Grécia toma medidas de controlo dos animais abandonados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta dez 20, 2002 5:03 pm

Grécia toma medidas de controlo dos animais abandonados aceites pelos defensores dos animais

Dos actuais quinze países da União Europeia, a Grécia, juntamente com Portugal e Espanha, é um dos países mais atrasados no que se refere à protecção dos animais. Incrivelmente, do mesmo modo que Portugal consegue estar ainda mais atrasado do que a Espanha em matéria de protecção dos animais, a Grécia consegue estar ainda mais atrasado do que Portugal, neste domínio.

Até agora, os animais abandonados que vivem na Grécia são habitualmente mortos na rua por envenemento, afogamento, enforcamento, apedrejamento, ou por outros meios igualmente hediondos. Contudo, a situação está a mudar, em resultado de três factores muito importantes: 1) a enorme pressão das organizações de defesa dos animais, 2) a Grécia assumirá a presidência da UE em Janeiro próximo, e, 3) em 2004, organizará os próximos Jogos Olímpicos.

Segundo fontes do Ministério da Agricultura da Grécia, ao contrário do que até aqui se fazia, as autoridades deverão passar a esterilizar os animais abandonados e soltá-los, no caso de não serem encontrados os seus donos. Paralelamente, será obrigatório o registo dos animais de companhia, que custará 300 Euros, para além das pessoas que os abandonarem passarem a ser consideradas responsáveis por isso, tendo que pagar multas por essa infracção. O Governo Grego apresenta esta como uma medida que visa acabar com as críticas à Grécia por promover o massacre de animais abandonados.

O "boom" de cães na cidade de Atenas deu-se em 1990, quando os residentes começaram a comprar cães de guarda temendo os refugiados de países vizinhos dos Balcãs que chegavam à cidade. À medida que os medos se perderam, as pessoas abandonaram os animais, nomeadamente cães grandes como Pastores Alemães, que passaram a viver errantes nas ruas da cidade. De facto, os animais habituaram-se de tal maneira a viver no centro de Atenas, que muitos deles esperam nos semáforos pela luz verde para poderem atravessar as ruas mais movimentadas, tal como os peões.

Estas medidas vão ser apresentadas ao Parlamento, havendo já a garantia de que serão aprovadas.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta dez 20, 2002 5:08 pm

Pode ser que a moda pegue p/outros paises...(e no nosso o mais depressa possivel)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta dez 20, 2002 9:53 pm

Acho muito bem! Talvez que um dia aconteça o mesmo por cá...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta dez 20, 2002 11:24 pm

ninjamotard Escreveu: Acho muito bem! Talvez que um dia aconteça o mesmo por cá...
?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado dez 21, 2002 5:05 am

300 € o registo de um animal de companhia ?
Por favor, a mim parece-me uma campanha para acabar com os animais de companhia.
A ser verdade ter um cão (ou um gato) é só para os ricos !
Isto não é maneira de estimular as pessoas a assumirem as suas responsabilidades (que eu saiba o nível de vida na Grécia pouco melhor é que o nosso).

A ideia da esterelização parece-me bem.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 11:59 am

aisd Escreveu: 300 € o registo de um animal de companhia ?
Por favor, a mim parece-me uma campanha para acabar com os animais de companhia.
A ser verdade ter um cão (ou um gato) é só para os ricos !
Isto não é maneira de estimular as pessoas a assumirem as suas responsabilidades (que eu saiba o nível de vida na Grécia pouco melhor é que o nosso).

A ideia da esterelização parece-me bem.
Eu concordo que só pessoas com posses possam ter cães. Estou farto de ver cães sem dono só porque qualquer pé rapado arranja um bando e depois não tem dinheiro para o tratar..
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado dez 21, 2002 4:28 pm

Caro Vasco,

percebo o que quer dizer.
Mas deixe-me apontar que 2 cães que eu sei que foram abandonados não eram de gente sem posses, mas de gente até com posses acima do comum.
Simplesmente não estão para ter chatices.
E tratar deles ? Há uma tradição de que os cães se autocuidam e não é só nas camadas populares.

Por outro lado, conheço uma senhora de poucas posses que gastou para cima de 100 contos com a última (e fatal) doença do seu cão.

