Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda dez 23, 2002 11:33 am

Esta carta foi publicada num jornal regional, Gazeta das Caldas mais concretamente, e expressa a opinião de uma leitora.

Apesar de não ser nem natural nem residente nas Caldas da Rainha, é uma cidade que, guiada por afectos, visito com regularidade. Foi o que aconteceu na passada terça-feira, dia 10 de Dezembro. Desta vez, o pretexto da visita foi umas "comprinhas de Natal" nas lojas do belíssimo e inigualável artesanato (que parece desaparecer das memórias deste país).
Como sei o quanto difícil é estacionar no centro da cidade, tenho por hábito deixar o carro junto à Rotunda do Repuxo (é assim que a designo; desconheço o seu nome) e nos cafés locais reforço a minha dose de cafeína. Neste trágico dia, que jamais esquecerei, assisti ao rescaldo de um acidente extraordinariamente violento e bárbaro. Um cão da raça Pitt Bull, branco, acompanhado pelo seu jovem adulto dono assassinou, brutalmente, um gato persa que se encontrava na rua. O acidente deu-se junto à pastelaria Infante perante o horror e a impotência de moradores e frequentadores das lojas dessa rua. O dono, ao que consegui perceber, reside na rua que fica por detrás da referida pastelaria. Os relatos das pessoas era de que "temos medo dele e do cão dele", "... os animais dele (ao que tudo indica e pelo que consegui entender possui, também, um Doberman) são o nosso terror", "destroem tudo... temos muito medo", "conforme foi um gato, podia ser uma criança, um dos nossos filhos... não temos descanso, mas também não podemos falar com ele". O terror estava efectivamente espalhado do rosto destas.

pessoas, indignadas com esta violência protegida pelo receio de quem tem medo de denunciar estes actos de barbárie. O dono do cão, que infelizmente já não consegui ver, terá levado o corpo do infeliz gato para o contentor do lixo por imposição dos vizinhos e transeuntes (senão teria deixado o corpo do animal na via pública). Apercebi-me, pelas reacções das pessoas, que ninguém iria apresentar queixa do acidente porque têm medo, muito medo e toda a gente se fecha em casa tentando fechar as suas consciências vitimadas pelo receio de represálias. O Pitt Bull e o seu dono continuam impunes. Obviamente que o animal é uma representação do caracter e má formação do seu dono. Obviamente que o animal não tem culpa porque é o resultado da educação que lhe foi dada. Obviamente que o cão é tão inocente como o pobre gato, ambos são vitimas das mentes doentes que florescem neste país que durante tanto tempo orgulhou gerações de portugueses e portuguesas. Será possível que se viva a medo? Será possível que se viva ameaçado, revoltado e calado, enquanto que gente destruidora e pecaminosa se passeia entre nós, os nossos filhos e todos os que pretendem levar de forma digna a sua vida? Onde está a dignidade do país? Onde está a nossa coragem que nos impede de denunciar estas situações? Onde está o direito à nossa protecção?

Desfeita, dirigi-me para o carro com o desejo de nunca ter saído de Lisboa, a sofrer pelo desgosto que os donos do pobre gato iriam sentir quando soubessem o triste fim do seu animal, porque também tenho animais

Contactei com a Sociedade Protectora dos Animais para saber o que poderia fazer por estas pessoas ameaçadas e contra as pessoas sem escrúpulos e vergonhosamente inocentadas pela ausência de punição e castigo, tendo sido informada que a própria Associação faria as diligências junto da PSP local para instauração de um processo crime. Para tal, necessita de duas testemunhas que provem a acusação. Onde estão estas pessoas? É só preciso coragem para irem à PSP. É este o meu apelo!

O facto é que não interessa se foi um gato persa ou um rafeiro. O importante é a ameaça e o medo com que vivemos nesta sociedade que ainda se auto-intitula pacifica e de brandos costumes. Como é possível proteger-se criaturas anormais e perigosas como este proprietário do Pitt Bull.

Por favor, senhores jornalistas da Gazeta, utilizem a força da vossa palavra para denunciar esta situação, antes que seja tarde "... podia ser uma criança."

