Apesar de ter feito este artigo para o fórun da Oficina, para bem dos animais aqui fica a informação,... desculpem alguma gralha que possa ter escapado.
Poderão encontrar esta informação aqui neste tópico da Oficina dos Animais, no fórun dos gatos, sempre que precisarem.
http://www.oficinadosanimais.com/sub/fo ... php?t=3860
Banho: Ana Búgio- Gatil Catshire (Quem teve o trabalhinho :003:

Fotografia : Gatil Uaimori (Quem se divertiu


Gato do Gatil Uai Mori - Taur Matan Ruak D'Uai Mori irmão de ninhada a seguir á ninhada da Pandora e BB.

O objectivo deste tópico é ensinar a cuidar de um gato persa, para o manter como ele sempre deve estar,... lindo de morrer.
Esta informação normalmente só corre nos bastidores das exposição, está pouco disponível para o público em geral, que não frequenta o meio e, por isso me decidi colocá-la aqui. A ideia é fazer chegar esta informação a quem tem um persa, para o poder manter nas condições que animal e dono merecem.

O GROOMING DOS GATOS DE PÊLO LONGO
PREPARAÇÂO PARA O BANHO
Devemos ter o ambiente onde se vai lavar o gato e, secá-lo aquecido, para o animal se sentir confortável e não ficar constipado.
A primeira coisa a fazer e quando nos preparamos para cuidar de um gato, é cortar as unhas ao animal e limpar muito bem os seus ouvidos.
Os persas deverão tomar banho de 15 em 15 dias para manter o pêlo, mas o ideal será uma vez por semana. Com gatos de exposição é isso que se faz, tomam banho uma vez por semana, faz parte da manutenção do pêlo, para estar impecável, não o deixar sujar e, não tentar fazer tudo no dia antes da exposição.
Isto faria que o animal não se apresenta-se em condições e, com os olhos inflamados da esfrega dos dias anteriores. O animal deverá apresentar o manto o mais comprido possível, limpo, bem penteado, bem esticado e sem ser ondulado. O Pêlo deverá apresentar-se macio, hidratado, fofo, coisa que não se consegue de um dia para o outro, mas de uma forma continuada, caso contrário apresentará um pelo áspero e seco.
É pontuada a condição geral em que o animal se apresenta na exposição e, um animal bem preparado, é sempre uma mais valia e, meio caminho andado para ganhar, isto é, …. se for um excelente exemplar da raça.
O pêlo do gato persa, o folículo do pêlo, por norma acumula muita gordura, portanto crescerá com maior facilidade, se se retirar ao pêlo a gordura que se foi acumulando. Os gatos especialmente em pequenos, devem habituar-se ao banho, para depois quando são mais velhos, menos domáveis, se dar banho com facilidade.
O pelo dos persas é como o nosso cabelo. Se está sujo, nem sequer lhe conseguimos meter a escova e magoamo-nos a pentear. O que acontece com os gatos é que se o pêlo está limpo e sedoso, metemos o pente e ele desliza, não dói ao gato, passa a gostar e a ter prazer quando o penteiam. Se está sujo magoamos o gato e ele começa a detestar.
O nosso cabelo, também o lavamos pelo menos uma vez por semana e não damos cabo do couro cabeludo, ou até damos depende dos produtos usados, que devem ser de qualidade e não comprados no Hiper da zona.
Deve-se evitar que esta experiência seja traumática, e devemos evitar magoá-lo, para não passar a detestar o banho. Ao princípio poderá ser um bocadinho difícil mas com a prática, será cada vez mais fácil, para o gato e para o dono, é uma experiência que trás uma mais valia para os dois.
PRODUTOS PARA A LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE UNS OLHOS SEMPRE LIMPOS E SAUDAVÉIS

