domingo dez 18, 2005 4:27 pm
Boas de novo.
Só hoje tenho um pouco de tempo para escrever aqui mais umas palavras acerca da Kika.
A viagem para baixo correu bem, optei por fazer uma paragem a cada 200 kms, para que ela não se sentisse tão stressada por estar mt tempo fechada. O inicio e a habituação dela ao carro e à estrada foi demorada, mas quando chegamos ao Porto, já ela vinha deitada e mais descansada. Tal como referi, a viagem correu bem e ela não vomitou, nem fez necessidades no carro, esperando sempre pelas paragens para se aliviar.
Como chegamos cá mais cedo do que previa, aproveitamos para ir visitar logo o médico, pois a diarreia e alguns pingos de sangue no final estavam preocupando-nos.
O médico informou que ela estava bem, apesar de magra (37,5 kgs, sensivelmente metado do peso que deveria ter uma cadela desta raça com a idade da Kika), desidratada e que a alteração da ração provocou uma pequena hemorragia intestinal, algo que foi medicado e tratado, pelo que hoje já não acontece. Como já era tarde para o resto do tratamento, ficou combinado acaba-lo na tarde de ontem, sabado.
No sabado, e antes de ela ir para o veterinário, fomos visitar a Mila (Suzana) e o Martim, que ficou doido com a Kika. Não a queria largar nem por um instante, pois desde que era bebe nunca tinha tido um contacto com um exemplar da mesma raça.
Já no veterinário, ela levou com uma garrafa de soro, mais uns complementos vitaminicos e alguns anabolizantes para ajudar à recuperação muscular. Levou também uns antibioticos para a ajudar a defender-se de possiveis doenças que advenham da alteração de ração e clima. Contas feitas, foi um tratamento de cerca de 240 €, ficando a esterilização agendada para uma altura em que ela se encontre mais forte. Ficou também o alerta para que, caso ela não comece a ganhar peso, terão de ser feitas analises para despistagem de eventuais problemas de saude.
Neste fim de semana, temos tentado observar a Kika, perceber os seus comportamentos, como reage a diversas situações e o que se pode concluir é que ela era uma cadela de casa mesmo (só gosta do conforto: camas, sofas, almofadas, enfim, tudo o que for fofinho) e gosta imenso do calor. Também é muito observadora e está sempre a tentar ver tudo, a cheirar tudo de novo e já sabe bem onde é o espaço dela cá em casa. Ela é muito asseada e, como está de diarreia, ela avisa-nos sempre que está aflita e precisa de ir à rua, uma vez que dorme em casa.
Quanto à ração, está a ser habituada à Purina para raças grandes, para que possa ir lentamente ficando sem diarreia. E tem resultado, pois ela está a ficar com as fezes mais solidas e menos liquidas. No entanto, logo a seguir a comer, tem de ir passear.
Andar com ela na rua é muito facil. Ela responde bem ao nome, não sai de pé de mim e da minha esposa, e é facil leva-la com a trela. Está habituada ao transito e a ignorar outras pessoas e animais na rua (cães e gatos) e não é ruidosa. Ela tem passeado bastante este fim de semana, pois queremos que ela se habitue cá a baixo e acredito que nâo será dificil pois, para qualquer animal, é sempre melhor morar com companhia num sitio quentinho do que morar num canil.
Quanto às primeiras fotos, serão colocadas assim que as tenha no computador, pois foram tiradas na máquina da Mila.
Bom, e agora é hora de lhe ir dar comida novamente, pois o médico aconselhou alimenta-la várias vezes por dia, em menor quantidade, para que ela possa recuperar peso mais facilmente.