Um dia, quem sabe, voltarei às Caldas e talvez encontre as lojas de artesanato fechadas ou ocupadas por pastelarias, lojas de informática ou por qualquer Associação de Defesa dos Direitos e da Segurança dos Habitantes das Caldas.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda dez 23, 2002 11:35 am

Bem, uma carta de uma pessoa com a cabeça no lugar
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

segunda dez 23, 2002 11:53 am

Uma carta bem escrita e bem fundamentada, testemunho do que se vai passando um pouco por todo o pais. Infelizemente :(
É novamente a realidade de que os cães são o reflexo da personalidade do dono. Neste caso, não se fala em raças perigosas apenas pelo facto de os locais saberem que o dono não é de boa réz, porque, senão, quem tinha "pago" era a (já má) fama dos pitt bull.
Quanto ao facto de ninguém apresentar o caso ás autoridades com medo de represálias, este é caso representa "apenas" um microcosmo. Infelizmente é uma realidade que atinge várias áreas da nossa sociedade. Todos nós sabemos de casos semelhantes e somo muitas vezes vítimas da nossa impotência e dos nossos medos. Mais um caso de desconfiança fase às autoridades que nos deviam proteger. Mas aqui estaríamos já a fugir ao âmbito deste forum... :?

Rute
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda dez 23, 2002 12:08 pm

duas dúvidas que não são patentes na carta...
1ª o cão estava solto?
2ª o que é o gato estava a fazer à solta na rua?

Pelo que li da carta parece ser mais um caso de "histeria" contra o Pit Bull ou contra alguém que tem um...

Quanto à responsabilidade civil, se os dois animais estavam à solta na rua, a responsabilidade é de ambos os proprietários (nem os cães nem os gatos podem andar à solta em locais públicos), se o cão estava preso, a responsabilidade é do dono do gato (que pode ter arranhado o cão e por isso este ter que receber tratamento veterinário)... se o gato estivesse preso em casa isso nunca aconteceria...

Não estou a tomar posição pois não conheço os factos, apenas estou a dizer que não é tão linear assim...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

segunda dez 23, 2002 12:17 pm

e se o gato fosse abandonado e não tivesse dono?
...

e não posso concordar com a ideia de que os cães têm direito a passear na rua e os gatos não. :evil: eu passeio os meus gatos na rua de vez em quando, com trela evidentemente.
Rosinha2000
Membro Veterano
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda dez 23, 2002 12:29 pm

casadiscaes Escreveu: duas dúvidas que não são patentes na carta...
1ª o cão estava solto?

Pelo que li da carta parece ser mais um caso de "histeria" contra o Pit Bull ou contra alguém que tem um...

Quanto à responsabilidade civil, se os dois animais estavam à solta na rua, a responsabilidade é de ambos os proprietários (nem os cães nem os gatos podem andar à solta em locais públicos), se o cão estava preso, a responsabilidade é do dono do gato (que pode ter arranhado o cão e por isso este ter que receber tratamento veterinário)... se o gato estivesse preso em casa isso nunca aconteceria...

Não estou a tomar posição pois não conheço os factos, apenas estou a dizer que não é tão linear assim...

Eu tb não conheço os factos, mas independentemente disso são situações como esta que dão o mau nome, as raças que actualmente rotuladas como perigosas, não me parece que o gato fosse provocar o cão ( tal como acontece no novo reclame da whiskas se n me engano ), o dono deveria ter capacidade de controlar o cão, porque tal como foi o gato, podia ser uma criança, o meu sobrinho, o meu pai, ou o seu, entende, a interpretação que faço da carta é mais esta, porque na Srªa em altura nenhuma acusa o cão, mas sempre o dono.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 23, 2002 1:16 pm

duas dúvidas que não são patentes na carta...
1ª o cão estava solto?

Pois, aqui concordo com o Gonçalo !

Se o gato estava no meio da rua (só este facto, ja tira toda a razao ao dono do gato), e atravessou-se a meio do caminho do cão (estando este com ou sem trela) ? Aqui de quem é a culpa ?
Se fosse com qualquer cão meu (com trela como é logico) e um gato de passa-se à frente, tenho certeza que o cão iria tentar morder o gato. E tenhamos em atenção, que basta uma ou duas dentadas para matar o gato.

podia ser uma criança
Não vamos exagerar, um gato é diferente de uma criança. Um gato é mais pequeno, corre de forma diferente de uma criança, de tal modo que desperta um instinto de presa mt maior no cao !
e não posso concordar com a ideia de que os cães têm direito a passear na rua e os gatos não

Ninguem disse isso, o que se passa é há muitos gatos com dono a vagearem pelas ruas das nossas cidades. Gatos esses que são propensos a causar acidentes deste tipo, ou mesmo a morrer atropelados .... O mesmo se passa com os cães. Passear os nossos amigos (caninos ou felinos) é uma actividades saudavel e salutar, mas deve ser encarada com seriedade e com TRELA ! Se bem que penso ser mais facil controlar um cão solto do que um gato solto !

