Agapornis personata

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
maiamo
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 21, 2005 10:51 am
Localização: Agapornis personata
Contacto:

quarta dez 21, 2005 5:41 pm

Boa tarde.
Sou o feliz dono de uma Agapornis personata. Tenho-a à cerca de 2 meses +-.
Comprei-lhe uma gaiola e ração seca própria para o animal (tipo ménu, com vários tipos de sementes). Além disso, tem sp águinha na fonte e mudo-a normalmente de 3 em 3 dias (às vezes levo uma semana a trocá-la).
Na gaiola tem apenas 2 "pauzinhos" de plástico.
Sei que tenho de adquirir uma banheirinha e um baloiço (sinos, espelho, etc) e tlv uns brinquedos em madeira.
O que se passa é que ela tem muito medo tnto de mim como dos meus pais. Não se lhe pode fazer nada que ela foge, n bica nem nada pk ela simplesmente foge. Ela canta e etc, mas nada de confianças com os humanos. Ela tem um medo desgraçado.
Tratámo-la com muito carinho, evitamos movimentos bruscos e limpamos sp a gaiola. Ela arranja as penas, apara as suas unhas, etc. Só que tenho reparado que deve ter algum(uns) bicho(s) que lhe dá(dão) comichão. Eu entendo, já que n toma banho pelo menos desde que a tenho, ainda que esteja muito limpinha à vista desarmada.
Tenho visto fotos aqui de Agapornis fora da gaiola a tomar banho no lavatório por ex, mas se eu a deixar sair ela nca mais volta pa gaiola!! Nem lhe podemos tocar sequer, ou ela foge desalmadamente. Tenho mt pena disto, eu gosto tnt dela e trato-a com tnto carinho :cry: :cry:
Que poderei fazer? Se eu a deixar sair nca mais ng a agarra :cry:
Ajudem-me por favor, eu quero ser um melhor dono para ela :cry:
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quarta dez 21, 2005 9:11 pm

Olá maiamo.

Eu não tenho muita experiência em agapornis mas pelo que sei posso dizer que se eles não forem criados à mão é pouco provável que se habituem à presença humana!

Eu tinha dois roseicollis que infelizmente fugiram no ínicio da semana :( Eram como a tua personata: pareciam muito medrosos quando nos aproximavamos mas quando nos afastavamos lá faziam as suas tolices e brincadeiras que nos punham a rir e que nos deixaram com muitas saudades...

Boa sorte!
maiamo
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 21, 2005 10:51 am
Localização: Agapornis personata
Contacto:

quarta dez 21, 2005 9:53 pm

Mas então como poderia ser eu a criá-los? Tinha de começar por algum lado, e a solução era comprar o animal numa loja. É que fico triste por ela aparentar ter mt medo...
Alguém tem ideias sobre o que possa fazer? Thanks.
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta dez 22, 2005 10:43 am

Para criar à mão é necessário fazer criação em sua casa e alimenta-los à mão (a partir de umas semana), comprar uma criadeira, papas ...............

Para quem não tem experiência é muito complicado (segundo o que ouço dizer). Existem criadores que vendem Agapornis criados à mão. O meu namorado tem um que foi comprado, e eu tenho um Ring neck criado à mão (filho de um casal do meu namorado).

Quanto ao que comprou passe uns bons minutos com ele, tente alicia-lo com a sua comida preferida (fruta, sementes, o que vir que mais come) e com o tempo vai ficar mais meigo, mas provavelmente nunca como um criado à mão.

Boa sorte
;)
blade168
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sexta dez 09, 2005 9:42 pm
Localização: Periquitos;Mandarins;Canarios

quinta dez 22, 2005 7:25 pm

Boa noite!

maiamo, quanto a domesticar o animal não te posso ajudar + para além do que já foi dito, pois não tenho experiencia nenhuma nisso!

[quote=maiamo]Além disso, tem sp águinha na fonte e mudo-a normalmente de 3 em 3 dias (às vezes levo uma semana a trocá-la). [/quote]

Não sei o que queres dizer com o ter sp agua na fonte, mas penso que queiras dizer agua da fonte...
Acho que devias mudar a agua com muito mais frequência, todos os dias, ou no máximo dia sim dia não!

[quote=maiamo]Só que tenho reparado que deve ter algum(uns) bicho(s) que lhe dá(dão) comichão. [/quote]

Essa comichão poderá não ser apenas falta de banho, mas sim qualquer parasita que a anda a morder. Devias ir a loja de animais e comprar um produto próprio para isso.

Aconselho-te também a comprares osso de choco, papa e vitaminas.

Quanto a domestica-la, é preciso muita mas muita paciencia!

