Então passo a explicar:
A história de como apareceu o Midas na nossa vida, não vale a pena explicar, já foi aqui relatada...
Quando quis ir à polícia declarar o achamento do cão, eles ignoraram e até disseram que o número do chip de nada lhes servia, e limitaram-se a colocar um cartaz, a nosso pedido, na esquadra, para divulgar.
Durante toda a semana, procurei por todo o lado por um dono, pois como todos sabem eu já tenho a lotação mais que esgotada.
Consegui uma FAT numa quinta, onde haviam mais cães, ele ía ter um canil só para ele dormir, durante o dia andava à solta, ía no fundo viver no paraíso até encontrar novo dono, e esse sim, 20 estrelas...
Ele ficou conosco até ao final da semana porque o Sr. não tinha ainda o canil pronto para receber o menino.
No passado Domingo dia 27/11, íamos nós dar o último passeio com ele antes de o levar à FAT, íamos só passear e matar saudades do bebé.
Como íamos com o Noddy, a SB e ele, e ele faz muita força na trela por não estar habituado, andava à solta (não vale a pena comentar, os meus tb andam à solta e não vão deixar de andar enquanto acharmos isso possível...)
Ele estava muito feliz, corria, brincava, até ver o raio do pato do jardim na relva... Começa a correr e assustou um miúdo, apesar de nem ter passado por perto, mas o miúdo tava a olhar para o pato e assustou-se! Estavam 2 bófias (não tenho outro nome mais simpático para lhes chamar, daqui para a frente só pior...) que me chamaram a atenção e disseram para prender o cão, eu falei com eles e acedi ao pedido. Entretanto ele continuou atrás do pato.
Estava eu a falar com os bófias, e aparece o meu marido a dizer que o Midas tinha morto o pato

... E aparece o cão com o pato na boca e deixa-nos o pato aos pés, já morto
Escusado será dizer que era um montão de gente a reclamar porque o cão tinha morto o pato que estava no passeio, junto à estrada...
Eu prontifiquei-me logo a pagar o pato e perguntei onde me devia dirigir para o efeito.
Eles notificaram o meu marido, eu nem documentos levei, e obrigaram-nos a ficar ali

Eu acedi, estúpida...
A justificação deles era que tinhamos de esperar para falar com o sr. da câmara para ver como era com o pato. Passou cerca de meia hora e o pato continuava lá. Aparece um carro da polícia daqueles blindados com 5 ou 6 chuis lá dentro. Um deles, vim a saber que era um sub-chefe, começa a comentar que o cão teria de ficar de sequestro no canil mas não tinha a certeza da lei. Depois, no meio da risada, despediram-se e foram-se embora. Eles falavam entre eles e já comentavam a treta do canil. Depois aparece mais um, num carro patrulha. Esse já lhes dizia, "se voces quiserem fazer a participação fazem, senão, chamam os bombeiros para recolher o pato e pronto, não há chatices para ninguém..."
Eles, que eram uns putos novos vestidos de azul com a mania que mandam, acagaçaram-se com tanto bófia a saber do caso e resolveram fazer a participação. Antes de nos ser comunicado esse facto, e depois de estarmos ali detidos cerca de 2 horas, eles mandaram-nos embora e que assim que soubessem como se íam processar as coisas me ligavam. Eu fui descansadinha para casa com o cão.
Chegando a casa, passados 5 minutos mais ou menos, telefona o chui a dizer para eu lá ir e levar o cão. Eu, BURRRRRRA, ANORMAL, ESTÚPIDA, DEFICIENTE, ATRASADA MENTAL, e com receio de problemas, fui e levei o cão. Começou tudo aí...
Os carniceiros do canil, puseram uma coleira ao cão que servia, e mal, a um caniche

