será uma periquita?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Pferreira
Membro Júnior
Registado: terça ago 30, 2005 3:05 pm

terça ago 30, 2005 3:50 pm

Boa tarde a todos,
o meu mome é paulo ferreira e apresento-me pela primeira vez neste fórum com a seguinte questão:

tenho uma periquita á cerca de um ano adquirida numa loja de animais, acontece que a membrana que cobre o bico ainda não ficou na cor castanha , ainda se encontra tal e qual como a comprei, num tom de rosa muito claro.

Segundo minhas pesquisas a ave pertence á mutação fallow da série azul.

É normal as fêmeas nesta mutação não terem a membrana castanha?

paulo ferreira
loriquito
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:02 pm

terça ago 30, 2005 9:10 pm

É normal...nos periquito albinos, lutinos, e fallow as fêmeas não têm a cera castanha...
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça ago 30, 2005 9:33 pm

loriquito Escreveu: É normal...nos periquito albinos, lutinos, e fallow as fêmeas não têm a cera castanha...

Está a fazer confusão com os Machos, nestas mutações, são os machos que não apresentam a cera de cor Azul, mas sim de cor Lilás. As fêmeas apresentam sempre a cera Castanha.

Esta situação acontece também nos Malhados Recessivos.
PauloSantos
Membro Veterano

terça ago 30, 2005 9:55 pm

Pferreira Escreveu: tenho uma periquita á cerca de um ano adquirida numa loja de animais, acontece que a membrana que cobre o bico ainda não ficou na cor castanha , ainda se encontra tal e qual como a comprei, num tom de rosa muito claro.
Se essa ave já é adulta e mantém a cera de cor rosa, então certamente que se trata de um macho e não de uma fêmea.

Será que é possivel colocar aqui uma foto ?
PauloSantos
Membro Veterano

terça ago 30, 2005 10:11 pm

Veja se estas fotos ajudam na identificação.

Imagem

Imagem

Imagem
Pferreira
Membro Júnior

quarta ago 31, 2005 10:20 am

Bom dia a todos,

a cera é semelhante á da fêmea lacewing.

Quanto á idade tinha-vos dito tela á uma ano mas enganei-me a ver o registo, ela foi adquirida em 07-01-05, ou seja á oito meses, quanto á plumagem já apresentava na altura a cor e também a iris do olho bem definida, e por causa da cor da cera pensei que tivesse á volta de cinco a seis meses de idade, por isso acho que será uma ave com mais de um ano.

De facto acho-a uma ave estranha, está junta á dois meses com um macho e até agora nada. Ele bem tenta acasalar mas ela é muito arisca, refugiando-se no ninho na qual ele segue-a tentando mesmo acasalar dentro do ninho.

Se é um macho mais estranho é, visto ter estado o restante tempo com mais três fêmeas e nunca o vi a comportar-se como tal.

De qualquer modo amanhã colocarei uma foto da ave para vossa apreciação.

obrigado pela Vossa atenção,

Pferreira.
Pferreira
Membro Júnior

sexta set 02, 2005 9:15 am

Bom dia a todos,

peço desculpa não ter ainda posto a foto,
não sei como coloca-la no corpo da mensagem

[img] ????????????[/img]

Pferreira
Pferreira
Membro Júnior

quarta nov 16, 2005 11:54 am

Bom dia a todos,

passado este tempo, acho que posso afirmar que se trata de uma fêmea,
no entanto acho estranho a cera manter-se inalterável e a falta de interesse pelos ninhos que tem á sua disposição.

está num viveiro junto com outros casais em criação e mesmo assim nada, vejam a foto:

Imagem
pauloarca
Membro Júnior
Registado: quarta nov 02, 2005 11:10 am

quarta nov 16, 2005 5:28 pm

Olá ,

Eu tenho varios peris falow azul celestre como o que tens na foto , garanto que é um MACHO
Pferreira
Membro Júnior

quinta nov 17, 2005 11:15 am

Bom dia a todos,

olá Pauloarca, podes ter razão em garantir que é um macho, mas mais me convenço que este peri sofre de algum problema.

Será possivel que o peri seja mudo? Nunca o ouvi "cantar" nem sequer dar um simples piu.

É pena porque gosto bastante desta mutação, a propósito vou lançar uma nova questão mas no foro dos periquitos.

obrigado.
pauloarca
Membro Júnior

quinta nov 17, 2005 12:57 pm

Amigo Ferreira ,

Como lhe disse eu tenho vários Falow e todos nascidos cá em casa , já agora gostava de saber como obteve o seu.

Em virtide da experiencia que tenho com esta mutação gostava de lhe contar algumas das minhas observações :

1º-os falow têm uma maneira de estar e uma persomalidade completamente diferente de todos os outros. São muito mais calmos , meigos e não são tão activos como os outros.

2ºEu só tenho machos falow e todos azul celestre , quando os temos a criar na gaiola individual são iguais a qualquer outro macho , se ponho a mão na gaiola não fogem , posso tirar e brincar com ele como um bébe sem nunca tentar bicar.

3º Quando estão a criar em colonia surge um novo factor digamos "G" ,ficam com comportamentos amaricados e muitas vezes os outros machos pasam tambem a dar comida as femeas dos falow e os falow passam a nanorar tb com machos ao mesmo tempo .
Em virtude desta situação optei por ter os casais dos falow a criar em gaiolas individuais.

Já tive uma criação de falow * verde claro , com filhos albinos e lutinos.

sds

paulo
Pferreira
Membro Júnior

quinta nov 17, 2005 5:36 pm

Olá a todos,

Paulo, comprei-o em janeiro deste ano numa loja de animais localizada entre a praça Duque Saldanha e a Estefânia.

Nessa altura tinha as minhas três fêmeas saparadas dos machos onde ele foi posto na gaiola das fêmeas (pensando eu que também o era) durante quase 5 meses e não enamorou com nenhuma.

Infelizmente ao contrário dos teus é uma ave muito assustadiça e arisca.

Como disse neste momento está em colónia "aparentemente" acasalado com um macho.

Vou juntá-lo com uma fêmea numa gaiola individual e ver os resultados.

sds

Ferreira
pauloarca
Membro Júnior

quinta nov 17, 2005 6:11 pm

Está a ver Ferreira este falow têm o factor "G" EH! EH!
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

sábado nov 19, 2005 9:01 pm

oi...
têm a certeza que é um macho? eu diria que é uma fêmea :?
digo isto pk tenho 3 periquitas iguais, elas vão fazer os 8 meses em janeiro.

são as tres primeiras:

Imagem

Imagem

a 2º (canela) posso n ter a certeza mas para mim é uma fêmea,primeiro pk a cera está da cor a cera das outras duas femeas, e º porque n se encontra machos por aqui (sim nao é grande argumento)
digo que as outras são fêmeas porque, a ultima é uma canela, que nasceu de um macho normal e duma femea normal (geneticamente so pode ser femea) a outra é a unica na ninhada com o a cera assim azulada, os irmão dela ja têm a cr azul bem forte, e ela esta a ficar com a cera acastanhada.
o quê que acham?

abraços
Vasco
Responder

Voltar para “Aves”