Foto 1
Vou dar uma informação aqui mais alargada, de produtos para tratar os olhos dos persas, para poderem ter várias opções.
Eu pessoalmente uso com muita frequência o Optrex. no entanto há um pó fantástico, que eu uso, que se coloca depois de limpar os olhinhos e depois de secar muito bem com papel muito macio, deve aplica-se com aqueles pincéis de esponja para aplicação de maquilhagem. Este pó, podem vê-lo na foto acima numa caixinha branca e é importado pela Internet, vem dos EUA. Impede que os olhos dos persas fiquem inflamados, que as manchas se instalem e, que as que estão instaladas vão desaparecendo. Aclara a lágrima e evita que o gato chore em demasia.
A verdade é que se não forem limpos com os produtos adequados, vão-se instalando bactérias que provocam a escuridão da lágrima e a inflamação da vista.
- Diamond Eye (Vita Coat): Pode ser usado diariamente para as manchas dos olhos
- No More Tears (Artero): previne as manchas - http://www.artero.com
- Gel branqueador da All Systems (para branquear zonas mais difíceis e mais marcadas, como o queixo e pata, aplica-se um pouco antes do banho e tem que se deixar secar)
- Pó para os olhos da PandeCats (http://www.pandecats.com). Este é o pó que é fantástico e, se deve colocar no canto da vista e, á volta do olho ( não se deve fazer de propósito, mas apesar do cuidado entra sempre um pouco de pó , o que faz que olho do gato nunca fique inflamado)
- Líquido e pó da Barmont, (http://www.pageonepetcare.com/)
- Eye Envy (http://www.eyeenvy.com)
Deixo aqui também o site da House of An-Ju que tem também produtos para persas espectaculares baseados em produtos naturais
http://www.jerob.com/
Pode encomendar estes produtos, directamente , mas há cá em Portugal uma loja que vende alguns destes produtos, incluindo o pó que é muito importante,é fantástico. Situa-se na calçada dos Barbadinhos, em Lisboa e, é talvez a única loja de animais que tem estes produtos todos e, se não tiver encomenda.
PENTES, CARDADEIRAS E ESCOVAS PARA A LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE UM PÊLO SEMPRE LIMPO, E SAUDAVÉL

Foto 2
Temos aqui o material necessário á manutenção de um gato. O tamanho das cardas depende da zona que se esta a secar, a carda maior é para as zonas maiores, como por exemplo, os lados, a mais pequena para o queixo, e a zona das orelhas,...
A escova preta e os pentes é para o dia a dia. Atenção esta escova é de uso humano, não se encontra á venda nas lojas de animais. Poderá comprar uma na cabeleireira ou numa boa perfumaria/drogaria, o importante é que não tenha "bolinhas nas pontas". Aquela "carda" de madeira é espectacular para tirar o pêlo morto diáriamente, evitando que se formem nós, pois é este o responsável pela, sua formação.
PRODUTOS PARA A LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE UM PÊLO SEMPRE LIMPO, E SAUDAVÉL PARA O DIA A DIA, MAS ESSENCIALMENTE DE PREPARAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO. SÃO PRODUTOS OS PRIMEIROS DOS EUA E OS SEGUNDO ESPANHÓIS.

Foto 3

Foto 4
Estes produtos, são espectaculares, poderá, encontrá-los no site da Artero (Espanhóis), ou os americanos no site da empresa LOP, estes são produtos da ALL Systems. Poderá ainda encontrá-los, na loja que já aqui referi.
PRODUTOS DE USO VETERINÁRIO, PARA A LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE UM PÊLO SEMPRE LIMPO, E SAUDAVÉL PARA O DIA A DIA

Foto 5

Foto 6
Estes champôs, devem ser usados, quando os animais tenham alguma dermatite, fungo, seborreia, pele seca ou alergia. Devem ser usados conforme o caso. Eu quando os gatos não estão em exposição, dou-lhes sempre a última passagem com clorexidina que é um desinfectante da pele e, que a mantém sempre saudável.
PRODUTOS QUE SE PODERÃO ENCONTRAR NAS LOJAS DE ANIMAIS, CÁ EM PORTUGAL, PARA A LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE UM PÊLO SEMPRE LIMPO, E SAUDAVÉL PARA O DIA A DIA

Foto 7
Estes produtos não são o que usam os profissionais, mas já tem uma qualidade, bastante boa e, podem encontrar-se em várias lojas de animais, de qualidade.
CUIDADOS ESPECIAIS
Depois das unhas cortadas e ouvidos limpos, deve verificar-se minuciosamente o animal, isto para ver se terá algum nó, ou pêlo morto, porque se isso acontecer é muito mais difícil, resolver a situação com o pêlo sem este estar molhado, podendo criar peladas ou danos no pêlo e, não é esse o objectivo.
Eu prefiro antes do banho, penteá-lo todo muito bem, primeiro no sentido do pêloe depois no sentido contrário ao pêlo e, também com aquele pente/carda de madeira que é excelente para tirar o pêlo morto, que está muitas vezes solto no manto e provoca nós ao lavar-se.

