Surdez: Um problema relacionado à pelagem branca

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta dez 29, 2005 10:16 am

''Os gatos brancos são encantadores! Mas, dependendo da cor dos olhos, também podem ser surdos.Esse facto, no entanto, não tira a alegria do bichano, que aprende a conviver muito bem com o problema.

A origem desta surdez está no gene responsável pela cor branca da pelagem, que é dominante. Junto com este gene pode vir outro que determina a cor azul dos olhos e que geralmente está associado a uma degenaração das células da audição, levando os gatos à surdez.

Vale lembrar que os gatos brancos com olhos de cor de cobre ou âmbar não são surdos. Da mesma forma que tambem não são aqueles que têm olhos azuis, e a pelagem com uma ténue mecha de pêlos pretos, ou de outra cor na cabeça entre as orelhas. Apenas os completamente brancos sofrem de surdez.

Assim, se você desconfia que o seu bichano não ouve bem, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário para realização do teste de audiometria, que avalia a frequência dos sons detectados pelo animal. Caso o seu gato seja realmente surdo, seria bom não o usar para fins reprodutivos, dessa forma evita-se que o problema passe para os filhotes''.

Achei interessante :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 29, 2005 10:40 am

Muito giro!

Resumido e para leigas!!! ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta dez 29, 2005 11:03 am

imarcelo Escreveu: Apenas os completamente brancos sofrem de surdez.

Achei interessante :)
È interessante, mas nem todos os gatos de olhos azuis, são surdos e, poderá haver gatos de olhos cobre surdos. Se o gato tiver uma mancha seja que côr for, já não é branco. Essa mancha a que penso que se referem, aparece á nascença e desaparece até ao ano. Um gato coloirpoint mesmo que seja muito clarinho não é branco.

Se o gato fôr filho de dois progenitores brancos, poderá aumentar realmente esse risco de surdez, por haver uma maior possibilidade de junção de genes recessivos, mas só cruzando dois gatos brancos é que haverá a possibilidade de nascerem gatos brancos de olhos azuis.

Nem todos os gatos de olhos azuis são surdose, poderá haver alguns olhos cobre que o sejam,... quando se fazem estes cruzamentos deve saber-se o que se está a fazer.

Exactamente por isso é que um gato branco para poder pocriar tem que apresentar um atestado de surdez, no C.P.Felinicultura,... tenha olhos cobre ou tenha olhos azuis,.... ;)
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta dez 29, 2005 1:26 pm

Olá boa tarde

Bem eu soube disto momentos depois de ter ido buscar a minha boneca.
A mãe dela é toda branca, o pai é amarelo e ela saiu toda branca, no entanto ao sol nota-se mto ao de leve por cima do lombinho uma mancha amarela (do pai), no entanto a rapariga tem os olhos verdes e então mesmo se fosse todinha branca penso que não haveria problema.
Se ainda assim ela fosse surdinha, seria amada como é não sendo, teríamos talvez mais cuidado com certas coisas.
Mamã, não foi nem há-de ser, visto que está esterilizada, porque além de ser rafeirola, eu ía sempre achar que ninguém ís tomar conta dos bébés dela, tão bem quanto eu, e como não podia ficar com todos, seria complicado.
Beijocas
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta dez 29, 2005 2:24 pm

A origem desta surdez está no gene responsável pela cor branca da pelagem, que é dominante. Junto com este gene pode vir outro que determina a cor azul dos olhos e que geralmente está associado a uma degenaração das células da audição, levando os gatos à surdez.

Vale lembrar que os gatos brancos com olhos de cor de cobre ou âmbar não são surdos. Da mesma forma que tambem não são aqueles que têm olhos azuis, e a pelagem com uma ténue mecha de pêlos pretos, ou de outra cor na cabeça entre as orelhas. Apenas os completamente brancos sofrem de surdez.
pode ser verdade, mas a cinderela é completamente branca, tem olho azul e ouve muito bem. felizmente. tb. sofre de otite crónica. mas isso nada tem a ver com a cor. o gaspar tem o mesmo problema´e é ruivinho. o sr. pinóquio é igualmente branco, de olhos amarelos, e ouve muito bem. a (s) expecão só confirma a regra
anjjazul
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta dez 29, 2005 2:27 pm

mas só cruzando dois gatos brancos é que haverá a possibilidade de nascerem gatos brancos de olhos azuis.
a mãe e a avó da cinderela eram brancas e não tinham olhos azuis. penso que o pai era preto e branco. alguns dos irmãos nasceram de outras cores. a cinderela é branca de olho azul muito claro :D liindaaa :D
anjjazul
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta dez 29, 2005 2:40 pm