A classe moral de cada um não é medivel pelo dinheiro - lamento informá-lo.

E que tal pedir às pessoas uma declaração de rendimentos para terem filhos ? Afinal quem não os pode criar em condições, não os deve ter.
Sejamos generosos - retiram-se à mãe logo à nascença - afinal existe uma procura tão grande de recém-nascidos para adopção.

Do seu ponto de vista, o amor não vale nada.Só o rendimento.

Desculpe lá, mas cada caso é um caso e a generalização é perigosa.
Leva a injustiças que, do meu ponto de vista, são inaceitáveis.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Rute
Registado: quarta fev 06, 2002 4:16 pm

sábado dez 21, 2002 6:16 pm

Acho que ter um animal de companhia acarreta as responsabilidades inerentes; o povo da Grécia parece-me não só economicamente carente mas também muito pouco evoluído!!(aliás os portugueses em termos de evolução também não são melhores).
Quanto aos 300E por um animal de companhia... nem sei bem que vos diga; por um lado, se as pessoas ficarem consciencializadas dessa forma, e se diminuirem os abandonos e os maus tratos aos animais, acho que sim!!!
FELIZ NATAL PARA TODOS
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sábado dez 21, 2002 6:44 pm

O que eu acho bem nesta mudança é: Esterilizar os animais abandonados, e soltá-los - Sinceramente, não sei se será melhor um cão "morar" na rua, ou estar num mísero canil. Alguns podem achar mal, mas nunca vi tanta miséria junta quando fui procurar um cachorro a dois canis. Pelo que vi, acho que um cão da rua sempre encontra alguém que lhe dê comida (melhor da que alguns canis podem fornecer), e está em liberdade (não estou a criricar os canis, mas é a minha opinião). Esterilizar os cães da rua era o melhor que podiam fazer. "Aproveitavam" o dinheiro que as pessoas que tém cães pagam (registos, algumas multas, etc) e esterilizavam-nos. Ser obrigatório o registo dos animais acho muito bem. Não concordo com o preço, mas poderiam fazer um hospital veterinário com os preços muito mais baixos. Assim o registo seria como um "seguro"... mas acho que deveriam "apertar" as multas a quem não os registasse, e muito maiores as multas a quem os abandonasse. No entanto, a meu ver, o dinheiro ganho pelos animais deveria ser gasto a favor dos animais. Pode ser sonhar um pouco, mas enfim. Espero que tenha sido mais explícita..
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 21, 2002 9:13 pm

Eu entendo perfeitamente o que diz, e realmente a generalização é um perigo. MAs estou sem ideias.
aisd Escreveu: Caro Vasco,

percebo o que quer dizer.
Mas deixe-me apontar que 2 cães que eu sei que foram abandonados não eram de gente sem posses, mas de gente até com posses acima do comum.
Simplesmente não estão para ter chatices.
E tratar deles ? Há uma tradição de que os cães se autocuidam e não é só nas camadas populares.

Por outro lado, conheço uma senhora de poucas posses que gastou para cima de 100 contos com a última (e fatal) doença do seu cão.

A classe moral de cada um não é medivel pelo dinheiro - lamento informá-lo.

E que tal pedir às pessoas uma declaração de rendimentos para terem filhos ? Afinal quem não os pode criar em condições, não os deve ter.
Sejamos generosos - retiram-se à mãe logo à nascença - afinal existe uma procura tão grande de recém-nascidos para adopção.

Do seu ponto de vista, o amor não vale nada.Só o rendimento.

Desculpe lá, mas cada caso é um caso e a generalização é perigosa.
Leva a injustiças que, do meu ponto de vista, são inaceitáveis.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sábado dez 21, 2002 11:48 pm

Olá Vasco,

Fiquei sem palavras, perante a resposta do aids... relamente, pela sua ordem de ideias, animais, só para os ricos... só se for de espírito e de coração...

Tenho três filhos, o que na sociedade de hoje, não é lá muito aceitável...

... cada caso é um caso e, não devemos generalizar, nunca!

Sem ofensa para si Vasco e, acho que não devia estar nos seus dias qd respondeu...

Boas Festas para si e para todos os outros!
Responder

Voltar para “Cães”