Quero libertá-las num lago natural (?)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

quarta ago 10, 2005 11:15 pm

Olá pessoal,
venho aqui colocar-vos uma questão que irá levar a muitos desacordos, mas sempre podem dar as vossas sugestões e opiniões.

Tenho duas tartarugas à 9 anos, e sinceramente sempre achei que a vida delas era mesmo madrasta... a viverem num aquario proprio, sempre malucas a baterem com a cabeça contra o vidro, sem espaço nenhum para serem felizes...

Sinceramente estou a começar a achar que as tartarugas não são animais para mim (assim como os peixes e as aves) porque são muito mais felizes no seu ambiente natural do que numa prisão para a vida toda.

Estou a dizer isto porque encontrei um lago naturale muito bem tratado, em Sintra, que achei o ideal para elas, e como acho que a alimentação delas é muito variada e insectos encontraram concerteza, e porque estão boas de saude e já são adultas, e acho que vão sobreviver e ser muito mais felizes... É isso... Estou a pensar neste Inverso libertá-las lá.

Sempre que as tive, sempre senti que não eram felizes, mas sempre recusei a libertá-las pois isso significaria abandoná-las... Mas acredito seriamente que irão ficar bem.

Acham que deixá-las lá traria algum inconveniente ao meio ambiente?

Qual é a vossa opinião?

Obrigada
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta ago 12, 2005 4:57 pm

Olá a todos!
Speaker embora entendenda as tuas motivações discordo contigo! É certo que sendo as tartarugas animais parcialmente selvagens - porque já nasceram em cativeiro - não acredito que sejam muito felizes a viverem em aquários mas abandoná-las também não é solução! As tartarugas em questão são especies não indígenas no nosso País daí que seja reconhecido o risco ecológico ao libertá-las na natureza, coloco aqui um excerto do Decreto-Lei nº565/99 de 21 de Dezembro que explica melhor:"... Para isso, considera que uma introdução é o estabelecimento de populações selvagens de uma espécie não indígena em local não confinado. Uma introdução pode originar situações de predação ou competição com espécies nativas e a transmissão de agentes patogénicos ou de parasitas e afectar seriamente a diversidade biológica, as actividades económicas ou a saúde pública. Uma introdução pode causar prejuízos irreversíveis e de difícil contabilização, tanto mais que o controlo ou erradicação de uma espécie introduzida é especialmente complexo e oneroso.
Por esse motivo são proibidas a disseminação ou libertação na Natureza de espécimes de espécies não indígenas, com ou sem o propósito de estabelecer populações selvagens."
Tenho conhecimento de outras pessoas que também "libertaram" tartarugas em Sintra e noutros parque do país e pondo de parte o facto de tal ser proibido, do risco para o ambiente, não se pode no entanto esquecer que as tartarugas de faces rosadas ou outras especies precisam de cuidados especificos (como a temperatura da água etc) podem não sobreviver ou ainda dar origem a cenários macabros como acontece num jardim de Lisboa, em que as tartarugas esfomiadas e negligenciadas atacam e comem os patinhos bébes que com elas partilham o espaço, tal espetáculo seria desnecessário!!! A minha opinião é que devias oferece-las a quem tenha condições, eu tenho várias tartarugas à mais de 18 anos e procuro dar-lhes as condições mais parecidas com um espaço natural, por isso tenho 2 lagos no jardim com aquecimento, filtragem, etc. Já adoptei várias para minha felicidade e para descanço de quem mas ofereceu! Sei também que é dificil saber a quem dar porque infelizmente há quem as mantenha em banheiras ou quem as queira para vender (como um Sr. de Leiria com quem um dia me cruzei!), mesmo assim parece-me ser a melhor solução pois os parques oficiais estão a abarrotar e não aceitam mais tartarugas (ex: Parque biológico de Gaia). Muita gente não contava que as pequeninas iam crescer MUITO e precisar de atenção como qualquer cão ou gato, a situação é semelhante. Pondera bem!
Eu amo e respeito qualquer animal, inclusive tartarugas claro!
Estou à disposição para ajudar no que for preciso, contactem - mail se preferirem. E perdoa a seca Speaker!
Cumprimentos a todos.
P.S: Sou da grande Margem Sul!!!
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta ago 12, 2005 5:22 pm

Speaker, para além de não ser permitido por lei, não creio que libertá-las seja a melhor solução, por tudo o que Nyara disse, até porque são animais de cativeiro, habituadas a muita comida e a horas certas, creio que poderia ser até um choque.
Muitas pessoas compram tartarugas e cedo descobrem que são bichos pouco interactivos, comem muito, sujam muito crescem rápido, e pouco mais têm para nos dar. Fora a frustração de muitas serem muito assustadiças e não terem confiança em nós.

Eu tive uma tartaruga durante 9 anos, infelizmente morreu, também eu pensei em dá-la porque achava que não tinha as condições ideais para ela, mas a verdade é que nunca o fiz porque é responsabilidade minha e deve ser levada até ao fim.

Eu não sei como sentem as tartarugas, não sentem de forma igual a um gato, cão ou roedor, mas acredito que os instintos delas sejam mais básicos e desde que tenham muita comida e algum espaço para nadar e sol deve ser suficiente para elas.

Um amigo meu tem varanda e montou lá uma mini piscina de plástico que até tem termoestato.
O que eu fiz com a minha foi deixá-la andar pela casa, ter uma tina de água onde pudesse entrar e sair qd quisesse e para comer e de vez em quando enchia a banheira e deixava-a lá.
São apenas sugestões. Um pouco de imaginação e podes proporcionar mais ás tuas tartarugas.

Mas sinceramente, tb sou da opinião que devias ficar com elas. Se as quiseres soltar contacta o jardim zoológico, o aquário vasco da gama, a estufa fria, ou outra instituição, não as soltes na natureza para bem do ambiente.

Boa sorte
(mais um testamento :oops: )
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
elohim
Membro Júnior
Registado: terça set 23, 2003 4:39 pm

sexta nov 18, 2005 11:37 am

pq é k n fazes um lago???
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”