Responsabilização do dono...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quinta abr 04, 2002 11:06 pm

Olá a todos.
Na sequência do tópico sobre o seguro dos cães, em que se acabou por falar também sobre a lei das raças e a responsabilização dos donos, gostava de saber a opinião dos participantes sobre duas coisas:

- Qual será o melhor esquema (legal ou outro) para se conseguir evitar que um dono com menos escrúpulos tente fugir com o rabo à seringa quando o seu cão causou um problema ?? Falo de um esquema que obrigue os donos a registar os seus cães e formas de fiscalizar se o registo existe ou não.

- Como evitar que uma pessoa que claramente não deve ter um cão, venha a ter efectivamente o cão. Falo dos casos de pessoas que se sabe, quase de certeza, que vão utilizar o cão em lutas, ou de pessoas que não têm capacidades, físicas e psicológicas, para controlar um cão grande, por exemplo.

Na minha opinião, isso passa por licenças periódicas e renováveis, que deveriam ser atribuídas aos donos após estes e os respectivos cães (qualquer raça) terem sido aprovados numa série de exames, assim tipo carta de condução. Depois, deveria ser possível ás autoridades solicitar essa licença a qualquer altura ( tipo operação-stop) ou caso existisse alguma queixa sobre o cão. Se não tivessem a licença em dia, haveria lugar a uma multa. No caso de acontecer alguma situação mais grave, essa licença deveria ser retirada durante um certo período, ou mesmo para sempre, dependo do que acontecesse. O reverso da medalha é o que sería feito aos cães das pessoas a quem as licenças fossem retiradas.

Opiniões aceitam-se !! :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta abr 05, 2002 1:11 am

Em Portugal Kurika? Não vou viver o suficiente para ver algo assim...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 05, 2002 9:31 am

Olá Kurika,

Vou dar a minha opinião a cada um dos tópicos:

1) Esse tal esquema já existe: O microchip. A única forma de implementá-lo é de facto obrigando os criadores a colocá-lo nos seus cahorros antes de os vender, caso contrário não os pode registar. Depois se neste crivo passar, existe o Veterinário, que é obrigado a verificar se o cão têm chip quando ele vai para a consulta ou vacina. Se não tiver, das duas uma, ou o dono coloca ou é denunciado e obrigado por lei a colocar. Se é um rafeiro á antiga que nunca viu um veterinário na vida, fazem-se campanhas de fiscalização surpresa e colocam-se mais uns chips. Cães abandonados sem chip, se forem adoptados, têm que colocar chip, etc...
Aos poucos a população de cães sem chip estará a extinguir-se. Nunca acabará, pois existe o mercado negro e os usos ilegais de cães de luta, mas só com muita vontade politica e muito rigor é que vamos lá. Para estas pessoas chega de brancos costumes!!! :x

2) Bem isso aí é que eu já não concordo. Quem é que me vai dizer que eu devo ou não ter determinado cão? Estamos no tempo do Fascismo ou quê? Não há liberdade de escolha? Quem é que disse que eu não posso controlar um cão? quem é que disse que eu só me vou dar bem com um minorca possessivo e não com um cão grande, calmo e estável?????
Então e os cegos? Tem que ser guiados por lulus ou caniches toy????
E os de cadeiras de rodas? Não têm direito a ter um cão que os ajude? Será que nos estamos a esquecer da função do nosso melhor amigo???
E as famílias com crianças? As crianças não podem-se chegar ao pé do "cão grande e forte e mau" que o pai têm? E as pessoas deprimidas que precisam desesperadamente de uma companhia não podem sequer ter um cão? E as mulheres não podem ter cães grandes??? Essa é boa de facto. Se isso fosse para a frente era o maior atentado á dignidade das pessoas que já se viu neste século dito civilizado. Mas está tudo paranoico agora? O cão não é o nosso pior inimigo ou já se esqueceram?
As únicas pessoas que eu no máximo fiscalizava ( nunca lhes retirava para sempre o direito de ter um cão) era pessoas com antecedentes criminais. Nunca privava uma pessoa de ter um animal. Todos cometemos erros e merecemos que nos perdoem e que nos dêm uma 2ª oportunidade e todos merecemos o amor incondicional de um animal, ora essa. Aquelas com antecedentes de maus tratos a animais, criava uma policia especial, á semelhança da Inglaterra, para lhes retirar os animais ou pregar-lhes com multas elevadas ou até pena de prisão. Mas após a pena cumprida não vejo porque não possam vir a redimir-se e voltar a ter um animal, sob fiscalização pelo menos.

