Iniciado em terrarios. preciso de esclarecimento em algumas duvidas.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
esgalha
Registado: quinta nov 10, 2005 7:59 pm

quinta nov 10, 2005 8:07 pm

boas a todos, em primeiro lugar.

é o seguinte, eu estava interessado em montar um terrario humido tropical, com uns ramos, bastantes plantas ( n é atafolhado, mas bem plantado ) etc etc. gostaria de saber em primeiro lugar que cuidados é preciso ter ao montar um terrario.

vou aproveitar um aquario de 100 cm por 50 de altura por 40 de largura. é necessario fazer furaçoes na frente? tenho que tapar em rede por cima? como evito o aparecimento de bolor e que outro tipo de problemas posso vir a ter?
da mt trabalho manter um terrio destes limpo?

e por ultimo que tipo de animais posso por num terrario deste tipo ( desde lagartos, cobras, rãs etc etc ) e se ha especies diferentes que consigam coexistir juntas.

acho que por agora chega.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta nov 11, 2005 5:09 pm

para começar:
um terrario desse tipo deve ter boa ventilação, e deveria ter entradas de ar na parte de baixo do terrario. No entanto há quem os tenha e apenas tenha respiração por cima!

para habitantes deste tipo de terrarios gosto muito das dendrobates que pode ser mantidas em pequenas povoações. Phelsumas tambem sao porreiros, mas nao há nada mais bonito que as dendrobates!
xuxurita
Membro
Registado: sexta nov 28, 2003 5:37 pm

sábado nov 12, 2005 3:51 am

Boas!
Eu muito sinceramente prefiro os sapos, podem-se manter algumas especies juntas, e um animal muito interessante de observar e com paciencia ate deixa pegar claro que ha uns que sao muito atractivos mas muito exigentes em termos de qualidade do habitat!
Um animal tambem bakano sao os tritioes mas ai ja era preciso ter agua, tipo como nas tartarugas com uma ilhazinha.
mas pronto...
Depois vai dando updates!;)
esgalha

sábado nov 12, 2005 10:17 am

obrigado aos 2 :).

a nivel de lagartos n ha nada que se adapte a esse tipo de ambiente?
P_R
Membro Veterano

sábado nov 12, 2005 5:48 pm

lagartos? entao nao há!!! basta pensares no mais comum deles: as iguanas! o mal é ue nao cabem nesse terrario(a longo praso)lol
ha mts. tipo basiliscos, phelsumas, camaleoes, mas isto claro, sem dendrobates!

mas porque um terrario desses? um desertico tambem é bem fixe e mais facil de tratar. E la podes meter os dragoes barbudos que sao os meus preferidos!

tens de especifiar que tipo de lagarto queres!
esgalha

sábado nov 12, 2005 9:13 pm

o que eu queria era mm um terrario bem plantado e humido, e depois arranjar um lagarto que se adapte a estas condições.

mas sim tb gosto de desertos, e uma vez que o futuro terrario estará num quarto se calhar n vai poder ser plantado.
P_R
Membro Veterano

domingo nov 13, 2005 10:00 am

eu sei que os terrarios plantados sao muito bonitos, sem duvida, maas exigem um tratamento e cuidado muito superiores aos de um desertico, por isso, mais vale começar por baixo!
esgalha

domingo nov 13, 2005 10:25 am

que tipo de manutençao e necessario num plantado?
e necessario mudar o substracto? as porcarias n sao absorvidas e aproveitadas pelas palntas? que tipos ede cuidados sao necessarios?
P_R
Membro Veterano

domingo nov 13, 2005 6:42 pm

ao certo nao sei pois nunca mantive nenhum desse tipo, mas calculo que tenhamos de estudar muito bem como manter a humidade alta, controlar o crescimento das plantas, ter sempre a atençao aos fungos, fertilizaçao das plantas (a porcaria de 2/3 dendrobates nao dá para nada...), luminosidade necessaria ás plantas e outras que nao me ocorrem agora!
existem sempre muitos outros factores que nao estao presentes nos terrarios deserticos!
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

terça nov 15, 2005 6:46 pm

oi

não tou muito dentro do tema dos repteis mas espero vir a ter

esgalha por acaso não tas num forum de peixes também ? oscares não te dizem nada ?
senão fores tu desculpa....

quanto ao teu aquário podes meter troncos com diferentes musgos,fetos...

visto que é grande podes ter uma parte com água e até podes meter tipo daquelas plantas de superficie (agora não me lembro do nome),podes fazer tipo um "ribeiro" por exemplo com 10cm de largura para plantas semi aquáticas e até meter glosso em forma emersa (já viste o que vais ganhar?) :lol:

quanto à especie que o membro P_R referiu , não são daquelas rãs arborigenas mt venenosas (pele claro) ?

