Dois machos juntos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta abr 05, 2002 8:23 am

Possuo um macho Husky de 6 anos, e como é o único em casa e é muito mimado tornou-se um bocado agressivo com outros cães. Agora gostava de adquirir um Dogue de Bordéus, e já foi contactada pelo CASAL DA CRUZ, e tenho medo da reacção dele.
Com cães bébés dá-se bem e até é habito o cão do vizinho (que é da mesma raça) ir lá casa brincar com ele, mas estou com um pouco de receio quando eles ficarem sozinhos.
Ou será que ele habituado com o outro desde bébé vão ser grandes amigos. Há alguém com experiência neste campo? :?
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 05, 2002 9:58 am

Olá,

Os meus cães vieram todos em alturas diferentes e por isso os adultos tiveram que se adaptar aos cachorros. O meu husky tambem é agressivo para outros cães, mas só os da rua. Os de casa ele é um verdadeiro macho alfa. Respeita-os e respeitam-no.

MAS... ( á sempre um mas...) esta calma aparente não foi fácil de conseguir. Um cão adulto recebe sempre bem um cachorro, independentemente do sexo, desde que não se sinta rejeitado ou com ciúmes. Isso é papel do dono. Se o cachorro fizer muitas travessuras, o adulto pode pô-lo na linha com rosnadelas ou mordidelas ligeiras ( só assustam). Só um adulto muito perturbado mentalmente é que ataca um cachorro a sério.
O pior vem quando o cachorro MACHO cresce e se torna adolescente. Ele vai querer começar a testar a dominância e a posição hierárquica do cão adulto. Isso leva a uma escalada de lutas entre os dois, cada vez mais frequentes e cada vez mais graves. Isso dura o suficiente até cada um deles perceber qual é o lugar dele. Se o adulto for um cão velho e já não tiver forças para resistir, deixa o mais novo ser o chefe e passa a ignorá-lo totalmente e evita-o sempre que pode. Se o adulto ainda for jovem, então essas lutas podem ser esporádicas, pois o mais novo não desiste e vai sempre querer escalar na hierarquia.
No seu caso concreto, o husky não vai ter muitas hipóteses de resistir após o dogo se tornar adulto, por isso das duas uma, ou o dogo é muito submisso naturalmente e aceita o domínio do husky e eles dão-se bem, ou começam a lutar frequentemente. Essa situação pode ser resolvida de duas formas: ou castra o mais submisso, neste caso o cachorro dará melhores resultados, ou vai ao VET e ele receita uns comprimidos calmantes para dar ao husky para que ele deixe de se sentir tão ameaçado e lute por tudo e por nada. A melhor solução é a primeira e foi esta que resultou comigo. Castrei os outros machos mais submissos para que ficassem ainda mais e não tentassem subir na hierarquia e portanto o meu husky nunca mais teve que impor o seu domínio á força.
Como prevenir antes de comparar? Talvez fosse ideial compar antes uma cadela.

Só mais uma coisa... isto tudo são vários cenários, existe o outro cenário de que eles se dêm bem desde o inicio e que você, com calma e bom senso, os eduque a respeitarem-se mutuamente. Também resulta em muitos casos. Tudo depende apenas das diferentes personalidades. Há cães mais sociáveis e outros menos. Geralmente o que oiço e reparo no meu husky é que os nórdicos são muito hierárquicos e querem tudo bem definido na sua matilha.

Boa sorte,
angel
Membro Veterano

sexta abr 05, 2002 10:52 am

Olá Andreia
Tenho 2 machos bretons.
Na altura que veio o mais novo, com 3 meses, o mais velho tinha 2 anos.
Esperei para vêr a reação do mais velho, ladrou para o mais novo 2 vezes, cheirou-o e passados uns momentos brincavam como se tivessem passado a vida sempre juntos.
Já lá vão quase 2 anos, não passam um sem o outro.
Nunca interferi entre eles, é muito importante, porque entre eles decidem quem manda em quem. O mais novo abusa da paciência do outro, até dizer chega, mas, quando é preciso o mais velho dá uma rosnadela forte ao outro, e abocanha-o, o outro vira múmia :lol: .
Estou sempre com atenção ás contendas e brincadeiras deles, para o caso de haver alguma confusão, mas até hoje nada.
Claro, que a atenção que dou a um dou a outro, dou um brinquedo a um dou a outro, a atenção e mimos dou de maneira equilibrada e sempre aos dois. Nada de distinções, eles teem que se sentir iguais.
Sou a mesma dona para os dois. Em relação a outros animais, não tenho grandes problemas, ou seja, o breton mais novo só quer brincar, quer sejam estranhos ou não, o mais velho já é um pouco diferente.
Cães desconhecidos ele desconfia, uns são aceites outros não ;)
O que é bom, o haver 2 animais, é que fazem companhia um ao outro.
Quanto ao serem do mesmo sexo, uns dão-se bens, outros não.
Mas há que experimentar!!!!!!!!!!
Zita
Membro Veterano

sexta abr 05, 2002 11:05 am

Olá,

estou neste momento a passar por isso!

o bébé entrou aqui na terça-feira (há 3 dias).

os outros 2 não acharam muita graça a principio, mas a pouco e pouco
vão começando a habituar-se.

recomendo que nos primeiros dias esteja por perto, mas não intervenha a menos que seja absolutamente necessário. Eles têm que estabelecer entre si a sua própria hierarquia...

Boa sorte,
Boa
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

sexta abr 05, 2002 4:03 pm

Tenho muitos amigos que têm machos de diferentes idades e nunca tiveram grandes problemas...dsde que se tratem ambos conforme disse a Maria (Angel)....mas se tem dúvidas porque não opta por adquirir uma fêmea?....sempre é mais certo que não terá problemas....

Um abraço

Magui ;)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta abr 05, 2002 6:35 pm

:D Olá,
Ter problemas sempre vou ter, quer tenha um macho ou uma femea caso nenhum dos dois não seja castrado.
O Uhly (que é o meu Husky) nunca o castrava, ele já cruzou com várias cadelas e não era justo com ele.......
De resto acho que vou arriscar e logo se vê o que acontece em último caso separava-os porque felizmente tenho espaço para isso. Claro que não gostava que isso acontecesse, porque além de gostar de ter um Dogue de Bordéus queria um amigo para o Uhly. O Uhly é muito mimado, mas acho que se vai portar bem....
Responder

Voltar para “Cães”