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11
Se porventura tiver um nó, tal como se vê na foto, devemos “desfazê-lo” com os dedos e, depois de desfeito segurar o pêlo depois da raiz, para não magoar, e pentear retirando-o

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16
Depois de muito bem penteado, tapar os ouvidos com as compressas redondas que se vêm na foto, abrir ao meio, e retirar o excesso de algodão que contêm, para não encher em demasia os ouvidos ao gato. Enfiar bem dentro do ouvido o algodão com a ajuda de um cotonete.

Foto 17

Foto 17
O BANHO
Devemos utilizar uma banheira pequena com tampa, ou até no lavatório se tiver uma mangueira de duche.
Eu comprei uma banheira de bebé, que é muito acessível e, para já coloco-a na outra banheira. No entanto também poderá comprar os pés de apoio, que vêm com a banheira e, anexar-lhe uma mangueira no ralo que despeje para a banheira da casa de banho, que lhe permitirá dar banho ao gato de uma forma agradável. Evitará assim as dores de costas, se der na banheira grande da sua casa. Uma bacia normal também não é aconselhável, pois é muito desagradável para nós e para o animal, estar sempre a despejar a água do banho.
O gato também se sentira mais confortável, se o espaço onde é lavado for de pequenas dimensões e não escorregar constantemente, sendo para nós também mais confortável e mais fácil controlar o animal e manuseá-lo durante o banho.
Deverá ter cuidado para não entrar água nos ouvidos do animal, a cabeça do gato nunca deverá ser lavada, mas se estiver muito suja e tiver mesmo que ser, faça-o com muito cuidado, com um algodão, ou então tapando as narinas do gato quando passa a água, lembre-se que os persas têm o nariz muito curto e que se não tiver cuidado, poderá ir água para os pulmões.
BANHEIRA DE BÉBÉ, IDEAL PARA DAR UM BANHO A UM GATO

Foto 18
Tapamos a banheira, colocamos lá o gato e começamos a molhá-lo devendo a água estar entre o morno e o tépido. Não deverá estar nem muito fria nem muito quente, a temperatura deverá ser a aproximada a quando se dá banho a um bebé. O gatinho deve ser muito bem molhado com o chuveiro, devendo a água chegar bem à pele do animal. A água na banheira deverá igualmente chegar até à barriguita do gato, de seguida colocamos um champô desengordurante para o pêlo que poderá ser de uma boa marca, há quem goste também de colocar um pouco de champô na água.

Foto 19

Foto 20

Foto 21

Foto 22

Foto 23
Para desengordurar o pêlo, também poderemos utilizar o fairy anti bacteriano. Nas lavagens normais deveremos utilizar um desengordurante de uma boa marca mas antes das exposições prefiro utilizar o Super gel ou o fairy. Se utilizar o Super gel, deverá antes colocar no gato o champô que usa e, depois de fazer bastante espuma, agarra num bocado de super gel como se fosse sabão e esfrega o gato com ele. Estes produtos deverão ser utilizados mais esporadicamente, devendo com frequência utilizar antes os desengordurantes de marca. No entanto se o gato estiver com o pêlo muito colado, use sem problemas.Se usar o supergel, deverá no entanto fazer uma segunda passagem com o champô que usa, para tirar o odor que é muito intenso.
Depois de colocar o champô desengordurante vai-se massajando bem o animal, e colocando água da banheira por cima, que entretanto já se encheu de champô. Deve evitar movimentos circulares, com força ou com as unhas, para não se criarem nós ou danificar o pêlo do animal.
É muito importante que o animal esteja bem molhado para não se criar uma espuma seca, que é prejudicial e difícil de retirar.
Convém que a cauda dos gatos especialmente machos que tenha um tratamento especial. Os machos têm aquilo que se chama “Cauda de semental”, que não é mais que um acumulo de gordura no início da mesma, provocada por uma glândula, que se situa nessa zona. Eu normalmente retiro-lha antes do banho esfregando. Ainda em seco com uma solução veterinária da linha vetriderma própria para a seborreia. Também se poderá utilizar o champô sepiderma. Esfrego bem a cauda em seco com esses produtos, que depois são retirados no banho. Deve-se no entanto passar a cauda mais do que uma vez com o desengordurante, até ser retirada toda a gordura desta zona.

