camaleões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

catc
Membro
Registado: quinta nov 13, 2003 7:07 pm

sexta nov 25, 2005 10:40 am

olá!:)
gostava de adquirir um camaleão e gostava de saber coisas sobre eles, toda a informaçao possivel, para poder tratar bem dele.
sei que eles precisao de aquacimento(estava a pensar por um tapete de aquaecimento), mas qual a temperatura ideal??
eles precisao de iluminaçao com uv, né?? e quanto a alimentaçao??é alimentos vivos, tipo grilos, né?!dá para manter os grilos?
que espácies sao mais aconselhadas para principiantes? sao faceis de tratar?alguem tem algum e podem dar-me dicas!!????
obrigadoooooo!!
ps-sorry pelas muitas perguntas :p :D
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta nov 25, 2005 6:58 pm

eu sei muito pouco acerca dos camaleoes, só sei que sao muuuito comilões... lol
no entanto pelo que tenho lido nao sao dos animais mais adequados para principiantes, que penso ser o caso.
Assim acho que devia fazer uma pesquisa aprofundada na net e depois colocar aqui apenas as questoes mais pertinentes!
catc
Membro

sábado nov 26, 2005 4:36 pm

ola:)
os camaleoes do senegal que tamanho atingem quando adultos?
sao fáceis de manter?
P_R
Membro Veterano

sábado nov 26, 2005 5:22 pm

sinceramente nao lhe sei responder, mas nada que uma pesquisa nao resolva... o que nao faltam sao sites de herpetologia!
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo nov 27, 2005 12:26 am

Qualquer camaleão, não é dos repteis mais faceis de manter pois requerem humidade e temperatura apropriada a cada especie o Camaleão Senegalensis mede em adulto cerca de 30cm é antisocial e como tal deve ser mantido um individuo por cada terrario.
catc
Membro

domingo nov 27, 2005 9:12 am

mas pode ser manuseado?
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 27, 2005 11:29 am

O que é que queres dizer com essa pergunta?
Qualquer animal pode ser manuseado, mas nenhum reptil gosta de o ser, o reptil deve ser visto como um peixe num aquario, quanto menos manuseado menos stressante para o reptil, posso saber se tens alguma experiencia com rlgum tipo de reptil? Os repties podem ser considerados animais de estimação e contemplação mas não como animais de companhia.
aladrok
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 9:15 pm

domingo nov 27, 2005 2:19 pm

ora bem já agora tb kero dar a minha opiniao hehehehe
Kto aos repteis nao serem animais de companhia discordo só um bocadito ;)
Existem certos repteis k nao devem ser manuseados pk stressam mt ( o caso do camaleao) mas existem outros k toleram serem mexidos e relembro o caso dos varanus k embora sejam repteis de grande caracter há kem lhes xaem os caes da classe dos repteis. Podem xegar a fazer alguma companhia. Mas claro k concordo k um reptil nao é nenhum cao pa lhe andarmos a atirar com bolas pa ele ir buscar. Kto á kestao do camaleao eles sem duvida comem mt e montar um terrario digno desse nome pa um camaleao é trabalhoso e reker alguns conhecimentos aprofundados. Para o manter inda pior. Só um aparte ano sou adepto dos tapetes de akecimento prefiro lampada de cerÂmica. Nao se eskeçam k na natureza o calor vem do sol k tá lá em cima nao tá no xao.
P_R
Membro Veterano

domingo nov 27, 2005 4:31 pm

sim... á certos repteis que ate se adaptam bem ao manuseamento.. nomeadamente as famosas iguanas, os dragoes barbudos e sobretudo os varanos
catc
Membro

domingo nov 27, 2005 5:54 pm

olá :)
obrigado pelas respostas
perguntei isso do manuseamento, porque de facto, já tinha ouvido dizer que os camaleoes nao se adaptao tao bem ao manuseamento como por exemplo as iguanas...mas isso nao que dizer que nao podemos tocar neles, pois nao?? :oops:
sim, o camaleao vai ser a minha primeira experiencia com reoteis.
gostava tambem que me esclarecesem umas coisas:
que tamanho atinge um camaleao do iémen em adulto??
-como devo montar o terrário??é preciso plantas naturais??qual é a temperatura e humidade ideal?
-se um camaleao do iémen pode viver feliz num terrário de 30*30*45cm(c*l*a)durante toda a sua vida ??
obrigado :D
P_R
Membro Veterano

domingo nov 27, 2005 8:47 pm

lol
30*30*45cm??? feliz durante TODA A SUA VIDA?????? eu aposto que nem sobrevivia, quanto mais feliz!!
Pense um bocadinho, só... o camaleao quase nem consegue dar a volta assim!!
até o faunario da minha cobra (que ainda é uma minhoca) é maior!!

