Será q posso cortar as unhas a um canario?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta dez 19, 2002 9:01 am

Olá,

Um dos meus canarios tem um problema nas patinhas, os dedinhos são maiores do q aquilo q é normal e mt grossos. Parecem q estão cheias de escamas e as unhas crescem q é uma coisa impressionante.... Gostava q me indicassem o pq disto acontecer e até q ponto é q lhe posso cortar as unhas, já que estas lhe dificultam a pousar em certos sitios... Relativamente aquelas escamas já me disseram para por vaselina... será isso o mais correcto é q de vez em qd aquilo abre e ele fica aflito (coitadinho).

Se alguém me poder esclarecer eu agradeço mt ;)

Cumprimentos

sac
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta dez 19, 2002 4:13 pm

podes e deves cortar as unhas com muito cuidado. num local com muita luz, segura a patinha do canário em contraluz de forma a conseguires ver o veio dentro da unha. Tens que cortar com muito cuidado para não atingir esse veio porque isso poderá causar uma hemorragia :o

as unhas devem ser cortadas quando estão tão grandes que dão a volta aos poleiros. neste caso convem cortá-las para o canário não se ferir a ele próprio com as unhas

quanto às "escamas" que falas nas patas não sei o que será. pode ser que mais alguem te possa ajudar
DoutorAnimal
Membro
Registado: terça ago 27, 2002 4:35 pm

quinta dez 19, 2002 9:36 pm

Amiga,
a anokas tem razão quanto ao cortar as unhas e não tenho mais nada a acrescenter.
quanto às escamas o canário já pode ser idoso.
sac
Membro Veterano

sexta dez 20, 2002 8:45 am

Oi :D

Gostava de agradecer aos dois por me terem esclarecido nesta questão ;)

DoutorAnimal, em relação às escamas q ele tem nas patas... ele sp teve isso desde q foi para a minha casa, óbvio q ñ era assim tanto, com o tempo piorou... mas pronto ele realmente já ñ é mt novo (5 anitos)...

Jokas
sac
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

terça dez 24, 2002 11:13 pm

Amigo, como já aqui foi dito, pode e deve cortar as unhas ao seu canário, com os devidos cuidados para não ter uma hemorragia.
Se esta ocorrer, pode cauterizá-la rapidamente com o borrão aceso de um cigarro.
Sugiro que ponha na gaiola do seu canário um osso de choco e/ou um bloco de gesso , que existem á venda nas casas da especialidade, que ajuda a gastar as unhas.
Sobre as escamas nas patas pode ser por já ser velho.........mantenha-as macias aplicando-lhe vaselina ou azeite, óleo de amendoas doces, etc.
Um abraço e boas festas.
sac
Membro Veterano

quinta dez 26, 2002 1:14 pm

Ok Mozungo,

sac

PS:sou uma amiga!!!!

;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 01, 2003 11:51 pm

Olá sac.

Qnt às unhas acho q já estás informado.Qnt há escamação dos dedos,uma amiga minha,aplicáva,nos canários dela,um produto q comprou no pet shop,e resultou.Portanto,acho q se fores a um da tua zona,te podem indicar algo para esse caso,q me parece ser bastante comum nos canários e até em piriquitos.
sac
Membro Veterano

quinta jan 02, 2003 9:04 am

Leonilde,

Obrigado pela informação, também já me indicaram para por vaselina nas patinhas dele.

Cumprimentos

Sónia
alfena
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm

sexta jan 03, 2003 11:04 pm

- Boa noite.

- O teu canário, pelos sintomas que descreves, sofre de calos (doênça da calosidade ) ou sarna.
- os sintomas da calosidade são os pés grossos e deformados, as causas possíveis desta doênça são: poleiros impróprios, fundos de viveiros ou gaiolas impróprios ( os fundos teêm que ser duplos e estarem sempre limpos), e de alimentos que atacam o fígado. Sou criador de canários há 10 anos e inícialmente deparei-me com este problema; para o resolver coloquei fundos duplos nos viveiros. O tratamento que usei ( com sucesso ) foi: mergulhar os pés do canário em água avinagrada , +/- 20% de água para 80% de vinagre, durante 2 mn e depois de limpar, aplicava betadine; todos os dias, durante 1 semana.

- Se a doênça for sarna, os sintomas geralmente são: pés com cor branca
e escamosos. Embora não tivesse esse propblema com os meus canários, segundo a opinião de criadores meus amigos, a cura para a sarna é espremer um limão, e mergulhar os pés do canário no sumo durante 5mn, de dois em dois dias, durante 2 semanas;(a hora ideal para o tratamento é o anoitecer).

*Obs. os pés grossos ou escamosos não teêm nada a ver com a idade dos canários, tenho canários(as) de 10 a 12 anos com boa saúde.

-Faço votos para que o teu canário esteja curado.

-Vitor Nogueira
sac
Membro Veterano

sábado jan 04, 2003 3:31 am

olá Vitor,

Muito obrigado pela informação,

O meu canário desde q veio para a minha casa q sofre deste problema, daí eu tb concordar q isto não tem nada a ver com a idade...

Em relação á gaiola, ela é limpa todos os dias, mas gostava q me explicasse o q são fundos duplos e o q considera poleiros apropriados.

Em relação aos sintomas, as patas são realmente grossas, com unhas mt grandes e um pouco avermelhadas (e não brancas).

Cumprimentos

Sónia
alfena
Membro

sábado jan 04, 2003 12:28 pm

- Bom dia Sónia.

- Nas gaiolas além do fundo (que geralmente é de plástico ), deveriam ter por cima deste uma separadora em rede ou grades par evitar que o canário, pise escrementos, restos de comida, etc.

- Em relação aos poleiros, estes devem ser de madeira e irregulares, com altura e espessura dos poleiros de plástico. Reconheço que os poleiros de plástico são mais práticos ( o fixamento é prático e lavam-se facilmente), mas são lisos demais é direitos, de forma que obrigam os dedos do canário a uma só posição, o que pode criar calosidade.

-Ainda sobre o teu canário, o tratamento que te aconselho a fazer é, cortar-lhe as unhas ( para o fazeres com segurança aproxima o dedo do canário a uma lãmpada, e vais reparar que nas suas unhas são visíveis finos filamentos vermelhos, deves cortar as unhas o mais rente possível a
esses filamentos, caso os atinjas, deves parar a hemorregia com cinza ou betadine.). Convém de dois em dois dias durante 1 semana, com um cotonete, por um pouco de betadine nos pés do canário, faz isso ao final do dia, para depois do susto o canário poder descansar mais tranquilamente.

- Se quiseres saber mais sobre estas simpáticas aves. visita os sites:
http://www.terravista.pt/nazare/2222/index.html

http://www.planeta.clix.pt/canários/index.html

-Vitor Nogueira
alfena
Membro

sábado jan 04, 2003 2:50 pm

- O último endereço está incorrecto.

-O endereço correcto é:

http://planeta.clix.pt/canários/index.html
sac
Membro Veterano

domingo jan 05, 2003 3:03 am

Olá Vitor,

Gostava de agradecer pela sua explicação, fiquei esclarecida. Muito Obrigado :lol:

No q respeita ás patinhas, nós de vêz em qd costumamos por betadine e confesso q ele fica bastante melhor... mas coitadinho já tem um pavor ao frasco amarelo (Betadine). Como ele anda á solta por casa, cada vez q nos vê com frasco foge logo a piar com medo :D

Cumprimentos

Sónia
Responder

Voltar para “Aves”