De realçar que nao estou a defender o dono do cão (nao conheço tal criatura), mas a verdade é que isto poderia ter sido evitado se o dono do gato o tivesse no devido lugar (na sua casa)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Rosinha2000
Membro Veterano

segunda dez 23, 2002 1:28 pm

O que está aqui em causa, não é o gato ou o cão, ou de quem é a culpa, é certro que se o gato estivesse em casa, nada disto aconteceria, o que é certo é que situações como esta, e está bem latente no texto da Srª, continuam e continuarão a dar mau nome a certas raças
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

segunda dez 23, 2002 1:58 pm

Eu concordo um bocadinho com todos. No outro dia, vi um rapaz (que tem um Pitbull a "meias" com outro) a dizer: porque achas que os cães da rua estão a desaparecer de camarate? E também já ouvi dizer que um Pit arrancou a pata a um husky. Não tenho a certeza,nunca vi nada, mas acho que a maneira dos pseudo-donos protegerem a raça da má fama é muito má. Perto da minha escola quase de duas em duas semanas se vê um novo Pitbull... nem quero saber para onde vão os mais antigos.. :evil: .
No entanto, também temos que ver que muitas pessoas (estou a dizer muitas e não todas, obviamente) tém gatos porque são mais fáceis de tratar, e desleixam-se totalmente. Eu concordo que se passeiem os gatos, mas são muito mais dificeis de controlar que os cães. Se pessoas como a anokas123 passeiam os gatos de trela, ha muitas que simplesmente não estão para isso. Os cães da minha rua também perseguem aos gatos, muitos deles fui eu que safei...
E a minha cadela já foi atacada por uma gata, e nem eu nem a Niki a tinhamos visto!! Apareceu não sei de onde, e pimba!!
Sinceramente, se fosse um cão da rua, achava mais normal, afinal de contas os cães perseguem gatos, "caçam" gatos(embora raramente os apanhem), é natural deles, mas o que eu acho imperdoável é um cão com dono atacar um gato, ou seja que for.
anokas123
Membro Veterano

segunda dez 23, 2002 2:58 pm

Meus caros,

Não posso deixar de manifestar a minha opinião.

Parece-me haver neste forum a ideia de que apenas os cães têm o direito de andar na rua. Constato (com pena) que a maioria de vocês é da opinião que os gatos "têm" que ficar em casa e não têm qualquer "direito" de ir à rua. Pois, meus amigos, qualquer animal seja cão, gato ou periquito tem direito de ir à rua passear desde que os seus donos (aqueles que deveriam ser responsáveis por eles) tomem os devidos cuidados; no meu entender esses cuidados são no mínimo uma trela!!
Eu passeio os meus gatos no jardim de vez em quando e estou no meu direito e os meus gatos no direito deles!! E ai do dono de algum cão que me venha dizer que eu não posso passear o meu animal de estimação no jardim do meu bairro!! Os meus gatos vão à rua de trela e não fazem mal a ninguem nem a bicho nenhum porque é da minha responsabilidade evitar que tal aconteça!!
O que me parece errado, é haver certos donos de cães que prescindem das trelas. Eu não tenho um cão mas se o tivesse também iria à rua com trela. Sempre! E se tivesse um coelho e me apetecesse levá-lo à rua estaria no meu direito e fá-lo-ia. Com trela!!

Não quero com isto ofender ninguém; é apenas a minha opinião. Como conclusão, acho que aqui a culpa é unica e exclusivamente do dono do cão, e será também do dono do gato (se o gato tiver dono, o que duvido) por o ter deixado sair à rua sozinho. Agora, não culpem o cão e muito menos o gato só porque estava na rua!! evil Haja paciência!
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

segunda dez 23, 2002 3:08 pm

Eu acho que todos os animais tém direito de ir á rua,ninguém disse que os gatos não podem ir á rua, mas a maioria das pessoas que tém gatos simplesmente deixam-nos ir á vontade para a rua. Não concordo de maneira nenhuma que um cão ataque um gato, mas,independentemente de ter cão, gato, coelho, etc. Há que assumir responsabilidades! Se querem que os animais dêm uma voltinha, tudo bem, concordo plenamente, agora deixarem-nos na rua á solta... seja cão seja gato, é uma grande irresponsabilidade!! Depois quando acontecem os acidentes, choram! e repito, isto serve tanto para gatos como para cães, porque no meu prédio ha quem, em vez de passear o cãozinho, o deixe na rua... um já foi roubado, e depois choram!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 23, 2002 3:09 pm

Acho um bocado enjoativa a maneira como os defensores das raças ditas perigosa se assanham na defesa das mesmas caindo em excessos que lembram os artigos dos 'media' a atacar as distas raças.
É tão patético e tão pouco razoável !