Oi.
Aquele gato branco da amiga da minha tia é mesmo todo branco, é completamente surdo e tem os olhos âmbar...
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta dez 29, 2005 5:55 pm

havana Escreveu: Olá boa tarde

Bem eu soube disto momentos depois de ter ido buscar a minha boneca.
A mãe dela é toda branca, o pai é amarelo e ela saiu toda branca, no entanto ao sol nota-se mto ao de leve por cima do lombinho uma mancha amarela (do pai), no entanto a rapariga tem os olhos verdes e então mesmo se fosse todinha branca penso que não haveria problema.
Se ainda assim ela fosse surdinha, seria amada como é não sendo, teríamos talvez mais cuidado com certas coisas.
Mamã, não foi nem há-de ser, visto que está esterilizada, porque além de ser rafeirola, eu ía sempre achar que ninguém ís tomar conta dos bébés dela, tão bem quanto eu, e como não podia ficar com todos, seria complicado.
Beijocas
Mas a sua gata não é branca,... lá está é uma coloirpoint creme. Uma colorpoint creme devia ter olhos azuis,... portanto se tem olhos verdes é resultado de um mau cruzamento,... que não devia ter sido feito.

O caso da surdez é nos gatos brancos que há um maior risco,...mas há muitos gatos brancos com os olhos de diferentes côres que não são surdos,... depende dos cruzamentos que se fazem,...

Vou informar-me melhor desta situção e virei colocar aqui mais tarde,... para tentar explicar o que se passa com os gatos brancos. Tenho um amigo que é criador de gatos,... que sabe bem o que se passa com os Brancos, em termos genéticos,.. vou informar-me com ele, pois sabe mesmo muito de genética de gatos,... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta dez 29, 2005 7:41 pm

Pois é...

Por acaso, Uaimori, lembra-se da nossa conversa, hoje, durante o nosso almoço...?

Eu conto:

Há coisa de umas 2 semanas, estava eu no consultório veterinário a procurar, em conjunto com a vet, um pelinho de cor num gato branco. Bem...ele era todo branco e nós "espiolhávamos", como quem cata pulgas, em busca dum pelito de cor...nem que fosse por debaixo da cauda, base das orelhas, barriguita, etc... e isto porque a dona teimava que o gato era surdo...
Ao fim de quase uns 30 minutos de "catarmos" o gato, lá encontrámos um pelinho, mas mesmo só UM, amarelinho ;) :lol: o que provou a 100% que pelos genes...o gato não era surdo!!!
Entretanto, fez-se vários "testes" ao gato e concluímos que o bichano é SÓ muito enérgico, teimoso, brincalhão e muitíssimo distraído! Tudo isto por ser um gato com temperamento fora do comum... é muitíssimo confiante, então acaba por ser desatento... ;)

Um gato branco, não tem de ter uma mancha para deixar de ser branco, a olho nu ;) . Basta um único pelo de outra cor, nem que seja um só pelo! ;) . Aliás, eu já tinha explicado isto mesmo há bem pouco tempo noutro tópico :D

UM BOM ANO DE 2006 PARA TODOS,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta dez 29, 2005 7:56 pm

Ola,
Não sei se é verdade ou apenas mais uma teoria sem fundamento, mas já não é a primeira vez que oiço dizer que os gatos brancos, tem maior propensão a ter cancros, que não devem ficar ao sol que isso lhes pode provocar cancros nomeadamente de pele com muito maior facilidade que um outro gato que não seja branco...
Tenho uma vizinha que tem um gatito branco( nao sei se tem la pelo meio outra cor so o vejo atraves da janela) mas passa tanto tempo á janela que se de facto for assim ou ele é muito resistente , ou então a teoria do sol pode ser só mesmo isso , uma teoria.
Cumps
anjjazul
Membro Veterano

quinta dez 29, 2005 8:33 pm

o sol faz muito mal aos gatos brancos. a avó e a mãe da cinderela eram gatas de rua e bravas. andavam com as orelhas numa lástima. já nem me lembro como as consegui tratar. a cinderela, apesar de muito pequena. tb. trazia as orelhas em mau estado. com ela, bastou halibut
anjjazul
gaby32
Membro Júnior
Registado: domingo dez 04, 2005 12:40 am

quinta dez 29, 2005 9:29 pm

ola a todos,
Bem eu tambem tenho uma gata branca de olhos amarelos esverdeados e ta td bem com ela. Tenho uma tia que tinha uma gata branca e a minha tia infelizmente deixava a gata emprenhar a toda hora para dar os gatos e acho que isto fez mal a gata, ela era parecida com os persas, nao era persa mas parecida e havia a cada ninhada ums que kando nascia era surdo e um que nascia com um olho azul e o outro castanho.
Ainda bem que nao a deixo ir a rua. a ler agora esses comentarios sobre o sol e assim fiquei um cadito assustada mas pronto nao quer dizer que ia ser o mesmo com a minha gata. Enfim é sempre bom saber essas coisas. xau bjs
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta dez 30, 2005 11:11 am

Para não haver duvidas de onde tirei o texto , tal como me foi aconselhado, aqui vai:

http://www.bichano.com.br/gato/raca/surdez.htm
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”