Foto 24

Foto 25
Em seguida passar o gato muito bem por água e aplicar um champô de volume ou hidratante, a escolha depende da forma como está o pêlo e da sua textura.
Depois de massajar o gato com esse champô, evitando os movimentos referidos anteriormente, que podem estragar o pêlo, o champô é retirado, de uma forma cuidadoso, Deve ser retirado na totalidade, com água abundante, e várias vezes. Se ficar champô, ele ficará depois de seco com um aspecto colado, deve ser todo completamente retirado do pêlo. Há quem goste de aplicar condicionador, mas faz baixar o pêlo e ficar um pouco mole, ficando o gato com o pêlo muito agarrado ao corpo. Mas se vir que o pêlo do seu gato está áspero, aplique um pouco, e passe por água muito, muito bem. Eu diluo sempre o condicionador em água para ser depois mais fácil de retirar do pêlo. Aplico nos banhos entre exposições, mas não antes da Exposição, para não retirar o volume ao pêlo.

Foto 26

Foto 27
GATOS BRANCOS, OU BICOLORES
Nos gatos brancos, deverá aplicar-se uma loção para branquear o pêlo. Os gatos brancos, vão ganhando com o tempo, e com a ração, tonalidades amareladas no pêlo. Estas loções tem como objectivo, branquear o pêlo, deixando-o, completamente branco, como se fosse um manto de neve.
Eu pessoalmente gosto muito da loção da Artero, marca espanhola. Mas esta loção tem que se saber aplicar. Eu a primeira vez que a utilizei o meu gato macho branco ficou lilás clarinho.
Então como utilizá-la?
Poderemos dilui-la antes do banho em água quente. Numa garrafa, deitar um pouco da loção, e encher o resto com água, deverá ser bastante diluída e, devemos deitá-la na água, uma boa dose, mas já depois do gato estar cheio de champô, para não correr o risco do gato ficar azulado. Assim o gato enquanto está a ser lavado tem parte do corpo, a branquear.
Eu neste momento prefiro, depois do gato estar com bastante espuma, colocar a loção nas mão esfregá-las, depois colocar levemente e uniformemente, sobre todo o branco do gato e esfregar de seguida bem, as partes brancas, No final depois de o ter bem massajado, deito-lhe a loção que está diluída na garrafa e, esfrego-o novamente. Cada vez, que aplico ou o desengordurante ou o champô, aplico a loção. Normalmente quando despejo a água e, coloco água nova na banheira deito nessa água um pouco de loção, para desencardir as patitas que normalmente estão mais sujas.

Foto 28

Foto 29
A SECAGEM
Depois do gato estar lavado, e bem passado por água, e não ter nenhum,… absolutamente nenhum champô, deverá ser escorrido e embrulhado numa toalha quentinha. Deveremos com a toalha retirar o mais possível toda a água que o gato tem, para de seguida procedermos á secagem. Sendo um gato de exposição ou não, deverá ficar muito bem seco, sem nenhuma humidade no pêlo, para evitar que fique doente. Deverá nesta altura retirar o algodão dos ouvidos e substituir por outros, pois podem estar húmidos.

