Preciso de uma opinião

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

quarta dez 18, 2002 6:59 pm

Olá a todos!!

Tenho uma gata (linda) há dois anos, completamente mimada, um bocadinho mal educada principalmente para os veterinários. Estou a pensar arranjar-lhe um amiguinho mas tenho as minhas dúvidas. Não sei se ela aceitará a intromissão, é muito agarrada a mim e deve ficar com ciúmes. Acham que sim? Acham que lhe fará bem? E como será a melhor maneira de os apresentar? Deixo-os sózinhos ou vigio-a para que nada aconteça ao mais novo?

Já agora onde poderei encontrar um gatinho bébé de cor laranja/vermelho? ou então azul/acizentado?

Se alguém ajudar agradeço

Cumprimentos para todos e respectivos bichanos!

JAzevedo.
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

quarta dez 18, 2002 7:11 pm

Ola , eu passei por uma situação parecida a unica diferença é que meu gato sempre foi muito manso , manso até de mais ....

mas quando ele estava com 9 meses eu peguei uma outra gatinha ...no primeiro dia ele ficou uma fera , ficou tão bravo queria atacar a gata , e quiz até me atacar...
Nunca tinha visto um gato naquele estado !! Parecia que estava louco de raiva ...

esta situação durou uma semana , eu não deixava eles sozinhos e nem perto um do outro com medo que a gatinha se ferisse..

Aos poucos fui colocando um perto do outro...eles se estranhavam ...
mas com o tempo foram se acostumando

hoje em dia um não fica sem o outro , passam o dia inteiro se lambendo e se eu os separo , eles choram!!!

No começo vai ser muito dificil....mas arrume sim um outro gatinho ,quando sua gata se acostumar com o novo amiguinho , se sentira mais feliz!!
bibicat
Membro
Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm

quarta dez 18, 2002 7:14 pm

Acho que podes receber mais um gatinho,mas dves ter alguns cuidados porque é inevitável que a gata residente não ache muita piada dividir o território dela com um recem chegado. 1º Deves manter o novato fechado num local que a residente possa ver que é para lhe despertar a curiosidade 2º depois deixas que eles se conheçam 3º eles vão dividir o território entre eles e terás que moderar os mimos pelos dois posteriormente. Comigo passou-se algo semelhante e isto resultou lindamente. :o
Nada impedirá que a menina mais velha seja sempre um pouco ciumenta. temos que compreender e aceitar :oops:
Verás que a menina mais veklha vai apreciar a companhia de mais um elemento da espécie dela :lol:
bibicat
Membro
Registado: sexta nov 29, 2002 4:43 pm

quarta dez 18, 2002 7:21 pm

Então não é que não me depedi com estilo? acomvão os cumprimentos da Familia BibiIcat : :?
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta dez 18, 2002 7:48 pm

Boa Noite
Acho bem adoptares outro gatinho sempre faz companhia ao teu outro gatinho e com tempo eles vou-se habituando um ao outro...boa sorte e espero que tudo corra bem...vai ao site catus que vais encontrar varios gatinhos para doptar...
jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

quarta dez 18, 2002 7:51 pm

É que a minha gata amua sempre que a levo ao veterinário. Uma vez chegou a morder-me com força quando a tirei do colo. Ela não gosta que a visitas fiquem muito tempo em casa... e eu não posso ficar em casa todo o tempo a vigiar o novato... vai ser complicado, mas eu gostava de ter dois gatos em casa, é melhor para ela, tem sempre companhia.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta dez 18, 2002 7:58 pm

Pois, mas podes por fechados em divisões diferentes, ao aproveitas quando estiveres de ferias... ;)
Lobinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gta (Bianca) , 2 Tartarugas de faces rosadas (speedy e pantufa) e uns 40/50 peixes, ,maioria Guppy

quinta dez 19, 2002 9:00 am

Pois... Eu bem que quero por um gatito mais novo ao pé da minha gata, porque ela ficaria muito mais calma....

Ela já tem 9 anos... E as gatas (n sei se os gatos (machos tb)) ficam mto mais calminhas... n estando o dia todo em casa, mas tb, quem convence a minha mae a ter outro gatinho!! Ainda pra mais é outra despesa!!!

