gato com bloqueio uretral

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mfernandacsilva
Registado: segunda set 12, 2005 8:37 pm

sexta dez 16, 2005 11:07 pm

O Flick tem 6 anos. Foi criado por mim desde os 2 dias de vida, adoro-o.
Desde 25 Setembro último a sua e a nossa vida tem sido um inferno. O que começou por ser uma infecção urinária, tratada de imediato, transformou-se num bloqueio (estreitamento) na parte central da uretra, sem solução, aparentemente.Já fez todos os exames possiveis, incluindo um RX de contraste e várias análises de sangue e urina. Não existem cristais nem infecção e os rins estão OK. Alguém ouviu alguma vez falar de uma situação semelhante? Vamos ao veterinário dia sim dia não (ou de dois em dois dias) esvasiar a bexiga. Não sei quanto tempo mais vou conseguir manter esta situação. Estou a ficar desesperada.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sábado dez 17, 2005 2:28 pm

Olá bom dia

Benvinda ao fórum, é pena é ser por esta situação.
Diga-me uma coisa, o rapaz é castrado? se sim, qual é a alimentação que lhe dão? é alguma ração especifica para calcos urinários?
É assim, nem a todos isto acontece, mas depois que se faz a catração a aum gato, convém mudarmos a ração para uma especifica em clcos urinário que depois de castrados, eles desenvolvem com algum facilidade.Mas pelo que percebi não são calcos urinários e o vet não consegue descobrir o que o está a impdir que fazer o xixi, é isso?
já pensaram em operar, ou o vet acha que não se deve?
Desculpe tentei ajudar, mas não percebi mto bem o que é o menino tem.
As melhoras do rapaz.
Beijocas
mfernandacsilva

sábado dez 17, 2005 6:55 pm

Todo este drama começou com uma vulgar infecção utinária, provocada por cristais.O menino não está castrado, come ração Urinary da Royal Cannin.
Não tem cristais agora.
O que provoca a obstrução é um estreitamento da parte central da uretra. Talvez uma cicatriz provocada por uma deficiente algaliação ou até de uma das dezenas de vezes em que ele, apesar de usar o colar isabelino, com as patas, retirou os cateteres e se feriu internamente. Não há indicação de que uma cirurgia possa resolver a situação por se tratar de uma obstrução na parte intermédia da uretra (orgão super frágil e finissimo). Se alguém tiver conhecimento de alguma situação similar, por favor, preciso falar com alguém sobre o assunto para decidir o que fazer.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado dez 17, 2005 7:20 pm

uma segunda opinião, por exemplo, era uma ideia. Boa sorte
mfernandacsilva

segunda mai 22, 2006 7:11 am

A propósito do Flick, gostaria de dizer que, neste momento, temos a situação mais ou menos controlada. Depois de muitas semanas de angustia e desespero, já faz xixi sem ajuda. Fazemos análises de 2 em duas semanas, a última, por acaso, nem estava muito bem, o PH estava alto e tinha glóbulos brancos em demasia. Terminou ontem mais uma caixa de antibiótico e vai repetir a análise hoje. Esperemos que já esteja tudo bem.
Gostaria só de alertar o pessoal para os problemas urinários nos gatos. AO MENOR SINAL, MESMO UMA PEQUENINA ALTERAÇÃO, DEVERÃO IR AO VETERINÁRIO, LOGO...
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

segunda mai 22, 2006 8:11 am

Boa sorte para o Flick......agora tou consigo Vasco ;) ;) ;) ;) ...uma 2ªopinião de outro vet não era má ideia....que diz?!?!? :D :D :D :D
"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

segunda mai 22, 2006 8:39 am

Olá

Em relação a isso também não tive uma experiência nada agradável.

Tivemos exactamente a mesma história.

O meu último gato ( casa dos meus pais) foi castrado muito novo e não fomos alertados para a mudança de ração, conclusão, comeu sempre ração húmida e o meu padrasto pensando que fazia bem dava-lhe pescada que cozia todos os dias de propósito para ele.

Quando ele começou a adoecer, precisamente por volta dos 6 anos, os maus hábitos eram mais que muitos.
Até aí as idas ao Veterinário eram só de rotina e nunca nos tinham questionado sobre a alimentação.

Depois disto tudo se mudou, mas efectivamente a saude dele nunca mais ficou a 100% e depois de muitas idas ao Veterinário e de muitas sondas e muitos tratamentos acabou por ir ficando sempre masi debilitado e parado, morreu aos 9 anos para grande tristeza nossa.
Infelizmente, nesses três anos passou um mau bocado, e nós também.

A explicação que nos deram foi que isto aconteceu devido ao facto de ter sido castardo muito novo, mas hoje com os conhecimentos que tenho sei que a alimentação é q não estava correcta.

Isto para dizer que segundo nos disseram, o mal ja tava feito, não sei se é assim, mas fiquei com a ideia que os anos de maus hábitos alimentares
pagavam-se agora.

Agora, se o seu gato não está castrado e tem uma alimentaçaõ correcta fica também a minha dúvida, será que é uma deficiência comum nos gatos, o estreitamento da uretra??Como se poderia prever? Avaliar?

Cruela
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 22, 2006 8:43 am

mfernandacsilva,

Só agora me apercebi deste tópico e ainda bem que o gato se está a recompor a nível do problema que tinha....

Sei dum gato que já faleceu, não pelo problema em si mas pela idade avançada, que também tinha o mesmo problema do seu gato em que o estreitamento do canal foi derivado às muitas cicatrizes após os ferimentos que os cristais fizeram na sua passagem para o exterior... isto passou-se no Estrangeiro, o gato foi operado para introdução de um catétere, interno e temporário, de alargamento do canal e o gato ainda viveu mais 8 anos após essa cirurgia ;) , Esse gato era o meu querido BatMan, gato da minha irmã mais nova.

Já perguntou à vet se é boa ideia o gato fazer análises de sangue logo após ter terminado um AB? :? :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mfernandacsilva

quarta mai 24, 2006 7:16 am

Infelizmente, a análise estava péssima, Ph maior que 7 e continua com infecção...Ontem à tarde já estava com dificuldades em fazer xixi. Fica na areia tempos infinitos e depois só aparecem duas ou três gotinhas. Já levou ontem à noite algumas injecções de antibiótico+corticoide+calmante. O vet que o está a assistir não estava. Hoje de manhã está na mesma, mas o trabalho não espera e tive que vir.
Não sei se sou capaz de passar por tudo outra vez. Clinica TODOS os dias, anestesia TODOS os dias, noites inteiras com ele ao colo... e no outro dia ter que trabalhar, muitas contas para pagar com dinheiro que não tenho. Os cuidados veterinários são caríssimos.
A propósito, alguém sabe de algum seguro de saúde para os animais? Não existe pois não?
Isto é tudo muito dificil.

Até parece que o Flick estava à espera que eu viesse aqui dizer que ele estava melhor para ficar outra vez doente.

Estas coisas são mesmo esquisitas.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 24, 2006 9:04 am

Lamento imenso o sofrimento do gatinho e seu... mas a esperança é sempre a última a morrer...e com tanto que ele lhe deu em toda a sua vida, enquanto tinha saúde, por certo que agora é merecedor de todos os sacríficios possíveis e impossíveis que possa fazer por ele...né? ;)

Sei que há seguros para os animais...informe-se melhor no sector dos cães pois há lá foristas que têm essas apólices ;)

Vá dando novidades e desejos das melhoras do gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”