Foto 30

Foto 31
Deverá ter as duas mãos disponíveis. Eu tenho uma mesa profissional e uma haste móvel para segurar o secador que também é um secador profissional de cabeleireiro. Quem não tiver este equipamento, deverá pedir a alguém que segure no secador, que deverá ser potente, mas não muito quente, é importante ter as duas mãos livres para secar e segurar o gato.
Devemos escolher cardadeiras macias, e ter cuidado para não arranhar o gato, quem tiver esse receio poderá utilizar antes a escova preta com que se penteia no final. Poderá aplicar aqui um condicionador, ou outro produto em spray, para ajudar a desembaraçar o pêlo e, tornar a secagem mais fácil.
Enquanto se seca o pêlo deve-se ir escovando com a carda constantemente de preferência no sentido contrário ao pêlo. Ao pentearmos desta forma durante a secagem aceleramos o processo e fazemos com que o pêlo fique com mais volume, mais esticado, obtendo no final um gato com um aspecto muito bonito. Na parte debaixo do gato, zona das orelhas e bochechas, o pêlo se não ficar bem esticado e bem seco, tenderá a encaracolar. Eu inicio sempre a secagem pela zona do peito, para não haver tanto o perigo de o animal se constipar.
No dia a dia poderá de vez em quando usar o condicionador da Artero, ao pentear, é preferível ao pó de talco, hidrata o pêlo. Eu prefiro este condicionador ao pó talco, que por vezes as pessoas, utilizam em exagero e poderá secar a pele ao gato.
A cauda deverá ser aparada com os dedos, ser depilada um pouco na ponta, para assumir um ar mais arredondado e, parecer mais curta e farfalhuda, tal como diz o standart. O mesmo se deve fazer com as orelhas. A descrição como fazer, está elucidado no post deste tópico, sobre o esculpir a cara de um persa.
Quem quiser poderá agora no final tentar esculpir a cara para o gatinho ficar ainda mais bonito, a ideia será, dar a impressão, de que o alto da cabeça é mais largo e a testa mais arredondada.

Foto 32

Foto 33

Foto 34

Foto 34

Foto 35
Se porventura ao secar encontra un nó, proceda como se referiu em cima, tal como se vê na foto, devemos “desfazê-lo” com os dedos e, depois de desfeito segurar o pêlo depois da raiz, para não magoar, e pentear retirando-o

Foto 36
No final coloca-se um pouco de champô seco da Artero e escova-se o gato muito bem no sentido contrário do pêlo com a escova preta. Agarra-se no gato nas patas da frente e de trás vira-se com a cabeça para o chão e sacode-se, … e voilá, temos o gato pronto, lindo de morrer.

