Dragões barbudos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

xuxurita
Membro
Registado: sexta nov 28, 2003 5:37 pm

domingo nov 20, 2005 9:02 pm

boas...!
Gostava de saber, em termos de personalidade qual é a diferença entre um dragao barbudo e uma iguana?
E em termos fisicos?
Quanto e que crescem, comem o mesmo que as iguanas?
Como e que se distinguem o sexos?
Quanto espaço necessitam?
Podem estar em grupo ou preferem estar sozinhas?:D
Sei que sao muitas, e mesmo assim sao so aquelas que me lembro agora!...
lol
Mas e que estava a considerar ter uma, porque no principio pensei numa iguana por que adoro repteis e isso mas elas crescem muito e nao sei se mais tarde lhe iria poder dar as devidas condiçoes e falaram-me nos dragoes barbudos.
Please digam-me o que acham, sao tipo as iguanas ou nem por isso?
xuxurita
Membro

segunda nov 21, 2005 8:02 pm

Entao onde andam os experts? :D
aladrok
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 9:15 pm

segunda nov 21, 2005 11:01 pm

Os experts andam ocupados hehehehe
Eu axo k já te dei umas luzes disso, mas tb fazes tantas perguntas duma só vez. e dá trabalho escrever. Mas sem duvida escolhe antes uma dragao barbudo a uma iguana além de ser mais facil de manter sao mais meigos e pa mim sao mais bonitos ;)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça nov 22, 2005 3:05 pm

sao dois tipos de lagartos completamente diferentes. aconselhava a fazer uma pesquisa
no entanto:
um dragao necessita de muito menos espaço que uma iguana. ao contrario do que muita gente pensa, quando as iguanas crescem tornam-se enormes e necessitam de muito espaço.
uma dragao atinge +-50cm enquanto que uma iguana pode atingir com alguma facilidade 200cm (2 metros) de comprimento
os dragoes sao omnivoros mas a sa dieta é a base de insectos enquanto que a iguana é exclusivamente vegetariana.

pelo que perguntou, ainda tem muito que aprender sobre estes animais. por isso aconselho a fazer uma pesquiza A FUNDO antes de adquirir o animal. e volto a frisar: nao tem nada a ver um com o outro!
xuxurita
Membro

terça nov 22, 2005 7:17 pm

Ola!!!
Algumas das duvidas ja consegui esclarecer, mas e para um dragao barbudo se sentirconfortavel de quanto espaço precisava?
P_R
Membro Veterano

quarta nov 23, 2005 6:00 pm

para um animal adulto, penso que um terrario com 1.00*0.80*0.50 que sera porreiro.
enquanto que uma iguana percisara de qualquer coisa como cerca de 1.50*1.50*1.50. Isto para animais adultos e com bem estar poisa ja vi iguanas adultas enfiadas em cubiculos que nao conseguiam dar a volta...
xuxurita
Membro

sexta nov 25, 2005 10:26 am

obrigada pela ajuda acho que se puder vou juntar uns trocos e começar a construir a casita du bicharoco!:D
Ja agora sugestoes para terrarios?:D
P_R
Membro Veterano

sábado nov 26, 2005 11:27 am

sugestoes??
para dragao?
substracto:areia

decoraçao:pedras todas do mesmo tipo e algumas ervas secas artificias

Setup:tapete de aquecimento e termostato, foco solar, Lampada uv-b (8.0); 2 esconderijos (no lugar mais quente e no lugar mais frio) termometro, comedouro e bebedouro

Terrario pode ser feito em casa de madeira com vidro frontal. é melhor e mais barato. nao stressa tanto o animal e mantem melhor a temperatura!
xuxurita
Membro

terça nov 29, 2005 7:29 pm

ola e desde ja obrigada pelas respostas...
Queria saber se, ja que os dragoes sao lagartos deserticos, era boa ideia meter um cacto no terrario...?
aladrok
Membro Júnior

terça nov 29, 2005 11:44 pm

Hum.... cactos??? EU por mim nao punha mas é opinao minha. eu tenho neste momento alguns dragoes e nao tenho catos nos terrarios. DPs se kiseres mando-te umas fotos do terrario pa veres. mas pensa em meter esconderijos e uns tronkitos. Entre outras coisas. Isso dps vai do gosto de cada um sempre mantendo o bom senso
;)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta nov 30, 2005 12:57 am

Isto entre mim e o P.R. é normal e até gostamos...quanto ao que interessa....