é complicado!!!

Quanto a si jazevedo, faça como a nana12 diz... Nas férias... abdicas das férias para aproximar o mais novito da tua gata, ás vezes é demorado, mas dp verás que valeu apena!!! :) ;) :D :P

Boa Sorte!!

Catarina
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta dez 19, 2002 9:45 am

As despesas que se têm com 2 gatos são praticamente as mesmas que se têm só com um gato.
O caixote pode ser o mesmo para os dois, e dispêndio extra em comida é irrelevante. Na verdade, quando só tinha uma gata, ela estragava muita comida porque nunca comia tudo o que estava na tigela. Agora com dois gatos já não há comida desperdiçada :-)

Assim, a única despesa a mais será a do veterinário
Lobinha
Membro
Localização: 1 Gta (Bianca) , 2 Tartarugas de faces rosadas (speedy e pantufa) e uns 40/50 peixes, ,maioria Guppy

quinta dez 19, 2002 11:06 am

Xi..veterinário !! LOLOL...

A minha gata já n apanha uma vacina desde q tinha 1 ano... Ninguém aguenta ca gata.... E´nós n tamos para a levar e dp nd ser feito!!!

Lembro-me uma vez, q ela teve de ser posta dentro de uma caixa de ferro, e encostada á parede da grade, para lhe darem uma vacina...n gosto de ver isso....porque ela fartou-se de miar... E como está em casa, doenças n apanha... Mas pronto...
Obrigada pla dica que me deste... Um gato desperdiça comida, dois nao!!! Hum...!? :) Vou pensar nisso!! :D

Fica Fem!!

Catarina
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta dez 19, 2002 11:18 am

Lobinha,

Se estás a pensar adquirir outro gato deves seriamente pensar em primeiro vacinar a tua gata!! Aliás, mesmo que não tenhas mais gato nenhum deves sempre vaciná-la!
O FIV só se transmite por dentadas de animais portadores (que eu saiba), mas a coriza e o FELV são muito contagiosos e transmitem-se apenas pelo ar. Já imaginaste se por algum motivo a tua gata é exposta a um animal doente?! é um risco muito grande e eu no teu lugar não arriscaria :(

Se o teu vet não consegue dominar a tua gata experimenta ir a outro. E u tb já tive um gato muito agressivo que muitas vezes teve que ser adormecido só para levar uma mísera vacina. Mas por mais arranhada que eu e a vet saíssemos de lá, ele não saía do consultório sem as vacinas tomadas!

Boa sorte ;)
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta dez 19, 2002 12:46 pm

