianças são uns anjinhos:

Tenho uns primos (é com a autorização deles que vos conto esta história)que têm uma filha de 4 anos e um filho de 7. Eles têm uma cadela husky.
A cadela sempre foi um anjo com os miudos, embora sempre sob o olhar atento dos pais.

Aqui há uns meses eles telefonam-me a dizer que, quando foram abrir abrir a porta da rua, a cadela tinha mordido a menina e que se mostrava mt agressiva com ela, e que por isso iam abater a cadela pois a filha já não dormia com medo e tinham medo que ela voltasse a morder.

Entretanto a cadela estava sempre fechada num anexo do jardim e já pouco lhe ligavam. Também já tinham começado a preparar os miudos para o facto de a cadela ir "desaparecer" de casa quando um dia lá vou e o filho mais velho (que sempre gostou da cadela) me pede para ir com ele ver a cadela pois tinha saudades de a ver.

Quando cheguei a anexo vejo que a cadela estava a sangrar perto da zona do anus e inicialmente pensei que fosse cio.
Quando me aproximei da cadela ela tinha um cheiro a podre que vinha da zona do anus e estava completamente abatida.

Falei com os meus primos e pedi-lhes para levar a cadela ao veterinário.
O Veterinario, após exames e um rx, encontrou um pau de gelado enfiado no anus da cadela!!
Ora a cadela não ia espetar um pau de gelado pelo rabo acima sozinha!!

Falei com os meus primos, a cadela foi operada, e eles tiveram uma conversa com os filhos.
Qual não foi o espanto quando ao lhes dizerem que a cadela estava muito doente porque tinha um pau de gelado enfiado no rabo e podia morrer, a menina (que tinha sido mordida) começa a chorar e diz que foi ela que lá o enfiou!
Os meus primos perguntaram-lhe se isso foi quando a cadela a tinha mordido e a menina disse que sim.
Mas claro que o 1º pensamento foi que a cadela tinha enlouquecido, ficado má e que tinha de ser isolada e abatida...
Nunca lhes passou pela cabeça que a culpa pudesse ser de um dos miudos.

Felizmente a Isis recuperou e nunca mais os pais a deixaram sozinha com os miudos (nem mais um momento de distração).
A Isis é um anjo com toda a gente, mas com a menina mantem-se afastada e receosa, mas nunca mais mordeu.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

segunda nov 14, 2005 10:23 am

É preciso muito cuidado com crianças...
As crianças passam por fases de crescimento como qualquer animal.
Não tem consciência das consequências dos seus actos até aos 3/4 anos.
Não tem discernem, por si mesmas, entre bem e mal até aos nove anos.
Uma criança (já aconteceu) pode matar um irmão mais novo por ciúme ou simples inconsciência.

Toda a gente sabe isto.

Não sei porque diabo se consideram as crianças como "anjinhos"...
Só na medida em que os cães também o são.
Por não terem moral.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Meelkart
Membro
Mensagens: 165
Registado: terça nov 23, 2004 8:40 pm

segunda nov 14, 2005 11:18 am

olá realmente as crianças podem ser crueis, uma vez apanhei uma menina com 5 anos a bater ao meu rott com um taco sem o cão lhe ter feito nada. O cão rosnou mas não lhe fez mais nada até porque ela é da familia e ele adora-a. Ela estava a bater-lhe e ele não percebia.

Porque normalmente o cão adora-a e quando ela chora ele corre logo para a beira dela. Se aparece-se alguém estranho em casa ele ia logo para junto dela para a proteger.

Por isso mesmo as crianças tem de ser muito vigiadas. Pois os animais não são agressivos sem mais nem menos!!!!!!!!!1
patbarbosa
Membro Veterano
Mensagens: 859
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda nov 14, 2005 11:29 am

Realmente, embora muitos pais não admitam, há criancinhas que são umas autênticas pestinhas e fazem dos animais "gato-sapato" :?

Os meus cães sempre lidaram com os meus sobrinhos e adoram os míúdos. Às vezes é tanta a brincadeira que até irrita!! Chegam ao cúmulo dos miúdos estarem a jogar futebol e como não lhes dão atenção, roubam a bola e escondem na casota! Como eles só vêm cá a casa passar férias, quando vão embora, não é raro, passado algum tempo, encontrar brinquedos ou peças de roupa que cá deizaram e que por terem o cheiro deles, os cães escondem...

