Atenção - Por Favor, divulguem !!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 21, 2005 11:58 pm

Recebi este aviso por email:
Meu nome é Giana, tenho um filho de 5 anos e crianças que freqüentam a minha casa!!!
Essa era a nossa gatinha Yoli, ela tinha 11 meses, e era um bichinho muito querido por nós.

(Texuga: Não consigo retirar a foto do doc. original, mas era uma gatinha persa de cor creme... :( )

Ela apareceu morta misteriosamente, sem nenhuma doença aparente no domingo dia 27/11/2005.
Não conformados, levamos ela para realizar uma autópsia em uma clínica de patalogia especializada. Para nossa surpresa, a patologista nos informou que a hipótese de doença estava totalmente descartada, inclusive as doenças microscópicas, e confirmou que ela havia sido intoxicada por alguma substância letal. Perguntei à ela, se poderia ter sido alguma planta que ela poderia ter ingerido.
A Dra. me informou que existe uma planta ornamental que causa intoxicação em seres vivos, chamasse Oleandro, e possui uma flor, normalmente rosa (pode ser outras cores).
Para minha surpresa, na quinta-feira, dia 24/11/2005, 4 dias antes da morte de nosso bichinho, eu havia comprado na Feira Modelo de minha rua, uma flor com essas características, por R$ 0,60 centavos. Feira essa, fiscalizada e autorizada pela SMIC, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Sentei no computador e comecei minha pesquisa pelo nome da planta (que realmente era a mesma que eu havia comprado!), e veja o que descobri:

Estas são as fotos da aparente florzinha inofenciva:

Imagem

Imagem

Imagem

*Outros nomes populares: espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé, loureiro-rosa e loandro-da-índia
*Constituintes Químicos: oleandrina, neriantina
*Contra Indicações: tóxica, uma única folha pode causar envenamento.
*Parte Tóxica: Toda planta, mesmo depois de morta.
*Dose Letal: 0,18 g da planta pode causar a morte de um homem de 80 Kg.
*Sintomas da Intoxicação: dores abdominais, pulsação acelerada, diarréia, vertigem, sonolência, naúsea, vômitos, coma e morte. Os sintomas podem ocorrer várias horas após a ingestão

Obs: Cerca de 15-20 g, pode matar um bovino ou um eqüino. Existem casos registrados de morte de humanos em decorrência de intoxicação.

Por favor, divulguem para o máximo de pessoas possíveis, porque hoje foi nosso bichinho de estimação, amanhã não sabemos quem poderá ser vítima da inofenciva florzinha de R$ 0,60 centavos...E cuidem o que levam para suas casas, as crianças e animais são os principais alvos de acidentes.

Obrigada.

Giana Guimarães
:o :?
Fiquei parva... :(

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
ioata
Membro Júnior
Registado: sábado nov 19, 2005 1:43 am

quinta dez 22, 2005 12:48 am

Foi muito importante divulgar este e-mail.
Boas festas e Um Bom Ano Novo.
Ioata.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta dez 22, 2005 12:57 am

hoje morreu na minha vet,... um gato que comeu "Brincos de princesa" há muitas plantas que são venenosas para os felinos.

Alguns gatos tem a mania de as mordiscar. Na minha casa,... não há plantas,... :?
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 22, 2005 9:30 am

Pois é uaimori, eu também não tenho plantas em casa, só na rua...
Mas acho que era interessante colocar aqui umas fotos das plantas venenosas para os gatos que cada um conhece ;)

Brincos de princesa, como disse a uaimori:

Imagem

São estas?

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
uaimori
Membro Veterano

quinta dez 22, 2005 10:07 am

São Xuga,... eu já tive um site que indicava todas as plantas que eram venenosas,.mas perdi-o,... vou tentar encontrar, e colocar aqui, ;)
texuga
Membro Veterano

quinta dez 22, 2005 10:10 am

Uaimori,

Será este:

www.lhasakika.hpg.ig.com.br/plantas.htm
(contém uma lista de plantas venenosas para os animais e alguns links para outras páginas sobre o assunto)

Também tenho este:

www.ervaeervas.hpg.ig.com.br/plantasexo ... enosas.htm
(site com lista de plantas venenosas e sua explicação)

;)

Xuga
uaimori
Membro Veterano

quinta dez 22, 2005 10:35 am

É a primeira xuga,... já o adicionei novamente aos favoritos,... obrigada
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta dez 22, 2005 12:51 pm

Olá bom dia

Este assunto já aqui foi tratado há alguns meses atrás e já não me lembro quem foi que colocou uma lista das plantas venenosas para os gatos.
Sei que imprimi mas tb já não sei onde coloquei o raio da folha, mas o tópico deve cá estar na mesma.
É por essas e por outras que na minha casa tb não há plantas, é que são mto giras mas eu não sei quais são as prejudiciais e quais não são e por isso, não tenho nada.
Beijocas
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta dez 22, 2005 1:38 pm

Ola boa tarde,
Tirei todas as plantas de casa, oferecia-as á minha mãe.
Mesmo os ramos de flores que me oferecem são colocados no escritorio, zona proibida aos gatos por causa dos fios.
Adoro plantas, sempre tive imensas e davam-se lindamente la em casa, mas como não quero arriscar agora não ha la nem uma para amostra.
Cumps
elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

quinta dez 22, 2005 2:47 pm

Vejam também em:

www.cfainc.org/articles/plants-html

O site está em inglês, mas alguns nomes de plantas são os mesmos. Tem uma lista enorme de plantas nocivas, mas também tem uma lista de plantas que podemos ter em casa sem problema
Responder

Voltar para “Gatos”