3)Achas mesmo que isso resulta? Podes ver o belo exemplo da tolerância zero nas estradas... diminuiu a sinistralidade??? Acho que não!
Repressão não leva a nada, agora educação sim, essa consegue milagres! Temos de ser policias de nós proprios. Achas que a policia já anda desocupada demais para estar em cada equina a mandar parar os cãezinhos das pessoas. Por favor...
As pessoas hoje em dia não têm tempo para passar a vida nas câmaras municipais, que cumprem os horários da funcão pública, para tirar uma lincença para o cãozinho todos os anos ou para perderem o seu tempo todos os anos a fazer testes psicotécnicos por causa do cão ou um para cada cão que tiver. Mais burocracia, mais repressão, mais impostos, mais tachos e mais corrupção... é isso mesmo que Portugal precisa.

uma medida dessas faria as ruas de Portugal entupir de tantos cães abandonados! Ter cão só ia dar chatisses e desilusões. íamos viver todos com medo, aterrorizados de nos tirarem a licença e mandarem a abater o cão.. sim porque o estado têm que se responsabilizar pelas medidas que toma, se tira o cão, fica com ele e isso significa morte para o cão. E isto tudo porque alguém se esqueceu de tirar a licença ou não pagou o imposto ou marimbou-se nisso e quis um cão na mesma mesmo sendo deficiente.

Tenham CALMA senhores....
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta abr 05, 2002 10:06 am

Olá!

Concordo com o ponto de vista da Elsa.
A repressão não é o melhor caminho.
Há que educar um povo e isso é algo que nem daqui a 3 gerações estará concluido. :|

Os maus hábitos são difíceis de morrer.

Eu acredito que a maior parte das pessoas pensa que:

- dar comida e abrigo chega e já está a fazer mais do que outros.
- ir a veterinários só mesmo se estiver mesmo muito doente.
- registar o cão dá muito trabalho e custa dinheiro, e assim como assim ninguém liga mesmo a essas coisas.
- que o cão não faz mal a uma mosca, mas lá de vez em quando dá uma dentadinha.
- etc

:idea: Fala-se tanto em renovação do ensino, porque é que as escolas não têm animais?

:idea: Não seria óptimo que no ensino primário e básico, por exemplo, cada turma tivesse um animal de estimação para tratar?
De preferência um que tenha sido abandonado.

Acho que assim poderiam pelo menos aprender os cuidados básicos a ter com os nosso pequenos amigos de uma forma divertida e eficaz.

Fica a ideia.
Kurika_
Membro Veterano

sexta abr 05, 2002 11:12 am

Olá Elsa...
Então para ti, está tudo +/- bem como está agora ?? O chip existe e qualquer um pode ter o cão que quiser.

Também concordo contigo que é um problema de educação e mentalidade, mas infelizmente no pais que temos, em muitas situações só por obrigação é que muita gente cumpre certas regras de educação e respeito pelo próximo. Se dependesse só da educação, ninguém precisava de tirar a carta, por exemplo. O pai ensinava a conduzir e como eramos todos muito bem educados, niguém passava vermelhos, pisava riscos contínuos, ninguém bebia antes de ir conduzir, enfim, toda a gente cumpria as regras. Mas não é bem assim.
É logico que não privava ninguém de ter um animal, mas se essa pessoa já fosse reincidente em problemas com os seus animais, podes ter a certeza que por mim nunca mais tinha nenhum !! Sou apologista de dar segundas oportunidades, até terceiras, mas quando passa para quartas e quintas oportunidades, algo não está bem e fica mais que provado que essa pessoa não é responsavel o suficiente para ter um animal à sua guarda.

Também não digo que a licença tivesse que ser anual !! Poderia ter a duração da esperança média de vida de um cão, por exemplo, 10 anos por cada cão. Só seria necessário renová-la ou fiscalizá-la antes do termo caso acontecesse algum problema com o cão, em que fosse feita queixa à polícia e se ela não existisse, aplicava-se uma multa e nunca apreender o cão, a não ser que fosse mesmo um caso muito grave. E não vejo onde é que os polícias (normais ou criados específicamente para o assunto) iam ter muito mais trabalho, se pedissem o registo do cão a alguém, caso desconfiassem de alguma coisa. Não é muito diferente de pedirem os documentos do carro, quando apanham alguém em infracção, ou se também desconfiam que algo de errado se passa com o veículo. É uma coisa que se vê em 1 minuto e se estiver tudo legal, muito obrigadinho e adeus, boa sorte para o cãozinho.