Mas há pouco tempo, a minha vizinha teve aí uns problemas e a minha mãe levou o neto da sra, aí com uns 3 anos, lá para casa. Quando a minha mãe entra com o miúdo, os cães passaram-se e atiraram-se ao miúdo! A minha mãe pensou que eles queriam brincar mas o puto tava cheio de medo e começou a chorar. Quando pega nele ao colo, o Lord, atirou-se ao ar, a tentar arrastar a criança para o chão... o miúdo ficou com uma perna toda marcada...

Os cães apanharam umas palmadas e ficaram de castigo mas mais tarde vim a saber a verdaeira razão:

um primo desse miúdo, com 4/5 anos, neto da mesma vizinha, quando não estou em casa, passa o tempo a chamar os cães junto da rede e a fingir que lhes vai dar comida e quando eles se aproximam, como a rede não deixa os cães morderem, puxa bigodes, orelhas e bate com uma vassoura na rede a gritar... já tinha achado estranho o facto de um momento para o outro, os cães ficarem danados sempre que alguém daquela casa se aproxima do muro... a Pitucha até se baba de raiva...mas nunca imaginei um cenário destes... já avisei a avó que se o miúdo continua a fazer aquilo, não me responsabilizo pelo que possa acontecer....

E depois são os cães que não gostam de crianças...
mariabogas
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

sexta nov 18, 2005 2:55 pm

Bem, não existe duvidas que as crianças são bastante crueis para os animais.

Não é a 1ª vez que o meu filho leva uma palmada por estar a fazer malandrices aos animais. Até agora isso e uma repreensão é sufeciente para ele perceber que estava a fazer mal.

Mas não gostei a atitude da dona perante o comportamento do cão, pois se o cão tem 6 meses e comporta-se assim perante qualquer criança, sendo apenas domado por estar seguro pela trela, imaginem quando fôr adulto ...

Portanto é uma situação no minimo preocupante !
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

sexta nov 18, 2005 3:23 pm

É por isso que o meu com 1 ano já leva umas "palmaditas" nas "gânfias" sempre que decide dar umas festinhas mais abrutalhadas aos meus cães... é que assim aprende já desde pequenino que, para corrigir os cães estou lá eu ou a mãe... ele é só para fazer festas e dar abraços. 8)
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta nov 18, 2005 3:35 pm

Eu com o meu sobrinho (como sou eu que o estou a criar desde bébé) também sempre o ensinei que não se fazia mal ao animais, e esta aprendizagem por parte dele foi fácil uma vez que sempre tive animais desde que ele nasceu. Aliás tenho a Ailsa porque ele pediu um cachorro e sempre me ajudou a cuidar dela (principalmente nas horas das refeições).

Ainda agora com a Boneca todos os dias quando o ia buscar ao colégio a primeira pergunta dele era se já a tinha levado ao vet para tomar o injectavel :)

Desde pequeno que todos os cães que por ele passam ele tem de fazer uma festa ;)

Mas tive um primo que com 3 anos aproximadamente (hoje tem 14), levantou pelos bigodes o meu Torri (um raçado de caniche pequeno que tive) bem eu quando vi assustei-me tanto, mas o cachorro além de não estar habituado a crianças não lhe fez mal nenhum, mas depois cada vez que o via era só fugir ;)
IreneRua
Membro
Mensagens: 111
Registado: sexta nov 04, 2005 10:56 am
Localização: Alex (Labrador Retriever), Rita e Tomé (Canários)

sexta nov 18, 2005 5:45 pm

Não admito que nenhuma criança maltrate o meu Alex.

Para além de defender o meu Lab com unhas e dentes (até porque ele faz o mesmo por mim) acredito que tolerar um comportamento desses por parte das crianças fomenta o desrespeito pelo próximo ( e neste "próximo" incluem-se todos os seres).

A convivência entre cães e crianças deve ser uma realidade mas...

...atenção às pestes!!! ;)

Irene Rua :D
Responder

Voltar para “Cães”