Um camelao so deve ser manuseado quando extremamente necessario! nao vai andar concerteza a fazer festinhas, pois nao? Sao animais muito timidos e stressam muito facilmente!

Eu, sinceramente, acho que é uma péssima escolha para primeiro réptil e até para segundo réptil!

Só os cuidados que o terrario requere... temperatura, humidade, decoraçao muito bem estudada...

Porque um camaleao?? porque não um dragao barbudo? ou, se quer um animal de floresta, uma dragao de agua?(mesmo este ultimo, é muito pouco aconcelhavel para primeiro!!)
o melhor mesmo é começar com um lagarto desertico!!

PS: Eu aconselhei a fazer uma busca! porque nao o fez??? Eu tenho a certeza que ainda tem muito, mas mesmo muito que aprender! siga o meu conselho, nao custa nada! No 1º topico que encontrei no google sobra este animal fquei logo a saber mais um montao de coisas acerca dele! Imagine-se só, que você está a tentar enfiar num terrario de 30*30*45 um animal que atinge 60cm de comprimento
catc
Membro

domingo nov 27, 2005 10:59 pm

pá, tenham calminha, que eu só perguntei [u]se ele podia lá viver[/u]
nao disse que o ia lá meter...por isso tambem perguntei que tamanho eles atingem...
quanto a pesquisas...já fiz muitas, mas nao encontrei grande coisa sobre camaleoes...por isso é que tenho perguntado...mas se custa assim tanto responder... :?
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 28, 2005 2:26 am

Pois perguntas-te e fizeste bem, é assim mesmo, é para isso que existe o forum, e se toda a gente se informasse bem sobre os animais....ficariam a saber que certos tipos de cobra são muito esquivas e teriam preparado um terrario á prova de fuga, e tambem quando não se sabe , não se responde dizendo que não se sabe...pois se toda a gente o fizesse os tópicos teriam mais respostas a dizer que não sabia do que o contrario.

Pois eu acho que realmente um camaleão, não é um bom reptil como primeira experiencia, se quizeres sites sobre o assunto posso mandar-te por pm
P_R
Membro Veterano

segunda nov 28, 2005 6:09 pm

http://www.reptilia.org/care_sheets/liz ... veiled.htm
http://www.companhiadosanimais.com/port ... Itemid=128
[url]http://mateu_escarrer.tripod.com/Calyptratus.html[/url]

o primeiro e o segundo sao porreiros e dizem basicamente tudo que percisa de saber para começar! Nao é que custe muito responder, mas secalhar uma leitura facil diz mais do que aqui possamos dizer!

no entanto
NAO ME VENHAM PARA AQUI COM BOCAS FOLEIRAS TÁ, PORQUE SE A MINHA COBRA ESCAPOU NAO FOI POR NAO SABER QUE ERAM ESQUIVAS NEM POR NAO TER UM TERRARIO Á PROVA DE FUGA (QUE NAO SEI O QUE ENTENDE POR ISSO, MAS DEPOIS DE TODOS OS QUE ANALISEI, O MEU NAO É DE CERTEZA) , MAS SIM PORQUE ALGUEM CÁ EM CASA (NOMEADAMENTE A MINHA IRMA) SE LEMBROU DE FECHAR MAL A PORTA E A DEIXOU ENTREABERTA!!
e olhe que isso acontece a muita gente que se diz "expert"

ha muitos tipos de nao saber: no meu caso nao sei empiricamente, mas ja li diversos livros sobre repteis que falavam de camaleoes e tenho algumas noçoes sobre os camaleoes!

eu apenas quis tentar ajudar, desculpem se fui arrogante ou mal educado, mas nao era com a intensao de o ser!

Mas pedia, encarecidamente, que certas pessoas (elas sabes quem sao) nao mandassem bitates nem bocas foleiras para o ar, pois deve ser á conta dessas pessoas que este forum se está a degradar!
aladrok
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 9:15 pm

segunda nov 28, 2005 7:18 pm

Calma rapaziada!!!! Nao stressem. SAbem o k digo PAZ E AMOR e mts cobrinhas pa todos. VAmos é centrarmo-nos no tópico. Eu já tive camaleoes e sou da opiniao do coldblood camaleao pa primeiro réptil é começar a voar alto logo de inicio. Isto é preciso ir com calma. Pk os repteis sao vicio. OS meus camaleos nao foram os meus primeiros repteis se kerem saber foram paí os meus vigésimos hehehe e tudo se prende á manutençao do terrario e construção. Pk sou adepto da kualidade. e fazer um terrario a sério pa um camaleao era capaz de demorar mais k o teu cooldblood ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”