Foto 37

Foto 38

Foto 39

Foto 40

Foto 41

Foto 42

Foto 43

Foto 44

Foto 45

Foto 46

Foto 47
ESPECIFICIDADES DAS CORES
Nos persas diluídos, isto é que têm tons de azul ou creme, deverá proceder-se para exposição, à depilação dos chamados pêlos “duros”, ou seja dos pêlos de protecção, que são mais escuros, pois estes gatos, quanto mais clara for a cor melhor.
Nos gatos vermelhos, pretos ou tartarugas, quanto mais intensa for a cor melhor, por isso não se deve efectuar a depilação.
Nos bicolores, deve depilar-se cuidadosamente dos pêlos dominantes, por forma as marcas ficarem bem delimitadas.
Em todas as cores se devem retirar os pêlos brancos, que se encontram no meio da cor diferente.
Cores diferentes, exigem champôs diferentes, estes têm como objectivo, intensificar as cores, ou aclará-las, conforme exige o objectivo do standart, normalmente, existem em boas marcas de champôs, é só escolher.
O gato é assim depilado, retirados esses pêlos, ficando o pêlo todo uniforme e á mesma altura, certinho.
Nunca deverá ser colocado pó de talco, num gato preto, tartaruga ou vermelho, pois retira-lhe a intensidade da côr. Por sua vez, nos diluídos, aclara a côr o que é benéfico.
No entanto este deve ser usado, muito pouco,com peso e medida. pois em exagero seca a pele do animal, é preferível utilizar o condicionador da Artero.
CUIDADOS GERAIS DE HIGIENE E FORMAS DE MANTER O PÊLO E A PELE SEMPRE SAUDÁVEIS
Depois da vacinação completa (panleucópia. / coriza) (reforço de Ciana) poderá dar-se banho ao fim de quinze dias, devendo-se secar bem o pêlo com o secador. Aconselho primeiro a dar-lhe banho com Hexaderme e posteriormente com Proderme.
O gato persa deve tomar banho todos os 15 dias e no mínimo uma vez por mês, com um champô apropriado ao seu pêlo e cor, atenção à qualidade dos champôs, pois poderá dar cabo da camada protectora da pele do gato. O banho é necessário ao gato persa, pois como tem muito pêlo não consegue limpar-se sozinho, os gatos de exposições tomam banho todas as semanas e, o ideal seria pelo menos de 15 em 15 dias. Os champôs que aconselho são o Hexaderme que é desinfectante e o Proderme, que restitui a gordura natural á pele do animal; deverá de vez enquando lavá-lo com nizoral que é antifúngico... mas não abuse.... Deverá ser habituado desde pequenino, ao banho e ao barulho do secador. Os gatos têm muitas vezes seborreia (gordura no pele), que se traduz por muitos pontinhos pretos no pêlo. Há no entanto champôs adequados ao problema, como por exemplo o Sepiderma. O importante é por exemplo o último champô ser desinfectante e para isso deve conter como componente a Chlorhexidina (A Vetriderm, é uma boa linha, assim, como o Proderma, Hexaderm e Sepiderma). Não utilize os champôs indiscriminadamente, utilize-os conforme o caso, poderá também utilizar os champôs, sem ser de linha veterinária referidos no príncípio do tópico. Antes do banho e só de vez em quando a primeira lavagem para tirar a gordura e o pêlo ficar fôfô devera ser com desengordurante.
Deverá igualmente penteá-lo com frequência (preferencialmente uma vez por dia ) para lhe retirar o pêlo morto, a pele do seu gato respirar e ser mais saudável. Uma vez por semana deve penteá-lo com pó de talco, mas muito pouco, deverá abrir pouco os buraquinhos da tampa e pulvilhar levemente como se fosse canela, num doce. O pêlo deve ser penteado em sentido contrário, de trás para a frente.
Deverá duas vezes por ano fazer um tratamento de pele e pêlo, administrando-lhe durante um mês óleos essenciais, pois são necessários e normalmente as rações não têm. Este tratamento deverá ser feito, na primavera e Outono.). Para o pêlo Biotin-Hefe, Dermocanis, derm-caps (petvital) ou outras marcas ( lojas ou veterinário), e levedura de cerveja.
As orelhas devem se limpas regularmente com uma loção, adequada para as mesmas.
As unhas devem ser cortadas uma vez por mês, devendo ter cuidado para não chegar ao sabugo. Estas, devem apertar-se para a unha sair para fora e, só então cortar.
Os olhos interiormente devem ser limpos com soro fisiológico e as manchas exteriores devem ser limpas com água morna de preferência ou com uma loção apropriada para o efeito por exemplo Optrex (embalagens grandes na farmácia), ou Água Bórica ou Diamond Eyes
Ingredientes da Água Bórica:
1/2 Litro de água fervida
15 Gramas de Ácido Bórico em pó
No caso de o gato apresentar manchas nos olhos poderão ser retiradas fazendo um preparado com optrex e ácido bórico, aplique e quando secar retire os restos com uma escovinha, que poderá ser de dentes. Deverá ter cuidado para que o preparado não atinja os olhos. O melhor é sempre evitar que as manchas não se instalem limpando-o todos os dias. Se os olhos estiverem inflamados aplique soro fisiológico e, em caso de não passar, consulte o seu veterinário.
Relativamente aos parasitas externos (pulgas) deve administrar o Advantage (Bayer) ou o Strongold externamente e o Program internamente.
Presto então informação no que respeita à forma de esculpir a cabeça de um persa,...
ESCULPIR A CARA