Posso falar-vos um pouco da minha experiência pessoal e do que tenho lido. Como já tenho dito aqui, tanto quanto sei, os gatos que não convivem com outros gatos (sejam eles quais forem) a partir da 3ª semana e até uma certa idade crítica tornam-se um bocado agressivos para com a sua espécie (por falta de sociabilização) e se conviveram com seres humanos ficam extraordinariamente ligados a eles. Era o caso da minha gata Maia separada precocemente da Mãe e que ficou muito ligada a nós mas com ódio a gatos. Era meia doida, chegava a agredir e desafiar gatos 3 vezes maiores que ela! Quando levei a Lindi para casa, tinha a Maia quase 4 meses as cenas de ciúmes foram terríveis, bufava, dava-lhe patadas, mordia-lhe, enfim, uma desgraça. Também começou a bufar para nós penso que em parte porque como pegavamos na Lindi ficavamos com o cheiro dela. O que eu fiz foi isto:
- pus uma caixa de areia para cada e comida e água separadas. A Maia fazia questão de cheirar a areia da Lindi e de comer da tijela dela mas acho que o facto de ter as suas próprias coisas estava a ajudar.
- Quando eu não estava em casa separava-as em divisões diferentes. Quando estava em casa deixava-as estar juntas sob vigilância constante, a Lindi felizmente era muito submissa o que acho que contribuia um pouco para diminuir a agressividade da Maia. Deixava a Maia dar umas patadas e dentadas desde que eu visse que não era com muita força para ela se ir habituando ao cheiro da Lindi. Quando a Maia exagerava a Lindi queixava-se e eu ía logo em seu socorro, claro que as unhas da Maia estavam bem cortadinhas para diminuir as possibilidades de danos. A sensação que me dava é que a Lindi apesar de meia abananada devido à sua condição física (estava ferida, subalimentada, etc) levava a coisa um bocado na brincadeira e não ficava nada ressentida com a Maia. A prova disso é que logo que a via ía a correr na direção dela.
- Acho que erramos na parte dos carinhos, a maia andava zangada connosco e como a Lindi estava num estado lastimável eu andava sempre com ela ao colo o que fazia a Maia ter ainda mais ciúmes. Se fosse agora acho que tentava, pelo menos em algumas alturas, por a Lindi num sitio quentinho sozinha para deixar o colo livre para a Maia.
- A Maia ficou com necessidade de se isolar e eu respeitei isso. De vez em quando ía falar com ela em tom carinhoso e fazia festinhas se ela deixasse mas não insistia muito para que ela sentisse que tinha o seu espaço.
Ao fim de uns dias a Maia estava a habituar-se francamente à Lindi que cada vez lhe despertava menos agressividade e mais curiosidade. Por exemplo quando eu fechava a Lindi num quarto antes de me ir embora a Maia ficava a cheirar debaixo da porta (infelizmente não tinha nenhuma porta de vidro que dizem que é o ideial). Depois a Maia morreu (por razões completamente externas à Lindi ou a nós)logo não sei como teria evoluído a relação. A verdade é que no último dia de vida da Maia, ela já estava muito mal só que não o demonstrava, a Lindi foi-se enrroscar com ela e não houve bufadelas para ninguém. A Lindi lambeu a Maia e ronronou toda satisfeita, a Maia parecia mais ou menos indiferente. Consola-me um bocado saber que a Maia nas suas últimas horas teve os carinhos de outra gatinha, que a esteve a aquecer e lamber um bocado. Acho sinceramente que se a Maia tivesse vivido elas íam ficar grandes amigas.
Vou continuar noutra mensagem que acho que isto já está demasiado grande.
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quinta dez 19, 2002 12:51 pm

Olá a todos

Tenho uma experiencia recente de adopção de 2º gato. Tenho a Maga desde Setembro e ela tem cerca de 7 meses (como foi encontrada num caixote de lixo não sei a idade exacta), é uma gatinha muito meiga e dada as pessoas. Como ela passa muitas horas sozinha decidi adoptar um 2º elemento e foi a 3ª guerra mundial durante 4 dias :p
O Sebastião foi-me dado por uma colega com 10 semanas, um fofinho muito meiguinho mas muito corajoso e determinado.
A Maga ficou uma fera, bufou (a ele e a mim) e tentou arranhar ... um drama ... tive-os separados 4 dias (quando eu não estava em casa). Dei uma dose extra de mimos a Maga, latinha especial, novos brinquedos, muitas festas ... mas nada resultava ...
No 5º dia decidi, deixei-a ir para o seu lugar favorito (a janela do meu quarto) e quando ela estava instalada ... soltei-o. Ele foi direito a ela e começou a lamber as costas e a miar baixinho (danadinho esperto) e ela apaixonou-se ... hoje não vivem um sem o outro (fui ao vet com ele e ela ficou a chorar a porta de casa) ... tem sido optimo ... para eles que tem companhia e para mim que tenho dois gatos a minha espera em casa ...

As despesas aumentam pouco ... só mesmo o Vet faz diferença ...