Votos de um bom natal
Cumprimentos
Lécio Lourenço
maiamo
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 21, 2005 10:51 am
Localização: Agapornis personata
Contacto:

segunda dez 26, 2005 3:16 pm

Vou esta semana ver se compro um swing, uma banheira e "champoo" se é que existe algo próprio. Além disso tenho de comprar menu seco que ela já comeu quase 1Kg disto e está a acabar. A mistura tem um complexo de 5 vitaminas (A, B2, C, D3 e E), é da Vitakraft (Premium Menu) - Alimento Completo para Psitacídeos Médios.
maiamo
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 21, 2005 10:51 am
Localização: Agapornis personata
Contacto:

segunda dez 26, 2005 5:31 pm

É verdade, já quase me esquecia: ela tem uma anilha que presumo ter um qualquer "número de série". Será que se deve tirar? Aliás, será que aquilo sairá (é de metal)?
Ela, por vezes, anda para lá a mexer com o bico, mas não consegue tirar claro...
Obrigado e boas festas :D
maiamo
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 21, 2005 10:51 am
Localização: Agapornis personata
Contacto:

domingo jan 08, 2006 10:47 pm

Follow-up:

Comprei um swing com espelho, uma banheirita, ração seca e suplemento vitamínico. Está a estranhar mt o espelho claro, vê la outro Agaporni que não existe... Tem medo. Acho que se está a habituar!
Sgomes
Membro Veterano
Mensagens: 607
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

segunda jan 09, 2006 11:27 pm

Oi,

Embora não tenha mta experiencia, deixo-te aqui a minha experiencia pessoal.
Eu tenho dois rosicolers. Um que comprei numa loja e recetemente adquiri uma femea a um criador.
Posso-te dizer que existe mta diferença. Ele está comigo á dois anos, assusta-se com tudo, foge de mim a sete pes. Ela tb foge, mas é mto mais curiosa, se eu tiver que lhe pegar, não morde. Ele nem me atrevo a colocar os dedos perto dele, pois faz logo sangue.

Gosto tanto dele, como dela, embora tenham personalidades mto diferentes.

Qt a solta-los, eu sempre os soltei. Nas primeiras vezes, tive e os apanhar á mão. Depois, como são mto intelegentes, começaram a perceber a tecnica que utilizava e apanha-los era tarefa impossivel ( Eu soltava-os á noite, depois qd os queria na gaiola, apagava a luz e apanhava-os com facilidade).

Agora utilizo a tecnica da comida. Normalmente qd vejo que a comida está quase a chegar ao fim.....dou-lhes mais. Mas se os quero soltar, não lhes dou. Chego a casa solto-os, depois encho o recipiente de comida e coloco na gaiola, e eles acabam por ir lá para dntro paa comerem. Sei que não é bonito, mas é uma maneira de eles terem liberdade e saberem que tem de voltar para o seu ninho.

Eu posso-te dizer, que estes passaros são mesmo mto intreligentes. O meu macho, até aprendeu a sair da gaiola. Agora, sou obrigada a ter um ferrinho que o impede de a abrir, mas ele não desiste.

Mesmo que nunca consigas chegar mto proximo do teu personata, aprecia-o na mesma. Eles são mto giros e até interage connosco á maneira deles. Tens de te habituar a sua maneira de ser. Se o forçares, ele nunca confiara em ti.

Bjs
sgomes
maiamo
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 21, 2005 10:51 am
Localização: Agapornis personata
Contacto:

sábado jan 21, 2006 8:07 pm

Pois é, já se habituou ao espelho e ao swing... É mto inteligente, como vê o outro Agaporni no espelho (que é o reflexo) tenta destruí-lo, lol. Da bicadas naquilo, lol. Ganda maluka
cotorrito
Mensagens: 8
Registado: sexta mar 04, 2005 8:29 pm

sábado jan 21, 2006 11:04 pm

Boa noite maiamo.
Li as várias mensagens relacionadas com a tua personata,mas a minha opinião de criador dessas aves à já muitos anos ,se queres que ela seja feliz contigo dentro das tuas limitações, dá-lhe por companhia o par,outro personata,poderá ter outra côr, são chamados os pássaros do amor ou inseparáveis porque sofrem imenso quando estão sós.Poderás não conseguires nunca mecher-lhes sem que te mordam,mas terás certamente muitas alegrias a observares o seu comportamento de casal.
Dá-lhe o ninho e material para construirem o seu interior e poderás até conseguir a sua reprodução num pequeno viveiro.
Se percisares de mais ajuda diz.
Boa sorte
Vitor
Responder

Voltar para “Aves”