E uma corrente de meio metro.
Eu desatinei com eles e revoltei-me, arrependi-me e tudo o mais naqueles segundos seguintes.
Na 2ª feira seguinte, logo às 9h da manhã, fui tentar saber o que é que era preciso para o tirar daquele suplício. Falei com a SOSAnimal, com o canil, com pessoas habituadas a lidar com casos de cães em canis, e disseram-me que era preciso, além do boletim de vacinas, o termo de responsabilidade da veterinária em como se responsabiliza pela vigilância do cão no período de sequestro domiciliário, pois não necessita obrigatoriamente de ser o sequestro no canil, pode ser domiciliário.
Eu arranjei tudo o que era preciso para ele sair de lá.
Quando fui ao canil falar com eles para trazer o cão, disseram-me que o cão tinha chip e a identificação do proprietário não constava das bases de dados do SIRA nem do SICAFE. Nada de novo para mim. Por esse mesmo facto, o cão ía ter de permanecer no canil por 3 meses

Eu aí insurgí-me e perguntei que lei é que me ía obrigar a deixar ali o cão 3 meses. Elas, as vets, responderam-me que era a Direcção Geral de Veterinária que assim ordenava, ou seja, a lei tinah sido emitida pela própria DGV. Disseram-me também que se eu quisesse tirar o cão de lá tería de falar com alguém do top da DGV
Eu não me fiquei, agarrei no telemóvel e liguei para o geral da DGV e pedi para falar com a pessoa responsável pelo canil. Recomendaram-me uma Dra. e deram-me o número directo dela. Eu mais uma vez liguei e expus o assunto à tal Dra. Ela disse desconhecer a "lei" e eu para não servir de intermediário, passeio o meu telefone à vet do canil para elas falarem directamente uma com a outra. Falaram uns minutos e no final decidiram que o canil ía enviar à DGV o tal ofício, teórica lei, para a DGV desmentir e dar uma autorização especial para este caso...
Nestes entretantos eu liguei para N pessoas a pedir ajuda e conselhos e cunhas para tirar de lá o Midas o mais rapidamente possível. Liguei ainda para o departamento jurídico da DGV para saber qual a "lei dos 3 meses", onde estava essa lei... Elas disseram que de nada sabiam e ainda me acusaram de ser responsável por tudo por soltar o cão. Ou seja, o canil é bem feito porque o cão andava à solta... Sem comentários...
A conselho da LPDA, fiz ainda uma carta à Digníssima Sra. Directora do Departamento XPTO Raios a Partam, a pedir que o sequestro do cão fosse domiciliário e responsabilizando-me pelo mesmo, bem como pela entrega do cão ao dono caso ele aparecesse. Nem quiseram receber este documento... Protifiquei-me a ir ao notário reconhecer a assinatura de um termo de responsabilidade assinado por mim para levar o cão, disse que se fosse preciso o fazia à frente de um juiz, e elas ainda me gozaram...
Isto já na 3ª feira...
As horas a passar e o cão lá, o canil não quer assumir a responsabilidade de me dar o cão porque o dono podia aparecer e nós podiamos não querer dar o cão, etc, etc, etc...
Passou a 3ª feira e nada...
Na 4ª feira...
Liguei para o canil e responderam-me, depois de ligar para lá 500 vezes sem que me atendessem, madames muito ocupadas

, e disseram-me que já tinham enviado o pedido para o director. Eu perguntei qeu director... Eles responderam que era o Director do sector respectivo da Câmara. Liguei para a Câmara. Perguntei se o tal director já tinha assinado o documento e enviado para a DGV. Disseram-me que sim, que já tinha seguido para o Director Geral da DGV

. Liguei para o Director Geral, atendeu a secretária que foi hiper receptiva ao meu problema e garantiu-me que me dava uma resposta para o meu telemóvel.
Entretanto um amigo meu, da polícia, fez-me aquilo que os da esquadra da minha zona deviam ter feito, uma participação do achamento do cão e responsabilizaram-me, por escrito e com conhecimento do SIRA e do SICAFE, pela posse do cão, eu era a fiel depositária do cão e total responsável pelo mesmo. Informei o canil que tinha a notificação da polícia em meu poder bem como todos os outros documentos do cão e eles simplesmente recusaram-se sequer a ler a participação, quanto mais aceitá-la, afirmaram que "isso para nós não interessa nada, pode guardar"
No meio disto tudo, o que era afinal esta "lei" dos 3 meses:
Foi uma resposta que a Dra. da DGV deu para um caso em particular, dizem elas idêntico a este, em Novembro de 2004, e as meninas do canil assumiram como regra geral
Resultado, a Dra. da DGV vai ter de desmentir a "ordem" dada à 1 ano atrás, para o cão poder sair
O Director Geral só vai ter de assinar o documento, o que a esta hora já deve estar feitol, e enviar para a Câmara para a Câmara enviar ao canil e o cão poder sair...
Feriado...
6ª feira,
O documento continua na DGV e vai a caminho do canil, mas até ao fim do dia de hoje não obtive resposta...
Resultado, o Midinhas ainda vai ter de lá ficar até pelo menos 2ª feira
Estou num stress que ninguém calcula, não faço outra coisa senão tratar de burocracias e *** que metem nojo aos porcos enquanto o cão continua lá...
Vi-o na 3ª feira, ele fez-me uma festa enorme e eu sem poder fazer nada, quando saí de lá ele gania horrores