Em primeiro lugar, é essencial a escolha de local para a execução, deverá ser um sítio arejado e com claridade. O gato deverá ser colocado de preferência numa mesa alta. A luz natural será o ideal, pois a artificial poderá criar sombras. Deverá igualmente que a cor do gato faça contraste com o local onde é apoiado, quem corta, precisará colocar-se em diversas posições e observar o gato em diferentes perspectivas, necessitará olhar por trás, para baixo, sobre a cabeça, para fazer o corte do pêlo em excesso, perceber bem quais os pêlos que estão a mais.
Para esculpir a cara de um gato é necessário a utilização do material adequado. Este material ainda é caro, deverá escolher as melhores tesouras. Deverá utilizar dois tipos de tesouras, uma delas deverá ser pequena e curvada e com as pontas arredondadas, a outra deverá ser de desbaste, mais comprida que a anterior e dentada.
A ideia do corte da cabeça do persa é apresentar de certa forma uma ilusão de óptica, tentar apresentar a cabeça do gato o mais possível idêntico ao standard da raça. O objectivo ao esculpir a cabeça, é a apresentação de uma cabeça o mais redonda possível. Para isso é muito importante a qualidade do material usado e, também que quem o executa seja um profissional, com alguma experiência no assunto.
ORELHAS – A primeira coisa que se deverá fazer é iniciar com as orelhas do gato, é o mais fácil.
Com a tesoura curvada e de pontas redondas, deverá cortar os pêlos em excesso e, arredondar as orelhas do gato. Se porventura as orelhas não são arredondadas, não deve seguir a linha por elas formada, mas sim seguir uma linha, exterior à orelha, criando uma ilusão óptica, da orelha ideal.
Há criadores, que preferem em vez do corte com a tesoura, fazer a depilação da orelha com os dedos, de forma a dar um ar mais natural. Quem prefere este método, deverá segurar bem na ponta dos dedos o final da orelha com a mão esquerda e com o polegar e o indicador da direita depilar os pêlos em excesso, que fazem a orelha parecer mais bicuda, depois de depilada deverá ficar com um ar mais arredondado possível.
OLHOS – De seguida, deverão passar-se para os olhos. O pêlo sobre os olhos deverá ser aparado, inclusive as pestanas. O material usado deve ser novamente a tesoura curvada com pontas redondas.
Apara-se então o pêlo sobre o olho, que para ser cortado deve ser antes escovado para baixo, irá verificar-se que cobre o olho, o corte deverá seguir a inclinação que o pêlo toma. Deverá ir limpando o olho do gato, pois ao cortar, vão caindo pêlos, evitando assim que os pêlo que estão soltos e vão caindo vão para o olho do animal. O corte das pestanas do gato tem o objectivo de dar aos olhos, um ar mais redondo e aberto, podemos dizer como se fosse de espanto, A ideia do corte dos olhos é “abrir os olhos” ao gato, dar a ideia e acentuar a expressão aberta
CABEÇA – Par a cabeça mais uma vez se recomenda, a utilização de uma óptima tesoura de desbaste.
Colocando-se ligeiramente por detrás do gato, e utilizando um pente fino, deve começar na parte superior da cabeça por cima dos olhos, ao pentear notará que há pêlos que estão insertos, havendo uns mais compridos e outros mais curtos. Deverá apará-los, de modo uniforme, deverá ter cuidado para não cortar com o entusiasmo as sobrancelhas do gato. Deverá continuar, até alcançar o topo da cabeça do gato, utilizando a tesoura de desbaste, esta deverá ser utilizada na vertical.
Entre as orelhas, mesmo ao pé delas, há uns tufos de pêlos. Devem ser cortados, de modo a afunilar, desde os lados das orelhas, para cima, de forma a parecer o mais natural possível e novamente criando uma ilusão óptica de um ar arredondo.
De seguida passa-se para as bochechas do gato e queixo. Normalmente o gato tem pêlo a mais nas bochechas e no queixo, que cresce de modo desigual, dando um ar “inserto” à cara. Deverá segurar a cabeça do gato com uma mão e, com a mão contrária vai-se arrancando o pêlo, de uma forma delicada mas rápida, que está a mais e, que sobressai da cara do gato. O gato ficará com a cara arredondada, dando a ideia de um alto-relevo.
Na zona do nariz por cima, em alguns persas, o pêlo cresce formando um V, utilizando desta vez novamente a tesoura curva, corte o pêlo que desponta, por forma ao nariz parecer mais redondo.
Alguns gatos, que podemos chamar de mais “focinhudos”, podem ser melhorados por um corte apropriado do pêlo da cabeça, aplanando e dando um aspecto mais uniforme e regular a cabeça.
O corte da cabeça, não é uma coisa que se deva ser feito por uma pessoa inexperiente, antes da exposição, devem fazer-se tentativas antes, especialmente em gatos com características que não sejam de exposição. Essas tentativas servem para aprender a aparar o pêlo, sem cortar nenhum bigode.
Apesar de essenciais estes truques, não transformam nenhum gato menos bom, num top show, … não há milagres. Observa-se no entanto que com este corte de groomming, o gato fica com um ar muito mais arredondado, e aproximado ao objectivo do standard, seja qual for a perspectiva de observação do animal.
A vitória de um gato de show, ou top show, começa muito tempo antes de se expor,… alias desde bebé. Deverá ser constantemente cuidado, depilado, manter-se limpo, com os banhos frequentes. Não deverá ser antes da exposição que se faz o trabalho de barrela, que não se fez antes.