leonildecarvalho-LEO Escreveu:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=29420
Meelkart Escreveu:
Olá a todos!
Já tive muitos gatos e nunca tinha tido problemas com as unhas, mas há mais ou menos 6 meses adoptei uma gatinha já adulta( com 5 anos).
Entretanto ela já me destruiu a casa. Estragou os sofás, as cadeiras, os tapetes, edredons, colunas de rádio, etc, onde puder afiar as unhas ela afia e passa a o dia a fazer isso,não consigo fecha-la na cozinha pq é pequena para ela estar o dia todo. Por isso poderei a hipótese de lhe retirar as unhas. gostava que me dessem a vossa opinião acerca desta operação se é prejudicial aos gatos? quanto custa? e o tempo de recuperação?
Respondo-lhe por aqui pois não consigo de forma alguma fazer o LOGIN!!!
Passe a cortar as unhas da gatinha amiudadas vezes. Cortam-se só a pontinha de cada unha
Coloque arranhadores pela casa. Há também tapetes próprios para que possam arranhar.
TUDO MENOS FAZER ABLAÇÃO DAS UNHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nunca teve a infelicidade de ter de arrancar uma unha sua, pois não? E, refiro-me a arrancar mesmo com anestesia!
Pois é… é das cirurgias com maiores problemas no pós operatório, podendo pôr em risco a vida do animal! Além de que por azar, que possa acontecer, a gatita um dia lhe foge para o exterior? Passa a ser uma presa fácil para os predadores pois não tem como se defender!!!!! Nem sequer consegue trepar, para se defender, com a ajuda das unhas, p.e., uma árvore, etc…!
SEI DO QUE FALO!!!!!!
Há muitos anos atrás, nos Estados Unidos (felizmente que agora foi proibido e já não o fazem) a minha irmã tinha um gato que por causa dos estragos que ele fazia em casa, mandou arrancar (amputar, sim que é uma amputação/ablação) as unhas ao gato e o pós operatório foi de infecção atrás de infecção, o animal quase perdeu o andar completamente pelas dores HIRRÍVEIS que sentia, perdeu a musculatura por falta de exercício, com tanta infecção ficou com uma septicemia, ficou com alterações GRAVES a nível do sistema imunitário por tanto AB ter tomado, enfim…! Foi um autêntico HORROR!!! A minha irmã que adorava o gato, chegou ao ponto de pedir a Deus que ele morresse pois já não aguentava v~e.lo naquele sofrimento e a definhar dia para dia!!!!
Felizmente que dado todo o amor e carinho que sentia pelo gato, levou todos os seus tratamentos até ao fim, que foram MESES em puro sofrimento, e o gato salvou-se e viveu muitos anos, mas NÃO CAIA NESSE ERRO DE FAZER A ABLAÇÃO DAS UNHAS DA GATA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Até que ponho as minhas dúvidas que houvesse algum vet que o fizesse, isto porque é proibida tal amputação?!!!!!
Leo