chinchilas..duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
cfernandes34
Membro
Registado: quarta nov 09, 2005 8:15 pm

segunda nov 21, 2005 5:40 pm

ola.
eu quero comprar uma segunda chinchila, mas a minha esta sozinha a algum tempo, havera algum tipo de problema com a introduçao da 2ª?

ja agora, nao me sabem dizer quem me pode vender um chinchila femea ja gravida? estou disposto a pagar mais por ela.

aguardo respostas.
rosabela
Membro Júnior
Registado: domingo set 12, 2004 11:23 pm

quinta nov 24, 2005 11:49 am

Olá, tu n podes introduzir a segunda chinchila na gaiola assim de repente. Tens q po-la noutra gaiola separada mas bem perto da outra para q a outra sinta o cheiro e se abitu deixas estar uma semana assim depois lentamente vais juntando e vigias se aconteçe alguma coisa, de maneira a q n crie raiva entre as duas. Espero ter ajudado.

Fica bem
xuxurita
Membro
Registado: sexta nov 28, 2003 5:37 pm

sexta nov 25, 2005 10:22 am

ola!
Por acaso eu tive muita sorte com os meus, juntei-os logo e nao houve qualquer confusao, e a femea ficou gravida por duas vezes mas nao a acasalei mais e mantive-os separados...
Na primeira vez teve um filhote na segunda teve gemeos... Quando isso acontece e preciso ter mais cuidados com a femea por que ela fica mais debilitada e é presiço alimenta-la bem e dar-lhe suplementos vitaminicos.
E caso queira ter filhotes tem de separar o macho por que a femea entra em cio logo aseguir a te-los e podera engravidar outra vez em quanto esta a tomar conta dos filhotes... o que e muito mau...por isso e persiço mante-los separados ate os filhotes ja serem granditos e se os filhotes forem machos e presico separar os filhotes, caso sejam machos, porque podem acasalar com a mae, mesmo que isso nao seja muito frequente acontece...
Por isso acho que se quiser ter uma femea ja gravida e melhor se o que tivesse agora fosse uma femea porque nao ha esse problema de engravidar outra vez mas e possivel que a femea gravida ataque a outra para proteger os filhotes...
Por isso se tiver uma femea o melhor e comprar um macho para se formar um casal, se tiver um macho uma femea mas que nao esteja gravida... Por que acho que na vale a pena comprar uma femea gravida tendo outro elemento para depois logo asseguir os separar...
Mas a decisao é sua, portanto...
Boa sorte! :)
Depois dê noticisa sobre os seus chinchilas...:D
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

sexta nov 25, 2005 3:12 pm

Eu teria cuidado... Numa das minhas familias de chins (a maior, por sinal), nunca tive problemas em juntar novos membros, aceitam td o k lá ponho, mas com outros casais tenho tido algumas dificuldades... Se com casais por vezes há chatice, se forem do mesmo sexo pior...
O filho engravidar a mãe??? Ñ me parece provável... Nos hamsters sim... Mas nas chins??? Os filhos só ficam com a progenitora até aos 2 meses e só amadurecem sexualmente por volta dos 6... Por isso ñ me parece msm nada provável... Se isso acontecer é 1 em 10 milhões... Só se aparecerem bebés superdotados... lol
O melhor a fazer, é, como sugeriu a rosabela, pôr 2 gaiolas lado a lado e ir mudando-as de gaiola para k se familiarizem com o cheiro, dp, vai-as soltando juntas, sob vigilância, mas em locais neutros, que ñ seja o território de nenhuma, fora das gaiolas. Há quem recorra a perfumes no focinho para as deixar confusas quanto ao cheiro, eu nunca o fiz. Caso o faça, aconselho a usar perfume de bebé, sem alcool e nunca o ponhas directamente no nariz ou mucosas, põe por cima do nariz, no pêlo.
Ñ me parece k seja mt fácil arranjares kem te venda 1 fémea grávida, se for algum criador, ao fazê-lo perde dinheiro, e dp, é tão lindo ver aquelas coisinhas fofas nascer... Ñ há dinheiro k pague isso! Se ficares com 1 casal, esperas 1 tempinho k ela logo engravida...

Espero ter ajudado... Boa sorte...
DeniseAytekin
Membro Veterano

sexta nov 25, 2005 3:17 pm

Só mais uma coisa... As femeas dp de parirem entram logo em cio, pelo k o macho as pode engravidar logo de seguida. A decisão é tua, se separas ou não... Se separares, ao fim de 5 dias, podes voltar a juntar. Se ñ... Terás bebés novamente pco tempo dp... Atenção, se as deixares engravidar 2 vezes seguidas, fá-lo apenas 1 vez, a partir daí separa. Ao fazeres isso só 1 vez em fémeas jovens, ñ há problema nenhum, mas se continuares com gravidezes consecutivas sem períodos de descanso a saúde da bichinha vai-se e podes ter algum desgosto...
cfernandes34
Membro

sexta nov 25, 2005 5:35 pm

obrigado pelas vossas sugestoes.

ja agora qual a maneira mais facil de distingui uma femea de um macho?

podem-me mandar fotos da gaiola onde tem o vosso casal de chins?

a gestaçao delas e de 3 meses certo? depois deles nascerem o macho nao faz mal as pequenotes?

aguardo respostas.
DeniseAytekin
Membro Veterano

segunda nov 28, 2005 4:16 pm

Podes ver uma das minhas gaiolas no meu album, as outras são todas iguais, têm cerca de 95cm de altura, 60cm de comprimento e uns 35cm de largura, têm 3 prateleiras. Ainda ñ tive tempo de colocar essas fotos nem das minhas novas chins (cerca de 9)...

O macho ñ faz mal nenhum às crias intencionalmente, até é mt meigo pra elas, aquecendo-as, ocasionalmente pode magoà-las se lhes acertar com algum saltito, mas isso é raro. O período de gestação é de exactamente 111dias.

Mais alguma dúvida, dispõe...
DeniseAytekin
Membro Veterano

segunda nov 28, 2005 4:18 pm

Ah! Em relação a distinguir macho e fémea...
Aparentemente o orgão sexual é igual, ambos parecem ter pénis... No entanto, enquanto nas fémeas esse suposto pénis tá mesmo juntinho ao anus, nos machos há um pequeno espaço entre um e outro.
cfernandes34
Membro

terça nov 29, 2005 5:50 pm

DeniseAytekin, nao me podes vender, ou dizer onde é que se vendem gaiolas como as tuas para se porem as chinchilas?

diga alguma coisa.
DeniseAytekin
Membro Veterano

quarta nov 30, 2005 5:51 pm

Repetida...
DeniseAytekin
Membro Veterano

sexta dez 02, 2005 4:27 pm

Mas que coisa... Então eu tinha aqui uma msg k se sumio... lol

Eu ñ vendo gaiolas, mas arranjo-as, tanto como a que tá no meu album, como as cujas medidas mencionei (90 de altura, 60 de comp. e 30 de largura k já incluem 3 prateleiras) como ainda viveiros de 1,25m de altura, cheios de andares.
Nunca as vendi, nem pensei fazê-lo, a ñ ser, quando vendo algum bebé e me pedem pa arranjar também gaiola (tou-me a iniciar na criação), mas se alguém precisar... Ñ me custa nada...

Bjitos!
cfernandes34
Membro

segunda dez 26, 2005 11:16 am

entao se eu arriscar comprar um chinchila e introduzila na mesma gaiola da outra podera haver problemas?
Responder

Voltar para “Exóticos”