Adorei a experiencia ... ando a conter-me para não aumentar a familia, como ela e preta e ele cinzento ... ando a pensar num(a) branca ... :p :p e fico com o degradé completo :D :D
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta dez 19, 2002 12:57 pm

Continuando o tema da minha anterior mensagem...
Eu acho que faz bem aos gatos terem outro da sua espécie com quem conviverem. O que acho é que eles teem bastante personalidade como todos sabemos, logo para juntar 2 gatos adultos deve-se usar alguma precaução e vêr se ao fim de algum tempo eles acabam por simpatizar um com o outro, se se continuarem sempre a odiar se calhar vale a pena tentar outro. Os gatinhos pequenos são mais maleáveis mas também precisam de mais vigilância porque não se sabem defender.
Acho que enquanto não se vir os 2 a dormir aninhados um no outro e ronronando o melhor é mantê-los separados na nossa ausência. Se não puder tirar férias para os acompanhar leve o gatinho novo para casa a uma sexta feira ao fim do dia, assim fica com o fim de semana para ir tentando a integração. Dizem que uma boa maneira de sociabilizá-los, quando já estão um bocado habituados ao cheiro um do outro, é brincar com o mais antigo (por exemplo com uma bolinha) e ir integrando o novo gatinho na brincadeira. Eles distraem-se e ficam menos agressivos.
Bem, em Janeiro lá irá a Mercy, a nossa nova gatinha, lá para casa e depois conto-vos como correu.
A despesa de 2 gatos em termos de comida, areia e desparazitante é mais ou menos a mesma que um, nas idas ao vet é que é a dobrar. Qualquer animal é uma responsabilidade logo só se deve adoptar depois de alguma reflexão. Acho é que é muito bom para eles terem companhia felina e para nós é giríssímo vê-los a correr uns atrás dos outros. E claro que se o gatinho que recolhermos for abandonado ou de rua (cuidado com as doenças, às vezes vale a pena respeitar um período de quarentena antes de juntar 2 gatos, os gatos devem ser vacinados) tanto melhor, porque também é uma obra de caridade.
No site www.adopta-me.org é possível procurar animais para doação com determinadas características, tais como idade, sexo, cor de pelo, área geográfica, etc, pelo que pode ser um bom sítio para quem quer o tal gatinho amarelo ou cinzento procurar. Mas a catus, união zoofila, etc, teem sempre imensos gatinhos à procura de lar. E não há nada como andar na rua atento, tanto gatinho que anda para aí. Um amigo meu tem imensos gatinhos meios selvagens nas traseiras, um deles é um cinzentinho lindo (juro que parece arraçado de Chartreux ou ingês azul) de olhos amarelos. Só que como estou no Faial é dificil de enviar para aí...
Espero sinceramente que em consciência optem por ter mais um gatinho nas vossas vidas e que salvem algum das ruas. Uma verdadeira boa acção de Natal e que vos trará o dobro da felicidade. E muita sorte porque: quem boa cama fizer nela há de se deitar, e o que se dá aos bichinhos nunca é desperdicado, eles devolvem 1000 vezes.
desculpem lá o testamento mas como a Lindi era uma gata de rua que provavelmente teria morrido se não tivesse ficado com ela emociono-me um bocado com isto. Já agora a Lindi agora está linda, é super querida connosco e parece ter bom feitio para com os outros gatos (a ver vamos).
Beijinhos, ronron da Lindi
Lobinha
Membro

quinta dez 19, 2002 1:30 pm

Pois..Na verdade... Leva-la ao Vet, n era má ideia... Tenho de falar com os meus pais!!!

Eu queria ter era um gatinho, pequenino, porque para o mais novo é facil a a sociabilização com o mais velho...Li n sei aonde, q pondo o gato pequenino (2/3 meses) q o gato q já está em casa á mais tempo e q já tem uma idadezinha razoavel e respeitavel, q acalma... A minha gata é mto agressiva, passa a vida atirar-se ás minhas pernas e a bufar pa mim...Faz-me esperas á porta do 4º, sem eu lhe fazer absolutamente nd!! Mas agr, tb já tou habituada!!! A minha gata foi a unica q sobreviveu numa ninhada de 5 ou 6 (n me lembro)... como vi q tavam todos a morrer, levei-a pa casa, já com 2 mesinhos... passado um tempo nasceu outra ninhada da mesma gata, uma vizinha da minha avó tem o mano da minha gata e tem a Tia dela!! e mais uns 7 gatos... Apanha da rua e leva para casa! Tem pena!!! Plo menos em casa dela são todos mto bem tratados e estão todos vacinados!!!

Catarina
Responder

Voltar para “Gatos”