Tiro os ninhos ou não? eis a questão!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
blade168
Membro Júnior
Registado: sexta dez 09, 2005 9:42 pm

quinta dez 29, 2005 1:25 pm

Boa tarde!

Tenho uma gaiola tipo viveiro 1.5c x 1.5 h x 0.5 l , onde tenho 17 periquitos.
Estou a pensar tirar todos os ninhos da gaiola para fazer uma pausa na criação (visto estar a ficar "cheia", e principalmente para as femeas descansarem!).
Gostava de pedir a vossa opiniao acerca de tirar ou não os ninhos, pois tenho medo que eles briguem!

Votos de um excelente 2006
Cumprimentos
Lécio Lourenço
BMA
Membro
Registado: terça fev 01, 2005 8:10 pm
Localização: 1 Papagaio Amazona Amazónica, 14 Periquitos, 1 casal de Canários Gloster 4 Cães Rafeiros 1 Gato

quinta dez 29, 2005 2:13 pm

Sim, acho que convem tirar os ninhos tanto para as fêmeas descançarem como tambem está frio para as crias, pelo menos por aqui!
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

quinta dez 29, 2005 2:23 pm

Concordo que deva tirar os ninhos para uma breve pausa. mas já agora só por curioisidade com quantos casais de piriquitos começou a criação?
blade168
Membro Júnior

quinta dez 29, 2005 6:10 pm

Boa tarde
Sim, quanto ao desgaste concordo em tirar os ninhos, mas será que eles não vao lutar?

pedronunoribeiro sinceramente não sei com quantos casais comecei, porque na realidade não fui eu que comecei mas sim o meu pai, e na altura não ligava muito a isto. Mas penso que foi apenas com 2 ou 3 casais e foi +- no verao de 2004!

Votos de um excelente 2006
Cumprimentos
Lécio Lourenço
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta dez 29, 2005 8:18 pm

Olá

É mais provavel a existência de possiveis brigas entre os Periquitos face à presença de ninhos do que na sua ausência.

Quando existem ninhos, existem também algumas brigas pela disputa dos mesmos, especialmente quando os ninhos são em numero igual ou menor do que o das fêmeas existentes, já que, existem fêmeas que por vezes lutam por um ninho em especial.

Deve por isso, até para proporcionar um descanso ás aves, retirar os ninhas.

Eu sou da opinião de que, os Periquitos deveriam apenas fazer duas criações por ano, deste modo, a sobrecarga das aves seria menor e a sua qualidade de vida, obviamente superior, bem como, a vitalidade e viabilidade das crias será claramente superior.
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

sexta dez 30, 2005 6:56 pm

Olá Lécio.

Concordo inteiramente com o Paulo. Um dos principais motivos para as lutas são de facto os ninhos. Se existem ninhos, devem ser sempre em quantidade superior à das fêmeas existentes (daí o ser preferível o casal por gaiola); eu costumo usar uma proporção de 50% a mais de ninhos.

Caso retires os ninhos, tens duas vantagens:

- As lutas diminuirão substancialmente, passando a ser esporádicas e evitas algumas mortes por enfraquecimento.

Por hábito, permito aos meus periquitos 3 (três) posturas por ano; nunca tive mortes, mas algumas aves passam, ocasionalmente, por alguns problemas.

Um abraço e Bom Ano.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta dez 30, 2005 9:30 pm

Alcorucen Escreveu: (daí o ser preferível o casal por gaiola);
Sim, isto é verdade, mas também se criam muito bem em colonia, desde que disponham de espaço e de ninhos para escolher.

As vantagens da criação em Colónia são basicamente, a facilidade de limpeza, pois só se limpa um viveiro, e a questão do espaço, porque para se criar com 10 ou 20 casais em gaiolas individuais, as exigências em termos de espaço são bem maiores.

Nas Gaiolas individuais, consegue-se um maior controlo genético, praticamente impossivel na criação em colónia, especialmente para quem gosta de "trabalhar" as mutações.

Existem em ambos os casos outras vantagens e desvantagens, estas que enumerei são apenas as mais visiveis.

Alcorucen Escreveu: Por hábito, permito aos meus periquitos 3 (três) posturas por ano;

3 posturas e respectivas criações, não digo que seja demais, cabe a cada um compreender em que forma fisica se encontram as suas aves.

As minhas aves fazem duas criações e passam o resto do ano num viveiro com bastante espaço para voarem, tendo ao seu dispor uma alimentação equilibrada e adequada ás diversas fases pelas quais vão passando.

Em termos de alimentação, dou uma especial atenção a duas fases que eu considero de extrema importância, Criação e Muda.

Quando as aves se encontram bem alimentadas e suplementadas, em boa forma fisica e sujeitas a bons periodos de descanso, então já se percorreu boa parte do caminho que conduz ao sucesso na criação.

Bom Ano de 2006
blade168
Membro Júnior

quinta jan 05, 2006 11:58 am

Boa tarde!

Quero agradecer a todos pela ajuda!

De facto sem os ninhos, não há metade das lutas que havia com os ninhos!

Vou fazer uma pausa na criação até março +-, dando-lhes bastante calcio, vitaminas etc etc!

Cumprimentos
Lécio Lourenço
Responder

Voltar para “Aves”