Se um pit bull mata um gato a culpa é do gato ou do dono do gato.Deus nos livre que possa ser culpa do pit bull ou do dono do pit bull.
Rídiculo !
Parecem sócios de um clube de futebol que nunca veêm as faltas da própria equipa e veêm (como iluminados) as faltas inexistentes da outra !

Esse tipo de atitude não ajuda em nada os pit bull nem os donos responsáveis dos mesmos.

Senão repare-se : se o dito jovem tem má fama (pelos vistos já há muito tempo) e, pelo texto, esta fama não é consequência de ter um pit bull, porque diabo é que vamos concluir que a culpa é do gato ou do dono do gato ?

Mais, se tivesse sido, digamos um 'teckel' a matar o gato, teriam o mesmo ponto de vista ?
Tenho cá a impressão que se fosse este o caso saiam a terreiro bradando :"veêm ? veêm ? os cães pequenos também atacam !" e ficavam todos contentes.
anokas123
Membro Veterano

segunda dez 23, 2002 3:18 pm

[quote=aisd]
Se um pit bull mata um gato a culpa é do gato ou do dono do gato.Deus nos livre que possa ser culpa do pit bull ou do dono do pit bull.
Rídiculo !
Parecem sócios de um clube de futebol que nunca veêm as faltas da própria equipa e veêm (como iluminados) as faltas inexistentes da outra !
[/quote]

Nem mais! ;)
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

segunda dez 23, 2002 5:03 pm

Parece-me que se o cão estivesse em casa.... também nada disto teria acontecido....

Parece-me que está aqui a haver uma pontinha de descriminação contra os gatos ... quando o gato não atacou ninguém, nem cão nem humano...porque não há-de poder estar na rua? Só porque os cães lhe mordem? Nesse caso se eu for à rua e for assaltada também posso ser culpada por não ter ficado em casa... vamos lá a ser coerentes ...

Quanto ao Teckel...lá em casa é o gato que o 'ataca'..... ;) e ai da Bekas que alguma vez ataca-se ou tenta-se morder ou perseguir um gato solto na rua.... afinal educação também é isto e não apenas ensiná-los a respeitar humanos...

Concordo com a ideia de que se está a criar o lobby das raças perigosas à semelhança do lobby do racismo que já existe.... de alguma forma a culpa nunca é deles...

Aos defensores das raças ditas perigosas, também tenho uma questão?

Porque em 90% destes casos está sempre envolvida uma raça chamada 'perigosa'? Não tenho nada nem contra e nem a favor destas raças....são apenas cães como os outros...mas lá que dá que pensar dá ...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 23, 2002 5:38 pm

Olá a todos,
Aqui parece-me que há duas situações a ter em conta:
1 - O comportamento do PitBull e o do respectivo dono
2 - O gato solto na rua ( não sei se a esta hora o dono saberá que o gato morreu ou se pensa apenas que anda perdido).

Não há que defender o indefensável, mas embora pareça haver um 'historial' de comportamento agressivo por parte do dono do PIT, também não sabemos se se trata de algo real ou se é mais um caso de histeria face às raças perigosas. Eu sei do que falo porque já vi o meu cão ser atacado por uma cadela serra da estrela que veio a correr atravessou uma estrada e saltou para o meu cão. Perante a reação do meu cão ( que se limitou a sacudir-se e a assumir uma postura defensiva) a cadela fugiu e levou uma ligeira pancada de um carro ao atravessar de novo a rua. Acreditam que a reacção de algumas pessoas foi de acusar-me de andar na rua com um cão perigoso ( á trela!!) e começar a acusar-me de ter culpa por a cadela ter levado a pancada do carro???
Bem... o que quero dizer é que fica sem se saber se o PIT ia à trela ou se ia solto, ou mesmo se o dono incentivou o ataque! O gato, sabemos que andava sem trela e sem dono.
Nesta base, se o PIT estava com trela, então os meus amigos defensores dos gatos que me desculpem mas a Culpa é 100% do dono do gato que o deixou vir à rua sozinho ou que não tomou medidas para que ele não fugisse ( foi um pit bul que o matou mas podia ter sido um carro ou outra coisa qualquer!).
Se, por outro lado, o PIT BULL estivesse solto ou se tiver sido atiçado ao gato pelo respectivo dono, então a culpa é de ambos os donos ( porque o gato estava solto também). Mas não há duvida que a culpa nesta caso seria numa percentagem MUITO MAIOR do dono do PIT porque estando presente não só não tentou evitar a morte do gato como a incentivou.

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”