Há quem goste de colocar plantas naturais nos terrarios, mas em geral com o peso dos repteis acabam por se estragar muito e ficar com mau aspecto, para além de no caso de iguanas poderem mordiscar as plantas que no caso de serem toxicas podem prejudicar o animal, no caso dos cactos talvez não se estraguem tanto mas dependendo do tipo podem magoar o dragão, outra coisa importante é que a terra dos vasos é matéria organica viva, cheia de fungos e bacterias e isso num terrario também não é bom, existem replicas de catos em plastico muito boas e resistentes á lavagem.
xuxurita
Membro

sábado dez 03, 2005 10:30 pm

Coldblood:
E era mesmo isso que eu tava a pensar, em cactos falsos daqueles que tem os picos tipo moles... Mas tambem depende, se parecer natural é bom mas se ficar muito artificial acho que nao vale a pena...

Aladrok:
Isso é que era mesmo bom! Se puderes manda-me para o mail ou posta aqui.... Só vou fazer isso no verão mas achas que era boa ideia tipo por assim um fundo de esferovite com relevo a areia, para simular o meio das dunas ou eles são mais "campo aberto"?...

Só mais uma coisa quanto á areia, a única diferença entra a de um deserto e a da praia, é que a do deserto é mais fina né?
Se se desinfectasse muito bem a areia de praia fazia diferença?

Mais uma vez obrigada pela vossa paciencia, eu sei que sou chata mas estou mesmo empenhada nisto... :D
P_R
Membro Veterano

domingo dez 04, 2005 11:52 am

dunas no terrario deve ser um bocado dificil de fazer pois os lagartos ao andarem alagam tudo... eu optaria por pedras a fazer de afloramentos!

quanto á areia...é um bocado dificil...
há pessoas que sao totalmente contra a apanha de areia/troncos/pedras na natureza pois dizem vir infestadas de bichos e nao sei que...

na minha opiniao, e é o que custumo fazer, nao há qualquer problema na apanha de cenas da natureza desde que muito bem esterilizadas.
ainda ontem estive a limpar um tronco de videira (que sao faceis de arranjar nesta altura - altura das podas) que tinha metido em água corredia durante dois dias. De seguida meti-o hora e meia no forno a 250ºc, tireio e tornei a mete-lo em agua fria, e depois mais 10 minutos no forno para evaporar a agua...

quanto ás plantas: há uns catos artificiais muito parecidos com os verdadeiros e há tambem uma ervas daninhas secas artificiais que ficam muito bem. No entanto, já que é um terrario desertico, eu se mete-se,metia apenas um cato num dos cantos e meia duzia de ervas junto ás pedras, mas uma coisa pouca...
aladrok
Membro Júnior

segunda dez 05, 2005 8:27 pm

mas podes fazer o fundo em esferovite fica mt fixe. Eu fiz em esferovite dps cobri com cimento cola por cima e kd o cimento tava molhado deitei areia por cima. ficou mt fixe. e é uma coisa relativamente simples de fazer. precisas esferovite um eskeiro areia, cimento e imaginaçao heheh
xuxurita
Membro

quarta dez 07, 2005 12:00 am

Pois apanhar coisa na natureza é muito mais natural... na minha opinião é o melhor... até porque a escolha é muito maior do que na loja e a qualidade a mesma, se for bem tratado é claro. :)

Um afloramento não ia retirar muito espaço ao terrário?
E quanto aos troncos qual é o que mais se enquadra no habitat?

Acho que secalhar vou optar mesmo pelo estilo duna, vou colher tudo, a unica coisa que vou comprar vai ser o esconderijo e um cacto falso, mas vou fazer com calma pa ficar tudo perfeitinhu...

E a areia o tratamento é o mesmo género que a de aquario?

PS: Continuo á espera de fotos...!:D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”