Admito que possa ser um exagero quando disse que se devia também controlar a capacidade física para controlar um cão grande, pois se o cão fôr bem treinado e educado essa questão praticamente não se põe. Só que também já vi tantas vezes pessoas a irem de rastos atrás dos cães que julguei ser uma boa ideia. Onde eu morava, havia um senhor franzino que tinha dois Huskys. Os cães até eram bem treinados, mas de vez em quando lá aparecia uma cadela com o cio e a coisa conplicava-se. E volta e meia, lá via eu o senhor a servir de trenó para os Huskys !! :lol:

Finalizando e como quem não deve não teme, quem tivesse todo legal com o cão, fosse cumpridor da lei, EDUCADO e respeitador dos direitos do próximo, de certeza que não ia ter desilusões com o cão nem haveria razões para viver aterrorizado.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 05, 2002 11:52 am

Mas não percebo é porque é que o cão têm que ser encarado como um carro??

Se cometemos uma infracção e nos apreendem a carta, também não podemos conduzir, certo? Mas ficamos como o carro lá na garagem. Mas e se nos apreendem a licença de ter cão por um ano ou dois? O cãozinho fica em casa o dia todo pois se anda na rua pode ser apreendido. Quem sofre com isso?? o desgraçado do cão! Como é que ele faz as necessidades por exemplo? na fralda?? E o seu bem estar psiquico por estar fechado o dia todo?

Essas licenças, mesmo de 10 anos, implicavam também um periodo de "código" certo? Tinhamos que pagar ( bem caro) a instituições para nos darem aulas de educação e etiologia canina de duração de pelo menos um mês e personalisável para o tipo ou raça de cão que pretendessemos. Se quisessemos possuir outro cão de raças distinta, mais umas aulinhas suplementares.... Estamos todos de férias e felizes por perder o nosso tempo nessas aulas... claro... E mais, depois o melhor era também obrigar as pessoas ( para obter a licença definitiva) a irem a mais uns 6 meses para uma escola de educação canina e passar um exame final que permitisse estão o cão circular nas ruas. O melhor seria também anulamente ir um fiscal a casa e verificar quais as condições em que o animal vive e se está previsto na licença. Depois pagamos também um imposto anual ( o estado têm que ganhar algum retorno claro) e ainda o seguro ( elevado, porque terá que cobrir todos os riscos).

Na altura da inscrição também nos perguntavam se tinhamos algum defeito fisico, peso correcto, altura e saúde para os próximos 10 anos. éramos avaliados por um psiquiatra ( não queremos malucos com cães) e ainda nos viam a nossa ficha criminal e formação académica ( os analfabetos não podiam ter cão senão não liam bem as leis e passavam a vida a infringi-la). Já agora também ver a etnia, porque todos sabemos que as lutas de cães ocorrem mais nessas etnias que noutras....e por aí adiante... é só ter imaginação...

Eu acho que como está não está mal. Podia estar melhor é verdade, mas isso começa por melhorar a justiça que temos, aplicar penas e multas mais pesadas, e educar melhor as pessoas. Não vale a pena histerismos e medidas drásticas porque isso causa novos problemas e novas injustiças.
Kurika_
Membro Veterano

sexta abr 05, 2002 5:11 pm

Elsa, não estou a falar de extremos. Por exemplo, quando se vai à Câmara Municipal pedir a licença para conduzir motas pequenas, faz-se um pequeno teste de código e outro pequeno teste de condução, coisa que não demora mais do que uma ou duas horas e não é preciso frequentar aulas de condução nem de código. O mesmo se aplicava aqui. Não eram exames extensivos, mas sim um pequeno psicotécnico só para se ter uma ideia geral, coisa que hoje em dia com um programa de computador era rapidíssimo. A grande vantagem era mesmo a identificação do dono do animal, para o caso de acontecer alguma coisa.

E para se tirar a licença, ou para a cancelar temporáriamente, só naqueles casos muito graves, onde provavelmente de qualquer forma, mesmo como as coisas estão hoje em dia, os cães seriam abatidos (como na morte de alguém). Nos outros casos, aplicava-se uma multa bem puxada.
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

domingo set 09, 2007 9:28 am

Bons ytempos
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”