(não percebendo muito)
mas quando diz povoações para este aquário eram de quantos exemplares? pode-se ter de varias cores diferentes? reproduzem-se bem em cativeiro?

se desse pa ter em varias cores no mesmo terrário até que ficava logo com outra cor..

fiquem bem
P_R
Membro Veterano

quinta nov 17, 2005 7:21 pm

sim, as dendrobates sao as famosas rãs flecha, muito venenosas. No entanto nao possuem veneno em cativeiro porque o fabrico do veneno deve-se á alimentaçao á base de formigas na natureza. Como em cativeiro sao alimentadas como drosophilas nao há grande perigo. de qualquer das formas nao sao animais para andar ao colo.

Nao se devem misturar diferentes especies no mesmo terrario e, dependendo da especie, podem ser mantidas em grupos de, se nao estou em erro, por volta de 5/6 elementos.

estas ras, apenas sendo mantidas com uma unia especie, dao uma cor ao terrario porque elas possuem varias cores (2/3 e 4 em alguns casos)

No entanto o que confere a beleza do terrario é, sem dúvida, o plantado, porque as ras sao minusculas e estao muitas vezes escondidas.
P_R
Membro Veterano

quinta nov 17, 2005 7:21 pm

sim, as dendrobates sao as famosas rãs flecha, muito venenosas. No entanto nao possuem veneno em cativeiro porque o fabrico do veneno deve-se á alimentaçao á base de formigas na natureza. Como em cativeiro sao alimentadas como drosophilas nao há grande perigo. de qualquer das formas nao sao animais para andar ao colo.

Nao se devem misturar diferentes especies no mesmo terrario e, dependendo da especie, podem ser mantidas em grupos de, se nao estou em erro, por volta de 5/6 elementos.

estas ras, apenas sendo mantidas com uma unia especie, dao uma cor ao terrario porque elas possuem varias cores (2/3 e 4 em alguns casos)

No entanto o que confere a beleza do terrario é, sem dúvida, o plantado, porque as ras sao minusculas e estao muitas vezes escondidas.
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

sexta nov 18, 2005 5:46 pm

oi
como vai ixo do aquario?

P_R -->
assim sem veneno já tá melhor....
mas num terrario destas dimensões......só 4 ou 5 rãs ???
realmente já vi fotos de umas muito bonitas e quando fui ao zoo de lisboa vi la umas azuis muito pequenas....

num aquario deste tipo não dá para ter nenhum tipo de cobra? daquelas que costumam estar nas arvores, camufladas?

fiquem bem
P_R
Membro Veterano

sexta nov 18, 2005 6:56 pm

sim, da para meter uma cobra, mas pelos vistos o objectivo é um plantado, e um terrario deste tipo para uma cobra torna a manutençao muito fificil...
so 4 ou 5? ate pode ter mais algumas, mas nao pense em infestar akilo de ras, pois elas competem entre si, como é obvio, o que caua um stress desnecessario...

mas para esclarecer melhor o assunto convinha fazer uma pesquiza no google, porque eu nao sei tudo né? e nao gosto muito de induzir em erro. 4 ou 5 num cubo de cerca de 60*60*60 sei que dá, agora o resto nao enho a certeza...
aladrok
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 9:15 pm

sábado nov 19, 2005 10:51 am

eu sou um bocado suspeito pa falar mas aki vai.
UM terrario desses exige alguma experiencia na area. Sinceramente axo k devias por começar por algo mais simples. Eu nao sou grande apreciador de dendrobates embora tenha. S fosse eu a escolher sem duvida k uma cobrinha era a minha primeira escolha. Pa começar nada melhor. Faceis de manusear, faceis de tratar. Com o tempo dps pensar num terrario desses.
Eu só digo isto pk fazer as coisas sem ter a experiencia necessaria pode acontecer k ou morram os bixinhos ou nao vivam nas melhores condiçoes e de certeza k não é isso k nós keremos. Se tiveres mesmo empenhado nesse terrario entao apenas te aconcelho a ler mt e a ver alguns já feitos. Mas digo-te dão mt trabalho mesmo ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”