Manchas negras!!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
eyedgirl
Membro
Registado: sexta nov 14, 2003 2:42 am

segunda dez 19, 2005 10:53 pm

Olá a todos....começo a ficar um pouco preocupada , pois a minha bia está a aparecer manchas negras na pele ....e nalguns sitios parece perder pelo....a lucy tb já reparei q há certas alturas do ano em q fica assim tb...mas neste caso tou a estranhar pela perda de pelo. A Bia foi esterelizada dia 2 , fez os testes antes da operaçao e correu tudo mt bem , tanto q ela veio com mais energia q nunca!!!!! ;) ela como fez testes , tiraram-lhe sangue debaixo do pescoço entao está rapada aí tb....e aí está com a pele mt escura e na barriga tb.....será q é normal? amanha vou ao vet.....mas tou um pouco assustada.....poix a mancha do pescoço até parecia q era duma pancada.....num sei......
Bem queria partilhar isto convosco....se souberem ou tiverem tido um caso semelhante digam qq coisa......
bjinhos a todos
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça dez 20, 2005 6:28 pm

Deixou que ela andasse em cio estes meses todos? Se sim, leia os tópicos sobre a Maia. Alertei todos sobre esses perigos.
Se não é esse o caso, leve--a urgente a um veterinário que entenda ou sobre eles.
eyedgirl
Membro

quarta dez 21, 2005 1:05 am

nao...ela andava a ser vista desde a 1º semana de cio...e marcamos logo a esterelizaçao....ela nao teve meses teve quase um mes mas nao xegou .....mas ela agora já foi vista e o vet diz q provavelmente é da mudança no corpo dela devido á esterelizaçao e a zona em q tá escuro é pq o pelo tá a crescer.....nao sei....eu ainda perguntei se valia a pena fazer um hemograma ....mas ele disse q n valia a pena.....se eu continuar a ver alteraçoes aí sim tenho de ir a lisboa....pq ela na actividade tá hiperactiva.......ainda n tá mt gorda pois tb faz cerca de 15 dias q foi esterelizada , mas tb n tá assim tao magra....normalmente quando os cócos tao um pouco mais claros é sinal de q? é q já n me lembro....e o vet disse q n havia problema.....
bjinhos a todos
MHZ
Membro Veterano

quarta dez 21, 2005 9:01 pm

Se porventura entrou em depressão da medula, não sei até que ponto é que consegue, sózinha, voltar a fabricar glóbulos e plaquetas. Talvez precisa de estimular a medula.
Mas alimente-a bem e com vitaminas.
Há um exame rápido que todos os vetes sabem para ver o tempo de coagulação que dará uma ideia do nível de plaquetas no sangue (se o tempo de coagulação for normal, significa que o nível está bem, se estiver demorado, significa que há baixa de plaquetas. As plaquetas são elementos que ajudam à coagulação do sangue). Não necessita de retirar sangue, consta de uma simples picadela.
Essas manchas não serão pequenas hemorragias, significativas de uma baixa de plaquetas? Mas nesta altura do ano há mudança de pêlo e alguns mudam a cor, será que está a crescer pêlo mais escuro e é isso que dá ideia de manchas?

Há casos e casos e cada um tem maneiras diferentes de reagir.

De qualquer maneira e fica de aviso para futuros casos, não a deixem andar no cio, sigam as instruções que tenho dado, não arrisquem.
eyedgirl
Membro

quinta dez 22, 2005 12:00 am

no 1º dia q a vi com as manchas assustei-me mt.....mas vendo hj nota-se bem q é pelo a cescer....e o vet viu-a e eleminou a ideia d poder ser hemorragias tanto q o cócó até está é assim pó mais claro ....e nao para o escuro....sei q o claro é quando ela n andam bem nutrida ,como ela tá na gaiola ca mae , nao consigo controlar mt bem o q ela come, mas todos os dias lhes dou um pouco duma vitamina q é para gatos chamada nurish-hum além d eles adorarem é boa para eles.....ela nunca foi de comer mt ,sempre foi um pouco mais magra q a mae, e alterei as raçoes e sempre foi igual , neste momento dou lhes pro plan kitten e estao se a dar bem , gostam mt.....vou andando d olho nelle , e logo q veja alteraçoes no comportamento vou fazer isso q sugeriste....é q deve ser desta mudança toda ,pois até a lucy quando andam á solta anda sempre a trás dela ( pois a lucy tá em cio ) e como n deve sentir as hormonas na bia pronto.....nao a larga lol
Bem esperemos q nao seja nada , bigada bjinhos
MHZ
Membro Veterano

quinta dez 22, 2005 8:27 pm

Não deixe a Lucy em cio se não a quer cruzar. no mínimo corte-o com as hormonas HCG.

Elas estão a entrar em cio muito cedo. Verifique se não será por excesso de luz (não esqueça que eles são animais fotoperiódicos) ou por ambiente demasiado quente (o que os faz pensar que já é Primavera).
eyedgirl
Membro

quinta dez 22, 2005 11:34 pm

tenho de fazer isso com ela....é q só comecei a tapar as gaiolas quando entraram em cio (asneira!!!) é q estao num sitio q apanha mta luz durante o dia....
MHZ
Membro Veterano

sexta dez 23, 2005 2:32 am

Então faça-o já, não perca tempo. Tantas vezes vai o cântaro à fonte... ;)

E luz a mais, além de acelerar o cio, pode provocar problemas futuros nas glândulas supra-renais. Para melhor informar-se pode ler estes tópicos:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=16666
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=14649
eyedgirl
Membro

domingo dez 25, 2005 4:10 pm

feliz natal a todos , antes de mais....
A lucy já levou a injecçao....mas tb só lhe dei a injecçao poix n estou a pensar em cruza-la mais e brevemente virá a sua esterelização como foi com a bia.....pq é-nos alertado pelo vet e como já sabemos por aqui na arca falarem nisso a injecção n é mt anconselhavel.....poix futuramente pode dar problemas.....bjinhos a todos e espero q tenham mt saúde e mtas prendinhas....... :lol:
Responder

Voltar para “Furão”