eu tb chorei imenso, parecía uma madalena...
Enfim, isto é no mínimo bizarro, o cão inclusivamente entrou no canil como cão abandonado, depois de nós termos sido identificados e responsáveis pelo cão, mas a polícia nem preencher guias de canis sabe fazer.
Resumindo e concluíndo, para participar o aparecimento do cão, a polícia ignorou. Para encontrar o FDP que o abandonou, nem mexem uma palha. Detiveram-nos na via pública por mais de 2 horas, o que é ilegal. O canil detém um cão por uma "lei" que nem sabe sequer se é lei ou o que é. A polícia serve para preencher uma guia de cruz para carniceiros recolherem o cão, mas para me responsabilizarem pela posse do cão já não serve.
Ou seja, para lixar o próximo, a lei está preparadérrima, para fazer o que pessoas como eu fazemos, que é recolher cães da rua, arranjar-lhes dono, dar cama, comida, vacinas e carinho, ou seja, o que eles não tinham, para isso já não serve, antes pelo contrário, penalizam e complicam a vida o mais possível a pessoas como nós.
Isto arrasou comigo, eu fiz de tudo, gastei um dinheirão, só em tlm na 3ª feira gastei 30€, não é brincadeira, fora o que eu vou ter de pagar no canil, contactei tudo e todos, nunca desisti nem vou desistir enquanto o meu Midas não estiver aqui a dormir ao nosso lado, mas estou desiludidíssima com o nosso país miserável, com a polícia que até hoje só se preocupou em penalizar o cão, não sabem agir, cometem ilegalidades, não me deram alternativas ao sequestro do cão, não me pediram os docs do cão, quando eu disse que era recolhido da rua, cagaram para o assunto e assumiram que era um cão vadio.
Estou com muita raiva dentro de mim e nem vos digo o que já me passou pela cabeça para recuperar o cão.
O canil municipal é um sítio nojento, os cães têm de dormir onde fazem as necessidades, a trela que os prende à parede tem menos de 50 cm, eles só conseguem passar da posição de deitado para a de sentado e de pé, não se podem mexer nem 10 cm... E querem eles que este cão, energético e cheio de vida, fique nestas condições por 3 meses... este e os outros coitados que lá estão

É horrivel, muito horrível mesmo, um cheiro fétido, de morrer, um ambiente pesado, os cães transbordam stress, raiva, ódio, tristeza para os mais fracos, conformação para alguns, os gatos são tratados como bonecos dentro de gaiolas
Desculpem, mas aquela *** tem de acabar, eu não aceito que um dia um cão se perca e viva naquelas condições até o dono aparecer, acho qeu nenhum dono, se conhecer o canil, aceite que este continue assim, é a VERGONHA DA NAÇÃO
Eu não tenho mais palavras para descrever o meu caso, eu fiz tudo para eles me devolverem o cão, e eles com o canil a abarrotar dificultam-me a vida a todo o custo

É INADMISSÍVEL E INTOLERÁVEL.
Desculpem o desabafo, mas eu avisei que era muuuuito longo
Só peço que me desejem sorte, já não há nada que eu possa fazer, até com uma advogada eu falei, e não se consegue fazer nada a não ser divulgar o caso pelos media ou algo assim...
Bjs a todos e uns enormes a quem me tem ajudado mais directamente neste caso recambulesco...
Xuga